• Nenhum resultado encontrado

Engenheiro de Segurança do Trabalho

4.3 PROGRAMA DE MELHORIA E GERENCIAMENTO DE RISCOS –

4.3.4 Responsabilidades do Programa

4.3.4.2 Engenheiro de Segurança do Trabalho

- Conhecer as atividades desenvolvidas na empresa; - Orientar o empregador sobre o plano proposto;

- Definir prioridades, estabelecer ações de execução do programa; - Avaliar medidas de controle implantadas.

5 CONCLUSÃO

Este trabalho teve como objetivo a elaboração de um Programa de Prevenção de Riscos Ocupacionais da obra civil de uma Central Geradora Hidrelétrica, onde foi possível identificar os riscos aos quais os trabalhadores estavam expostos durante o período de trabalho, e implementar alternativas para que tais riscos fossem minimizados e/ou eliminados, de forma a evitar doenças e acidentes decorrentes das atividades laborais.

Ao executar com êxito um plano de ações referentes à saúde, segurança e bem estar dos trabalhadores, a empresa além da satisfação pessoal dos seus funcionários, também obtém ganhos financeiros, pois consequentemente irá melhorar a produtividade e qualidade dos serviços prestados. Além disso, através do PPRO e do cumprimento das ações definidas pelo programa, a empresa se resguarda de possíveis gastos com multas e/ou ações trabalhistas.

Assim sendo, conclui-se que a elaboração de um PPRO irá orientar um plano de ação para uma empresa, com o objetivo de garantir a segurança, saúde e bem estar dos trabalhadores. Além disso, medidas administrativas devem ser tomadas pela empresa, como treinamentos, reuniões, fiscalização diária sobre a utilização de EPIs, exames médicos periódicos, manutenção periódica dos equipamentos e avaliações de eficácia das medidas de controle implantadas, a fim de garantir o cumprimento do PPRO.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Decreto nº 8.373, de 11 de dezembro de 2014. Institui o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas – eSocial e dá outras

providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011- 2014/2014/decreto/d8373.htm>. Acesso em 09 mar. 2019.

BRASIL. Escola Nacional da Inspeção do Trabalho. Norma Regulamentadora 6. Equipamento de Proteção Individual - EPI. Disponível em:

<https://enit.trabalho.gov.br/portal/images/Arquivos_SST/SST_NR/NR-06.pdf>. Acesso em 09 mar. 2019.

BRASIL. Escola Nacional da Inspeção do Trabalho. Norma Regulamentadora 9. Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. Disponível em:

<https://enit.trabalho.gov.br/portal/images/Arquivos_SST/SST_NR/NR-09.pdf>. Acesso em 09 mar. 2019.

BRASIL. Escola Nacional da Inspeção do Trabalho. Norma Regulamentadora 10. Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade. Disponível em:

<https://enit.trabalho.gov.br/portal/images/Arquivos_SST/SST_NR/NR-10.pdf>. Acesso em 09 mar. 2019.

BRASIL. Escola Nacional da Inspeção do Trabalho. Norma Regulamentadora 11. Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais. Disponível em: <https://enit.trabalho.gov.br/portal/images/Arquivos_SST/SST_NR/NR-11.pdf>. Acesso em 09 mar. 2019.

BRASIL. Escola Nacional da Inspeção do Trabalho. Norma Regulamentadora 15. Atividades e Operações Insalubres. Disponível em:

<https://enit.trabalho.gov.br/portal/images/Arquivos_SST/SST_NR/NR-15.pdf>. Acesso em 09 mar. 2019.

BRASIL. Escola Nacional da Inspeção do Trabalho. Norma Regulamentadora 17. Ergonomia. Disponível em:

<https://enit.trabalho.gov.br/portal/images/Arquivos_SST/SST_NR/NR-17.pdf>. Acesso em 09 mar. 2019.

BRASIL. Escola Nacional da Inspeção do Trabalho. Norma Regulamentadora 26. Sinalização de Segurança. Disponível em:

<https://enit.trabalho.gov.br/portal/images/Arquivos_SST/SST_NR/NR-26.pdf>. Acesso em 09 mar. 2019.

BRASIL. Escola Nacional da Inspeção do Trabalho. Norma Regulamentadora 31.

Segurança e Saúde no Trabalho na Agricultura, Pecuária Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura. Disponível em:

<https://enit.trabalho.gov.br/portal/images/Arquivos_SST/SST_NR/NR-31.pdf>. Acesso em 09 mar. 2019.

