• Nenhum resultado encontrado

2. TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS

2.4. Hidrodinâmica em sistemas de tratamento por filtração

2.4.1. Ensaios de traçagem

As condições de escoamento hidráulico e os mecanismos associados ao transporte de compostos podem influenciar o rendimento dos sistemas de filtração. A ação conjunta de mecanismos como o transporte de massa por advecção, dispersão ou difusão, a sorção (adsorção e absorção) e alterações químicas e bioquímicas (e.g. biodegradação) determinam o movimento das partículas num meio poroso, quer do líquido, quer dos compostos presentes em solução. O movimento, transporte e transformação de compostos podem ser afectados pelas características intrínsecas do meio de enchimento (e.g. porosidade, tipo de material e superfície específica), pela quantidade, tipo e forma de crescimento da biomassa, pelas condições de funcionamento do filtro (e.g. velocidade de escoamento e carga orgânica aplicada) e pelas suas características físicas (e.g. geometria, relação comprimento/largura ou altura/diâmetro, direção do escoamento e sistema de ventilação) como referido em Mendoza-Espinosa e Stephenson (1999), Tchobanoglous et al. (2003) e Kadlec e Wallace (2008).

Nos sistemas de tratamento por filtração o escoamento é considerado laminar (por vezes também designado de fluxo pistão), com o número de Reynolds (Re) inferior a 10, assumindo-se que cada elemento de volume abandona o meio nas mesmas condições que entrou (i.e. cada elemento está exposto à mistura reacional durante o mesmo período de tempo), de forma uniforme e sem se verificar mistura (Santamaria et al. (1999), Kadlec e Wallace (2008)). Este tipo de escoamento assume que o perfil de velocidades é uniforme (van Genuchten (1980), van Genuchten e Alves (1982), Santamaria et al. (1999)), ou seja, a velocidade é independente da posição radial, pressupondo ainda que não existe gradiente na direção radial e ausência de dispersão na direção axial (i.e. o transporte é essencialmente advectivo).

20

O transporte de massa por advecção é caracterizado por movimentos descritos pela velocidade das partículas do fluido, assumindo que todas se movem com a mesma velocidade, não havendo, no caso do regime laminar, flutuações em torno do valor medio temporal (Albuquerque (2003)). Em sistemas de filtração, o escoamento dá-se, em geral, no plano xy, sendo comum utilizar-se uma velocidade média aparente (U) e uma velocidade média intersticial (v), na direção longitudinal.

Na prática, contudo, tal não acontece já que a velocidade de cada partícula pode diferir de v. As principais razões para esta ocorrência relacionam-se com o transporte de massa por dispersão, difusão e com reação. O transporte de compostos em solução é afectado por gradientes de concentração, pela tortuosidade do meio e pela heterogeneidade dos poros. A velocidade média das partículas que se deslocam no centro dos poros é, geralmente, superior à das que se deslocam próximo dos grãos e, por outro lado, a tortuosidade do meio obriga-as a mudar frequentemente de direção (Bear e Verruijt (1998)). Durante o transporte de massa processam-se reações químicas e bioquímicas mais ou menos rápidas, reversíveis ou irreversíveis, entre a matriz aquosa, o meio poroso sólido e os solutos, podendo retardar ou acelerar os processos envolvidos, sendo este mecanismos designado por transporte reativo.

O mecanismo de difusão molecular ao longo de um gradiente de concentração é normalmente explicado pela primeira lei de Fick (Bedient et al. (1999)), que assume que a quantidade de compostos que atravessa uma secção, por unidade de tempo, é proporcional à diferença de concentração que se verifica na vizinhança dessa secção e inversamente proporcional à distância que as separa. Nestes termos, pode considerar-se que o transporte dispersivo, à escala microscópica, resulta da combinação dos mesmos fatores que influenciam o transporte difusivo, admitindo-se proporcional ao gradiente de concentrações, acrescido das condições hidrodinâmicas.

A quebra de rendimento num filtro biológico está associada à ocorrência de mecanismos que provocam uma irregular distribuição quer dos compostos poluentes, quer dos subprodutos libertados durante o tratamento tornando-se assim, a avaliação das características hidrodinâmicas no meio poroso fundamental para a deteção de problemas de funcionamento e o estabelecimento de procedimentos de operação adequados.

