• Nenhum resultado encontrado

ENSAIO ABERTO

No documento O Corredor (páginas 38-45)

Uma das propostas da professora Naira Ciotti para a turma de TCC espetáculo era que fizéssemos um ensaio aberto para a outra turma da mesma disciplina (que também faria o mesmo), orientada pelo Prof. Dr. Adriano Moraes13. No início fiquei pensando

de que forma iria apresentar meu trabalho, já que não tinha os vídeos editados e ainda não tinha me instalado em nenhuma parede do Departamento de Artes (Deart - UFRN). Decidi compartilhar todo o material que eu já tinha, desde vídeos, figurino, até ações que eu sabia que estariam na performance.

Iniciei minha apresentação furando a parede enquanto as pessoas chegavam na sala, onde tinha uma mesa de apoio com os vídeos das corridas passando no notebook, o texto “O Corredor” de Matéi, a câmera utilizada para as filmagens das corridas e os suportes utilizados para prender a câmera no meu corpo.

Em uma das paredes da sala coloquei meu figurino, simulando como eu ficaria na apresentação (fig. 12). Meu objetivo na apresentação era instalar duas cantoneiras e depois falar um pouco sobre cada elemento. Porém, o tempo para instalar foi além do que imaginava e quando terminei de colocar uma cantoneira, vi que algumas pessoas já tinham ido embora. Falei com as que ficaram e respondi perguntas de pessoas que estavam confusas, sem entender nada. No fim, minha professora foi até a cantoneira e colocou um certo peso sobre ela, e a cantoneira instalada se mostrou frágil e foi facilmente arrancada da parede. A parede era um pouco velha e seu interior só tinha barro seco, e não segurou a bucha com o parafuso da forma necessária.

13 ADRIANO MORAES, natural do noroeste do Paraná (PR), é um artista-docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde dá aulas principalmente nos seguintes temas: Teatro, Poética de Ator, Formas do Drama, Pedagogia do Teatro.

39

Vídeo - Ensaio Aberto TCC Espetáculo 2019.1 UFRN

A partir do ensaio aberto, decidi mudar o formato da apresentação, percebendo que a instalação da cantoneira não podia fazer parte da performance, por ser algo que depende de outros fatores para dar certo, como a qualidade da parede, o tempo que levaria para instalar os apoios do meu corpo e o esforço envolvido nessa mão de obra minutos antes de me instalar. Toda a preparação da instalação (teste da parede, instalar as cantoneiras) tinha que ser feita antes para dar tempo de corrigir alguns imprevistos que pudessem atrapalhar a performance.

USE O CELULAR E O Aplicativo DO QRcode

40

APRESENTAÇÕES

A performance-instalação “O Corredor” teve sua primeira apresentação dentro da programação do "Tudo AMostra" (2019.1)14, sendo apresentada nos dias 25 e 26 de junho.

Foi a primeira vez que eu juntei todos os elementos da performance e fiquei 4 horas seguidas instalado. Até então tinha feito testes e ficado algum tempo instalado, mas nunca fiquei todo o tempo proposto. O primeiro dia foi um pouco corrido, o tempo para colocar as cantoneiras e o esforço levaram um pouco da minha energia e não pude descansar antes de me instalar. Nesse dia contei com a ajuda de Geovana Grunauer, Janderson Azevedo e Marcone Soares, todos alunos do curso de artes visuais e que estavam matriculados na disciplina de Estudos da Performance I. Eles ficaram responsáveis por registrar a performance, cuidar da parte técnica da projeção enquanto estava instalado, bem como me ajudar a descer da instalação quando precisasse.

O maior desafio foi controlar a ansiedade e organizar todos os materiais para que, quando eu estivesse instalado, não acontecesse nada de inesperado e eu não precisasse ajustar. Durante a instalação eu busquei focar no meu corpo, fazendo micro movimentos em partes que estavam ficando dormentes, buscava a todo momento manter o equilíbrio. Minha mente tentava me levar para outros lugares, me questionando a importância do trabalho, fazendo eu pensar que estava no meu limite e que deveria descer. Tais pensamentos ficavam mais fortes quando ninguém estava assistindo. Vencer os próprios pensamentos negativos já era um grande desafio, que uma vez superado me fazia conhecer novos estados corporais e uma nova resistência. Senti que estar instalado exige tanto esforço quanto correr pela cidade. Se manter correndo, vencendo o pensamento de querer parar e descansar, se compara à vontade de descer da instalação para descansar e quem sabe, até não voltar mais.

