• Nenhum resultado encontrado

entrevistas por escrito

No documento We Came From Space - Anuário (páginas 143-148)

8. filipe fernandes, josé teixeira e ricardo moreira

- cosmicode

Quais os projetos mais relevantes que fizeste até ao momento?

De momento, não temos nenhum projeto devolvido pela Cosmicode.

O que é a We Came From Space? O que diferencia a WCFS de todas as outras associações e de um coworking?

A We Came From Space é uma associação criada por diversos profissio- nais das áreas criativas que tem como principal objetivo a partilha de conhecimento nas mais diferentes áreas ligadas à criatividade, bem como a investigação de novos conceitos dessa mesma área.

Apesar de nunca termos feito parte de uma associação, a WCFS transmite uma proximidade, dedicação e disponibilidade que dificilmente se encontra. Nesta associação, as pessoas conhecem se e fazem questão de se conhecer cada vez melhor com o objetivo de proporcionar um conví- vio saudável entre todos e potenciar a troca e partilha de experiências e conhecimento, que se traduz numa evolução constante e na criação de projetos criativos.

Quais os princípios da associação?

Os princípios da WCFS baseiam- se na investigação e partilha de conheci- mento de forma aberta e despretensiosa com o intuito de crescer e evoluir com todos os elementos que partilham o mesmo sentimento e vontade, sejam estes internos ou externos.

Descreve a associação em 5 palavras.

União; Inspiração; Conhecimento; Partilha; Diversificação;

O que te fez pertencer à WCFS?

No momento em que se tomou a decisão de criar a Cosmicode, começa- mos a pensar qual seria o melhor local para sediar a empresa sendo que durante esse processo surgiu a possibilidade de integrar a WCFS o que nos agradou bastante. Assim que conhecemos o espaço, os membros e nos foi apresentada a filosofia da WCFS decidimos abraçar esta oportunidade com o objetivo de partilhar o nosso conhecimento na área tecnológica e crescer juntamente com um conjunto de pessoas extraordinárias nos nossos primeiros passos enquanto Cosmicode.

Quais são as mais valias da associação?

A possibilidade de partilhar conhecimento e experiências com outras pessoas, a utilização de diversos equipamentos que se encontram dispo- níveis, a entreajuda e dedicação na resolução de problemas que possam

142 ANEXOS

surgir no desenvolvimento dos projetos e a formação nas mais diversas áreas criativas.

O que gostavas que a WCFS desenvolvesse no futuro?

No futuro, gostaríamos que a WCFS não olhasse apenas exclusivamente para áreas criativas mas também para áreas mais tecnológicas, como a criação de software ou hardware. Com a grande evolução tecnológica dos últimos anos e com o aparecimento da Internet das Coisas ou Internet of Things (IoT), esta é uma área de extrema importância que irá revolucionar a vida das pessoas. Com a junção desta duas grandes áreas, a criativa e a tecnológica, existe uma infinidade de coisas que poderão ser criadas e úteis para a vida de todos.

A WCFS organiza vários workshops, com que objetivo?

A organização de workshops nas mais diferentes áreas criativas tem como principal objetivo, a divulgação das técnicas e ferramentas utilizadas pelas diferentes pessoas que constituem a associação. Com isso, é possível trans- mitir esse conhecimento para os outros e assim, incentivar a formação dos vários profissionais.

De que forma as tecnologias emergentes podem ser aliadas às técnicas tradicionais?

Com a utilização de novas tecnologias, conseguimos dar uma nova vida a técnicas tradicionais como por exemplo, a criação de aplicações móveis que facilitam o processo de criação de arte tradicional, bem como, a pos- sibilidade de prever um trabalho antes de o executar, poupando tempo na realização e conceção de um projeto.

Que projetos já foram realizados pela associação?

Ainda não realizamos nenhum projeto juntamente com a associação. Neste momento, estamos a desenvolver o novo website da WCFS.

