• Nenhum resultado encontrado

5 RESULTADOS E DISCUSSÃO

5.2 ENSAIOS DE ADSORÇÃO

Os resultados dos testes preliminares obtidos dos ensaios de adsorção são mostrados na Tabela 6.

Tabela 6 – Resultados preliminares dos testes de adsorção.

Amostra Abatimento (%) SBA-15 75,23 2%Ag/SBA-15 86,84 8%Ag/SBA-15 89,24 2%Ni/SBA-15 54,54 8%Ni/SBA-15 51,59

Segundo os resultados apresentados na Tabela 6, verifica-se que com a funcionalização da SBA-15 com Ag+, o percentual de abatimento do teor de enxofre melhora em comparação a SBA-15 pura e a eficiência aumenta com a concentração desse íon metálico, atingindo um máximo de abatimento de 89,24%. Entretanto, para a funcionalização com sal de níquel, observa-se o comportamento inverso, uma vez que há um abatimento do teor de enxofre inferior em relação à SBA-15 sem metal e que há um decréscimo com o aumento da concentração.

A maior capacidade de adsorção da prata deve-se a maior interação da prata via complexação – π entre os íons Ag+ com os anéis aromáticos de enxofre devido a estes íons terem seus orbitais d totalmente preenchidos (HERNANDEZ-MALDONADO et al., 2005). No mecanismo de complexação – π os íons Ag+ podem formar ligações σ com os seus orbitais s, enquanto que os seus orbitais d podem doar a densidade eletrônica para os orbitais π* dos anéis aromáticos de enxofre. Os metais que podem formar ligações por complexação - π fortes são

aqueles que possuem orbitais s vazios e densidade eletrônica disponível nos orbitais d necessários para a retrodoação (LIN; ADHIKARI; WANG, 2009).

5.3 ISOTERMA DE ADSORÇÃO

Os ensaios de equilíbrio de adsorção para a obtenção de isotermas, foram obtidos pelo método de banho finito. Para a realização dos ensaios, levando em consideração o fator econômico, ambiental e eficiência dos testes preliminares, como já citado neste trabalho, optou- se pelo material funcionalizado com Ag+ na concentração de 2%, visto que este apresentou um percentual de abatimento do teor de enxofre melhor que o Ni2+ em ambas as concentrações e também um percentual de abatimento muito próximo da prata com concentração de 8%, que obteve a melhor eficiência. Na Figura 11, pode-se verificar o perfil da curva da isoterma de adsorção da SBA-15 com 2% de prata.

Figura 11 - Isoterma de adsorção para a SBA-15 com 2% prata.

Para ajustar a curva utilizou-se os modelos de Langmuir e Freundlich, por meio das equações (2) e (5). Os resultados da linearização são mostrados na Tabela 7.

Tabela 7 – Resultados gerados através dos ajustes pelos modelos de Freundlich e Lagmuir.

Amostra Ajuste dos Modelos

Freundlich Langmuir

Parâmetros Parâmetros

KF n R2 KL (L/mg) qm (mg/g) R2 2%Ag/SBA-15 7,913 x 10-2 1,2212 0,9909 2, 3 x 10-3 20,30 0,9994

Conforme os resultados obtidos o ajuste apresentou-se relevante para ambos os modelos, tendo como melhor ajuste o modelo de monocamada de Langmuir, pois todos os parâmetros são positivos, apresentam um coeficiente de correlação R2 mais próximo de 1 e possui uma alta capacidade máxima de adsorção (qm = 20,30 mg/g). Isso pode ser confirmado

através do fator de separação RL (0,1666061), visto que este resultado está compreendido entre

0 e 1, indicando que o processo adsortivo é favorável. Com relação ao modelo de Freundlich, o valor do parâmetro n (1,2212) encontra-se entre 1 e 10, implicando também que a adsorção da SBA-15 funcionalizada para compostos de enxofre é favorável.

