• Nenhum resultado encontrado

Versão Setembro Módulo adicional. RF-TIMBER Pro. Dimensionamento de barras de madeira de acordo com as normas DIN 1052, EN 1995 e SIA 265

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Versão Setembro Módulo adicional. RF-TIMBER Pro. Dimensionamento de barras de madeira de acordo com as normas DIN 1052, EN 1995 e SIA 265"

Copied!
73
0
0

Texto

(1)

Módulo adicional

RF-TIMBER Pro

Dimensionamento de barras de madeira de

acordo com as normas DIN 1052, EN 1995 e

SIA 265

Descrição do

programa

Versão

Setembro 2011

Todos os direitos incluindo os de tradução são reservados.

Nenhuma parcela deste livro pode ser reproduzida – mecanicamen-te, electronicamente ou de uma qualquer outra forma, isto significa incluindo fotocopiando sem a permissão por escrito da ING.SOFTWARE DLUBAL.

© Ing. Software DlubalAm Zellweg 2 D-93464 Tiefenbach

Tel.:+49 (0) 9673 9203-0Fax:+49 (0) 9673 9203-51E-mail:info@dlubal.com Web:www.dlubal.com/pt

(2)
(3)

Conteúdo

Conteúdos Página Conteúdos Página

1.1 Módulo adicional RF-TIMBER Pro 4

1.2 Equipa RX-TIMBER Pro 5

1.3 Utilização do manual 5

1.4 Abrir o módulo adicional RF-TIMBER Pro 6

2.1 Dados gerais 8

2.1.1 Estado limite último 8

2.1.2 Estado limite de utilização 10

2.1.3 Resistência ao fogo 12

2.1.4 Parâmetros da norma 12

2.2 Materiais 15

2.3 Secção 17

2.4 Duração do carregamento e classe de

utilização 20

2.5 Comprimento efectivo - Barras 22 2.6 Comprimento efectivo - Conjuntos de

barras 25

2.7 Barra de secção variável 26

2.8 Dados do estado limite de utilização 27 2.9 Protecção contra o fogo - Barras 28 2.10 Protecção contra o fogo - Conjuntos de

barras 29

3.1 Detalhes da configuração 30

3.1.1 Resistência 30

3.1.2 Estabilidade 31

3.1.3 Estado limite de utilização 32

3.1.4 Resistência ao fogo 32

3.1.5 Outro 33

3.2 Iniciar o cálculo 34

4.1 Dimensionar por caso de carga 36

4.2 Dimensionamento por secção 38

4.3 Dimensionamento por conjunto de

barras 38

4.4 Dimensionamento por barra 39

4.5 Dimensionamento por posição x 40 4.6 Forças internas determinantes por barra 41 4.7 Forças internas determinantes por conjunto de

barras 42

4.8 Esbeltezas da barra 42

4.9 Lista de partes por barra 43

4.10 Lista de partes por conjunto de barras 44

5.1 Resultados no modelo do RFEM 46

5.2 Diagramas resultantes 50

5.3 Filtro para os resultados 51

6.1 Relatório de impressão 53

6.2 Impressão gráfica do RF-TIMBER Pro 53 7.1 Casos de dimensionamento do

RF-TIMBER Pro 55

7.2 Optimização da secção 57

7.3 Exportar material para o RFEM 59

7.4 Unidades e casas decimais 60

7.5 Exportação dos resultados 60

8.1 Estrutura e cargas 62

8.2 Cálculo com o RFEM 63

8.3 Dimensionamento com o RF-TIMBER Pro 64 8.3.1 Verificação para o estado limite último 64 8.3.2 Verificação do estado limite de utilização 68

A Bibliografia 71

(4)

1. Introdução

1.1

Módulo adicional RF-TIMBER Pro

O RF-TIMBER é um dos módulos adicionais integrados na interface do utilizador do RFEM. Utili-ze o programa para realizar o dimensionamento de barras e conjuntos de barras de madeira, baseados nos conceitos do dimensionamento das normas DIN 1052:2008, Eurocódigo 5 (EN 1995-1-1:2010-12 + A1:2008) ou

SIA 265:2003. As Regulamentações específicas de cada país relativamente ao Eurocódigo 5 são tidas em consideração através dos anexos nacionais (ANs). Pode tirar vantagem dos documen-tos nacionais que estão já implementados, mas pode também definir os seus próprios valores limite ou criar um novo AN. A lista apresentada à esquerda inclui os anexos nacionais disponí-veis para EN 1995-1-1 e está constantemente a ser expandida.

O RF-TIMBER Pro realiza todas as verificações típicas para o estado limite último bem como para o estado limite de utilização e as análises de deformação. A análise de estabilidade é reali-zada de acordo com o método da barra equivalente ou a análise de segunda ordem. Quando é aplicado o método da barra equivalente, o programa considera o eixo de compressão preten-dido aquele que vai ao longo das fibras, encurvando sem a força de compressão, flexão e compressão, o corte a partir da força transversal bem como flexão e tracção. A resistência ao fogo é dimensionada de acordo com as normas DIN 4102-4, EN 1995-1-2 ou SIA 265.

Em construções de madeira o estado limite de utilização representa um factor importante para o cálculo estrutural. Portanto, pode atribuir casos de carga, grupos de carga e combinações de carga individualmente a várias situações de dimensionamento. As deformações máximas estão pré-definidas, por exemplo através do anexo nacional, e podem ser ajustadas, se neces-sário. Além disso, é possível especificar o comprimento de referência e as flechas que devem ser consideradas respectivamente no dimensionamento.

O RF-TIMBER Pro como outros módulos adicionais está completamente integrado no RFEM, a entrada de dados relevante para o dimensionamento está já pré-definida quando iniciar o programa. Posteriormente ao dimensionamento, pode utilizar a interface gráfica do utilizador do RFEM para avaliar os resultados. Todo o processo de dimensionamento é apresentado ade-quadamente e de forma consistente no relatório de impressão global.

Finalmente, o RF-TIMBER Pro contém uma optimização automática da secção incluindo a opção de exportação para transferir as secções alteradas para o RFEM. Casos de dimensiona-mento separados permitem para uma análise flexível de diversos componentes estruturais em estruturas complexas.

Esperamos que goste de trabalhar com o RF-TIMBER Pro. A sua equipa da ING.SOFTWARE DLUBAL

(5)

1.2 Equipa RX-TIMBER Pro

As seguintes pessoas estiveram envolvidas no desenvolvimento do RF-TIMBER Pro:

Coordenadores do programa

Dipl.-Ing. Georg Dlubal Dipl.-Ing. (FH) René Flori

Ing. Jiří Hanzálek

Dipl.-Ing. (FH) Bastian Kuhn

Programação

Ing. Zdeněk Kosáček Dipl.-Ing. Georg Dlubal

Ing. Roman Svoboda DiS. Jiří Šmerák

Base de dados de secção e material

Ing. Ph.D. Jan Rybín Jan Brnušák

Concepção do programa, imagens e ícones

Dipl.-Ing. Georg Dlubal MgA. Robert Kolouch

Ing. Jan Miléř

Supervisão do programa

Ing. Jiří Hanzálek Zdenek Kodera

Dipl.-Ing. (FH) Bastian Kuhn

Manual, sistema de ajuda e tradução

Dipl.-Ing. (FH) Bastian Kuhn Dipl.-Ing. (FH) Robert Vogl Dipl.- Ü. Gundel Pietzcker Jan Jeřábek

Eng.º Jorge Rafael Faria Duarte Eng.º Nilton Lopes Fernandes Mgr. Petra Pokorná

Apoio técnico e gestão de qualidade

Dipl.-Ing. (BA) Markus Baumgärtel Dipl.-Ing. (BA) Sandy Matula Dipl.-Ing. (FH) Steffen Clauß Dipl.-Ing. (FH) Matthias Entenmann Dipl.-Ing. Frank Faulstich

Dipl.-Ing. (FH) René Flori Dipl.-Ing. (FH) Stefan Frenzel Dipl.-Ing. (FH) Walter Fröhlich

Dipl.-Ing. (FH) Bastian Kuhn M.Sc. Dipl.-Ing. (FH) Frank Lobisch Dipl.-Ing. (FH) Alexander Meierhofer M.Eng. Dipl.-Ing. (BA) Andreas Niemeier M.Eng. Dipl.-Ing. (FH) Walter Rustler M.Sc. Dipl.-Ing. (FH) Frank Sonntag Dipl.-Ing. (FH) Christian Stautner Dipl.-Ing. (FH) Robert Vogl

1.3 Utilização do manual

Tópicos como a instalação, interface do utilizador gráfica, avaliação dos resultados e impressão são descritos em detalhe no manual do programa principal RFEM. O manual apresentado foca-se nas características típicas do módulo adicional do RF-TIMBER Pro.

