• Nenhum resultado encontrado

3 EDUCAÇÃO E WEB SEMÂNTICA

3.3 Sistemas Educacionais

3.3.3 Entrega

A Entrega ocorre com LMS, LOR, os Servidores Educacionais e outros sistemas educacionais.

Os LMSs providenciam um conjunto de funcionalidades para apoiar as atividades de aprendizagem dos estudantes como: armazenar arquivos, realizar fóruns, estabelecer calendário, sugerir novidades, propiciar serviço de e-mail, coordenar grupos de pesquisa, fornecer organização, possibilitar pesquisas nas perguntas e respostas mais freqüentes ou publicar cronogramas. Também, disponibilizam funcionalidades para os professores e para os profissionais administrativos. Podem ser agrupados em duas categorias: iniciativas Open Source51 como Moodle52, Sakai53, ATutor54 e Whiteboard55 e soluções proprietárias como

WebCT/Blackboard56, Gradepoint57, Desire2Learn58 e Learn.com59 (DAGGER et al., 2007). No Brasil alguns exemplos são CoL60, TIDIA-Ae, Teleduc61, AulaNet62 e e- Proinfo63.

Além desta classificação, os LMS podem ser classificados em gerações conforme os padrões e tecnologias utilizadas, o que pode ser visto na Figura 10.

51 http://www.edtechpost.ca/pmwiki/pmwiki.php/EdTechPost/OpenSourceCourseManagementSystems 52 www.moodle.org 53 www.sakaiproject.org 54 www.atutor.ca 55 http://whiteboard.sourceforge.net 56 www.blackboard.com 57 www.gradepoint.net 58 www.desire2learn.com 59 www.learn.com 6060 http://col.usp.br/portal/ 61 http://teleduc.nied.unicamp.br/ 62 http://www.eduWeb.com.br/portugues/elearning_tecnologia.asp 63 http://www.eproinfo.mec.gov.br/

Métodos

Padrões

Tecnologias

Monolítica Modular Orientado a serviços

Primeira

Geração SegundaGeração Terceira Geração

Cliente-Servidor Baseada na Web Hypermídia Adaptativa Web Semântica DC RDF LRM LOM AICC CMI

IMS Content Package SCORM IMS LD OKI

IMS IMS LIP ePortfolio

IMS enterprise Métodos

Padrões

Tecnologias

Monolítica Modular Orientado a serviços

Primeira

Geração SegundaGeração Terceira Geração

Cliente-Servidor Baseada na Web Hypermídia Adaptativa Web Semântica DC RDF LRM LOM AICC CMI

IMS Content Package SCORM IMS LD OKI

IMS IMS LIP ePortfolio

IMS enterprise

Figura 10 – Classificação dos LMS em gerações, adaptada de (DAGGER et al., 2007)

Kljun et al. (2007) realizaram um estudo de artigos escritos em diferentes épocas, disponíveis, citados e muito procurados na Web, sobre classificação ou avaliação de ferramentas LMS. Estabeleceram um padrão para os critérios comparados nos artigos, separados em grupos sobre conteúdo, comunicação, ambiente, colaboração, educação, gerenciamento e técnico. Este estudo fortalece a necessidade dos LMS tratarem o padrão SCORM para importar, exportar e editar seus conteúdos tendo em vista a portabilidade e reutilização dos recursos tão essenciais para a colaboração, o trabalho em grupo, formação de redes sociais e apoio adicional ao ensino- aprendizagem.

Em 2005, MacLeod identificou os repositórios considerados mais importantes e além de avaliar outras características como atendimento aos padrões de metadados, citou a quantidade de objetos públicos disponíveis em cada repositório. O Quadro 14 dá uma visão dos resultados desta pesquisa.