Segundo Tang et al. (2011), o modelo de Langmuir pode descrever a adsorção por complexação – π, com a funcionalização dos íons Ag+ ocorre a substituição da adsorção física pela adsorção por complexação - π, a impregnação com Ag+ favorece sítios ativos entre o adsorvente e os compostos de enxofre e o aumento da concentração do metal é eficiente para elevar a capacidade de adsorção.

5.4 CINÉTICA DE ADSORÇÃO

Para avaliar o comportamento da adsorção com o tempo, realizou-se um estudo cinético. A Figura 12, apresenta o comportamento de adsorção ao decorrer do tempo da SBA-15 com 2% de prata.

Através da Figura 12, observa-se que a adsorção aumenta rapidamente nos tempos iniciais e ao decorrer do mesmo, o equilíbrio de adsorção é alcançado em aproximadamente 1437 minutos.

No início da adsorção, observa-se que uma elevada taxa de transferência de massa de adsorvato para o adsorvente, devido a elevada força motriz para a transferência de massa e também por causa de sítios ativos com maior afinidade disponíveis. Ao decorrer do tempo ocorre a redução da transferência de massa por causa dos compostos sulfurados terem sua concentração diminuída na fase fluida e pelos sítios ativos serem ocupados. Após certo tempo restam apenas os sítios ativos de difícil acesso a serem ocupados (LOPES, 2014).

Existem vários modelos cinéticos utilizados para direcionar a escolha de mecanismos de controle do processo de adsorção por tratamento de dados experimentais (GOMES, 2011). Neste trabalho, aplicaram-se os modelos de pseudo-primeira ordem, pseudo-segunda ordem e difusão intrapartícula. A Figura 13 apresenta as curvas obtidas para os modelos citados.

Figura 13 - Ajustes dos modelos pseudo-primeira ordem (a), pseudo-segunda ordem (b) e difusão intrapartícula

Os parâmetros cinéticos foram obtidos pelas regressões lineares dos gráficos de cada modelo aplicado. Na Tabela 8, observa-se os resultados determinados experimentalmente, incluindo os valores de qe.

Tabela 8 – Resultados dos parâmetros dos modelos cinéticos. Capacidade de adsorção qe,exp (mg.g-1) 5,2210

Pseudo-primeira ordem R2 0,89044 qe,cal (mg.g-1) 0,273 K1 0,00497 Pseudo-segunda ordem R2 0,99997 qe,cal (mg.g-1) 5,2192 K2 0,1070 Difusão intrapartícula R2 0,60622 qe,cal (mg.g-1) 4,97343 Ki 0,00778

Conforme os resultados da Tabela 8, verifica-se que o melhor ajuste foi para o modelo de pseudo-segunda ordem, visto que apresenta o coeficiente de correlação mais próximo de 1, R2 (0,99997) em comparação aos demais e também possui a capacidade de adsorção no equlibrio (qe, cal) mais próximo da capacidade máxima adsortiva experimental (qe, exp). Os

valores qe, cal para pseudo-primeira ordem e difusão intrapartícula não forma satisfatórios, visto

Segundo Ho e Mckay (1999), as reações de pseudo-segunda ordem baseiam-se na quimissorção, como etapa determinante, envolvendo as forças de valência através da troca de elétrons entre o adsorvente e o adsorbato, e a adsorção é proporcional ao número de sítios ativos. Isso explicaria o melhor ajuste do modelo pseudo-segunda para a SBA-15 funcionalizada com Ag+, a capacidade adsortiva de enxofre mais eficiente que a SBA-15 não funcionalizada e o crescimento do rendimento com o aumento da concentração.

5.5 PLANEJAMENTO FATORIAL

Com a finalidade de avaliar a significância dos fatores envolvidos durante a adsorção, um planejamento fatorial 22 foi realizado com blends de sais de prata e níquel. Os testes foram realizados em duplicata e os resultados estão expressos em porcentagem de adsorção de enxofre no diesel de alto teor (2.183,430 ppm), como pode ser visto na Tabela 9.