As descrições neste manual seguem a sequência dos módulos de entrada e tabelas de resulta-dos bem como a sua estrutura. O texto do manual apresenta os botões descritos em parênte-sis rectos, por exemplo [Aplicar]. Ao mesmo tempo, os botões são apresentados através de uma imagem à esquerda. As expressões aparecem em caixas de diálogo, as tabelas e menus estão configuradas em itálico para clarificar as explicações.

No final do manual, encontra o índice. Contudo, se não encontra o que está à procura, consul-te a nossa página de inconsul-ternet www.dlubal.com/pt onde pode consultar as nossas páginas de perguntas frequentes FAQ ao seleccionar um critério particular.

(6)

1.4 Abrir o módulo adicional RF-TIMBER Pro

O RFEM providencia as seguintes opções para iniciar o módulo adicional RF-TIMBER Pro.

Menu

Para iniciar o programa na barra de ferramentas,

seleccione Dimensionar - Madeira no menu Módulos adicionais, e depois seleccione

RF-TIMBER Pro.

Figura 1.1: Menu Módulos adicionais → Dimensionar - Madeira → RF-TIMBER Pro

Navegador

Para iniciar o RF-TIMBER Pro no navegador de Dados,

seleccione RF-TIMBER Pro na pasta Módulos adicionais.

(7)

Painel

No caso de os resultados do RF-TIMBER Pro estarem já disponíveis na estrutura do RFEM, defi-na os casos de dimensiodefi-namento do RF-TIMBER Pro relevantes defi-na lista de casos de carga no menu barra do RFEM. Utilize o botão [Resultados ligado/desligado] para exibir os critérios de dimensionamento das barras graficamente.

Quando a exibição dos resultados está activa, o painel aparece apresentando o botão [RF-TIMBER Pro], o qual pode utilizar para abrir o módulo adicional.

Figura 1.3: Botão do painel [RF-TIMBER Pro]

(8)

2. Dados de entrada

Os casos de dimensionamento estão definidos em diversas tabelas de entrada. Para barras e conjuntos de barras pode utilizar a função [Seleccionar] para selecciona-las graficamente. Quando tiver iniciado o RF-TIMBER Pro, abre uma nova janela onde um navegador é exibido à esquerda, gerindo todas as tabelas que podem ser seleccionadas actualmente. A lista penden-te acima do navegador contém os casos de dimensionamento que estão já disponíveis (ver capítulo 7.1, página 55).

Se abre o RF-TIMBER Pro numa estrutura do RFEM pela primeira vez, o módulo importa auto-maticamente os seguintes dados de dimensionamento:

• Barras e conjuntos de barras

• Casos de carga (CC), grupos de carga (GC) e combinações de carga (CO) • Material

• Secção

• Forças internas (no plano de fundo, se calculadas)

Para seleccionar uma tabela, clique na entrada correspondente do navegador do RX-TIMBER Pro ou consulte através das tabelas utilizando os botões apresentados à esquerda. Pode tam-bém utilizar as teclas funcionais [F2] e [F3] para seleccionar as tabelas anteriores e posteriores. Clique em [OK] para guardar os dados introduzidos e sair do módulo adicional do RX-TIMBER Pro. Quando clica no botão [Cancelar], sai do módulo mas sem guardar os dados.

2.1

Dados gerais

Na tabela 1.1 Dados gerais, selecciona as barras, conjuntos de barras e acções que pretende dimensionar. Os separadores estão a gerir os casos de carga, grupos de carga e combinações de carga para diferentes dimensionamentos.

2.1.1 Estado limite último

(9)

Dimensionar

O dimensionamento pode ser realizado para Barras bem como para Conjuntos de barras. Se pretende dimensionar apenas objectos seleccionados, limpe a caixa de selecção Tudo. Depois pode aceder a dois campos para introduzir os números das barras ou dos conjuntos de barras relevantes. Para seleccionar os objectos graficamente na janela de trabalho do RFEM, utilize o botão [Seleccionar]. A lista dos números das barras pré definidos pode ser seleccionada rapi-damente através do duplo clique e substituída pela introdução dos dados manualmente. No caso dos conjuntos de barras não terem ainda sido definidos no RFEM, pode criar um novo conjunto de barras no RF-TIMBER Pro utilizando o botão [Novo]. A caixa de diálogo que já conhece do RFEM aparece, onde pode especificar os dados para um novo conjunto de barras. Quando dimensiona um conjunto de barras, o programa determina os valores máximos do dimensionamento de todas as barras contidas nos conjuntos de barras e tem em consideração as condições de fronteira das barras ligadas para a análise de estabilidade. Posteriormente ao cálculo, as tabelas de resultados adicionais 2.3 Dimensionamento por conjunto de barras, 3.2

Forças internas determinantes por conjunto de barras e 4.2 Lista de partes por conjunto de barras

serão exibidas.

Segundo a norma / anexo

No campo de selecção na parte superior direita específica a norma através da qual pretende realizar o dimensionamento. As seguintes normas podem ser seleccionadas:

• DIN 1052:2008-12 • EN 1995-1:2004-11 • SIA 265:2003

Quando selecciona a norma europeia Eurocódigo 5, tem também de especificar o anexo nacional cujos parâmetros serão utilizados para o dimensionamento e para os valores máxi-mos da deformação.

Utilize o botão [Editar] para abrir a caixa de diálogo onde pode verificar e ajustar, se necessário, os parâmetros da norma ou do actual caso do anexo nacional seleccionado. A caixa de diálogo é descrita no capítulo 2.1.4 na página 12.

Casos de carga / grupos de carga e combinações de carga existentes

Estas duas secções de diálogo listam todos os casos, grupos e combinações de carga definidos no RFEM que são relevantes para o dimensionamento. Utilize o botão [] para transferir os casos de carga, grupos de carga ou combinações de carga seleccionados para a lista

Seleccio-nados para dimensionar à direita. Pode também fazer duplo clique sobre os itens. Para

transfe-rir a lista inteira para a direita, utilize o botão [].

Quando o caso de carga ou a combinação de cargas estão marcados com um asterisco (*) como o caso de carga 11 na Figura2.1, eles não podem ser calculados. Esses casos de carga são casos sem dados da carga ou casos de imperfeição simples.

Note que apenas as combinações de carga para as quais o programa pode determinar de for-ma clara o mínimo e o máximo (o que significa combinações alternativas com a sobreposição de critérios Permanente) estão disponíveis para o dimensionamento. Quando selecciona uma combinação de carga inaceitável, será exibida a seguinte mensagem de erro:

(10)

Uma selecção múltipla de casos de carga é possível através do meio da função comum do Windows pressionando a tecla [Ctrl]. Desta forma, pode transferir diversos casos de carga de forma simultânea.

Seleccionado para dimensionar

A coluna à direita lista as cargas seleccionadas para o dimensionamento. Utilize o botão []

para eliminar os casos de carga, grupos de carga e combinações de carga seleccionados a par-tir da lista. Pode também fazer duplo clique sobre as entradas. Com o botão [], pode transferir

a lista completa para a esquerda.

A análise de uma envolvente Ou Combinação de carga é muitas vezes realizada de forma mais rápida do que o dimensionamento de todos os casos e grupos de carga que foram definidos globalmente. No entanto, esteja ciente da restrição mencionada acima: A combinação de car-ga deve conter apenas os casos, grupos e combinações de carcar-ga que são sobrepostas com o critério Permanente. Além do mais, quando dimensiona uma combinação de carga, mantenha em mente que é difícil ver os efeitos das acções contínuas na combinação de carga.

