• Nenhum resultado encontrado

Metodologia do Estudo

ENQUADRAMENTO FUNCIONAL

HABILITAÇÃO

P1

Atuação como docente há 10 anos. Experiência de 2 anos no primeiro ano do Ensino Fundamental.

Temporária contratada Graduação em Pedagogia, especialista em Informática da Educação.

P2

Atuação como docente há 17 anos. Experiência de 9 anos e 5 meses no primeiro ano do Ensino Fundamental.

Temporária contratada Graduação em Pedagogia, especialista em Gestão e Responsabilidade Social.

P3

Atuação como docente há 11 anos. Experiência de 9 anos e 2 meses no Ensino Fundamental.

Temporária contratada Graduação em Pedagogia, especialista em gestão escolar.

O passo inicial da pesquisa foi em outubro de 2013 com a solicitação de autorização junto à direção da escola para o desenvolvimento da pesquisa. Em seguida, houve o momento das entrevistas com as três professoras do primeiro ano do EF, visando compreender suas concepções acerca da proposta avaliativa e da articulação com as práticas educacionais desenvolvidas no cotidiano dessa escola.

Em seguida partimos para a parte da observação, que compreende o registro dos momentos das atividades de práticas pedagógicas avaliativas, verificando o que realmente ocorreu em campo, ou seja, no interior da sala de aula. As observações ocorreram de outubro de 2013 a fevereiro e 2014 com duração de 4 horas de aulas em cada aula observada, durante 4 dias em cada turma, totalizando 12 dias letivos, com 16 horas em cada sala, totalizando 48 horas de atividades observadas.

A observação das aulas possibilitou uma interação direta com as participantes da pesquisa e procurou identificar as estratégias de ensino e as práticas avaliativas desenvolvidas pelas professoras da escola com turmas do 1º ano do EF.

A seguir descrevemos o discurso escrito das professoras nas entrevistas, procurando evidenciar somente o foco dos objetivos traçados pela pesquisa. Que são os seguintes aspectos: Identificar as concepções das professoras acerca da avaliação das aprendizagens; conhecer a organização da prática avaliativa docente; as contribuições das professoras na proposta de avaliação formativa; os desafios das docentes no ato de construir as avaliações dos alunos e as observações das docentes no momento de produção das atividades avaliativas.

E, em seguida, apresentamos os dados recolhidos das observações das aulas das professoras identificando a prática docente em torno das tarefas dos alunos e das entrevistas desenvolvidas. Em seguida, passamos a construir a análise dos dados e a interpretação no contexto da investigação, visando uma compreensão e a contribuição para a implementação de ações de melhoria dos processos de ensino, aprendizagem e de avaliação.

Depois da fase de organização das transcrições das entrevistas e os registros das observações efetuadas na sala de aula, passou-se à fase sistemática de classificação e categorização identificando toda informação com base nos objetivos da investigação. O sistema de categorização que nos orientou no recorte dos textos das entrevistas foi o resultado dos eixos de análise previamente definidos.

Quadro III - Matriz de Categorização dos Professores do 1 ª ano

TEMA /SUB-TEMA CATEGORIA INDICADORES

Concepções de Avaliação

- Participação da família - A avaliação pra mim começa na família... (P1)

- Intervenção do professor - É um momento onde você avalia o que o aluno sabe, e o que ele não sabe, para que você possa fazer intervenção... (P2) - Busca pela aprendizagem

do aluno

- Bom, pra mim, avaliação da aprendizagem é tentar buscar saber o que o aluno necessita ainda aprender....(P3)

Práticas Avaliativas

- Participação dos alunos - ... Acho muito interessante que eles adorem construir. Criança adora pintar, adora desenhar. Então eu gosto de trabalhar isso com eles... ( P1).

- Dinamização nas atividades - Eu gosto de trabalhar as leituras, eu gosto de trabalhar jogos, eu gosto de trabalhar caça palavras, eu acho que assim a aula se torna mais interessante.... (P2).

- Envolvimento das crianças - ... Então, eu percebi que com atividades lúdicas eles se envolvem mais....(P3)

Desafios das professoras.

- Identificar as dificuldades - As dificuldades de trabalhar com eles conhecendo cada um para poder trabalhar as dificuldades. (P1)

- Avaliação diversificada É um desafio a gente trabalhar de várias formas, avaliar através da oralidade, escrita, da leitura. (P2)

- Heterogeneidade da turma - A maior dificuldade é que numa sala eles são heterogêneos, são várias crianças e vários mundos. (P3)

Organização das atividades das professoras.

- Identificação das dificuldades

Eu organizo através das dificuldades de cada um. Primeiramente eu tenho que conhecer cada um para fazer uma avaliação diferenciada para cada um deles. (P1)

- Avaliação diferenciada

A avaliação acontece de várias formas. Primeiro a diagóstica. Eu faço uma diagnose, eu verifico o que cada um sabe e o que ele sente dificuldade. (P2)

- Verificação dos avanços

Eu sempre busco além de fazer as atividades com eles, busco estar anotando, fazendo anotações, verificando o que ele avançou, o que ele melhorou, o que ele ampliou de conhecimento. (P3)

- Registros Avaliativos

- Anotações diárias Eu anoto tudo que acontece em sala. Anoto as dificuldades, frequência... (P1)

- Registros das atividades

As atividades dos alunos, a gente costuma registrar. Passa atividade, verifica, faz a análise e registra através dos registros no caderno. (P2)

- Atividades diárias

Eu uso as atividades e formo um portfólio, colocando as atividades que eles construíram. (P3)

No próximo capítulo abordaremos a análise de conteúdo, que segundo Franco (2008, p.12), “o ponto de partida da análise de conteúdo é a mensagem repassada na investigação, seja ela verbal, escrita, gestual, silenciosa, figurativa, documental ou diretamente provocada”. Desta forma a análise de conteúdo permite analisar as falas das professoras procurando identificar as impressões, interpretações, os anseios e os incômodos das professoras quando explicam sobre o trabalho docente.

Assim, trataremos de interpretar, sistematizar e posteriormente refletir os sentidos da realidade investigada. Os resultados das considerações serão a partir dos eixos de análise da pesquisa, resultado das entrevistas e das observações do contexto da escola, como veremos a seguir.

Capítulo IV

Documentos relacionados