Tabela 9 - Resultados de abatimento do teor de enxofre para os blends com sais Ag+ e Ni2+. Experimento [Ni2+] [Ag+] Rendimento (%) Rendimento (%) Media

1 1 1 80,49 84,59 82,54

2 4 1 82,68 77,70 80,19

3 1 4 86,27 87,48 86,87

4 4 4 85,71 82,11 83,91

Conforme os dados apresentados na Tabela 9, o melhor resultado foi para o ensaio 3, seguido dos ensaios 4, 1 e 2, respectivamente, o aumento da concentração de íons prata aumenta o rendimento do abatimento de enxofre e que o níquel reduz a eficiência com o aumento de sua concentração. Estes resultados foram tratados no software Statistica 7.0. Os efeitos foram avaliados pelo gráfico de Pareto, Figura 14.

Figura 14 - Gráfico de Pareto dos efeitos para os blends de prata e níquel com 95% de confiança (p < 0,05).

Conforme o gráfico para um intervalo de confiança de 95 %, a variável [Ag+] apresentou um valor significativo positivo para adsorção de enxofre, pois possui um valor de P > 0,05. O sinal positivo no efeito dos fatores sugere um aumento na resposta pela mudança do nível inferior para o superior. Já para [Ni2+] o resultado não foi estatisticamente significativo (P< 0,05), evidenciado pelo valor negativo. O sinal negativo implica na diminuição da resposta pela alteração do nível inferior para o nível superior do fator. A partir disso, verifica-se que a mistura com o sal de níquel, na impregnação da SBA-15, prejudica a adsorção de enxofre (KLEINÜBING, 2006; DUARTE 2014; VALLES, et al., 2016).

Com a finalidade de avaliar a confiabilidade do modelo verificou-se a relação existente entre os valores preditos pelo modelo e os valores observados experimentalmente (KLEINÜBING, 2006). Na Figura 15, observa-se a relação obtida pelos dados previstos e observados experimentalmente.

Figura 15 - Valores preditos e valores desejados.

Segundo a Figura 15, verifica-se que quando o teor de níquel passa de 1% para 4%, o efeito do blend torna-se negativo, ou seja, o rendimento cai. Já a prata ao passar do teor de 1% para 4% o efeito é positivo, logo o rendimento aumenta significativamente e também possui o perfil do resultado bem próximo do desejado.

A superfície de resposta é uma metodologia constituída de duas etapas distintas, a modelagem e deslocamento, as quais são repetidas conforme a necessidade várias vezes com a finalidade de atingir uma ótima região da superfície investigada. A modelagem é realizada com o ajuste de modelos simples das respostas obtidas de planejamentos fatoriais. O deslocamento ocorre sempre em direção à inclinação máxima de um modelo, que corresponde a trajetória, na qual a resposta encontrada varia de modo mais acentuado (BARROS NETO; SCARMINIO; BRUNS, 2001). A Figura 16 apresenta o rendimento obtido através de superfícies de resposta para os dados experimentais dos blends.

Figura 16 - Superfície de resposta

Conforme a Figura 16, a condição ótima representada pela cor vermelha, ocorreu quando se utilizou o blend de para Ag+ 4% com Ni2+ 1%, que obteve um rendimento de 86, 87

%. A resposta foi obtida mais rapidamente à medida que se elevou a concentração de prata e diminuiu a concentração de níquel. A interação com a prata foi bastante significativa, entretanto a interação com o níquel reduziu o rendimento da adsorção de enxofre do diesel.

6 CONCLUSÃO

A SBA-15 pura e funcionalizada adsorveu os compostos de enxofre de diesel de alto teor, tendo como o mais eficiente os adsorventes funcionalizados com sal prata, chegando ao máximo de 89,94% de abatimento.

No ensaio de equilíbrio de adsorção realizado, a isoterma de adsorção ajustou-se melhor ao modelo de monocamada de Langmuir, em virtude de ter seus parâmetros positivos, R2 mais próximo de 1 e um fator de separação RL entre 0 e 1, indicando que a adsorção de compostos

sulfurados é favorável. Para esse modelo obteve-se uma alta capacidade de adsorção, chegando ao máximo de 20,30 mg/g.