2.1.2 Estado limite de utilização

Figura 2.3: Tabela 1.1 Dados gerais, separador Estado limite de utilização

Casos de carga / grupos de carga e combinações de carga existentes

Nestas duas secções estão listados, todos os casos de carga, grupos de carga e combinações de carga que foram criados no RFEM.

Seleccionado para dimensionar

Adicionar e eliminar casos de carga, grupos de cargas e combinações de cargas está descrito no manual anterior capítulo 2.1.1.

(11)

Combinação de dimensionamento

É possível atribuir valores máximos diferentes para a flecha aos casos de carga, grupos de car-ga e combinações de carcar-ga individuais. Primeiro, seleccione a acção relevante na tabela

Selec-cionados para dimensionar. Para atribuir a combinação de dimensionamento seleccionada,

cli-que no botão azul de marca de verificação []. Estão disponíveis os seguintes critérios para a norma EN 1995-1-1:

• winst para uma acção permanente (SC)

• wfin para uma acção variável determinante (S1)

• wfin - wc para uma acção variável determinante com flecha (S2)

Os valores máximos da deformação estão especificados nas normas ou nos anexos nacionais e podem ser ajustados para diferentes combinações de dimensionamento nas correspondentes configurações dos parâmetros (ver Figura 2.5, página 13).

Os comprimentos de referência que são decisivos para a verificação do estado limite de utili-zação são geridos na tabela 1.8 (ver capítulo 2.8, página 27).

Comentário

Neste campo de entrada, pode introduzir as notas definidas pelo utilizador descrevendo por exemplo as combinações das acções do actual caso de dimensionamento.

(12)

2.1.3 Resistência ao fogo

Figura 2.4: Tabela 1.1 Dados gerais, separador Resistência ao fogo

Casos de carga / grupos de carga e combinações de carga existentes

Nestas duas secções estão listados, todos os casos de carga, grupos de carga e combinações de carga que foram criados no RFEM. Assim, é necessário para o dimensionamento da protec-ção contra o fogo que a sobreposiprotec-ção numa combinaprotec-ção apropriada deve ter sido feita no RFEM.

Seleccionado para dimensionar

Adicionar e eliminar casos de carga, grupos de cargas e combinações de cargas é descrito no capítulo 2.1.1. A selecção de cargas deve incluir as acções e as combinações que foram criadas no RFEM especificamente para o dimensionamento da protecção contra o fogo.

O dimensionamento da protecção contra o fogo é realizado por meio de uma secção reduzida. Na caixa de diálogo Configurações do anexo nacional (ver Figura 2.5) bem como a caixa de diá-logo Detalhes, separador Resistência ao fogo (ver Figura 3.4, página 32), pode definir detalha-damente as especificações para o dimensionamento da resistência ao fogo.

2.1.4 Parâmetros da norma

Com a lista dos campos de selecção no canto superior direito 1.1 Dados gerais, pode definir a norma ou o anexo nacional cujos parâmetros pretende aplicar ao dimensionamento e aos valores máximos da deformação.

Utilize o botão [Editar] para verificar os parâmetros pré definidos da norma activa ou do anexo nacional. Se necessário, pode ajustar as configurações (ver Figura 2.5).

Para criar um anexo nacional definido pelo utilizador, utilize o botão [Novo].

Os botões no campo inferior esquerdo da caixa de diálogo Configurações do anexo nacional permitem guardar os valores alterados como configuração padrão. Além do mais, pode utilizar os botões para importar os parâmetros guardados ou para restaurar as pré-configurações do programa.

(13)

Um anexo nacional definido pelo utilizador pode ser eliminado através do botão [Eliminar]. Além disso, todas as tabelas de entrada contêm o botão [Norma] ou [Anexo nacional] o qual pode utilizar a qualquer momento para aceder à caixa de diálogo Configurações.

Uma caixa de diálogo de três separadores abre.

Geral

Figura 2.5: Caixa de diálogo Configurações do anexo nacional, separador Geral

Coeficientes parciais e de alteração, valores máximos da deformação

A secção de diálogo acima permite verificar e, se necessário, ajustar os Coeficientes parciais e os

Valores máximos das deformações bem como os Coeficientes de alteração kmod para as diferentes

situações de dimensionamento.

Alem disso, é possível alterar o Ângulo máximo de corte, se necessário.

Dados para a protecção contra o fogo

O dimensionamento para a acção do fogo é realizado com a secção ideal restante. Os parâme-tros Taxa de queima βn e Queima aumentada d0 utilizados para determinar a secção restante

estão pré-definidos para o tipo de material conífero, laminado colado e madeira flutuante mas podem ser ajustado, se necessário.

O Coeficiente kfi é utilizado para a determinação do quantil de 20% da resistência e do quantil

(14)

Outras configurações

No segundo separador da caixa de diálogo Configurações do anexo nacional encontra diferen-tes coeficiendiferen-tes para o dimensionamento.

Figura 2.6: Caixa de diálogo Configurações do anexo nacional, separador Outras configurações

Normas utilizadas

O terceiro separador da caixa de diálogo Configurações do anexo nacional informa sobre as normas de acordo com o dimensionamento que será realizado.

(15)

2.2 Materiais

A tabela está dividida em duas partes. Na parte superior, estão listados os materiais utilizados para o dimensionamento. Na secção Propriedades dos materiais abaixo, as propriedades do material actual, i.e a linha da tabela actualmente seleccionada na parte superior é exibida. Os materiais que não serão utilizados no dimensionamento aparecem na cor cinza. Os mate-riais que não estão disponíveis são destacados a vermelho. Os matemate-riais alterados são exibidos a azul.

As propriedades do material necessárias para a determinação das forças internas no RFEM estão descritas em detalhe no capítulo 5.3 do manual do RFEM. O dimensionamento das pro-priedades relevantes do material é armazenado na biblioteca global de material e pré-definidas automaticamente.

Para alterar as unidades e casas decimais das propriedades do material e das tensões seleccio-nadas Unidades e casas decimais no menu do módulo Configurações (ver capítulo 7.4, página 60).

Figura 2.8: Tabela 1.2 Materiais

Descrição do material

Os materiais definidos no RFEM estão já pré-definidos. Se alterar a Descrição do material e especificar manualmente a entrada é listado na biblioteca de material, o RF-TIMBER Pro impor-tará as propriedades do material correspondente.

Pode alterar o material utilizando a lista: Coloque o cursor na linha da tabela da coluna A, e depois clique no botão [] ou utilize a tecla funcional [F7] para abrir a lista apresenta à

esquer-da. Posteriormente à selecção, o programa actualizará as propriedades relevantes do dimen-sionamento.

Em concordância com o conceito do dimensionamento das normas da madeira, a lista apenas inclui os materiais da categoria da Madeira. A importação dos materiais da biblioteca é descri-ta abaixo.

(16)

terísticos relevantes, introduzindo novos dados na biblioteca de material (ver capítulo 5.3 no manual do RFEM).

Propriedades do material

O coeficiente parcial de segurança γM representa o coeficiente de segurança utilizado para

cal-cular os valores de dimensionamento da resistência do material. Através deste coeficiente o programa reduz o valor da resistência característica para flexão fm,k, tracção paralela ft,0,k,

trac-ção perpendicular ft,90,k, compressão paralela fc,0,k, compressão perpendicular fc,90,k bem como

corte e torção fv,k de acordo com a Equação 2.1.

O coeficiente γM, como descrito por exemplo na norma EN 1995-1-1, eq. (2.14), deve ser tido

em consideração para a verificação do estado limite último.

M k mod d X k X γ ⋅ =

Equação 2.1: Redução da resistência característica através da modificação dos coeficientes parciais de segurança

O coeficiente parcial de segurança pode ser ajustado na caixa de diálogo Configurações, sepa-rador Geral (ver Figura 2.5, página 13).

Biblioteca de material

Estão disponíveis inúmeros materiais na biblioteca. Para abrir a biblioteca, seleccione Biblioteca de material no menu Editar

ou utilize o botão apresentado à esquerda.

Figura 2.9: Caixa de diálogo Biblioteca de materiais

Na secção Escolher filtro, a Madeira está definida como categoria de material. Seleccione a clas-se da madeira que pretende utilizar para o dimensionamento na lista Material para clas-seleccionar. As correspondentes propriedades podem ser verificadas na secção de diálogo abaixo.

