• Nenhum resultado encontrado

Entidades Envolvidas nos Casos de Estudo

No documento Rui Tiago Fernandes dos Reis (páginas 75-78)

3. Metodologia

3.2 Entidades Envolvidas nos Casos de Estudo

3.2.1 Grupo Águas de Portugal

O Grupo AdP integra o setor empresarial do Estado e é um dos grandes grupos do setor ambiental em Portugal. O grupo tem um papel importantíssimo no domínio do abastecimento público de água e do saneamento de águas residuais, ao servir 95% da população com sistema público de abastecimento de água e 90% da população com sistema público de saneamento de águas residuais urbanas. O tratamento e valorização de resíduos é também uma das áreas em que o grupo tem maior raio de ação (AdP, 2015).

A AdP foi constituída em 1993, tendo como principal objetivo desenvolver sistemas multimunicipais de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais. No ano de 2000, participações do Estado português passaram a integrar o grupo AdP, nomeadamente a Empresa Geral do Fomento (EGF), dando possibilidade ao grupo de entrar no ramo de tratamento e valorização de resíduos sólidos urbanos. Recentemente, o modelo institucional inicial foi reformulado, dando origem ao atual modelo, assente em contratos de parceria entre o Estado e as autarquias locais. (AdP, 2015).

No presente, o Grupo AdP agrega mais de 40 empresas, que para além de atuarem nas áreas de ação já referidas, atuam também na área das energias renováveis, serviços partilhados e em mercados internacionais. A nível nacional, o grupo AdP, em associação com os municípios, serve mais de 80% da população residente em Portugal, com principal incidência na esfera de abastecimento de água, saneamento de águas residuais e de tratamento e valorização de resíduos sólidos urbanos (AdP, 2015). Na figura 3.1, é possível observar a localização das empresas de abastecimento de água e saneamento de águas residuais no início do ano de 2015, antes de ocorrer uma restruturação institucional no Grupo AdP.

Figura 3.1 – Empresas de abastecimento de água e saneamento de águas residuais(adaptado de AdP, 2015)

Além do elevado número de empresas que constituem o Grupo AdP, a grande dimensão do Grupo pode constatar-se também através da observação da Tabela 3.1, onde estão dispostos os dados de atividade da empresa relativos ao ano de 2014. A nível de abastecimento e tratamento de água, os números registados advêm do funcionamento de 79 estações de tratamento de água (ETA), 967 ETAR, mais de 2 200 Estações Elevatórias e uma extensão de redes de abastecimento e de saneamento de cerca de 20 mil quilómetros (SIMRIA, 2015).

Tabela 3.1 – Dados de atividade do Grupo Águas de Portugal em 2014 (adaptado de AdP, 2015)

Dados de Atividade Ano (2014)

Volume de água produzida (milhões de m3) 573,3

Volume de água distribuída (milhões de m3) 74,4

Volume de águas residuais tratadas (milhões de m3) 546,7

Volume de resíduos sólidos urbanos tratados (milhões de toneladas) 3,1

Número de colaboradores 4788

Desde o ano de 2009, a estratégia e os planos de investimento do Grupo visam uma aposta em energias renováveis e na maximização do aproveitamento de ativos e recursos endógenos, como os subprodutos de tratamento de águas. A melhoria no aproveitamento de biogás, que advém do processo de digestão anaeróbia, é uma das áreas que tem sido alvo de um reforço

SIMARSUL

Sistemas de Abastecimento de Água

Sistemas de Saneamento de Águas Residuais Sistemas de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais

de investimento num passado recente (AdP, 2015). Exemplo do interesse da AdP nesta área é o projeto iniciado no ano de 2013, em associação com o Instituto Superior de Engenharia do Porto, para aumentar a produção de energia num digestor de uma ETAR da SIMRIA recorrendo ao uso de RNA. O estudo revelou o potencial das RNA para cumprir o objetivo proposto, levando a que no ano de 2014 o projeto se abrisse a mais entidades. Uma das empresas do Grupo AdP escolhidas para aderir ao projeto foi a SIMARSUL, que, em colaboração com a FCT, iniciou a aplicação deste projeto na ETAR do Seixal (Pinto, 2014). 3.2.2 SIMARSUL

Antes da Reestruturação

A SIMARSUL é uma sociedade anónima de capitais públicos formada em 2003 e faz parte do conjunto de empresas que constituem o Grupo AdP. Esta empresa possui a concessão exclusiva por 30 anos (com início em Dezembro de 2004) da atividade de recolha, tratamento e rejeição de águas residuais em oito municípios da Península de Setúbal, os quais podem ser observados na Figura 3.2. A área geográfica total servida é de 1450 km2. O principal objetivo da SIMARSUL passa por contribuir para a preservação e melhoria da qualidade do ambiente e dos recursos hídricos, de modo a elevar a qualidade de vida dos habitantes da Península de Setúbal (SIMARSUL, 2015).

Figura 3.2 – Municípios abrangidos pela SIMARSUL (SIMARSUL, 2015)

O Sistema Multimunicipal de Saneamento gerido pela SIMARSUL, que atingirá a sua capacidade máxima de funcionamento no ano de 2034, está dimensionado para assegurar o tratamento de um caudal médio diário de 160 mil m3 de águas residuais, correspondente a uma população de 1,4 milhões de habitantes-equivalentes. A solução técnica do Sistema

Multimunicipal está assente em subsistemas de drenagem e saneamento, sendo que a cada um corresponde uma ETAR, várias estações elevatórias e um sistema de drenagem gravítico e elevatório que engloba emissários, intercetores e condutas elevatórias (SIMARSUL, 2015). Os números relativos ao sistema em exploração e ao sistema a funcionar na sua capacidade máxima podem ser observados nas Tabelas 3.2 e 3.3.

Tabela 3.2 – Dados do sistema em exploração (adaptado de SIMARSUL, 2015)

Descrição Em exploração População servida em 2013 (habitantes equivalentes)

Número de ETAR 21

446 000

Número de Estações Elevatórias 96

Extensão de Emissários, intercetores e

condutas elevatórias (km) 344

Tabela 3.3 – Dados do sistema relativos ao ano horizonte de projeto (adaptado de SIMARSUL, 2015)

Descrição Intervenção Total

População servida em 2034

(habitantes equivalentes)

Integradas Construídas Remodeladas

Número de ETAR 0 16 12 28 1 400 000 Número de Estações Elevatórias 15 83 32 130 Extensão de Emissários, intercetores e condutas elevatórias (km) 155 250 15 420 Reestruturação da Empresa

Durante os últimos meses da realização da presente dissertação, o Grupo AdP procedeu a uma reestruturação do seu modelo institucional. A SIMARSUL foi agregada a outras empresas do setor e pertencentes ao Grupo AdP, de modo a formar a empresa Águas de Lisboa e Vale do Tejo, S.A. A empresa SIMARSUL - Sistema Integrado Multimunicipal de Águas Residuais da Península de Setúbal, SA foi extinta, transferindo-se, ao abrigo do disposto no Decreto-lei n.º 94/2015, de 29 de maio, todos os direitos e obrigações dessa Sociedade Concessionária para a nova empresa, sendo que a gestão do Sistema está delegada na Empresa Portuguesa das Águas Livres, SA.

No documento Rui Tiago Fernandes dos Reis (páginas 75-78)