• Nenhum resultado encontrado

5.1 Regime orçamentário

ENTIDADES DO SETOR PÚBLICO ).

5.(TRE BA/Cespe/2010/Contador)De acordo com o disposto nas Normas Brasileiras de Contabilidade, julgue o item a seguir, relativo ao objeto da contabilidade aplicada ao setor público.

O objeto da contabilidade aplicada ao setor público é o orçamento

público, evidenciando, em seus registros, o montante dos créditos orçamentários vigentes, a despesa empenhada e a despesa realizada, à conta dos mesmos créditos, e as dotações disponíveis.

6.(SAD/PE/Cespe/2010) No que se refere à conceituação, ao objeto e ao campo de aplicação da contabilidade aplicada ao setor público, segundo as normas brasileiras de contabilidade, assinale a opção correta.

a)O objeto da contabilidade aplicada ao setor público é o patrimônio público.

CERTO, é a cópia da legislação.

b)O campo de aplicação da contabilidade aplicada ao setor público abrange apenas os órgãos, os fundos e as pessoas jurídicas de direito público.

ERRADO. Abrange as demais entidades do setor público: sistema S, pessoas jurídicas de direito privado que recebam recursos públicos e pessoas físicas que recebam subvenção, benefício, ou incentivo, fiscal ou creditício.

c)Não se equiparam como entidade do setor público, para efeito contábil, as pessoas físicas que recebam subvenção, benefício, ou incentivo, fiscal ou creditício, de órgão público.

ERRADO. Na situação descrita as pessoas físicas se equiparam a entidades dos setor público.

d) Os conselhos profissionais devem observar parcialmente as normas e

técnicas próprias da contabilidade aplicada ao setor público.

ERRADO. Os conselhos profissionais devem observar integralmente.

e) É classificada como unificada a unidade contábil que representa a soma ou a agregação do patrimônio de duas ou mais unidades contábeis originárias.

ERRADO. É classificada como consolidada a unidade contábil que representa a soma ou a agregação do patrimônio de duas ou mais unidades contábeis originárias.

(MEC/UNIMPA/Cespe/2009/Contador) Julgue os itens a seguir, consoante o disposto nas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público.

7. O objeto da contabilidade pública é o patrimônio público, entendido como o conjunto de direitos e bens, tangíveis ou intangíveis, onerados ou não, e suas obrigações.

CERTO, é o único objeto: patrimônio público.

8. O campo de atuação da contabilidade pública abrange todas as entidades do setor público, que devem observar integralmente suas normas e técnicas próprias.

ERRADO, parte das ESP adotarão integralmente a CASP (as entidades governamentais, os serviços sociais e os conselhos

profissionais) e parte adotarão parcialmente a CASP (as demais

ENTIDADES DO SETOR PÚBLICO).

9.(Auditor/Cespe/2009/MEC/FUB)De acordo com as normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor público, o objeto da contabilidade

governamental é o orçamento público.

ERRADO, o objeto da CASP é o patrimônio público.

10.(SEGER-ES/CESPE/2009/Contador) O campo de aplicação da contabilidade pública limita-se aos órgãos e entidades integrantes do orçamento da seguridade social e de investimento em empresas estatais dos governos federal, estadual e municipal.

ERRADO, conforme disposto na NBCT 16 e na sessão 3.2. Campo de Aplicação desta aula, o campo de aplicação da CASP são as entidades do

setor público. A assertiva deixou de fora, por exemplo: conselhos

profissionais, que não integram o orçamento fiscal e da seguridade social e cujo de campo de aplicação da CASP deve ser adotado integralmente.

(Cespe/SSP-CE/2012/ Perito Criminal) Em relação ao plano de contas da administração pública federal e à contabilidade aplicada ao setor público, julgue o item a seguir.

11. Um dos objetivos da contabilidade aplicada ao setor público é fornecer ao usuário o necessário suporte para a instrumentalização do controle social.