O estudo cinético mostrou que o melhor ajuste ocorreu para o modelo pseudo-segunda ordem, pois o coeficiente de correlação R2 está mais próximo de 1 e o qe,cal é mais próximo do

qexp. Também através da cinética constatou-se que a quimissorção é o processo predominante,

e que através do mesmo, permite-se a ocorrência da adsorção por complexação – π, que resulta na capacidade adsortiva de enxofre mais elevada em relação a SBA-15 pura, indicando a importância da funcionalização. Para esse modelo obteve-se uma capacidade de adsorção de 5,2 mg.g-1.

Com o tratamento estatístico, a fim de otimizar a adsorção utilizando blends, verifica- se que a modificação com o sal de prata (Ag+) atuou de modo mais significativo, favorecendo a adsorção de compostos de enxofre, e que o rendimento cresce com o a aumento da concentração do mesmo. Entretanto, a utilização do sal de níquel (Ni2+) não favorece a adsorção de compostos de enxofre do diesel, quando impregnados na peneira molecular SBA-15, principalmente quando há elevação de sua concentração.

REFERÊNCIAS

ARAÚJO, N. F. Estudo das variáveis operacionais na síntese da peneira molecular

mesoporosa al-sba-15. 2013. 77f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-Graduação em

Engenharia Química, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, Brasil, 2013. Disponível em:

<http://www.ufrrj.br/posgrad/cpeq/paginas/docs_teses_dissert/dissertacoes2013/NathaliaFerre iraAraujo.pdf>. Acesso em: 17 jun 2015.

AUGUSTO FILHA, V. L. S Sílicas mesoporosas SBA-15 modificadas com aminas cíclicas

– síntese, caracterização e adsorção de cátions. 2011. 162f. Dissertação (Tese de Doutorado)

- Universidade Federal da Paraíba, 2011, João Pessoa, PB, Brasil, 2011. Disponível em: <http://www.quimica.ufpb.br/posgrad/teses/Tese_Vera_Lucia_Filha.pdf >. Acesso em: 22 jun. 2015.

BABICH, I. V.; MOULIJN, J. A. Science and technology of novel processes for deep desulfurization of oil refinery streams: a review. Fuel, v. 82, p. 607–631, abr.2003.

Disponível em: < http://ac.els-cdn.com/S0016236102003241/1-s2.0-S0016236102003241- main.pdf?_tid=5e3a8464-dc15-11e5-be6f-

00000aab0f01&acdnat=1456442183_61732fcf09128f8199ac19137c000724 >. Acesso em: 25 jun. 2015.

BARROS NETO, B.; SCARMINIO, I. S.; BRUNS, R. D. Como fazer experimentos: Pesquisa e desenvolvimento na ciência e na indústria 2. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2001.

BECK, J. S., et al. A new family of mesoporous molecular sieves prepared with liquid crystal templates. J. Am. Chem. Soc., v. 114, p. 10834-10843, dez. 1992. Disponível em:

<http://pubs.acs.org/doi/pdf/10.1021/ja00053a020 >. Acesso em: 20 jun. 2015. BENAMOR, T., et al. Influence of synthesis parameters on the physico-chemical

characteristics of SBA-15 type ordered mesoporous sílica. Microporous and Mesoporous

Materials, v. 153, p. 100 – 114, 2012. Disponível em:

< http://ac.els-cdn.com/S1387181111003192/1-s2.0-S1387181111003192- main.pdf?_tid=5e668604-bbd0-11e6-99dd-

00000aab0f01&acdnat=1481041609_1b90a089a15d2513c0b5d3859288e0f0 >. Acesso em: 22 jun. 2015.