Como imaginas a associação daqui a 2 anos.

Fazemos parte da associação desde Junho de 2015, e durante esse tempo, notamos uma evolução na sua organização e criação de projetos para o exterior. Com essa notória evolução num curto espaço de tempo, imagi- namos a associação no futuro, como uma estrutura ainda mais organizada e consistente, com um maior número de associados em diversas áreas, e com isso, novas oportunidades para se expor física e digitalmente a nível nacional e internacional.

ANEXOS 143

9. raquel rei

O que é a We Came From Space? O que diferencia a WCFS de todas as outras associações e de um coworking?

A WCFS é diferente porque une os seus membros num projeto comum. Quando tens um projeto comum no qual acreditas, vais trabalhar a rela- ção com os teus colegas de forma diferente, mais companheirismo, mais numa perspetiva de objetivos para o futuro. É bom quando entendes que a realização dos teus objetivos passa pelo sucesso dos outros.

Descreve a associação em 5 palavras.

Colaboração; Entusiasmo; Sonho; Aprendizagem;

O que te fez pertencer à WCFS? Quais são as mais valias da associação?

O que me faz pertencer à WCFS é a possibilidade de ver concretizado um projeto no qual acreditas, que sabes que não faz sentido e não conseguirias fazer sozinho.

Por outro lado, e como parte fundamental do projeto, a possibili- dade de crescer a nível pessoal ao lado de projetos interessantes.

A WCFS organiza vários workshops, com que objetivo?

Os workshops têm o objetivo não são de dinamizar a troca e partilha de conhecimento nas áreas criativas. O facto dos associados da WCFS terem a possibilidade de ensinar e aprender fá-los crescer e ser melhores.

Que projetos já foram realizados pela associação.

Há peixe na Afurada Sardinha da Afurada

Como imaginas a associação daqui a 2 anos?

Num crescendo continuo! Imagino que os nosso objetivos sejam bem maiores do que são agora…

A WCFS será uma referência para as áreas criativas a nível nacional. Será um ponto de passagem para absorver informação e para inspiração. Será um local ao qual voltas porque sabes que está em constante mutação

144 ANEXOS

10. sara neves e filipe estrela

O que é a WCFS ?

É uma escola!

Quais os princípios da associação?

Hmmm eu diria que partilha e autonomia. São um pouco antagónicos mas acho que é exatamente aí que está o equilíbrio! Há espaço para alterar entre a intensidade do comum e a independência e individualidade. Não sei se terão sido exatamente os princípios fundadores, mas são os que eu pessoalmente sinto que regem o dia-a-dia.

Descreve a associação em 5 palavras.

Escola; Interdisciplinaridade; Equipa; Experimental; Potencial;

O que te fez pertencer à WCFS? Quais são as mais valias da associação?

Nós enquanto estúdio acreditamos muito na potencialidade e necessi- dade da interdisciplinaridade e da capacitação do público em geral, para criar respostas mais amplas e tangíveis à realidade que nos rodeia. Nesse sentido o interesse por nos envolvermos no projecto da We Came From Space foi bastante intuitivo. Podermos trabalhar diariamente com pessoas de áreas diferentes da nossa, mas com muito potencial para se cruzarem e complementarem, e paralelamente participarmos na descoberta e de- senvolvimento de formas e métodos de transmissão de conhecimento, foi algo que nos pareceu fazer muito sentido!

A WCFS organiza vários workshops, com que objetivo?

Os workshops dão forma à escola. Partilhar conhecimento: ensinar, apren- der, descobrir, inovar.

Que projetos já foram realizados pela associação?

Para mim o projeto com mais destaque da We Came From Space, pelos resultados que já conseguiu e pelo potencial que tem, que é a sua escola.

Como imaginas a associação daqui a 2 anos?

Como agora! Com saúde! A crescer e cheia de projetos. Mas com mais dois anos de maturidade, consciência e resultados!

No documento We Came From Space - Anuário (páginas 143-148)