CERTO, este é um dos três objetivos.

(Cespe/TRE-ES/2011/Analista Judiciário) De acordo com o disposto nas Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao setor público (NBCASP) e na Lei n 4.320/1964, julgue os itens subsequentes.

12. De acordo com as NBCASP, os serviços sociais devem observar integralmente as normas e técnicas próprias da contabilidade do setor público.

CERTO, parte das ESP (ENTIDADES DO SETOR PÚBLICO) adotarão integralmente a CASP (as entidades governamentais, os serviços sociais e os conselhos profissionais) e parte adotarão parcialmente a CASP (as demais ENTIDADES DO SETOR PÚBLICO).

13. (Cespe/TRE-ES/2011/Técnico Judiciário) O campo de aplicação da contabilidade pública se estende a entidades de direito privado - inclusive, para fora do âmbito do setor público propriamente dito -, mas que, por disporem de recursos públicos, estão sujeitas a prestação de contas contábil.

CERTO, se uma pessoa jurídica receber recursos públicos ela deve adotar parcialmente a contabilidade pública.

(Cespe/ABIN/2010/Agente Técnico de Inteligência) Considerando o conceito, os objetivos e as finalidades da contabilidade pública, julgue os itens a seguir.

14. É objetivo da contabilidade pública fornecer aos usuários informações a respeito dos resultados alcançados e dos aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor público e suas mutações, em apoio ao processo de tomada de decisão.

CERTO, é um dos três objetivos da CASP.

15. A contabilidade pública é o ramo da ciência contábil em que se aplicam, no processo gerador de informações, as normas contábeis

direcionadas ao planejamento governamental.

ERRADO, a contabilidade pública é o ramo da ciência contábil em que se

aplicam, no processo gerador de informações, os princípios da

contabilidade e as normas contábeis direcionadas ao controle patrimonial.

(Cespe/ABIN/2010/Agente Técnico de Inteligência) Julgue os itens que se seguem, relativos aos componentes do patrimônio no setor público.

16. Os bens e direitos componentes do patrimônio público devem portar ou representar um fluxo de benefícios, presente ou futuro, inerente à prestação de serviços públicos ou à exploração econômica por entidades do setor público.

CERTO, é a cópia da legislação.

17. O patrimônio público é estruturado em três grupos: ativos, passivos e patrimônio líquido.

(Cespe/TCU/2011/AFCE) Julgue os itens consecutivos, referentes à análise das demonstrações contábeis do setor público.

18. O regime contábil da contabilidade pública no Brasil adota a

competência para as receitas e o regime de caixa para despesas.

ERRADO, o regime contábil da contabilidade pública no Brasil adota o

regime de caixa para as receitas e o regime de competência para despesas.

19. (Cespe/ TRT 10ª Região/ 2013/ Analista) As unidades contábeis unificadas representam a agregação de elementos patrimoniais de duas ou mais unidades de natureza contábil. As entidades unificadas podem

ser, por exemplo, por esferas de governo ou por natureza jurídica.

ERRADO, uma unidade unificada representa a soma ou a agregação do

patrimônio de duas ou mais Unidades Contábeis Descentralizadas.

Quanto à segunda parte a NBC T 16 é silente.

20. (Cespe/TJ-AC/2012/Analista) O objetivo da contabilidade pública é

avaliar o patrimônio público, tendo como alicerce os princípios orçamentários.

ERRADO, este não é dos três objetivos constantes na NBC T 16.

Outro erro, é que no conceito de CASP, o foco consiste em princípios da

contabilidade.

21. (Cespe/ANAC/2012/Analista) Define-se patrimônio público o conjunto

de bens e direitos e seus respectivos ônus, incluídos os considerados

inservíveis, por já não terem a capacidade de gerar benefícios presentes ou futuros.