(17)

Clique em [OK] ou utilize o botão [↵] para importar o material seleccionado para a tabela 1.2 do RF-TIMBER Pro.

O capítulo 5.3 do manual do RFEM descreve em detalhe como os materiais podem ser filtra-dos, adicionados ou reorganizados.

Uma barra cujo material não pertence à categoria de "madeira" nem corresponde à norma seleccionada não pode ser dimensionada. Será exibida uma mensagem correspondente ao disposto quando iniciar o cálculo.

2.3 Secção

Esta tabela lista as secções que são relevantes para o dimensionamento. Além disso, a tabela permite para a definição dos parâmetros de optimização.

Figura 2.10: Tabela 1.3 Secção

Descrição da secção

As secções utilizadas no RFEM são pré-definidas em conjunto com a atribuição dos números do material. Actualmente, o dimensionamento no RF-TIMBER Pro está restrito a secções rec-tangulares e circulares da categoria Secções sólidas.

É sempre possível alterar a secção para o dimensionamento. A descrição de uma secção alte-rada é destacada a azul.

Para alterar uma secção, introduza uma nova descrição da secção directamente na correspon-dente linha da tabela. Pode também seleccionar uma nova secção a partir da biblioteca. Para abrir a biblioteca, utilize o botão [Importar secção da biblioteca] abaixo da tabela. Alternativa-mente, coloque o cursor na respectiva linha da tabela e clique no botão [...], ou utilize a tecla funcional [F7]. A biblioteca de secções do RFEM aparece, ou melhor dizendo a tabela da secção corresponde à entrada no campo de entrada.

A selecção das secções a partir da biblioteca é descrita em detalhe no capítulo 5.13 do manual do RFEM.

(18)

Figura2.11: Caixa de diálogo Secções sólidas - Rectângulo

Se as secções definidas no RF-TIMBER Pro são diferentes das utilizadas no RFEM, ambas as sec-ções são exibidas no gráfico na parte direita da tabela. Os dimensionamentos para as secsec-ções utilizadas no RF-TIMBER Pro serão realizados com as forças internas do RFEM.

Barra com secção variável

Para barras de secção variável com diferentes secções no inicio e fim da barra, o módulo exibe ambos os números da secção, de acordo com a definição no RFEM, em duas linhas de tabela. O RF-TIMBER Pro é também capaz de dimensionar barras de secção variável formadas pelo mesmo tipo de secção definida no início e fim da barra. Um dimensionamento de secção variável necessita de especificações adicionais na tabela 1.7 (ver capítulo 2.7, página 26).

Informação sobre a secção

As propriedades da secção e os pontos de tensão incluindo a numeração podem ser acedidos numa caixa de diálogo separada: Seleccione a secção relevante na tabela 1.3, e depois clique no botão [Informação] para abrir a caixa de diálogo Informação sobre a secção.

(19)

Na parte direita da caixa de diálogo, é exibida a secção actualmente seleccionada. Os botões abaixo do gráfico estão reservados para as seguintes funções:

Tabela 2.1: Botões do gráfico da secção

Relação máxima do dimensionamento

Esta coluna é exibida apenas depois do cálculo. É pretendido que seja uma decisão de apoio para optimizar as secções. Por meio das relações do dimensionamento e da relação de escalas coloridas exibidas, pode ver quais as secções que são dificilmente utilizadas e assim sobredi-mensionadas, ou que são sujeitas a tensões extremas e assim subdimensionadas.

Optimizar

Cada secção da biblioteca pode ser melhorada através de um processo de optimização. Utili-zando as forças internas do RFEM, o programa determina a secção da tabela de secções que se encontra o mais próximo possível da relação de tensão máxima especificada no separador

Outro da caixa de diálogo Detalhes (ver Figura 3.5, página 33).

Se pretende optimizar uma secção, assinale a caixa de selecção correspondente na coluna C ou D. As recomendações para optimizar as secções podem ser encontradas no capítulo 7.2 na página 57.

Observação

Esta coluna apresenta observações na forma de rodapé que são descritos em detalhe abaixo da lista de secções.

Botão Função

Exibe ou oculta os pontos de tensão.

Exibe ou oculta a numeração dos pontos de tensão. Exibe ou oculta os detalhes dos pontos de tensão. Exibe ou oculta as dimensões da secção.

Exibe ou oculta os eixos principais da secção. Redefine a visão completa do gráfico da secção.

(20)

2.4 Duração do carregamento e classe de

utili-zação

A duração do carregamento é indicada na tabela 1.4. Além disso, é possível atribuir objectos estruturais a diferentes classes de utilização para considerar diferentes condições climáticas para o dimensionamento.

Figura2.13: Tabela 1.4 Duração do carregamento e classe de utilização

CC/GC/CO -Descrição

A descrição do caso de carga definido no RFEM torna a classificação mais fácil.

Tipo CC

Esta coluna da tabela apresenta os tipos de caso de carga da acção de acordo com a definição do RFEM. Eles são a base para as pré-definições do programa na coluna da tabela posterior.

Classe de duração do carregamento CDC

Ambas as verificações para o estado limite último e para o estado limite de utilização reque-rem a atribuição de cargas e das suas sobreposições para a classe de duração do carregamento particular. A classificação das acções é especificada por exemplo na tabela 4 [1] ou na tabela 2.1 [4].

A duração do carregamento para os casos de carga podem ser ajustados utilizando a lista onde os grupos de cargas e combinações de carga são classificados automaticamente tendo em consideração a acção principal relevante.

O coeficiente de alteração kmod é determinado através da classe de duração do carregamento.

O coeficiente é também considerado para a resistência do material.

Coeficiente k

mod

O impacto da classe de carregamento e da classe de utilização nas propriedades de resistência é tido em consideração através do coeficiente de alteração (ver [4] tabela 3.1).

(21)

Os coeficientes podem ser verificados e, se necessário, ajustados na caixa de diálogo

Configu-rações do anexo nacional (ver Figura 2.5, página 13).

Classe de utilização CLUT

A classificação na classe de serviço torna possível atribuir os parâmetros de resistência e calcu-lar as deformações tendo em consideração as condições ambientais. As classes de utilização são especificadas por exemplo em [4] secção 2.3.1.3.

Por defeito o programa atribui uma classe de utilização padrão a toda a estrutura. Se pretende classificar barras ou conjuntos de barras em diferentes classes de utilização, active o campo de selecção Diferente. Para abrir a seguinte caixa de diálogo, utilize o botão [Atribuir] exibido à direita.

Figura 2.14: Caixa de diálogo Atribuir Barras/Conjuntos de barras à correspondente classe de utilização

A caixa de diálogo permite atribuir barras e conjuntos de barras individualmente às classes de utilização. Os botões estão reservados para as seguintes funções:

Botão Função

Seleccione barras/conjuntos de barras graficamente para a classe de utilização Atribuir a todas as barras/conjuntos de barras a respectiva classe de utilização Atribuir a todas as barras/conjuntos de barras que ainda não estão atribuídas a respectiva classe de utilização

(22)

2.5 Comprimento efectivo - Barras

A tabela 1.5 é dividida em duas partes de forma a ter uma melhor visão geral sobre os dados. A tabela na parte superior contém informação sumarizada sobre os coeficientes do comprimen-to de encurvadura e o comprimencomprimen-to equivalente da barra para a encurvadura localizada e late-ral das barras a ser dimensionadas. A parte inferior da tabela apresenta a informação detalhada para a barra que está seleccionada na parte superior da tabela.

Figura 2.15 Tabela 1.5 Comprimento efectivo - Barras

Alterar para o coeficiente do comprimento de encurvadura pode ser feito na tabela de resumo na parte superior, bem como as configurações detalhadas na parte inferior. As especificações serão automaticamente actualizadas na outra parte respectiva da tabela. O comprimento de encurvadura de uma barra pode ser também definido graficamente através da utilização da função [Seleccionar].

