• Nenhum resultado encontrado

Para eliminar os casos de dimensionamento,

seleccione Eliminar caso no menu Ficheiro no módulo adicional RF-TIMBER Pro. Na caixa de diálogo Eliminar casos, pode seleccionar o caso de dimensionamento relevante na lista Casos disponíveis para eliminar clicando no botão [OK].

7.2 Optimização da secção

Como mencionado no capítulo 2.3, o RF-TIMBER Pro oferece a possibilidade de optimizar as secções. Seleccione a secção relevante assinalando a sua caixa de selecção na coluna C na tabela 1.3 Secções (ver Figura 2.10, página 17).

Pode também, iniciar a optimização da secção fora das tabelas de resultados utilizando o menu de contexto.

Durante o processo de optimização, o RF-TIMBER Pro determina a secção dentro da mesma tabela de secções que cumpre os requisitos de análise de forma mais satisfatória, isto significa que vai de encontro ao mais aproximado possível da relação máxima possível especificada na caixa de diálogo Detalhes (ver Figura 3.5, página 33). As propriedades necessárias das secções serão determinadas com as forças internas do RFEM. Se uma outra secção prova ser mais favo- rável, esta será utilizada para o dimensionamento. Neste caso, serão exibidas duas secções à direita da tabela 1.3 como mostra a Figura 7.6, a secção original do RFEM e a secção optimiza- da.

Aparece uma caixa de diálogo com as especificações detalhadas quando assinala a caixa de secção para a optimização.

Figura 7.5: Caixa de diálogo Secções sólidas - Rectângulo: Optimizar

Assinalando as caixas de selecção na coluna Optimização, pode decidir qual dos parâmetros pretende modificar. A caixa de selecção assinalada activa as colunas Mínimo e Máximo onde especifica os limites superiores e inferiores do parâmetro. A coluna Incremento determina o intervalo no qual o tamanho desse parâmetro varia durante o processo de optimização. Se pretende Manter actuais proporções dos lados, assinale a correspondente caixa de selecção. Além disso, tem de seleccionar ambos os parâmetros para a optimização.

Note para o processo de optimização que as forças internas não serão calculadas novamente de forma automática com as secções alteradas. É da sua responsabilidade decidir qual a secção que deve ser transferida para o RFEM para um novo cálculo. Como um resultado da secção optimizada, as forças internas podem variar de forma considerável por causa da alteração da resistência no sistema estrutural. Portanto, é recomendado calcular novamente as forças inter- nas depois da primeira optimização e depois voltar a optimizar as secções.

Não necessitas de transferir manualmente as secções alteradas para o RFEM: Define a tabela 1.3 Secções, e depois

Também o menu de contexto disponível na tabela 1.3 oferece opções para exportar as secções optimizadas para o RFEM.

Figura 7.6: Menu de contexto na tabela 1.3 Secções

Antes das secções alteradas serem transferidas para o RFEM, aparece uma questão de segu- rança, porque a transferência exige a eliminação dos resultados. Quando confirma a questão e inicia o [Cálculo] no RF-TIMBER Pro, as forças internas do RFEM, bem como, os dimensiona- mentos do RF-TIMBER Pro serão determinados e realizados num único ciclo de cálculo.

Figura 7.7: Questão antes de transferir as secções alteradas para o RFEM.

Utilizando o menu de funções descrito acima, pode também importar as secções originais do RFEM para o RF-TIMBER Pro. Note que esta opção apenas está disponível na tabela 1.3 Secções. Se optimiza uma barra de secção variável, o programa altera o inicio e fim da barra e interpola linearmente o segundo momento da área para as posições intermédias. Como esses momen- tos são considerados com a quarta potência, os dimensionamentos podem ser imprecisos se a profundidade da secção inicial e final diferirem de forma considerável. Neste caso, é recomen- dado dividir a barra de secção variável em várias barras cujas secções inicial e final têm uma diferença.

7.3 Exportar material para o RFEM

Quando tiver alterado os materiais na tabela 1.2 do RF-TIMBER Pro, pode exportar os materiais alterados para o RFEM, idêntico à exportação das secções alteradas. É também possível impor- tar os materiais utilizados originalmente a partir do RFEM. Os materiais alterados no módulo adicional são destacados a azul.

Não necessita de transferir manualmente os materiais alterados para o RFEM. Defina a tabela 1.2 Materiais, e depois

seleccione Exportar todos os materiais para o RFEM no menu Editar.

Também o menu de contexto da tabela 1.2 contém as opções para transferir os materiais alte- rados para o RFEM.

Figura 7.8: Menu de contexto da tabela 1.2 Materiais

Antes dos materiais alterados serem transferidos para o RFEM, aparece uma questão de segu- rança, porque a transferência exige a eliminação dos resultados. Quando confirma a questão e inicia o [Cálculo] no RF-TIMBER Pro, as forças internas do RFEM, bem como, os dimensiona- mentos do RF-TIMBER Pro serão determinados e realizados num único ciclo de cálculo.

7.4 Unidades e casas decimais

As unidades e casas decimais para o RFEM e todos os módulos adicionais são geridos numa caixa de diálogo global. No módulo adicional RF-TIMBER Pro, pode utilizar o menu para definir as unidades. Para abrir a correspondente caixa de diálogo,

seleccione Unidades e casas decimais no menu Configurações.

O programa abre a seguinte caixa de diálogo que já conhece do RFEM. O módulo adicional RF- TIMBER Pro está pré-definido.

Figura 7.10: Caixa de diálogo Unidades e casas decimais

As configurações podem ser guardadas como perfil do utilizador para utilizá-las em outras estruturas. As funções estão descritas no manual do RFEM, capítulo 12.6.2, página 453.

7.5 Exportação dos resultados

Os dimensionamentos podem ser providenciados para outros programas de várias formas.

Documentos relacionados