Os ensaios de traçagem são um dos métodos mais utilizados para a deteção e avaliação de desvios ao escoamento ideal através da interpretação da distribuição dos elementos de volume à saída do sistema, utilizando ferramentas como o método dos momentos ((Chazarenc et al. (2003), Albuquerque e Bandeiras (2007)). Um dos procedimentos mais utilizadas consiste na injeção de um reagente não reativo (traçador) é a de estímulo-resposta (Santamaria et al. (1999), Chazarenc et

al. (2003), Albuquerque e Bandeiras (2007)), que permite determinar as funções de idade interna

e de distribuição dos tempos de residência (DTR), também denominadas por curvas DTR. O traçador é introduzido à entrada do leito (com uma concentração conhecida), de preferência

21 abaixo do topo do leito, sendo a resposta medida através da construção de uma curva de concentrações no tempo (curva C(t)) em vários pontos do leito. As partículas do traçador tomam diferentes percursos ao longo do leito e no tempo, em função dos obstáculos ou das condições de escoamento que encontra, o que lhes confere diferentes tempos de residência no interior do mesmo. A distribuição desses tempos é que define a curva DTR e permite identificar alguns mecanismos que provocam resistência ao escoamento.

A distribuição das concentrações de traçador à saída, para um ensaio de injeção discreta de traçador (cujo volume e concentração é conhecida), é uma função densidade de probabilidades, com unidades de T-1, definida pela fracção dos elementos de volume à saída do filtro, com tempos de residência entre t e t+dt, designada por E(t) (Sanatamaria et al. (1999), Lemos et al. (2002)). Esta curva reflete o quociente entre a curva C(t) e a sua área (Eq. (2.1) da Tabela 2.6).

As curvas DTR permitem avaliara algumas características da distribuição, através da estimativa de momentos de distribuição, como o tempo médio de residência (tm) e a variância (s2). O tm é o primeiro momento da curva E(t), com unidades T, e representa o centróide da área definida pela curva, podendo ser estimado através da Eq.(2.2) (Tabela 2.6). A s2 (unidades T2) é o segundo momento da curva E(t), reflete a dispersão da distribuição e pode ser estimada através da Eq.(2.3 (Tabela 2.6). A maior ou menor dispersão dos pontos numa curva resposta permite avaliar se o escoamento se aproxima ou se afasta do ideal fluxo pistão. As expressões numéricas para o cálculo dos momentos são apresentadas no Anexo III.

Tabela 2.6 – Relações para o cálculo das características das curvas DTR

Variável Equação

(2.1)

(2.2)

(2.3)

t(m,θ) =

(2.4)

=

(2.5)

(2.6)

: tempo de retenção hidráulico teórico (dado pelo quociente entre o volume do meio poroso (Vp) e o caudal médio afluente)

22

Para mais facilmente se compararem os resultados de vários ensaios, é usual estimar o tempo médio de residência adimensional t(m/θ) (Eq. (2.4)) e a variância adimensional (Eq. (2.5)), tal como apresentado na Tabela 2.6.

Se o t(m/θ) for superior à unidade, significa que o centro de massa do impulso está atrasado relativamente ao esperado e, consequentemente, indica a retenção de traçador no sistema. No caso contrário, significa que a maior parte do traçador saiu do leito mais depressa do que teoricamente é esperado e, logo, indica a ocorrência de, por exemplo, zonas de volume morto eventualmente percursoras da ocorrência de curto-circuito hidráulico.

Entre os principais mecanismos que causam resistência ao escoamento e obstrução ao transporte e reação de compostos, encontram-se recirculações internas, zonas pouco irrigadas, zonas de volume morto e curto-circuito hidráulico, que podem ser facilmente detetados através da análise dos resultados obtidos pelas Eq. (2.1) a Eq. (2.5) e do cálculo da taxa de recuperação de traçador (Eq. (2.6)). Este último reflete a razão entre a massa total de traçador detetada no efluente (Ms) e a massa inicialmente introduzida (M0) tal como se pode observar nos estudos de Chazarenc et al. (2003) e Albuquerque (2003). Valores baixos de Ms/M0 podem indicar a ocorrência de mecanismos de retenção no meio poroso se, simultaneamente, se observarem longas caudas nas curvas C(t) ou E(t). A massa de traçador que entrou no sistema (M0) pode ser estimada através do produto entre a sua concentração inicial e o volume de traçador injetado (Vi).

Se a extensão das recirculações internas e das zonas pouco irrigadas for elevada, a saída do traçador dá-se lentamente, que é identificado nas curvas DTR através da observação de uma cauda longa que demora muito tempo a atingir o zero. Para minimizar este efeito, além da seleção de um traçador não reativo, o tempo de ensaio deve ter uma duração entre quatro a dez vezes o tempo de retenção hidráulico teórico (), para permitir a recolha da totalidade do traçador à saída e amostragens a intervalos de tempo regulares (Arceivala 1981). Quando a deteção da resposta é efetuada a meio do leito, é normal não recolher-se apenas entre 10-20% do traçador. Nestas condições, este valor será suficiente para se ter uma ideia dos mecanismos dominantes no leito.

2.4.2. Utilização de modelos matemáticos para estimar parâmetros