A estrutura em árvore na parte inferior da tabela Configurações contém os seguintes parâme-tros:

• Secção

• Comprimento da barra

• Encurvadura possível para a barra (cf. Coluna B, E e H)

• Encurvadura sobre o eixo y (comprimento efectivo, cf. Colunas C e D) • Encurvadura sobre o eixo z (comprimento efectivo, cf. Colunas F e G)

• Encurvadura flexão-torção (coeficiente do comprimento de encurvadura lateral, cf. Colu-nas H até J)

É possível ajustar o Coeficiente do comprimento de encurvadura para as respectivas direcções. Além do mais, pode especificar se geralmente pretende realizar uma análise da encurvadura ou um dimensionamento da encurvadura por flexão-torção. Quando o coeficiente do com-primento de encurvadura é alterado, o comcom-primento da barra equivalente será ajustado automaticamente.

(23)

O comprimento da encurvadura de uma barra pode também ser definido na caixa de diálogo que abre clicando no botão apresentado à esquerda. Na tabela, encontra o botão abaixo da parte superior à direita.

Figura 2.16: Caixa de diálogo Seleccione coeficiente do comprimento de encurvadura

Na caixa de diálogo seleccione coeficiente do comprimento de encurvadura, pode escolher um dos quatro famosos modos de encurvadura Euler, define manualmente o coeficiente do com-primento de encurvadura ou, se está já disponível um caso do RF-STABILITY calculado, selec-cione o valor próprio determinante para determinar o coeficiente.

Encurvadura possível

Uma análise de estabilidade para encurvadura por flexão e encurvadura por flexão-torção requer a capacidade das barras absorver as forças de compressão. Portanto, as barras para as quais não é possível tal absorção por causa do tipo de barra definida (por exemplo barras trac-cionadas, fundações elásticas, ligações rígidas) são excluídas do dimensionamento do RF-TIMBER Pro em primeiro lugar. As correspondentes linhas são exibidas em cinza e é indicada uma nota na coluna Comentário.

Esta coluna Encurvadura possível oferece uma opção de controlo para classificar as barras como, barras de compressão ou para excluí-las do dimensionamento. Assim, com as caixas de selecção na coluna A na tabela Configurações para as barras, decide para cada barra se o cam-po de entrada para definir os parâmetros do comprimento de encurvadura cam-pode ser acedido.

Encurvadura sobre o eixo y ou sobre o eixo z

Com as caixas de selecção nas colunas da tabela Possível, decide se uma barra tem o risco de encurvar sobre o eixo y e/ou z: Estes eixos representam os eixos locais da barra, com o eixo y a ser o eixo "forte" e o eixo z a ser o eixo "fraco" da barra. O coeficiente do comprimento de encurvadura βef,y e βef,z para a encurvadura sobre o eixo forte ou sobre o eixo fraco pode ser

seleccionado livremente.

A posição dos eixos da barra pode ser verificada no gráfico da secção na tabela 1.3 Secção (ver Figura2.12). Na janela de trabalho do RFEM que pode sempre aceder utilizando o botão [Gráfi-co], é possível exibir o eixo local da barra através do navegador Mostrar (ver figura abaixo).

(24)

Figura 2.17: Seleccionando o sistema de eixos locais da barra no navegador Mostrar do RFEM

Quando a encurvadura é possível sobre um ou mesmo ambos os eixos da barra, pode introdu-zir o coeficiente do comprimento de encurvadura, bem como, o comprimento de encurvadura nas colunas C e D ou F e G. O mesmo é possível para a tabela Configurações para a barra. Quando especifica o coeficiente do comprimento de encurvadura βef, o programa determina o

comprimento efectivo lef multiplicando o comprimento L pelo coeficiente do comprimento de

encurvadura. O campo de entrada de dados é interactivo,

Para definir o comprimento de encurvadura, pode utilizar o botão [...] aparecendo no final do campo de entrada lef para determinar a distância entre dois nós graficamente na janela de

tra-balho do RFEM.

Encurvadura lateral possível

A coluna H da tabela mostra quais as barras do programa que realizam uma análise da encur-vadura por flexão-torção.

O comprimento equivalente da barra lef para este tipo de dimensionamento pode ser definido manualmente ou graficamente através do espaçamento dos apoios laterais.

Abaixo da tabela Configurações encontra a caixa de selecção Definir dados de entrada para as

barras nº. Se é escolhida, as configurações introduzidas depois serão aplicadas às barras

(25)

número da barra ou seleccionando-as graficamente com o botão [Seleccionar]. Esta opção é útil quando pretende atribuir as mesmas condições de fronteira a diversas barras. Note que as configurações que foram já definidas não podem ser alteradas posteriormente através desta função.

Comentário

Na última coluna da tabela, pode introduzir as especificações definidas pelo utilizador para cada barra para descrever por exemplo o comprimento equivalente da barra seleccionada.

2.6 Comprimento efectivo - Conjuntos de

bar-ras

A tabela 1.6 gere o Comprimento efectivo dos conjuntos de barras. A tabela é exibida apenas quando tiver seleccionado pelo menos um conjunto de barras para o dimensionamento na tabela 1.1 Dados gerais.

Figura 2.18 Tabela 1.6 Comprimento efectivo - Conjuntos de barras

A estrutura desta tabela é idêntica à da anterior tabela 1.5. Introduza o comprimento efectivo para a encurvadura local bem como para a encurvadura por flexão-torção sobre os dois princi-pais eixos do conjunto de barras como descrito acima. Eles determinam as condições de fron-teira do conjunto de barras que é tratado em geral como barra equivalente.

As configurações detalhadas também especificam as secções que estão contidas no conjunto de barras.

(26)

2.7 Barra de secção variável

Esta tabela apenas está disponível quando tem seleccionado pelo menos uma barra com dife-rentes secções em ambas as extremidades da barra para o dimensionamento na tabela 1.1

Dados gerais. Aqui, pode verificar o critério de definição das barras de secção variável.

Figura 2.19: Tabela 1.7 Barras de secção variável

Secção

A coluna A e B da tabela listam as secções que estão definidas na Barra iniciar e na Barra final.

Comprimento

O comprimento de uma barra de secção variável é também exibido por razões de verificação.

Ângulo de corte da fibra α

O RF-TIMBER Pro determina o ângulo de corte da fibra com base nas condições geométricas. As equações de dimensionamento utilizadas no programa apenas se aplicam ao ângulo de corte α ≤ 20° para a norma

EN 1995-1-1 e SIA 265 ou α ≤ 10° para DIN 1052. Os valores máximos podem ser verificados e, se necessário, ajustados na caixa de diálogo Configurações do anexo nacional (ver Figura 2.5, página 13).

Paralela à fibra de borda

Na coluna F da tabela, pode definir a borda da barra para a qual a direcção das fibras da madei-ra é pamadei-ralela. As extremidades "superior" e "inferior" podem ser clamadei-ramente determinadas por meio da orientação dos eixos locais da barra z (ver Figura 2.17).

Com cumeeira

Quando a caixa de selecção é assinalada na coluna G da tabela Com cumeeira, o programa rea-liza o dimensionamento para as máximas tensões de tracção perpendiculares às fibras e corte a partir da força transversa na secção de cumeeira, por exemplo de acordo com a condição (85) [1] ou a condição (6.50) [4].

(27)

2.8 Dados do estado limite de utilização

Esta tabela de entrada controla diversas configurações para a verificação do estado limite de utilização. Esta tabela apenas está disponível quando tem definidas as entradas relevantes no separador Estado limite de utilização da tabela 1.1 (ver capítulo 2.1.2, página 10).

Figura 2.20: Tabela 1.8 Dados do estado limite de utilização

Em relação a

Na coluna A, decide se pretende aplicar a deformação a barras individuais, listas de barras ou conjuntos de barras.

Barra / Conjunto Nº

Na coluna B da tabela, introduz os números das barras ou conjuntos de barras que pretende dimensionar. Pode também utilizar a função [Seleccionar] para selecciona-los graficamente na janela de trabalho do RFEM. O respectivo Comprimento efectivo será introduzido automatica-mente na coluna D. Esta coluna pré-define os comprimentos das barras, conjuntos de barras ou listas de barras. Se necessário, pode ajustar estes valores depois de assinalar a caixa de selecção Manualmente na coluna C.

Comprimento de referência

Os comprimentos de referência L são representados pelos comprimentos das barras ou dos conjuntos de barras que estão pré-definidos na coluna D. Se necessário pode ajustar estes valores depois de assinalar a caixa de selecção Manualmente na coluna C.