CERUTTI, L. M. N. Dessulfurizacão da gasolina por adsorcão em zeolitas “y” trocadas

com cobre. 2007. 166f. Tese (Doutorado em engenharia Química) – Programa de Pós-

Graduação em Engenharia Química, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil, 2007. Disponível em: <

https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/89900/244801.pdf?sequence=1 &isAllowed=y%3E%20Acesso%20em%2026%20jul%202015 >. Acesso em: 20 abr. 2015. CHAUDHURI, H.; DASH, S.; SARKAR, A. Synthesis and use of SBA-15 adsorbent for dye- loaded wastewater treatment. Journal of Environmental Chemical Engineering, v. 3, p. 2866 – 2874, out. 2015. Disponívem em: <http://ac.els-cdn.com/S2213343715300087/1-s2.0- S2213343715300087-main.pdf?_tid=db7433fe-47a3-11e6-9410-

00000aab0f6c&acdnat=1468268156_ba46effaf4eaf4d593b90c0656fdecc8>. Acesso em: 17 jun. 2016.

CHEN, H., et al. Desulfurization of high-sulfur jet fuel bymesoporous π -complexation adsorbents. Chemical Engineering Science, v. 64, p. 5240- 5246, ago. 2009. Disponivel em: <http://ac.els-cdn.com/S0009250909005818/1-s2.0-S0009250909005818-

main.pdf?_tid=a760c818-dcbc-11e5-9233-

00000aacb360&acdnat=1456514032_cca6a620078393584e9abbe4094b6542>. Acesso em: 24 jul. 2015.

COELHO, J. A. Estudo da adsorção de compostos sulfurados em carbono ativado. [2009]. 50f. Monografia - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil, 2009. Disponível em: <http://www.eq.ufc.br/TFC/TFC_2009_Coelho.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2015.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRANSPORTES – CTN. Os impactos da má

qualidade do óleo diesel brasileiro, Brasília: CNT. 2012. Disponivél em:

<http://cms.cnt.org.br/Imagens%20CNT/Site%202015/Pesquisas%20PDF/Os%20impactos% 20da%20m%C3%A1%20qualidade%20do%20%C3%B3leo%20diesel%20brasileiro.pdf >. Acesso em: set. 2015.

DO BRASIL, N. I., et al. Processamento de petróleo e gás: petróleo e seus derivados, processamento primário, processos de refino, petroquímica e meio ambiente.

2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2014.

LI, D., et al.

Ceria-promoted Ni/SBA-15 catalysts for ethanol steam reforming

with enhanced activity and resistance to deactivation.

Applied Catalysis B:

Environmenta, v. 176, p. 532-541, abr. 2015. Disponível em: < http://www-sciencedirect-

com.ez18.periodicos.capes.gov.br/science/article/pii/S0926337315002088>. Acesso em ago. 2016.

DOĞAN, M., et al. Kinetics and mechanism of removal of methylene blue by adsorption onto perlite. Journal of Hazardous Materials B, v. 109, p. 141 – 148, mar. 2004. Disponível em: < http://ac.els-cdn.com/S0304389404001451/1-s2.0-S0304389404001451-

main.pdf?_tid=5e0f9644-adc2-11e6-92db-

00000aacb35e&acdnat=1479496279_27010e16c88f1c98287b15147ca232fb >. Acesso em: 23 set. 2016.

DUARTE, K. R. F. Novas alternativas de remoção de enxofre do óleo diesel utilizando

tensoativos e microemulsões. 2014. 110f. Tese (Doutorado em Engenharia Química) -

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil, 2014. Disponível em:

<http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/bitstream/123456789/15933/1/KahildeteRFD_TESE.pdf >. Acesso em: 22 jun. 2015.

GIL, A. G., et al. Ni/SBA-15 Catalysts for combined steam methane reforming andwater gas shift—Prepared for use in catalytic membrane reactors. Applied Catalysis A: General, v. 506, P. 188-196, set. 2015. Disponível em: < http://ac.els-cdn.com/S0926860X15301423/1- s2.0-S0926860X15301423-main.pdf?_tid=9a2f668c-bb0e-11e6-aa48-

00000aacb361&acdnat=1480958387_b4210377aacc649df9af8d3ecc41bd7f >. Acesso em: 25 jul. 2015.

