• Nenhum resultado encontrado

Propósito Ajudar as crianças a desejarem tornar-se puras de coração como foi Enoque

Preparação 1. Em espírito de oração, estude:

• Moisés 6:26–47—Enoque é chamado por Deus. Ele sente-se despreparado, mas é abençoado.

• Moisés 7:1–4—Enoque fala com o Senhor face a face.

• Moisés 7:11–33, 41, 44, 47—É fundada a cidade de Sião. Enoque tem uma visão de todos os habitantes da Terra.

• Moisés 7:62–65, 69; Regras de Fé 1:10—O retorno da cidade de Sião. 2. Leitura adicional:

• D&C 107:48–49—Enoque anda e fala com o Senhor. • Gênesis 5:21–24—Enoque anda com Deus.

• O restante de Moisés 6 e 7.

3. Estude a lição e decida como pretende ensinar às crianças as histórias das escrituras. (Ver “Preparação das Aulas”, p. vi, e “Ensinar Usando as

Escrituras”, p. vii.) Escolha as perguntas do debate e as atividades

complementares que mais ajudem as crianças a alcançarem o propósito da aula.

4. Material necessário:

a. Uma Pérola de Grande Valor para cada criança. b. Um Livro de Mórmon e uma Doutrina e Convênios.

c. Uma vasilha transparente, com água limpa, para ser colocada dentro de uma vasilha maior com água suja ou barrenta. (Ver atividade motivadora.) d. Gravura 6–6: A Cidade de Enoque.

Sugestões para o Desenvolvimento

da Lição Convide uma criança para fazer a primeira oração.

Atividade Coloque uma vasilha com água limpa dentro de outra com água suja. Mostre Motivadora que a água na vasilha menor pode permanecer pura mesmo estando rodeada

por água suja. Compare a água limpa às pessoas que tentam ter uma vida limpa em um mundo iníquo. É possível permanecermos puros e em retidão se não permitirmos que nenhuma impureza ou iniqüidade entre em nossa vida. Diga às crianças que nesta lição aprenderão a respeito de Enoque, um profeta do Velho Testamento, que era puro de coração.

História das Ensine às crianças a história de Enoque, conforme se encontra nas escrituras Escrituras relacionadas na seção “Preparação”. (Para sugestões de como ensinar a história

das escrituras, ver “Ensinar Usando as Escrituras”, p. 12.) Destaque os seguintes pontos da vida de Enoque:

• Quando Enoque foi chamado para ser um profeta, sentiu-se inadequado. Ele era jovem e não falava com desembaraço (Moisés 6:31), mas tinha fé no Senhor e obedecia a Sua vontade.

7

• Enoque falou com o Senhor face a face e teve muitas visões. Profetizou a Restauração do evangelho e o surgimento do Livro de Mórmon [“ (...) e da terra farei brotar a verdade (...)” (Moisés 7:62)], a pregação do evangelho em todo o mundo, a construção da Nova Jerusalém e a chegada do Milênio. • Enoque ensinou, ajudou a converter e batizou muitas pessoas, que se

tornaram tão justas que viveram na “Cidade da Santidade, ou Sião”. (Moisés 7:19)

• Essa cidade santa foi “levada ao céu” e retornará no Milênio. Quando regressar, unir-se-á à Sião terrena, que é a Nova Jerusalém.

Debate Ao preparar a aula, estude as seguintes perguntas e referências de escrituras. Use as perguntas que mais ajudem as crianças a entender as escrituras e aplicar os princípios em sua vida. Ler e discutir as escrituras durante a aula irá ajudá-las a chegar a seus próprios pontos de vista a respeito do assunto.

• Como Enoque recebeu seu chamado? (Moisés 6:26–27, 42) O que Enoque foi chamado a fazer?

• Como era a maioria do povo no tempo em que Enoque foi chamado? (Moisés 6:27–29)

• Por que Enoque achou que o chamado era difícil demais para ele? (Moisés 6:31) O que o Senhor disse especificamente para Enoque fazer antes que fosse abençoado? (Moisés 6:32) O que o Senhor mandou que Enoque

dissesse? (Moisés 6:33) Como foram cumpridas as promessas do Senhor que estão em Moisés 6:34? (Moisés 7:13)

• Pensem em uma ocasião em que vocês tiveram dificuldades ou um problema sério. O que podem aprender com o exemplo dado por Enoque ao enfrentar dificuldades? (Ver atividade complementar 1.)

• O que as visões de Enoque podem-nos ensinar a respeito do Senhor? (Moisés 7:4) O que Enoque ficou sabendo a respeito das pessoas do mundo?

(Moisés 7:41)

• Mostre a gravura “A Cidade de Enoque”. Como as pessoas que deram ouvidos e obedeceram às palavras de Enoque foram abençoadas? (Moisés 7:16–17) Por que sua cidade se chamou Sião? (Moisés 7:18–19) O que vocês acham que significa ser “uno de coração e vontade”? Como podem ajudar sua família a ser mais semelhante ao povo de Sião? (Ver atividade

complementar 4.)

• O que aconteceu com Enoque e com todo o povo da cidade de Enoque? (Moisés 7:21, 69; D&C 107:49) O que significa ser “levada ao céu” ou transladada? Ajude as crianças a entenderem que quando as pessoas são transladadas seu corpo passa por modificações para que não mais sintam dores nem provem a morte. (3 Néfi 28:7) Na época da Segunda Vinda, serão “transformados num abrir e fechar de olhos, da mortalidade para a

imortalidade”. (3 Néfi 28:8)

• Por que o Senhor chorou? (Moisés 7:2; 32–33) Como vocês querem que seus pais e o Senhor se sintam quando virem seus atos? Como sabemos que cada pessoa é importante para o Senhor?