Direcção

A coluna E da tabela define a direcção determinante para a análise de deformação. As orienta-ções da barra y e z estão disponíveis para selecção.

Contra-flecha

Se pretende considerar uma contra-flecha wc, introduz um valor para o aumento na coluna F

(28)

Tipo de viga

O tipo de viga é de importância vital para a correcta aplicação das deformações máximas. Na coluna G da tabela, (pode seleccionar a barra para ser uma viga ou uma consola) pode selec-cionar a viga para ser uma viga ou uma consola.

As configurações especificadas no separador Estado limite de utilização da caixa de diálogo

Detalhes determinam se as deformações estão relacionadas com a estrutura inicial não

defor-mada ou com as extremidades das barras ou dos conjuntos de barras deslocadas (ver Figura 3.3, página 32).

2.9 Protecção contra o fogo - Barras

A tabela 1.9 gere os parâmetros de resistência ao fogo das barras seleccionadas para o dimen-sionamento. Esta tabela apenas está disponível se tem definidas as entradas relevantes no separador Resistência ao fogo da tabela 1.1 (ver capítulo 2.1.2, página 10).

Figura2.21: Tabela 1.9 Protecção contra o fogo - Barras

Barras nº

A coluna A da tabela contém as barras que são tidas em consideração através do dimensiona-mento. Clique no botão [...] para utilizar a função seleccionar para uma selecção gráfica da bar-ra na janela de tbar-rabalho do RFEM.

Exposto ao fogo - Quatro lados

O RF-TIMBER Pro assume que a secção é exposta ao fogo em todas as faces. Se o pressuposto está errado e as circunstâncias dadas são diferentes, limpe a caixa de selecção. Depois é possí-vel aceder às colunas posteriores.

Exposição ao fogo

No caso de não ocorrer queima em todos os quatro lados, pode definir os lados da secção expostos ao fogo nas colunas C até à F. As entradas são necessárias de forma a determinar a secção ideal restante com as configurações da resistência ao fogo especificadas correctamente na caixa de diálogo Detalhes (ver capítulo 3.1.4, página 32).

(29)

2.10 Protecção contra o fogo - Conjuntos de

barras

A última tabela 1.10 de entrada gere os parâmetros de resistência ao fogo dos conjuntos de barras. A tabela é exibida apenas quando tiver seleccionado pelo menos um conjunto de bar-ras para o dimensionamento na tabela 1.1 Dados gerais.

Figura 2.22: Tabela 1.10 Protecção contra o fogo - conjuntos de barras

A estrutura da tabela é idêntica à da anterior tabela 1.9. Introduza os lados de queima da sec-ção como descrito acima.

(30)

3. Cálculo

3.1

Detalhes da configuração

Os dimensionamentos individuais são realizados através da utilização das forças internas determinadas no RFEM. Antes de iniciar o cálculo clicando no botão [Cálculo], é recomendado a verificação dos detalhes do dimensionamento. A correspondente caixa de diálogo pode ser acedida em cada tabela de entrada e saída utilizando o botão [Detalhes].

A caixa de diálogo Detalhes contém os seguintes separadores:

• Resistência • Estabilidade

• Estado limite de utilização • Resistência ao fogo • Outro

3.1.1 Resistência

Figura 3.1: Caixa de diálogo Detalhes, separador Resistência

Consideração de ligações

Muitas vezes, as zonas perto das ligações das barras apresentam fraquezas das secções. É pos-sível ter em consideração este efeito através de uma Redução das tensões de tracção máximas. Os números dos nós relevantes podem ser introduzidos manualmente ou seleccionados grafi-camente utilizando o botão [Seleccionar].

O Comprimento de ligação define a zona na barra onde são consideradas as tensões reduzidas. No campo de entrada abaixo, introduz a Relação da tensão permitida em percentagem. As tensões máximas permitidas são aplicadas fora da zona de ligação. Se pretende reduzir as tensões permitidas também lá, é possível introduzir um limite no campo de entrada Relação da

(31)

3.1.2 Estabilidade

Figura 3.2: Caixa de diálogo Detalhes, separador Estabilidade

Análise de estabilidade

Pode seleccionar entre o método da barra equivalente e um dimensionamento de acordo com a análise de segunda ordem.

Quando o método da barra equivalente é seleccionado, as forças internas determinadas de acordo com a análise estática linear será utilizada para o dimensionamento. Assim, o compri-mento efectivo das barras e dos conjuntos de barras deve ser especificado na tabela 1.5 e 1.6 para realizar a análise da estabilidade.

Quando a capacidade resistente de um sistema estrutural é significativamente afectado pelas suas deformações, é recomendável seleccionar um cálculo de acordo com a Teoria de segunda

ordem. Esta aproximação requer adicionalmente a definição das imperfeições no RFEM tendo

em consideração para os grupos de cargas.

Note que tem também de realizar o dimensionamento para a encurvadura por flexão-torção para um cálculo de acordo com a análise de segunda ordem. Assim, os comprimentos das bar-ras ou conjuntos de barbar-ras para encurvadura por flexão-torção devem ser especificados manualmente na tabela 1.5 ou 1.6 Comprimento efectivo. Desta forma, podemos ter a certeza que a análise da encurvadura lateral será realizada com os coeficientes apropriados (por exemplo 1.0).

(32)

3.1.3 Estado limite de utilização

Figura 3.3: Caixa de diálogo Detalhes, separador Estado limite de utilização

Com a opção na secção de diálogo Relacionar deformação com, pode decidir se as deforma-ções máximas estão relacionadas com a estrutura inicial não deformada ou com uma linha de ligação imaginária entre o inicio da barra e o final no sistema deformado, o que significa o des-locamento das extremidades da barra ou do conjunto de barra.

As deformações máximas podem ser verificados e, se necessário, ajustados na caixa de diálogo

Configurações do anexo nacional (ver capítulo 2.1.4, página 12).

3.1.4 Resistência ao fogo

Este separador gere as configurações para o dimensionamento da protecção contra o fogo.

Figura 3.4: Caixa de diálogo Detalhes, separador Resistência ao fogo

A Classificação do fogo pode ser seleccionada directamente ou definida individualmente atra-vés da especificação de um tempo para a duração do fogo.

A Caixa de diálogo Configurações do anexo nacional gere os parâmetros de especificação padrão que são relevantes para o dimensionamento da protecção contra o fogo (ver Figura 2.5, página 13).

(33)

3.1.5 Outro

Figura 3.5: Caixa de diálogo Detalhes, separador Outro

Optimização da secção

No caso de a optimização não atingir a relação de dimensionamento máxima de 100%, pode especificar outro valor máximo neste campo de entrada.

Verificar a esbelteza da barra

Os dois campos permitem para a entrada dos valores máximos λlimite de forma a definir a

esbel-teza da barra. É possível introduzir especificações separadamente para as barras com forças de tensão pura e barras com flexão e compressão.

Na tabela 3.3 de resultados, os valores máximos são comparados com a esbelteza real da barra. Esta tabela apenas está disponível depois do cálculo (ver capítulo 4.8, página 42) quando a correspondente marca de verificação tiver sido definida na secção de diálogo Tabelas de

exibi-ção dos resultados à direita.

Exibir tabela de resultados

Nesta secção de diálogo, pode seleccionar as tabelas de resultados incluindo partes de listas que pretende exibir na saída dos resultados. As tabelas de resultados individuais estão descri-tas no capítulo 4.

Tabela resultante 3.3 Esbelteza da barra é definida inactiva por defeito mas pode ser activada para uma avaliação específica assinalando a caixa de selecção.

(34)

3.2 Iniciar o cálculo

Para iniciar o cálculo, clique no botão [Cálculo] que está disponível em todas as tabelas de entrada do módulo adicional do RX-TIMBER Pro.

O RF-TIMBER Pro procura pelos resultados dos casos de carga, grupos de carga e combinações de carga que pretende para dimensionar. Se não é possível encontrá-los, o programa inicia o cálculo do RFEM para determinar as forças internas relevantes par ao dimensionamento. Neste processo de determinação, são aplicados os parâmetros de cálculo pré-definidos no RFEM. Se as secções devem ser optimizadas (ver capítulo 7.2, página 57), o programa determina a secção necessária e realiza o correspondente dimensionamento.