BRASIL. Escola Nacional da Inspeção do Trabalho. Norma Regulamentadora 35. Trabalho em Altura. Disponível em:

<https://enit.trabalho.gov.br/portal/images/Arquivos_SST/SST_NR/NR-35.pdf>. Acesso em 09 mar. 2019.

BRASIL. Governo Federal. Manual de Orientação do eSocial. Disponível em: <https://portal.esocial.gov.br/manuais/mos-2-5-01.pdf>. Acesso em 16 fev. 2019.

BRASIL. Governo Federal. Manual do Usuário WEB GERAL. Disponível em: <http://portal.esocial.gov.br/institucional/manual-web-geral>. Acesso em 03 mar. 2019. BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Fundacentro. Introdução à Higiene Ocupacional. Brasília, 2004.

BRASIL. Ministério Público do Trabalho. Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho. Disponível em: <https://observatoriosst.mpt.mp.br/>. Acesso em 16 fev. 2019. CAMISASSA, Mara. História da Segurança e Saúde no Trabalho no Brasil e no mundo. 2016. Disponível em: <http://genjuridico.com.br/2016/03/23/historia-da-seguranca-e-saude- no-trabalho-no-brasil-e-no-mundo/>. Acesso em 10 fev. 2019.

CANON. PowerShot SX530 HS. Disponível em:

<https://www.canon.com.br/produtos/produtos-para-voce/cameras/linha-powershot/serie- sx/powershot-sx530-hs>. Acesso em 28 nov. 2018.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas. 4. ed. Barueri: Manole, 2014.

DUTRA, Renata Queiroz. A atuação da Justiça do Trabalho em relação ao adoecimento profissional: proteção ou banalização? In: FILGUEIRAS, Vitor Araújo. Saúde e Segurança do Trabalho no Brasil. Brasília: Movimento, 2017. p. 239-290.

FILGUEIRAS, Vitor Araújo. Saúde e Segurança do Trabalho no Brasil. Brasília: Movimento, 2017.

INSTRUTEMP. Decibelímetro Digital Portátil ITDEC 4000. Disponível em: <https://www.instrutemp.com.br/produto/decibelimetro+portatil+itdec4000>. Acesso em 28 nov. 2018.

MONTEIRO, Luciano Fernandes; LIMA, Hugo Leonardo Moreira; SOUZA, Marcia Juliana Paiva de. A importância da saúde e segurança no trabalho nos processos logísticos. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 12., 2005, Bauru. Anais eletrônicos...

Disponível em:

<http://www.simpep.feb.unesp.br/anais/anais_12/copiar.php?arquivo=Monteiro_LF_A%20im portancia%20da%20s.pdf>. Acesso em 10 fev. 2019.

ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. Saúde e vida no trabalho: um direito humano fundamental. 1. ed. Genebra: Palmigráfica Artes Gráficas, 2009.

SHERIQUE, Jaques. O verdadeiro papel das normas regulamentadoras. 2015. Disponível em: <http://sherique.com.br/wp-content/uploads/2015/10/30-Dicas-de-

Preven%C3%A7%C3%A3o-O-Papel-das-Normas-Regulamentadoras.pdf>. Acesso em 17 fev. 2019.

UNIMETRO. Calibrador para decibelímetros e dosímetros com calibração ND. Disponível em: < http://www.unimetro.com.br/loja/produtos.asp?produto=223>. Acesso em 28 nov. 2018.

ANEXO A – COMPROVANTE DE FORNECIMENTO DE EPI

Nome da Empresa: Assessoria em Medicina e

Segurança do Trabalho: COMPROVANTE DE FORNECIMENTO DE

E.P.I.

Nome: Setor: Função: MOTIVO DE DEVOLUÇÃO – M.D.

(1) Quebrou (10) Extraviou (2) Descolou (11) Terminou (3) Sujou (12) Quebrou (4) Amassou (13) Molhou (5) Rasgou (14) Manchou (6) Arrebentou (15) Descosturou (7) Endureceu (16) Mudança de Função (8) Saturou (17) Desligado (9) Furou (18) Outros LEGENDA E.P.I.: Equipamento de Proteção Individual M.D.: Motivo de Devolução C.A.: Certificado de Aprovação (ou controle interno)

Empregado: Usuário das peças Almoxarife: Fornecedor

N° Cadastro Manequim: Calçado: Tamanho de luvas

Data de Admissão Data de Demissão

CPF: RG:

DECLARAÇÃO DE RECEBIMENTO

Dos Equipamentos de Proteção Individual: Pelo presente declaro ter recebido os equipamentos de proteção individual (EPI), abaixo relacionados, de acordo com a necessidade de meu cargo/função, em perfeito estado de conservação e funcionamento, devendo solicitar sua substituição sempre que os mesmos estiverem desgastados, danificados ou não preencherem as finalidades a que se destinam, ficando ciente da obrigatoriedade de seu uso, exclusivamente no local e em função do trabalho, bem como da devolução do mesmo ao termino de contrato de trabalho, responsabilizando-me ainda, enquanto funcionário, pela sua guarda e conservação, cabendo indenizar seu custo a empresa no caso de extravio ou danos provocados por utilização indevida. Declaro também, que na ocasião de entrega dos referidos equipamentos relacionados, fui devidamente treinado e orientado pelo “SESMT” da empresa, quanto ao uso correto, recebendo ainda informações sobre sua conservação e higienização, conforme a NR 6, item 6.2, 6.4. 6.6. 6.7 e suas alíneas, atendendo ainda o disposto na NR-1, item 1.7. alíneas A,C (Títulos I e II), 1.8, alíneas A,B e D, subitem 1.8.1 da Portaria Ministerial nº 3.214 de 08/06/78, alterada com a portaria nº 06 de 09/03/83, fundamentada pela CLT, Lei nº 6.514, Cap. “V”, artigos 157 (Títulos I e II) e 158 (Títulos I e II, alíneas A e B) de 22/12/77.

O descumprimento dos termos aqui estabelecidos, importara em ato faltoso do empregado, com aplicação de penalidades, que a critério do empregador, poderão variar de advertência por escrito a rescisão do contrato de trabalho, por justa causa, independentemente de outras medidas de ordem jurídica aplicáveis com base especialmente no Art. 158 da CLT e NR-1 da Portaria do MTE 3.214/78 (1.8 e 1.8.1).

OBS:

Data:

Ciente:

Assinatura do Empregado Solicitamos observar com atenção as orientações e instruções dadas pela empresa, referente a correta utilização e finalidade dos EPI`s fornecidos.

Data da

Entrega Quant Unid Especificação do Material ou controle Nº CA Almoxarife Empregado

Data da

ANEXO B – REGISTRO DE TREINAMENTO

Empresa:

DATA: Horário:

REGISTRO DE TREINAMENTO

Tema principal: segurança no trabalho, uso, conservação e troca dos EPIs.

Os empregados abaixo assinados, usuários de equipamentos de proteção individual participaram do treinamento periódico sobre:

-RISCO FÍSICO: Ruído, conhecendo os riscos; uso troca e conservação dos EPIs. Ruído da empresa.

-RISCO QUÍMICO: Conhecendo O Risco químico, uso, troca e conservação dos EPIs. -RISCOS DE ACIDENTE: conhecendo os riscos; uso troca e conservação dos EPIs, o uso de calçados e luvas, cinto paraquedista (acima de 2 metros) e demais cuidados com segurança e higiene.

-RISCO ERGONÔMICO: Posturas físicas de trabalho, o bom uso das cadeiras, a prática de caminhadas e exercícios físicos, alongamentos e a prática de exercícios físicos em geral. -USO DE ADVERTÊNCIA POR ESCRITO E DEMISSÃO POR JUSTA CAUSA APÓS 3 ADVERTÊNCIAS SEGUIDAS, VISANDO A SEGURANÇA DO EMPREGADO E manutenção da EMPRESA dentro da qualidade total exigida pelas terceirizadas e o MTE.