ERRADO, o Patrimônio Público é o conjunto de direitos e bens, tangíveis ou intangíveis, onerados ou não, adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos ou utilizados pelas entidades do setor público, que seja portador ou represente um fluxo de benefícios, presente ou futuro, inerente à prestação de serviços públicos ou à exploração econômica por entidades do setor público e suas obrigações.

22. (Cespe/TCE-ES/2012/Auditor) Classifica-se como unificada a unidade contábil que representa a soma ou a agregação do patrimônio de duas ou

mais unidades contábeis originárias.

ERRADO, a unificada deriva da agregação de unidades descentralizadas.

23. (Cespe/TRE-RJ/2012/Analista) O bem intangível, como integrante do patrimônio público, é objeto da contabilidade pública.

CERTO, se é um bem público, ele faz parte do patrimônio público.

24. (Cespe/TRE-RJ/2012/Analista) Uma ponte, estrada ou praça pública, construídas com recursos públicos, deve ser incluída no ativo não circulante da entidade responsável pela sua administração e controle.

CERTO, pois é um bem de uso comum que utilizou recursos públicos e deve ser registrado no ativo não circulante.

25. (Cespe/SSP-CE/2012/Perito) Um dos objetivos da contabilidade aplicada ao setor público é fornecer ao usuário o necessário suporte para a instrumentalização do controle social.

CERTO, é o que diz a NBCT 16.1.

26. (Cespe/ANS/2013/Técnico) O objeto da contabilidade governamental é o patrimônio público.

(Cespe/ANS/2013/Analista) A respeito da relação entre o regime orçamentário e o regime contábil, julgue o item subsequente.

27. No âmbito da atividade tributária, pode-se utilizar o momento da

realização da receita como referência para o seu reconhecimento.

ERRADO, na atividade tributária a receita é reconhecida pelo fato gerado que é o lançamento. Para fins orçamentários é que seria a realização (arrecadação da receita).

(Cespe/ANS/2013/Analista) Julgue o item a seguir, referente ao tratamento contábil do suprimento de fundos.

28. O adiantamento de valores a título de suprimento de fundos constitui

despesa pelo enfoque patrimonial, pois no momento da concessão

ocorre redução no patrimônio líquido da entidade.

ERRADO, a redução do PL ocorre no momento da prestação de contas. Isso ficará mais claro na aula de lançamentos.

29. (Cespe/MPU/2013/Cargo 8) A contabilidade governamental, direcionada ao controle patrimonial das entidades do setor público,

promove o levantamento dos balanços gerais, sem foco nos resultados

econômicos e financeiros, haja vista a ausência de finalidade de lucro.

ERRADO. Os resultados econômicos e financeiros são considerados.

30. (Cespe/MPU/2013/Cargo 8) Conforme a atual normatização da

contabilidade aplicada ao setor público, os elementos patrimoniais são segregados no grupo circulante, realizável a longo prazo, e no grupo investimentos, imobilizado e diferido, com base em atributos de conversibilidade e exigibilidade.

ERRADO, mesmo na atual ou na nova normatização (o que poderia ter gerado confusão) os ativos seguem apenas o critério da conversibilidade. Exigibilidade é apenas para passivos.

31. (Cespe/MPU/2013/Cargo 13) O campo de atuação do profissional de contabilidade abrange as entidades do setor público, aí incluídas as entidades que, ainda que tenham personalidade jurídica de direito privado, recebam, guardem, movimentem, gerenciem ou apliquem recursos públicos na execução de suas atividades, no tocante aos aspectos contábeis da prestação de contas.

CERTO.

32. (Cespe/MPU/2013/Cargo 13) Entre os elementos patrimoniais

somente os circulantes devem obedecer ao critério de conversibilidade e exigibilidade.

ERRADO, o critério é utilizado para o circulante e não circulante.

33. (Cespe/MPU/2013/Cargo 13) As empresas de capital aberto que não estão contempladas no orçamento de investimentos, mas constam do orçamento fiscal e da seguridade social estão no campo de aplicação da

contabilidade pública e são isentas das exigências da contabilidade

empresarial.