41 A apresentação estava programada para dois dias. No segundo dia meu corpo ainda

sentia dores do dia anterior, mas me sentia preparado. Agora, a instalação já não era uma imaginação, meu corpo sabia o que esperar. O segundo dia passou mais rápido e o número de público tinha reduzido. Nesse dia me permiti passar mais tempo no descanso e até esperava alguém chegar para assistir a instalação para poder subir. A minha subida e descida faziam parte da performance. Era uma ação que eu queria que fosse vista, revelando assim, os limites do meu corpo e o reconhecimento deles.

42 NAC - UFRN

A segunda apresentação da performance-instalação “O Corredor” foi na Galeria Conviv’Art - NAC15 (UFRN), realizada no dia 27 de agosto de 2019. Seu principal objetivo

era fazer um registro completo da performance para submeter em editais. O espaço era amplo e o fato de ser uma galeria fez com que a imagem criada fosse melhor vista/apresentada. Todas as paredes eram brancas e a única coisa no espaço era meu corpo suspenso em uma delas (fig. 15). Neste dia os alunos do IFRN Campus Rocas16, do qual sou estagiário da

disciplina de Artes Cênicas, foram assistir a apresentação (fig. 16). O convite para a turma se deu pelo fato de estar trabalhando com performance durante o semestre. A apresentação foi um ponto forte de discussões sobre o que seria performance17.

15 GALERIA CONVIV’ART do Núcleo de Arte e Cultura da UFRN, é um espaço de fomento à produção e a visibilidade das artes visuais. Anualmente a galeria recebe, em média, dez exposições selecionadas através de edital de ocupação, como também propostas de interesse institucional vinculadas a políticas estruturantes da universidade.

16 A Unidade Rocas do IFRN - Instituto Federal do Rio Grande do Norte, foi inaugurado no dia 25 de abril de 2016, passando a funcionar como uma extensão do campus Cidade Alta. O instituto oferece cursos técnicos integrados em Multimídia e Lazer e o curso de graduação em tecnologia em Gestão Desportiva e de Lazer.

17 Alguns relatos decorrentes dessas discussões podem ser vistos nos anexos.

43

Figura 15 - Performance-Instalação “O Corredor”. Apresentação na Galeria Conviv’Art (NAC - UFRN). Foto: Janderson Azevedo.

Figura 16 - Alunos do IFRN Rocas. Performance-Instalação “O Corredor”. Apresentação na Galeria Conviv’Art (NAC - UFRN). Foto: Janderson Azevedo.

44

conclusão

A partir dos processos práticos vividos na criação da Performance-Instalação “O Corredor”, pude começar a reconhecer um modo de criação própria. No qual me coloquei no lugar de construir um olhar atento sobre cada passo, cada etapa, capturando micro- referências; um olhar voltado para as micro-percepções. Para isso destaco a importância do registro dessas imagens/percepções, criando um arquivo do trabalho. Como este que apresento aqui.

Durante a escrita deste trabalho pude reorganizar as etapas de criações e resgatar materiais que já tinham sido esquecidos ou deixados de lado por estarem presentes como referências iniciais, não fazendo parte diretamente da obra “final”. Tal processo de escrita e compartilhamento desses arquivos construídos durante o processo de criação, me fizeram lançar um novo olhar sobre a performance-instalação “O Corredor”, percebendo seus alcances referenciais e sua complexidade de execução. Reconhecer esses aspectos foi, para mim, caminhar para um reconhecimento próprio de que sou um artista. Um pensamento que não foi construído durante o curso de Licenciatura em Teatro. Neste momento ressalto a importância de ter desenvolvido, de forma mais autônoma possível, a criação de um trabalho artístico, onde pude estudar o exercício de recorte e construção de uma imagem poética, a criação de uma prática corporal específica para o trabalho e ter me colocado em um estado vulnerável ao performar.

A performance-instalação “O Corredor” se tornou, para mim, a experiência mais importante dentro da minha formação no curso de Licenciatura em Teatro. Fruto da disciplina de TCC Espetáculo, a instalação me levou aos estudos de artistas e teorias dentro da área da performance. Se tornando, objeto descrito neste Trabalho de Conclusão de Curso.

45

Vídeo - Gravação Performance “O corredor” (Apresentação NAC)

USE O CELULAR E O Aplicativo DO QRcode

No documento O Corredor (páginas 38-45)

Documentos relacionados