• Nenhum resultado encontrado

3 DETALHAMENTO DA PESQUISA

3.5 PREMISSAS E DESDOBRAMENTOS

3.5.1 Eliminar ou minimizar resíduos onde são gerados

Considera-se, no contexto desta premissa, a geração de resíduos: Externa anterior (referente aos Insumos adquiridos); Interna (referente aos Processos produtivos); e Externa posterior (referente aos Produtos produzidos), conforme Quadro 7.

IDEA PNRS+L

Premissa Desdobramentos da premissa

Eliminar ou minimizar resíduos

onde são gerados Considera-se, no

contexto desta premissa, a geração

de resíduos: Externa anterior (referente aos Insumos

adquiridos); Interna (referente aos Processos produtivos);

e

Externa posterior (referente aos Produtos produzidos).

Eliminar ou minimizar a geração externa de resíduos (anterior*)

*anteriormente à geração interna: eliminar ou minimizar os resíduos gerados pelos Insumos adquiridos.

Entendendo que numa avaliação de desempenho ambiental a empresa avaliada/estudada deva ser corresponsável pelo desempenho ambiental dos insumos que venha a adquirir, e que o gerenciamento dos resíduos oriundos das operações realizadas anteriormente a essa aquisição impactam diretamente no desempenho ambiental de seus produtos, este desdobramento considera também a gestão de resíduos das empresas fornecedoras.

Este desdobramento, portanto, faz menção ao desempenho ambiental referente aos insumos adquiridos, envolvendo as empresas fornecedoras desses insumos no que tange a gestão de resíduos das mesmas.

Dessa forma, a avaliação deste desdobramento se procede por meio da averiguação de controles pertinentes aos insumos adquiridos pela empresa avaliada e à gestão dos resíduos produzidos pelas empresas fornecedoras desses insumos.

Eliminar ou minimizar a geração interna de resíduos*

*eliminar ou minimizar os resíduos gerados pelos Processos produtivos.

Este desdobramento está atrelado às modificações em processos produtivos abrangendo o sistema de produção como um todo dentro da empresa. As alterações podem ser decorrentes de medidas envolvendo boas práticas operacionais, substituição de matérias-primas e materiais auxiliares, e mudança de tecnologia (CNTL, 2003a).

Eliminar ou minimizar a geração externa de resíduos (posterior*)

*posteriormente à geração interna: eliminar ou minimizar os resíduos gerados pelos Produtos produzidos.

Este desdobramento considera as modificações nos produtos produzidos, visando eliminar características ecologicamente indesejáveis, obtendo assim um produto novo ou renovado (CNTL, 2003a); está, portanto, também atrelado ao conceito de “Ecodesign”, ou seja, às melhorias de desempenho ambiental proporcionadas pelas mudanças efetuadas nos produtos produzidos.

Quadro 7 - IDEA PNRS+L: eliminar ou minimizar resíduos onde são gerados (premissa) Fonte: Elaborado pelo autor

A seguir são apresentados alguns exemplos e informações complementares referentes aos desdobramentos da premissa “eliminar ou minimizar resíduos onde são gerados”.

Desdobramento: eliminação ou minimização da geração externa anterior de resíduos

- Exemplos de insumos que possam ser adquiridos pela empresa: matérias- primas, recursos naturais, energia, componentes individuais, conjuntos de componentes (montados, soldados), entre outros.

- Exemplo de controle referente à gestão dos resíduos produzidos pelas empresas fabricantes de insumos: nível de certificação do Sistema de Gestão Ambiental (empresa não certificada, em certificação ou certificada pela ISO 14001). Observação: esse controle inclui a Gestão de Resíduos Sólidos desses empreendimentos e torna essa averiguação mais simples e direta.

- Exemplo de controle referente aos insumos adquiridos pela empresa: nível de rotulagem ambiental dos insumos adquiridos (insumo adquirido sem rotulagem, insumo adquirido com rotulagem tipo I, II ou III). Observação: esse controle reflete a qualidade das informações divulgadas a respeito dos insumos fornecidos.

Desdobramento: eliminação ou minimização da geração interna de resíduos

Informações complementares referentes às possibilidades de modificação nos processos produtivos, visando a eliminação ou redução da geração de resíduos:

- Boas práticas operacionais (eliminação ou redução da geração de resíduos por meio da adoção de medidas de procedimento, técnicas, administrativas ou institucionais). Exemplos: mudança na dosagem e na concentração de produtos; maximização da utilização da capacidade do processo produtivo; eliminação de perdas devido à evaporação e a vazamentos;

- Substituição de matérias-primas e materiais auxiliares (eliminação ou redução da geração de resíduos por meio de modificações de matérias-primas e materiais auxiliares utilizados no processo produtivo). Exemplos: escolha de matérias-primas com menor teor de impurezas; com menor possibilidade de gerar subprodutos indesejáveis; biodegradáveis; que tenham um ciclo de vida conhecido e que facilitem o sistema de fim de vida de produtos;

- Mudança de tecnologia (eliminação ou redução da geração de resíduos por meio de modificações do processo produtivo e/ou dos equipamentos utilizados). Exemplos: substituições de processos termoquímicos por processos mecânicos; uso de fluxos em contracorrente; tecnologias que realizam a segregação de resíduos e de efluentes; modificação nos parâmetros de processo; utilização de calor residual; substituição completa da tecnologia (CNTL, 2003a).

Desdobramento: eliminação ou minimização da geração externa posterior de resíduos

Informações complementares referentes às possibilidades de melhorias de desempenho ambiental proporcionadas por mudanças efetuadas nos produtos produzidos:

- Reduzir o uso de materiais e de energia. Exemplos: redução do peso e do volume do produto, aumento da eficiência energética e redução de insumos durante a aplicação do produto;

- Utilizar materiais, processos e fontes energéticas mais eco compatíveis. Exemplos: uso de fontes de energia e insumos mais limpos, materiais não agressivos, renováveis, reciclados, de baixo conteúdo energético, recicláveis;

- Aumentar o tempo de vida do produto. Exemplos: aumentar a confiabilidade e durabilidade, facilitar a manutenção e o reparo, estruturar o produto de forma modular a fim de promover a intercambiabilidade dos componentes (evitando a troca de todo o produto);

- Facilitar a separação/desmontagem das partes dos materiais, visando facilitar o reaproveitamento dos componentes do produto;

- Facilitar a reaplicação dos materiais descartados. Exemplos: facilitar a reutilização, recondicionamento, remanufatura e reciclagem do produto, bem como facilitar a incineração limpa, o reaproveitamento energético e o descarte ecologicamente correto (MANZINI, VEZZOLI, 2002; VAN HEMEL, CRAMER, 2002, PEARSON, 2011).