É também possível iniciar o cálculo para os resultados do RF-TIMBER Pro na interface do utili-zador do RFEM. Os módulos adicionais estão listados como casos de carga e grupos de carga na caixa de diálogo A calcular. Para abrir a caixa de diálogo no RFEM,

seleccione A calcular no menu Calcular.

Figura 3.6: Caixa de diálogo A calcular

Se os casos de dimensionamento do RF-TIMBER Pro estão em falta na lista Não calculados, assinale a caixa de selecção Mostrar módulos adicionais abaixo da lista.

Para transferir os casos do RF-TIMBER seleccionados para a lista à direita, utilize o botão [].

Ini-cie o cálculo utilizando o botão [Calcular].

Pode também utilizar a lista na barra de ferramentas do RFEM para calcular directamente um caso de dimensionamento. Seleccione o caso do RF-TIMBER Pro e clique no Botão [Resultados ligado/desligado].

(35)

Posteriormente, pode observar o processo de cálculo numa caixa de diálogo separada.

(36)

4. Resultados

A tabela 2.1 Dimensionamento por caso de carga é exibida imediatamente depois do cálculo. A parte superior da tabela de resultados apresenta um resumo dos dimensionamentos para os casos de carga, grupos de carga e combinações de carga individuais. A parte inferior contém a informação detalhada sobre as características da secção, as forças internas analisadas e os dimensionamentos realizados para o caso de carga que está acima seleccionado.

Os dimensionamentos são apresentados na tabela de resultados 2.1 a 2.5, classificadas por diferentes critérios. As posteriores tabelas 3.1 e 3.2 exibem as forças internas determinantes. A tabela 3.3 informa sobre a esbelteza da barra. As duas últimas tabelas de resultados 4.1 e 4.2 contém as partes das listas referentes às barras e conjuntos de barras.

Cada tabela de resultados pode ser directamente seleccionada no navegador do RF-TIMBER Pro. Pode também utilizar os botões apresentados à esquerda ou as teclas funcionais [F2] e [F3] para seleccionar as tabelas anteriores e posteriores.

Clique no botão [OK] para guardar os resultados. O módulo adicional RF-TIMBER Pro será encerrado e voltará à janela de trabalho do RFEM.

O capítulo 4 Resultados descreve as diferentes tabelas de resultados, uma depois da outra. Avaliar e verificar os resultados está descrito em detalhe no capítulo 5 Avaliação de resultados na página 45.

4.1

Dimensionar por caso de carga

Figura4.1: Tabela 2.1 Dimensionar por caso de carga

Descrição

Esta coluna exibe para informação da descrição dos casos de carga, grupos de carga e combi-nações de carga que são decisivas para o respectivo dimensionamento.

(37)

Barra nº

A coluna B da tabela apresenta para cada caso, grupo ou combinação de carga dimensionado o número da barra que tem a relação de dimensionamento máxima.

Posição x

A coluna mostra a respectiva posição-X na barra para a qual o programa tem determinada relação máxima do dimensionamento. Para a tabela de saída, o programa utiliza as seguintes posições x da barra RFEM:

• Nó inicial e final

• Pontos de partição de acordo com a possível divisão da barra definida

• A divisão da barra de acordo com a especificação para os resultados da barra (separador

Opções da caixa de diálogo Parâmetros de cálculo do RFEM)

• Valores máximos das forças internas

Dimensionar

A saída de dados apresenta para cada tipo de dimensionamento e cada caso de carga, grupo de carga ou combinação de carga o critério de dimensionamento de acordo com a norma seleccionada.

As escalas coloridas representam as relações do dimensionamento devido aos casos de carga individuais.

Dimensionar de acordo com a fórmula

Esta coluna lista as equações da norma através dos dimensionamentos que foram realizados.

Estado do dimensionamento

A coluna G da tabela contém informação sobre o respectivo dimensionamento relevante

Situação de dimensionamento: ELÚ (Estado limite último) ou uma das três situações de

dimen-sionamento para o estado limite de utilização (SC, S1, S2) de acordo com a especificação defi-nida na tabela 1.1 Dados gerais (ver Figura 2.3, página 10ou ELU (Protecção contra o fogo).

Classe de duração do carregamento

Esta tabela indica a classe de duração do carregamento definida na tabela 1.4 (ver capítulo 2.4, página 20).

Coeficiente k

mod

A última coluna da tabela informa sobre o coeficiente de alteração pelo qual o impacto da duração do carregamento e a classe de utilização nas propriedades de resistência é tido em consideração (ver capítulo 2.4, página 20).

(38)

4.2

Dimensionamento por secção

Figura 4.2: Tabela 2.2 Dimensionamento por secção

Esta tabela lista as relações máximas de todas as barras e acções seleccionadas para dimensio-namento, classificadas por secção.

Se uma barra é uma barra de secção variável, ambas as descrições das secções são exibidas na linha da tabela ao lado do número da secção.

4.3 Dimensionamento por conjunto de barras

(39)

Esta tabela de resultados é exibida quando tiver seleccionado pelo menos um conjunto de barras para dimensionamento. As relações máximas do dimensionamento estão listadas por conjuntos de barras. A coluna da tabela Barra nº apresenta o número da barra que tem a rela-ção máxima dentro do conjunto de barras.

A saída de resultados por conjuntos de barras apresenta claramente o dimensionamento para um grupo estrutural completo (por exemplo um banzo) numa tabela de resultados.

4.4 Dimensionamento por barra

Figura 4.4: Tabela 2.4 Dimensionar por barra

Esta tabela de resultados apresenta as relações máximas do dimensionamento classificadas por números das barras. As diferentes colunas são descritas em detalhe no capítulo 4.1 na página 36.

(40)

4.5 Dimensionamento por posição x

Figura 4.5: Tabela 2.5 Dimensionar por posição X

Esta tabela de resultados lista para cada barra a posição x máxima resultante dos pontos de divisão definidos no RFEM.

• Nó inicial e final

• Pontos de partição de acordo com a possível divisão da barra definida

• A divisão da barra de acordo com a especificação para os resultados da barra (separador

Opções da caixa de diálogo Parâmetros de cálculo do RFEM)

(41)

4.6 Forças internas determinantes por barra

Esta tabela exibe para cada barra as forças internas determinantes que resultam na relação máxima do dimensionamento.

Figura 4.6: Tabela 3.1Forças internas determinantes por barra

Posição x

A coluna mostra a respectiva posição x onde ocorre a relação máxima da barra.

Caso de carga

Esta coluna indica os números dos casos de carga, grupos de carga e combinações de carga cujas forças internas resultam na relação máxima do dimensionamento na barra.

Forças / Momentos

Para cada barra, são exibidas as forças axiais e de corte determinantes, bem como os momen-tos de torção e os momenmomen-tos de flexão.

Dimensionar de acordo com a fórmula

A última coluna informa sobre os tipos de dimensionamento e das equações pelas quais o dimensionamento foi realizado de acordo com a norma seleccionada.

(42)

4.7 Forças internas determinantes por conjunto de

barras

Figura 4.7: Tabela 3.2 Forças internas determinantes por conjunto de barras

Esta tabela contém as forças internas determinantes que resultam na relação máxima em cada conjunto de barras.

4.8 Esbeltezas da barra

(43)

A tabela lista a esbelteza efectiva da barra dimensionada para ambas as principais direcções dependendo do tipo de carga e compara-as com os valores que foram definidos na caixa de diálogo Detalhes (ver capítulo 3.1.5, página 33). Esta tabela é exibida apenas para informação porque não é pretendido o dimensionamento de estabilidade da esbelteza.

As barras da barra tipo "Tracção" não estão incluídas nesta tabela.

4.9 Lista de partes por barra

Finalmente, o RF-TIMBER Pro providencia um resumo das secções contidas no caso de dimen-sionamento.

Figura 4.9: Tabela 4.1 Lista de partes por barra

Por defeito, a lista contém apenas as barras dimensionadas. Se pretende exibir uma lista de partes para todas as barras da estrutura, seleccione a opção correspondente no separador

Outro na caixa de diálogo Detalhes (ver Figura 3.5, página 33). Para abrir a caixa de diálogo,

uti-lize o botão [detalhes] apresentado à esquerda.