ERRADO, as empresas estatais dependentes devem utilizar ambas as contabilidades: pública e geral.

(

SUFRAMA/Cespe/2014) Julgue os próximos itens, relativos ao campo da

contabilidade aplicada ao setor público e à composição do patrimônio público.

34. Para compor o patrimônio público, os bens e direitos devem ser portadores ou representantes de um fluxo de benefícios presente ou futuro.

CERTO, os bens e direitos devem gerar benefícios para integrarem o patrimônio público.

35. Apenas as entidades governamentais, os serviços sociais e os conselhos profissionais devem observar integralmente as normas e as técnicas próprias da contabilidade aplicada ao setor público.

CERTO, essa é a lista das entidades obrigadas a adotar integralmente a contabilidade pública.

36. (TJ-CE/Cespe/2014/Analista) O campo de aplicação da contabilidade aplicada ao setor público abrange todas as entidades do setor público.

CERTO, ainda que algumas de forma integral e outras de forma parcial.

37. (TJ-CE/Cespe/2014/Analista) Os bens intangíveis não compõem o

patrimônio das entidades do setor público.

ERRADO, compõem sim.

(TCU/Cespe/2015/AFCE) Julgue os itens a seguir, que dizem respeito à contabilidade pública, seu campo de aplicação, objeto e objetivos descritos nas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP).

38. A função social da contabilidade pública é fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados, sejam os de natureza orçamentária, econômica, financeira ou física do patrimônio da entidade

do setor público, visando atender aos aspectos legais,

independentemente do controle social.

ERRADO. Esse é um dos objetivos. A função social da Contabilidade Aplicada ao Setor Público deve refletir, sistematicamente, o ciclo da administração pública para evidenciar informações necessárias à tomada de decisões, à prestação de contas e à instrumentalização do controle social.

39. As entidades do setor público são abrangidas pelo campo de aplicação da contabilidade aplicada ao setor público e devem observar as NBCASP. As entidades governamentais, os serviços sociais e os conselhos profissionais devem observar o escopo de forma integral, e as demais entidades do setor público devem observar o escopo de forma parcial, com a finalidade de garantir procedimentos suficientes de prestação de contas.

CERTO, é exatamente o conceito visto na aula.

(Cespe/2015/MPU) Julgue os itens a seguir, acerca do papel do Ministério Público da União (MPU) relativamente ao campo de atuação e objetivo no âmbito da contabilidade aplicada ao setor público

40. Por ser uma entidade governamental, o MPU deve disponibilizar informações sobre aspectos de natureza financeira e física do seu patrimônio.

CERTO, dentre os objetivos da CASP, consta esse: fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor público e suas mutações, em apoio ao processo de tomada de decisão

41. Cabe ao MPU garantir procedimentos suficientes de prestação de contas e instrumentalização do controle social, sendo a ele facultativa a aplicação integral das técnicas próprias da contabilidade aplicada ao setor público.

ERRADO, as entidades governamentais (dentre elas o MPU) devem adotar a contabilidade pública integralmente.

42.(Cespe/2015/TRE-MT) Assinale a opção correta acerca da contabilidade aplicada ao setor público (CASP) e da composição do patrimônio público.

A)Para que sejam reconhecidos como ativos no setor público os recursos

não precisam ser resultado de eventos passados.

ERRADO, para ser um ativo um dos critérios é que os recursos sejam decorrentes de eventos passados.

B)Os passivos mantidos essencialmente para fins de negociação devem

ser classificados no grupo não circulante.

ERRADO, seria circulante neste caso.

C)Entende-se por recursos controlados os ativos em que a entidade detém o controle, os riscos e os benefícios deles decorrentes, ainda que não tenha o direito de propriedade.

CERTO, a essência prevalece sobre a forma na contabilidade.

D)Os serviços sociais devem observar parcialmente as normas e

técnicas próprias da CASP com vistas a garantir procedimentos suficientes de prestação de contas e instrumentalização do controle social.