GOMES, K. K. P. Síntese e caracterização de aluminofosfato impregnado com

molibdênio/zinco visando a dessulfurização por adsorção. 2011. 124f. Tese (Doutorado

em Engenharia Química) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil, 2011. Disponível em: <http://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/15910/1/KalyaneKPG_TESE.pdf>. Acesso em: 21 jun. 2015.

HERNÁNDEZ-MALDONADO, A. J., et al. Desulfurization of Transportation Fuels by π- Complexation Sorbents: Cu (I) -, Ni (II) -, and Zn (II)- zeolites. Appl. Catalysis. B:

Environmental, V. 56, P. 111-126, out. 2005. Disponível em:

<http://ac.els-cdn.com/S092633730400503X/1-s2.0-S092633730400503X- main.pdf?_tid=e6d85998-dc9e-11e5-979d-

00000aacb360&acdnat=1456501254_a892a1bf8f99218144fea85227236a45>. Acesso em: 23 jul. 2015.

HERNÁNDEZ-MALDONADO, A. J; YANG R. T. Desulfurization of Diesel Fuels by Adsorption via π-Complexation with Vapor-Phase Exchanged Cu (I)-Y Zeolites. J. Am

Chem. Soc., v. 126, p. 992-993, set. 2004a. Disponivel em: <

http://pubs.acs.org/doi/pdf/10.1021/ja039304m >. Acesso em: 23 jul. 2015.

HERNÁNDEZ-MALDONADO, A. J; YANG R. T. Desulfurization of Commercial Jet Fuels by Adsorption via π-Complexation with Vapor Phase Ion Exchanged Cu (I)-Y Zeolites. Ind.

Eng. Chem. Res., V. 43, n. 19, p. 6142-6149, ago. 2004b. Disponível em:

< http://pubs.acs.org/doi/abs/10.1021/ie049533x > Acesso em: 23 jul. 2015.

HO, Y. S.; MCKAY, G. Pseudo-second order model for sorption processes. Process

Biochemistry, v. 34, p. 451 – 565, 1999. Disponível em:

<http://dns2.asia.edu.tw/~ysho/YSHO-English/1000%20WC/PDF/Pro%20Bio34,%20451.pdf >. Acesso em: 11 nov. 2016.

HUANG, H.Y.; PADIN, J.; YANG, R.T. Anion and Cation Effects on Olefin Adsorption on Silver and Copper Halides: Ab Initio Effective Core Potential Study of π-Complexation. J.

Phys, Chem., v. 103, p. 3206-3212, nov.1999a.

Disponível em: < http://pubs.acs.org/doi/pdf/10.1021/jp982857c >. Acesso em: 10 ago. 2015. HUANG, H.Y; PADIN, J.; YANG, R.T. Comparison of π -Complexations of Ethylene and Carbon Monoxide with Cu+ and Ag+. Ind. Eng. Chem. Res, v. 38, p. 2720-2725, fev.1999b. Disponível em:< http://pubs.acs.org/doi/pdf/10.1021/ie990035b >. Acesso em: 13 ago. 2015. KLEINÜBING, S. J. remoção de cádmio, chumbo e cobre utilizando zeólita natural clinoptilolita em coluna de leito fixo. 2006. 103f. Dissertação (Mestrado em Engenharia

Química) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil, 2006. Disponível em:

< http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000386416>. Acesso em: 22 jun. 2016.

KOPAC, T. Non-isobaric adsorption analysis of SO2 on molecular sieve 13X and activated

carbon by dynamic technique. Chemical Engineering and Processing, v. 38, p. 45-53, ago. 1999. Disponível em: < http://ac-els-cdn-

com.ez18.periodicos.capes.gov.br/S0255270198000695/1-s2.0-S0255270198000695- main.pdf?_tid=903b9de0-bc1b-11e6-9203-

00000aacb360&acdnat=1481073905_28019950ad75c060c67913540bda250d >. Acesso em: 27 set. 2015.