NOME SETOR ASSINATURA

01 02 03 04 05 06 07 08 09

ANEXO C – CHECK LIST DE EPIs

CHECK LIST DE EPIs

Função EPIs SIM NÃO

Almoxarife

Protetor auditivo tipo plug - CA 5745

Protetor solar - CA NA

Luva de proteção - CA 15366

Máscara respiratória PFF2 - CA 9626

Óculos de segurança - CA 15649

Capacete de segurança classe A - CA 29637

Botina - CA 26446

Repelente - CA NA

Armador de Ferragens

Protetor auditivo tipo plug - CA 5745

Protetor solar - CA NA

Luva de proteção - CA 15366

Máscara respiratória PFF2 - CA 9626

Óculos de segurança - CA 15649

Capacete de segurança classe A - CA 29637

Botina - CA 26446

Cinto de segurança - CA 35509

Luva isolante de borracha - CA 2178

Colete salva-vidas - CA NA

Repelente - CA NA

Carpinteiro

Protetor auditivo tipo plug - CA 5745

Protetor solar - CA NA

Luva de proteção - CA 15366

Máscara respiratória PFF2 - CA 9626

Óculos de segurança - CA 15649

Capacete de segurança classe A - CA 29637

Botina - CA 26446

Cinto de segurança - CA 35509

Luva isolante de borracha - CA 2178

Colete salva-vidas - CA NA

Repelente - CA NA

Engenheiro Civil

Protetor auditivo tipo plug - CA 5745

Protetor solar - CA NA

Luva de proteção - CA 15366

Máscara respiratória PFF2 - CA 9626

Óculos de segurança - CA 15649

Capacete de segurança classe A - CA 29637

Botina - CA 26446

Cinto de segurança - CA 35509

Repelente - CA NA

Mestre de Obras

Protetor auditivo tipo plug - CA 5745

Protetor solar - CA NA

Luva de proteção - CA 15366

Máscara respiratória PFF2 - CA 9626

Óculos de segurança - CA 15649

Capacete de segurança classe A - CA 29637

Botina - CA 26446

Cinto de segurança - CA 35509

Colete salva-vidas - CA NA

Repelente - CA NA

Pedreiro

Protetor auditivo tipo plug - CA 5745

Protetor solar - CA NA

Luva de proteção - CA 15366

Máscara respiratória PFF2 - CA 9626

Óculos de segurança - CA 15649

Capacete de segurança classe A - CA 29637

Botina - CA 26446

Cinto de segurança - CA 35509

Luva isolante de borracha - CA 2178

Colete salva-vidas - CA NA

Repelente - CA NA

Servente de Obra

Protetor auditivo tipo plug - CA 5745

Protetor solar - CA NA

Luva de proteção - CA 15366

Máscara respiratória PFF2 - CA 9626

Óculos de segurança - CA 15649

Capacete de segurança classe A - CA 29637

Botina - CA 26446

Cinto de segurança - CA 35509

Luva isolante de borracha - CA 2178

Colete salva-vidas - CA NA

Repelente - CA NA

Técnico de Segurança do Trabalho

Protetor auditivo tipo plug - CA 5745

Protetor solar - CA NA

Luva de proteção - CA 15366

Máscara respiratória PFF2 - CA 9626

Óculos de segurança - CA 15649

Capacete de segurança classe A - CA 29637

Botina - CA 26446

Cinto de segurança - CA 35509

Colete salva-vidas - CA NA

ANEXO D – QUESTIONÁRIO APLICADO AOS FUNCIONÁRIOS SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO

Questionário de sastifação para colaboradores

XXX Empreiteira de Mão de Obra Ltda.

Data:

Instruções de resposta ao questionário:

Este questionário versa um conjunto de temáticas relativas ao modo como o colaborador percepciona a organização de modo a aferir o grau de satisfação com a organização e de motivação sobre as actividades que desenvolve.

É de toda a conveniência que responda com o máximo de rigor e honestidade, pois só assim é possível à sua organização apostar numa melhoria contínua dos serviços que presta.

Não há respostas certas ou erradas relativamente a qualquer dos itens, pretendendo-se apenas a sua opinião pessoal e sincera.

Este questionário é de natureza confidencial. O tratamento deste, por sua vez, é efectuado de uma forma global, não sendo sujeito a uma análise individualizada, o que significa que o seu anonimato é respeitado.

1. Satisfação global dos colaboradores com a empresa

Satisfação com… Grau de Satisfação Registe aqui as suas sugestões de melhoria

1 2 3 4 5

Imagem da empresa

Desempenho global da empresa Papel da empresa na sociedade Relacionamento da empresa com os cidadãos e a sociedade

Forma como a empresa gere os conflitos de interesses

Nível de envolvimento dos colaboradores na empresa e na respectiva missão. Envolvimento dos colaboradores nos processos de tomada de decisão Envolvimento dos colaboradores em actividades de melhoria

Mecanismos de consulta e diálogo entre colaboradores e gestores

1 = Muito Insatisfeito, 2 = Insatisfeito, 3 = Pouco Satisfeito, 4 = Satisfeito e 5 = Muito Satisfeito.