Parte nº

O programa atribui automaticamente números de partes para barras idênticas.

Secção

Esta coluna lista os números das secções e as descrições.

Números das barras

Esta coluna apresenta para cada parte quantas barras idênticas são utilizadas.

Comprimento

Esta coluna exibe o comprimento para uma barra individual.

Comprimento total

(44)

Área da superfície

O programa indica a área da superfície das respectivas partes em relação ao comprimento total. A área da superfície é determinada a partir da Superfície das secções. Pode encontrar e verificar a entrada relevante na informação da secção, disponível na tabela 1.3 e nas tabelas 2.1 a 2.5 (ver Figura2.12, página 18).

Volume

O volume de uma parte é determinado a partir da área da secção e do comprimento total.

Peso unitário

O Peso unitário da secção representa a massa em relação ao comprimento de um metro. Para secções de altura variável, o programa faz a média de ambas as propriedades de secção.

Peso

Os valores desta coluna são determinados a partir do produto das entradas na coluna C e G.

Peso total

A última coluna indica o peso total da respectiva parte.

Soma

Na parte inferior da lista, encontra um resumo da soma das colunas B,D,E,F e I. A saída de resul-tados na coluna Peso total dá a informação sobre a massa de madeira geral que é necessária.

4.10 Lista de partes por conjunto de barras

Figura 4.10: Tabela 4.2 Lista de partes por conjunto de barras

A última tabela é exibida quando tiver seleccionado pelo menos um conjunto de barras para dimensionamento. A tabela oferece um resumo da lista de partes para um grupo estrutural completo, (p. ex. um banzo).

Os detalhes nas colunas da tabela podem ser encontrados no anterior capítulo 4.9. Quando são utilizadas diferentes secções nos conjuntos de barras, o programa faz a média da área da superfície, do volume e do peso unitário.

(45)

5. Avaliação de resultados

Com o dimensionamento concluído, várias opções de avaliação de resultados estão disponí-veis. Os botões abaixo da primeira tabela podem ser úteis para o processo de avaliação.

Figura 5.1: Botões para a avaliação dos resultados

Os botões estão reservados para as seguintes funções:

Botão Descrição Função

Verificações para esta-do limite último

Exibe e oculta os resultados da verificação do estado limite último

Verificação do estado limite de utilização

Exibe e oculta os resultados da verificação do estado limite de utilização

Verificação da protec-ção contra o fogo

Exibe e oculta os resultados da verificação da protecção contra o fogo

Mostrar as barras colo-ridas

Exibe e oculta a escala de referência colorida na tabela de resultados

Excedente Exibe apenas as linhas onde a relação é maior do que 1, assim o dimensionamento não é realizado

Mostrar diagramas de resultados

Abre a janela Diagrama resultante na barra  capítulo 5.2, página 50

Modo de visualização Vai para a janela de trabalho do RFEM para alterar a vista Selecção da barra Permite a selecção de uma barra na janela de trabalho do

(46)

5.1 Resultados no modelo do RFEM

Para avaliar os resultados do dimensionamento, pode também utilizar a janela de trabalho do RFEM.

Plano de fundo gráfico do RFEM e modo de visualização

O gráfico do RFEM no plano de fundo pode ser útil quando pretende verificar a posição de uma barra no modelo em particular. A barra que é seleccionada na tabela de resultados do RF-TIMBER Pro está destacada na cor de selecção no gráfico do plano de fundo do RFEM. Além disso, uma seta indica a posição x da barra que é exibida na linha activa da tabela.

Figura 5.2: Indicação da barra e da actual Posição x no modelo do RFEM

Se desloca a janela do RF-TIMBER Pro para outra posição no monitor e continua a não conse-guir ver o gráfico de forma clara, utilize o botão [Ir para o gráfico] para activar o Modo de

visua-lização: A janela do RF-TIMBER Pro será ocultada para poder ajustar de forma adequada a vista

na interface do utilizador do RFEM. O modo de visualização providencia as funções do menu

Ver, por exemplo zoom, deslocar ou rodar a vista.

(47)

Janela de trabalho do RFEM

É também possível visualizar as relações do dimensionamento directamente no modelo estru-tural: Clique no botão [Gráfico] para sair do módulo adicional RF-TIMBER Pro. As relações são exibidas na janela de trabalho do RFEM como forças internas de um caso de carga.

Para exibir ou não os resultados do dimensionamento, utilize o botão [Resultados ligado / des-ligado] apresentado à esquerda. Para exibir os valores dos resultados no gráfico, utilize o botão da barra de ferramentas [Mostrar valores dos resultados] à direita.

Como as tabelas do RFEM não são relevantes para a avaliação dos resultados do RF-TIMBER Pro, deve desactiva-las.

Os casos de dimensionamento podem ser seleccionados como usualmente por meio da lista na barra menu do RFEM.

A exibição gráfica dos resultados pode ser definida no navegador Mostrar, abrindo a pasta

Resultados e seleccionando a entrada Barras. As relações são desenhadas por defeito a Duas cores.

Figura 5.3: Navegador Mostrar: Resultados  Barras

No caso de uma representação multi-colorida (opções secções ou Colorida), o painel de contro-lo está disponível, fornecendo as funções de controcontro-lo comuns. As funções do painel estão des-critas em detalhe no manual do RFEM, capítulo 4.4.6 na página 77.

(48)

Figura 5.4: Relação do dimensionamento com a opção de exibir Secções

No separador Coeficientes do painel, pode organizar os resultados do dimensionamento, como sabe desde as forças internas da barra. Se introduz o coeficiente 0 no campo de entrada

Dia-gramas da barra, os resultados serão apresentados sem uma escala mas com uma linha de

aumento da espessura.

(49)

Os gráficos podem ser transferidos para o relatório de impressão como gráficos do RFEM (ver capítulo 6.2, página 53).

Para voltar para o módulo adicional RF-TIMBER PRO, utilize o botão [RF-TIMBER Pro] que está presente no

(50)

5.2 Diagramas resultantes

O diagrama resultante pode ser útil se pretende ver o resultado da distribuição de uma barra exibido graficamente. Seleccione a barra (ou o conjunto de barras) na tabela de resultados do RF-TIMBER Pro colocando o cursor na correspondente linha da tabela e abre o diagrama resul-tante clicando no botão apresentado à esquerda. Encontra o botão abaixo da primeira parte da tabela, da tabela de resultados (ver Figura 5.1, página 45).

Os diagramas resultantes estão disponíveis no gráfico do RFEM. Para exibir os diagramas, seleccione Diagramas resultantes nas barras seleccionadas no menu Resultados, ou utilize o botão na barra de ferramentas do RFEM apresentado à esquerda.

Abre uma janela apresentando a distribuição dos resultados do dimensionamento na barra ou nos conjuntos de barras seleccionados.

Figura 5.6: Caixa de diálogo Diagrama de resultados na barra

Utilize a lista da barra de ferramentas acima para escolher o caso de dimensionamento do RF-TIMBER Pro relevante.

Para informação mais detalhada sobre a caixa de diálogo Diagrama de resultados na barra, con-sulte o manual do RFEM, capítulo 10.5, página 311.

Referências

Documentos relacionados

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

Porém, as narrativas dos diários reflexivos selecionados para essa análise não somente trouxeram a voz do aluno de modo reflexivo para que o professor também possa pensar com

considerado sujeito de direito, pois era propriedade do dominus. O trabalho escravo continuava no tempo, de modo indefinido, mais precisamente enquanto o escravo vivesse ou deixasse

1 – O subscritor do presente é pós-graduando do curso de especialização em gestão pública municipal, junto à Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Assim sendo, o

Com o intuito de aperfeic¸oar a realizac¸˜ao da pesquisa O/D, o objetivo do presente trabalho ´e criar um aplicativo para que os usu´arios do transporte p´ublico informem sua origem

A proposta desta pesquisa objetivou desenvolver o estudante para realizar a percepção sobre o estudo da complexidade do corpo humano, onde o educando teve oportunidade

Neste capítulo, será apresentada a Gestão Pública no município de Telêmaco Borba e a Instituição Privada de Ensino, onde será descrito como ocorre à relação entre