Repositório

Sigla /Origem Website Objetos Públicos

ADLib Athabasca University Digital Library

Universidade Athabasca adlib.athabascau.ca 500

ARIADNE Fundação ARIADNE www.ariadne-eu.org 2526

CAREO/Apollo Campus Alberta Repository of Educational Objects

Universidade Calgary apollo.ucalgary.ca 3600

CLOE Co-Operative Learning Object Exchange

Universidade Waterloo www.cloe.on.ca 50

EdNA Education Network Australia

Education.au edna.edu.au 30300

eRIB eduSource Repository in a Box

Centro de Pesquisa da Tele-unviersidade de Quebec www.edusource.ca 49761 MERLOT Multimedia Educational Resource for Learning and Online

Teaching www.merlot.org 106707

NIME National Institute of Multimedia Education

NIME www.nime.ac.jp 100

POOL Portal for Online Objects in Learning

Universidade Simon Fraser www.eduplash.net 3000

TILE The Inclusive Learning Exchange

Universidade de Toronto inclusivelearning.ca 2371

Quadro 14 - Principais LORs (MACLEOD, 2005)

Outros repositórios de OA são PILO (Practioner Inquiry Learning Object) para colecionar recursos multimídia para professores, CeLeBraTe (Context e-Learning

with Broadband Tecnologies) para compartilhar e gravar recursos de aprendizagem,

SMETE64 (Science Mathematics Engineering Technology Education) que suporta buscas e visualização de recursos no domínio da ciência, matemática, engenharia e tecnologia. A coleção tem uma grande variedade de tipos, padrões de metadados, protocolos, esquemas de autenticação e modelos de negócio (HATALA et al., 2004). Resulta do projeto NSDL (National Science Digital Library) fundado pela National

Science Foundation.

LGR (Lydia Global Repository ) é LOR comercial onde os usuários, após realizarem seu registro, procuram os OA. Os metadados dos OA descrevem o proprietário e o valor, e os usuários podem então adquiri-los, via transação comercial no site, e acessá-los no VPR (Virtual Private Repository).

ULTRA (UREKA Learning-Object Taxonomy & Repository Architecture) é um repositório para gravar, compartilhar, reutilizar e classificar OA, digital assets (como filmes, animações, imagens, etc.) e outros conteúdos. Tem duas partes definidas como SMU (Semantically Meaningful Unit ) e CMF (Common Media Framework) (IHSAN et al., 2006).

A criação de arquiteturas contemplando Serviços Educacionais é um tema recente. São exemplos o projeto Elena/Edutella65, o projeto ONES (One-Stop eLearning

Portal), o projeto MIWeb66 (Mediator-based Integration of Web Sources) e o projeto

ROSA (Repository of Objects with Semantic Access).

O projeto Elena/Edutella provê metadados baseados em RDF em uma infra- estrutura P2P para a troca de recursos educacionais, usando padrões para OA como IEEE LOM, IMS e ADL SCORM. Consiste de serviços de consulta, anotação, registro e mediação.

O projeto ONES tem como objetivo desenvolver um sistema para apoiar a busca por cursos de interesse do estudante em universidades virtuais. Devido ao fato de existir heterogeneidade entre as universidades virtuais, o sistema ONES provê mecanismos para esconder a distribuição dos portais de e-learning.

MIWeb é um sistema que contribui com uma arquitetura de mediador no contexto de fontes de dados na Web para busca de materiais de aprendizagem e publicações. O sistema MIWeb pesquisa em fontes de dados que descrevem tipos diferentes de documentos Web, tais como, a máquina de busca Google, a fonte científica Citeseer e recursos específicos para e-learning desenvolvidos no projeto NewEconomy. MIWeb utiliza padrões de metadados para integração e tecnologias como HTTP, RDF e a linguagem de consulta RDQL. A heterogeneidade semântica entre as informações é tratada com a utilização de RDFS e OWL.

ROSA é um repositório de OA, desenvolvido pelo Instituto Militar de Engenharia do Rio de Janeiro, com acesso semântico a partir das linguagens OWL e SWRL. Na definição de sua arquitetura contempla o padrão MOF.

O domínio da Educação possui um leque abrangente de sistemas educacionais, desde os mais conhecidos para entrega como os LMS até os associados à autoria dos recursos. Uma instituição de ensino possui vários destes sistemas e a interoperabilidade entre eles torna-se crucial, não somente sob a ótica técnica como também na pedagógica. E esta mesma instituição pode compartilhar seu repositório ou serviços com outras instituições. A arquitetura da WS com seus diversos tipos de ontologias promove a interoperabilidade e o reuso principalmente ao construir ontologias baseadas em metadados padronizados.

65 https://edutella.dev.java.net/