ERRADO, os serviços sociais devem observar integralmente as normas e técnicas da CASP.

E)Para a classificação dos elementos patrimoniais em circulante e não

circulante, devem-se considerar os atributos financeiro (F) e

patrimonial (P).

ERRADO, devem se considerar a conversibilidade e exigibilidade.

(Cespe/2015/CGE-PI) Suponha que as seguintes transações

governamentais tenham sido registradas em uma entidade

governamental durante determinado exercício financeiro já encerrado: -aprovação da LOA no valor de R$ 100.000,00, sendo 60% na categoria econômica corrente e 40% na categoria econômica de capital;

-lançamento, ao longo do referido exercício, de R$ 50.000,00 de impostos, sendo arrecadados 80% desse valor;

Considerando essas transações, julgue os item subsequente, relativos ao regime e ao tratamento contábil aplicável aos impostos.

43. No momento da arrecadação dos impostos, será registrada uma variação patrimonial aumentativa no valor de R$ 40.000,00.

ERRADO, nos casos dos impostos que passaram anteriormente pelo lançamento, o fato gerador (variação patrimonial aumentativa) ocorre no lançamento e não na arrecadação. Neste caso a arrecadação será fato permutativo – variação qualitativa.

(Cespe/2016/DPU) A respeito da contabilidade aplicada ao setor público, julgue os itens que se seguem.

44. O patrimônio público deve conter aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física adequados à prestação de contas, além de fornecer aos usuários informações de apoio ao processo de tomada de decisão e o suporte necessário para a instrumentalização do controle social.

ERRADO, o texto seguinte se refere ao objetivo da contabilidade pública e não do objeto.

45. Os direitos e os bens que, mesmo onerados, gerem benefícios presentes ou futuros à entidade do setor público que os explora, devem ser considerados como integrantes do patrimônio público.

CERTO, os bens e direitos são elementos do patrimônio público. 46. Para consolidar o atendimento de exigências legais ou de necessidades gerenciais de entidade na condição de pessoa jurídica do

setor público, é necessário que a unidade originária represente

parcela do patrimônio da unidade contábil descentralizada.

ERRADO, a unidade contábil descentralizada é que representa parcela da a unidade originária.

47. (Cespe/2016/TCE-PR/Auditor) Conversibilidade e exigibilidade são os atributos adotados para classificar os elementos patrimoniais na segregação de ativos e passivos descritos como circulantes ou não circulantes.

BATERIA ESAF

1. (AFC/STN/ESAF/2008) Em obediência à Lei n. 4.320/64, o efeito patrimonial de todas as receitas é reconhecido e contabilizado pelo regime de caixa.

ERRADO, o efeito patrimonial da inscrição da dívida ativa é uma das exceções ao regime de caixa, pois é contabilizado pelo regime de competência.

2. (SUSEP/ESAF/2010/Analista Técnico) Todos os bens públicos, de qualquer natureza, são objeto de registro pela contabilidade e no modelo atualmente adotado na esfera federal integram o patrimônio das entidades públicas. ERRADO, no modelo atualmente adotado os bens de uso comum naturais não são contabilizados. Já os bens de uso como que absorvem ou absorveram recursos públicos são contabilizados no ativo não circulante.

3. (ANA/ESAF/2010/Analista/adaptada) Tendo em vista as disposições da legislação brasileira e as normas de contabilidade expedidas pela Secretaria do Tesouro Nacional, assinale a opção verdadeira a respeito do campo de aplicação dessa disciplina no setor público.

a) As entidades cuja maior parte do capital votante pertence ao Estado estão obrigadas a aplicar integralmente as regras de contabilidade pública.

ERRADO, essas entidades são divididas em Empresas Estatais Dependentes e Empresas Estatais Independentes. Apenas as dependentes devem adotar integralmente.

b) Estão obrigados a aplicar integralmente as regras de contabilidade pública os órgãos e entidades que integram o orçamento fiscal e da seguridade social, incluídas aí as empresas estatais dependentes.