• Quando Enoque chorou, o que o Senhor fez para confortá-lo? (Moisés 7:44–45, 47) Como pensar em Jesus Cristo e em Seu amor pode confortar- nos, apesar de toda a iniqüidade do mundo?

• Quando Sião, ou seja, uma cidade para os puros de coração, será

Lição 7

Terra” em preparação para o estabelecimento de Sião? [O Presidente Ezra Taft Benson disse que essa verdade é o Livro de Mórmon (“A Dádiva da Revelação Moderna”, A Liahona, janeiro de 1987, p. 80.) Como podemos ajudar essa profecia a respeito do Livro de Mórmon a se cumprir?

• Onde Sião, a Nova Jerusalém, será construída? (Regras de Fé, 1:10) • Por quanto tempo Jesus Cristo ficará na Terra com os justos, em Sião?

(Moisés 7:64–65) Diga que esse período de mil anos chama-se Milênio. • Como vocês podem participar da preparação para essa época de alegria em

que Sião será estabelecida? (Ver atividade complementar 3.)

Atividades

Complementares Você pode usar uma ou mais das atividades abaixo, em qualquer momento da aula, ou como recapitulação, resumo ou desafio.

1. Compare a história do chamado de Enoque com as promessas do Senhor, em Éter 12:27, àqueles que se sentem despreparados para aceitar chamados. Peça às crianças que marquem na Pérola de Grande Valor qualquer dos versículos à seguir que possam fortalecê-las e ajudá-las quando sentirem-se despreparadas:

Moisés 6:31—Enoque sentiu-se fraco, por isso orou com humildade. Moisés 7:13—Enoque teve fé e suas fraquezas tornaram-se sua força. Moisés 6:35—Enoque era obediente.

Moisés 6:37—Enoque trabalhava muito. Moisés 7:41, 44—Enoque tinha compaixão.

2. Debata a afirmação do Presidente Spencer W. Kimball:

“Durante muitos anos, temos sido ensinados que um importante resultado final de nossos labores, esperanças e aspirações nesta obra é a edificação de uma Sião dos últimos dias, uma Sião caracterizada por amor, harmonia e paz—uma Sião na qual os filhos do Senhor sejam unidos. (...)

Esse dia chegará; é nosso alvo final fazer com que sobrevenha! (...) Isto somente poderá ser conseguido mediante esforço diário, constante e dedicado, unido, feito pelos membros da Igreja. (...) Permiti-me sugerir três coisas fundamentais que devemos fazer, se quisermos que Sião retorne (...) Em primeiro lugar, eliminemos (...) o egoísmo (...)

Em segundo lugar, devemos cooperar completamente e trabalhar em harmonia uns com os outros. (...)

Em terceiro lugar, devemos (...) sacrificar qualquer coisa que nos seja exigida pelo Senhor.” (“Como Nos Tornarmos os Puros de Coração”, A Liahona, outubro de 1978, pp. 135–138.)

Escreva no quadro-negro as três coisas que o Presidente Kimball disse que devemos fazer para que “Sião retorne”. Deixe as crianças pensarem em maneiras específicas para fazermos cada uma delas.

3. Ajude as crianças a decorarem a décima regra de fé. Explique-lhe que o Milênio será a época em que a Terra será renovada e Jesus Cristo reinará pessoalmente sobre ela.

4. Amarre um feixe de varetas finas com um barbante. Peça a uma das crianças para tentar quebrar as varetas sem desfazer o feixe. Explique-lhes que fazer isso é difícil demais para uma pessoa só. Desamarre o feixe e dê a cada

criança uma vareta para quebrar. Discuta a importância de cada um fazer sua parte para o estabelecimento de uma sociedade como a de Sião em casa e entre os amigos. Sugira às crianças que façam essa experiência em casa e discutam em família como podem fazer sua parte para tornar sua casa mais semelhante à cidade de Enoque.

5. Peça às crianças que digam coisas que podem fazer todos os dias para ajudá-las a tornarem-se mais puras de coração. Peça-lhes que citem coisas que acabam com essa pureza. (Ajude-as a pensar em mais coisas positivas do que negativas.) Escreva as idéias que tiveram em pedaços de papel e coloque-os numa vasilha. Chame a frente da sala de “Sião” e peça às

crianças que fiquem lado a lado, em uma fileira, de frente para “Sião”. Tire um papel da vasilha, leia o que estiver escrito e diga às crianças para darem um passo à frente se for uma idéia que os ajudará a tornarem-se puros e um passo para trás se for uma idéia que possa influenciá-las a tornarem-se iníquas. Continue lendo as idéias até que as crianças cheguem a “Sião”. 6. Cante ou leia “Segue o Profeta” (Músicas para Crianças, p. 58), “Eu Quero Ser

Como Cristo” (Músicas para Crianças, p. 40) ou “Quando Jesus Voltar” (Músicas para Crianças, p. 46).

Conclusão

Testemunho Preste testemunho de que ser puro de coração como Enoque e seu povo foram traz felicidade. Incentive as crianças a escolherem uma ou duas coisas que possam fazer durante a semana para tornarem-se mais puras de coração e, dessa forma ajudar às pessoas a sua volta a tornarem-se melhores também. Sugestão para Incentive as crianças a conversarem com a família a respeito de uma parte Atividade com específica da lição, como, por exemplo, uma história, pergunta ou atividade, ou a Família lerem com a família a “Designação de Leitura Sugerida”.

Designação de Sugira às crianças que estudem, em casa, Moisés 7:18–21 para recapitularem a Leitura Sugerida lição.