• Nenhum resultado encontrado

Entrevista aos Responsáveis do Shopping Center de Massamá, Fernando Ribeiro

No documento Revitalização do Shopping Center de Massamá (páginas 137-142)

Que fatores estão por detrás do declínio dos Centros Comerciais de Bairro?

“O declínio dos centros comerciais de bairro está em muito relacionado com o surgimento dos Hipermercados, dos centros comerciais de influência regional e suprarregionais, bem como a melhoria ao nível das acessibilidades.”

Qual a importância do Comércio de Bairro na revitalização dum Centro Comercial de Bairro?

“As pessoas podem fazer todas as suas compras sem se deslocarem.”

Em que contexto surge o Shopping Center de Massamá?

“O Shopping Center de Massamá surge num contexto de prosperidade económica na Freguesia de Massamá, isto é, a população da época era caracterizada não só por ter um poder de compra medio elevado, bem como de lá ter residido alguma da nata portuguesa da altura.”

Qual a oferta comercial próxima de Massamá?

“A quando o seu nascimento, a oferta disponível, eram o Centro Comercial Babilónia e o Centro comercial Amoreiras (nomes mais referidos) e que poderiam retirar alguma oferta. Na atualidade, o Centro Comercial Colombo, o Cascais Shopping, Fórum Sintra, Oeiras Parque, Centro Comercial Vasco da Gama, Dolce Vita Tejo, Alegro de Alfragide.”

Porque existe um declínio do Shopping Center de Massamá mais especificamente?

“Está relacionado com o facto da população com maior poder de compra ter abandonado a Freguesia, entrando para o seu lugar, uma população com um poder de compra médio baixo ou baixo.”

iv

“Quando foi construído pertencia ao grupo imobiliário Pimenta e Rendeiro, no momento é da responsabilidade de quatro administradores, que são ao mesmo tempo lojistas.”

Como se tem mantido vivo o Shopping Center de Massamá?

“Mantém-se vivo devido ao facto de alguns lojistas residentes não receberem ordenados, em prol da manutenção do Shopping Center de Massamá.”

Porque fecharam as lojas?

“Muitas da lojas fecham devido a falhas da antiga administração.”

Qual o cenário neste momento?

“No momento 10% do total de lojas, encontra-se encerrado.”

Porque existiu uma redução da procura?

“A redução da procura, está em muito relacionada como já referido pelo surgimento de novas formas comerciais com um maior leque de oferta, mas também ser vistoso ao nível do lazer e passeio. Indo mais especificamente ao fundo da questão, a “insegurança” tem sido outro dos motivos da redução da mesma.”

Porque se assiste a uma repetição do mix comercial, em vez de se apostar na diversidade do mesmo?

“Esse processo de repetição do mix, estava direcionado para uma estratégia de lucro fácil, utilizado pela antiga administração. Neste momento, todas as lojas a implementar no Centro passam por uma análise cuidada de oferta, para que não se assista a uma repetição.”

Quais os mecanismos de resposta a utilizar para combater o declínio do mesmo?

“Tem sido realizado um maior reforço policial, em estreita ligação com as autoridades de segurança, bem como com a Junta de Freguesia de Massamá. Ao mesmo tempo que têm sido realizadas reuniões com outras entidades comerciais (análise comparativa) para

v

uma melhoria do Centro Comercial em questão, lojas âncora ou embelezamento das lojas e do centro para o tornar mais atrativo.”

Poderão então as lojas âncora ser uma solução?

“Sim. No entanto muitas destas marcas não se querem estabelecer em centros comerciais de bairro.”

O que ainda faz as pessoas procurarem o centro?

“Ações culturais, lazer e convívio e a compra de alguns bens de segunda necessidade como livros, jornais, vestuário e restauração, existindo ainda o comércio tradicional.”

Como pode o centro tornar-se competitivo, ao mesmo tempo que oferece às pessoas aquilo que necessitam e desejam?

“Através dum embelezamento do Centro Comercial, bem como duma diversificação do mix comercial.”

Como pode o centro fomentar os laços entre as pessoas e o mesmo?

“O lojista deve ir ao encontro das necessidades do comprador. Nos centros comerciais de bairro existe uma troca de experiencias pessoais, dialogo entre o lojista e o cliente, enquanto que nas grandes superfícies, o cliente é mais um “número”.”

vi

Anexo 3- Entrevista ao Gestor do centro comercial de Alvalade, Dr. Miguel Simão

Porque entrou o Centro comercial de Alvalade em declínio?

“O centro comercial de Alvalade entrou em declínio devido ao modelo de negócio então em vigor, as suas lojas pequenas deixaram de ser produtos concorrenciais, também devido ao aparecimento dos centros comerciais suprarregionais. Possuía igualmente uma arquitetura gasta, e houve também uma grande perda de competitividade devido ao encerramento de algumas lojas, a juntar aos fatores já referidos.”

Como se procedeu à revitalização do Centro comercial de Alvalade?

“O projeto de revitalização foi pensado antes da crise financeira e implementado no decorrer da mesma. Apostou-se na remodelação da arquitetura através dum novo conceito, mais iluminação e que fosse ao mesmo tempo um espaço fácil de se deslocar e com um ambiente não muito pesado, de forma a transmitir uma experiencia mais positiva e agradável. Percebeu-se que este centro tinha de ser um centro comercial de bairro, de conveniência. Houve igualmente uma mudança do mix comercial, com especial aposta na restauração, serviços e no supermercado (loja âncora), ao mesmo tempo que se reduziu o número de lojas. “

No decorrer deste processo, eventos culturais podem ser uma boa solução a implementar?

“Sim uma vez que dão a conhecer o bairro, o próprio centro ao realizar este tipo de eventos (especialmente em épocas festivas) atrai mais público, mostrando um reconhecimento pelo cliente.”

Qual o papel da população residente na revitalização do Centro comercial de Alvalade?

vii

“A população quis ter um “novo espaço” que complemente o seu Bairro, devido ao apreço pelo mesmo e de realizarem a maior parte das suas compras no mesmo.”

A segurança é um fator importante?

“Sim, aliás é um dos critérios mais importantes na gestão dum centro e do ponto de vista do cliente, no entanto esta não deve ser exagerada para não a dar a ideia de perigo.”

Considera que o comércio tradicional é importante na revitalização dum centro comercial de bairro?

“Sim porque quanto maior for a oferta exterior mais consumidores poderá trazer para o seu interior, tornando assim um polo comercial com mais interesse, podendo fixar público e sendo ao mesmo tempo mais um ponto de revitalização. Existe igualmente uma complementaridade (eventos públicos) para que ambos tenham um maior reforço de competitividade.”

As lojas âncora são fundamentais num projeto desta expressão?

“Sim porque são elas que chamam mais público, principalmente o conceito de supermercado associado ao de centro comercial, juntamente com algumas lojas de marca e restauração.”

A repetição do mix comercial faz sentido?

“Não faz sentido. Esta repetição acontece muito quando a gestão do centro não pertence apenas a uma entidade, já que quando as lojas são arrendadas existe mais preocupação com o lucro. Enquanto que num modelo de gestão unitário existe uma cedência do espaço.”

viii

Anexo 4 - Entrevista ao Presidente Dr. Pedro de Oliveira Brás da União

No documento Revitalização do Shopping Center de Massamá (páginas 137-142)