CERTO, as entidades citadas correspondem as entidades governamentais.

c) As regras de contabilidade a que estão submetidos os órgãos da administração indireta autárquica alcançam parcialmente essas entidades.

ERRADO, as autarquias devem aplicar integralmente.

d) Embora não sejam entidades públicas na sua essência, as entidades filantrópicas são alcançadas integralmente por regras de contabilidade pública quando recebem recursos públicos.

ERRADO, se recebem recursos públicos, adotam parcialmente.

e) As regras de contabilidade aplicadas ao setor público não se preocupam com a mensuração e evidenciação do patrimônio em razão de o Estado não visar lucro e possuir uma contabilidade orçamentária.

4. (ESAF/MDIC/2012/Analista) Tendo por base as definições das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público – NBCASP, assinale a opção verdadeira a respeito do campo de aplicação da Contabilidade Aplicada ao Setor Público.

a) As entidades privadas que recebam transferências de recursos públicos

devem observar integralmente suas normas e técnicas no registro das

transações relacionadas a estes recursos.

ERRADO, neste caso observam parcialmente.

b) Os serviços sociais autônomos e entidades governamentais devem aplicar integralmente as normas e técnicas desse ramo da contabilidade.

CERTO.

c) É opcional o uso de suas normas e técnicas pelos conselhos de profissionais desde que as técnicas por eles adotadas proporcionem a evidenciação do patrimônio.

ERRADO, neste caso o uso é integralmente.

d) Abrange integralmente qualquer ente, governamental ou não, que

gerencie ou aplique recursos públicos.

ERRADO, os existem entes não governamentais que gerenciam ou

aplicam recursos públicos que adotam parcialmente.

e) A observação de suas normas e técnicas está condicionada à adesão

e uso dos sistemas contábeis governamentais.

ERRADO, o sistema S, os conselhos profissionais, por exemplo, devem

adotar integralmente a CASP e não estão condicionados à adesão e

uso dos sistemas contábeis governamentais, pois estão fora da administração direta e indireta.

5. (ESAF/MDIC/2012/Analista) Assinale a opção correta a respeito das regras para a classificação dos elementos patrimoniais das entidades públicas.

a) No ativo financeiro deve ser observado, além da conversibilidade, a

origem dos recursos.

ERRADO, nas NBCT 16 não é feita menção ao ativo financeiro. Além disso, o conceito de ativo financeiro não leva em conta a conversibilidade e a origem dos recursos, mas o fato de não depender de autorização orçamentária para sua utilização. Voltaremos com maiores detalhes na aula do plano de contas.

b) Na classificação dos bens de uso nas atividades finalísticas da entidade, a duração do ativo é o principal atributo a ser observado.

ERRADO, os principais atributos são a conversibilidade e a exigibilidade.

c) O atributo exigibilidade do passivo não deve ser observado se o credor for uma entidade pública da mesma esfera de governo.

ERRADO, não há essa ressalva nas NBC T 16.

d) A segregação tanto do ativo quanto do passivo deve obedecer aos atributos financeiro e não financeiro.

ERRADO, nas NBCT 16 não é feita menção ao ativo financeiro. Voltaremos com maiores detalhes na aula do plano de contas.

e) A classificação deve observar a segregação em circulante e não circulante com base nos atributos de conversibilidade e exigibilidade.

6. (ESAF/CGU/2012/AFC) Examine os itens a seguir a respeito dos conceitos e campo de aplicação da contabilidade aplicada ao setor público, assinale Verdadeiro(V) ou Falso(F) e escolha a opção que indica a sequência correta.

I. O campo de aplicação da contabilidade aplicada ao setor público abrange todas as entidades do setor público;

CERTO. Lembro que entidade do setor público é um conceito amplo

Documentos relacionados