LIN, K.-S.; ADHIKARI, A. K.; WANG, Z.-P. Desulfurization of Gasoline and Diesel by Adsorption with Cu (I)–Y Zeolite. Journal of Chemical Engineering of Japan, vol. 42, p.168-175, jul.2009. Disponível em:

< https://www.jstage.jst.go.jp/article/jcej/42/Supplement./4 2_08we164/_pdf >. Acesso em: 10 ago. 2015.

2014.Disponível em: < http://www.pipe.ufpr.br/portal/defesas/tese/61.pdf >. Acesso em: 24 nov. 2016.

LIU, Y., et al. Preparation and luminescent properties of (Tb3+þ-Yb3+þ) SSA/(SBA-15) composite materials. Journal of Luminescence, v. 180, p. 38-45, ago. 2016. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0022231315306761>. Acesso em: 25 nov. 2016.

LOPES, A. R. Adsorção de compostos de enxofre e nitrogênio do diesel comercial por

carvão ativado impregnado com paládio. 2014. 151f. Tese (Doutorado em Engenharia e Ciência dos Materiais) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos

Materiais, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil, 2014. Disponível em: < http://www.pipe.ufpr.br/portal/defesas/tese/61.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2016.

MA, L.; JIA, L.; XIANG, L. Catalytic activity of Ag/SBA‐15 for low‐temperature gas‐phase selective oxidation of benzyl alcohol to benzaldehyde. Chinese Journal of Catalysis, v. 35, p. 108 - 119, jan. 2014. Disponível em: <http://ac.els-cdn.com/S1872206712607207/1-s2.0- S1872206712607207-main.pdf?_tid=d2532dba-328c-11e6-93f8-

00000aab0f26&acdnat=1465949288_1317e1d70f3217d69be6b089cc55be96>. Acesso em: 15 ago. 2016.

MAAZ, S.; ROSE, M.; PALKOVITS, R. Systematic investigation of the pore structure and surface properties of SBA-15 by water vapor physisorption. Microporous and Mesoporous

Materials, v. 220, p. 183 – 187. 2016. Disponível em: < http://ac.els-

cdn.com/S1387181115004825/1-s2.0-S1387181115004825-main.pdf?_tid=a67971da-bbef- 11e6-b442-00000aab0f6b&acdnat=1481055044_2f4608aa45ce1de45df73fa3c8b677c2 > Acesso em: 21 out. 2016.

MELÉNDEZ-ORTIZ, H. V., et al. Synthesis of spherical SBA-15 mesoporous silica.

Influence of reaction conditions on the structural order and stability. Ceramics International, v. 42, p. 7564 – 7570, jan. 2016. Disponível em: < http://ac.els-

cdn.com/S0272884216002066/1-s2.0-S0272884216002066-main.pdf?_tid=8082b2b2-479f- 11e6-99cd-00000aab0f6b&acdnat=1468266286_319b2a748546d2bf03763ab1638518e3 >. Acesso em: 27 jul. 2016.

MEZZARI, I.A. Utilização de carvões adsorventes para o tratamento de efluentes

contendo pesticidas. 2002.117f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) -

Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil, 2002. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/83191/184683.pdf?sequence=1&isAl lowed=y>. Acesso em: 22 jun 2015.

MOURA, M. C. P. A. Utilização de microemulsões como agentes modifucadores de superfícies para remoção de íons metálicos. 2001. 203f. Tese (Doutorado em Engenharia Química) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil, 2001. Disponível em: <ftp://ftp.ufrn.br/pub/biblioteca/ext/bdtd/MariaCPAM_Tese.pdf>. Acesso em: 18 ago. 2016.

OCHOA-HERNÁNDEZ C., et al. Hydrocarbons production through hydrotreating of

methyl esters over Ni and Co supported on SBA-15 and Al-SBA-15.Catalysis Today, v.

210, p. 81- 88. 2013. Disponível em:

<http://ac.els-cdn.com/S0920586112008322/1-s2.0-S0920586112008322-

Documentos relacionados