2. Satisfação com a gestão e sistemas de gestão

Satisfação com… Grau de Satisfação Registe aqui as suas sugestões de melhoria

1 2 3 4 5

Aptidão da liderança para conduzir a empresa (estabelecer objectivos, afectar recursos, monitorizar o andamento dos projectos…) Gerente de produção Encarregado de produção

Aptidão da gestão para comunicar

Gerente de produção Encarregado de produção Forma como o sistema de avaliação do desempenho em vigor foi implementado Forma como os objetivos individuais e partilhados são fixados

Forma como a empresa recompensa os esforços individuais

Forma como a empresa recompensa os esforços de grupo

Postura da empresa face à mudança e à modernização

1 = Muito Insatisfeito, 2 = Insatisfeito, 3 = Pouco Satisfeito, 4 = Satisfeito e 5 = Muito Satisfeito.

3. Satisfação com as condições de trabalho

Satisfação com… Grau de Satisfação Registe aqui as suas sugestões de melhoria

1 2 3 4 5

Ambiente de trabalho Treinamentos

Modo como a empresa lida os conflitos, queixas ou problemas pessoais Horário de trabalho

Horário de descanso Horas extras

Possibilidade de conciliar o trabalho com a vida familiar e assuntos pessoais Possibilidade de conciliar o trabalho com assuntos relacionados com a saúde Igualdade de oportunidades para o desenvolvimento de novas competências profissionais

Igualdade de oportunidades nos processos de promoção

Igualdade de tratamento na empresa

1 = Muito Insatisfeito, 2 = Insatisfeito, 3 = Pouco Satisfeito, 4 = Satisfeito e 5 = Muito Satisfeito.

4. Satisfação com o desenvolvimento da carreira

Satisfação com… Grau de Satisfação O que falta para que o seu grau de satisfação seja 5?

1 2 3 4 5

Politica de gestão de recursos humanos existente na empresa

Oportunidades criadas pela empresa para desenvolver novas competências Ações de formação que realizou até ao presente

Mecanismos de consulta e diálogo existentes na empresa

Nível de conhecimento que tem dos objetivos da empresa

1 = Muito desmotivado, 2 = Desmotivado, 3 = Pouco Motivado, 4 = Motivado e 5 = Muito Motivado.

5. Níveis de motivação

Motivação para… Grau de Motivação O que falta para que o seu grau de motivação seja 5?

1 2 3 4 5

Aprender novos métodos de trabalho Desenvolver trabalho em equipe Participar em ações de formação Participar em projectos de mudança na empresa

Sugerir melhorias

1 = Muito Insatisfeito, 2 = Insatisfeito, 3 = Pouco Satisfeito, 4 = Satisfeito e 5 = Muito Satisfeito.

6. Satisfação com o estilo de liderança

Satisfação com… C o n c o rd o D is c o rd o Grau de Satisfação

Registe aqui as suas sugestões de melhoria

1 2 3 4 5

Gerente de Produção

Lidera através do exemplo

Demonstra empenho no processo de mudança

Aceita críticas construtivas Aceita sugestões de melhoria

Delega competências e responsabilidades Estimula a iniciativa das pessoas

Encoraja a confiança mútua e o respeito Assegura o desenvolvimento de uma cultura de mudança

Promove acções de formação Reconhece e premeia os esforços individuais e das equipas

Adequa o tratamento dado às pessoas, às necessidades e ás situações em causa

Satisfação com… C o n c o rd o D is c o rd o Grau de Satisfação

Registe aqui as suas sugestões de melhoria

1 2 3 4 5

Encarregado de Produção

Lidera através do exemplo

Demonstra empenho no processo de mudança

Aceita críticas construtivas Aceita sugestões de melhoria

Delega competências e responsabilidades Estimula a iniciativa das pessoas

Encoraja a confiança mútua e o respeito Assegura o desenvolvimento de uma cultura de mudança

Promove acções de formação Reconhece e premeia os esforços individuais e das equipas

Adequa o tratamento dado às pessoas, às necessidades e ás situações em causa

7. Satisfação com as condições de higiene, segurança, equipamentos e serviços

Satisfação com… Grau de Satisfação Registe aqui as suas sugestões de melhoria

1 2 3 4 5

Equipamentos de proteção individual (EPI) disponíveis

Treinamentos para utiização dos equipamentos de proteção individual (EPI) Equipamentos de comunicação disponíveis Condições de higiene Condições de segurança Condições do ambiente

ANEXO E – FOTOS DA OBRA

Figura 10 – Barragem CGH Monza

Fonte: Autor (2018).

Figura 11 – Tomada D’Água CGH Monza

Figura 12 – Escavação do Canal CGH Monza

Fonte: Autor (2018).

Figura 13 – Blocos de Ancoragem CGH Monza

Figura 14 – Casa de Força CGH Monza

Fonte: Autor (2018).

Figura 15 – Rio Passinho Fundo

Documentos relacionados