• Nenhum resultado encontrado

Escola Polo: Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Manoela

3 CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO EM ANÁLISE: UNIDADE TERRITORIAL

4.1 Estrutura e processo de nucleação das Escolas Polos de São Gabriel/RS

4.1.5 Escola Polo: Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Manoela

A escola encontra-se localizada no Distrito de Azevedo Sodré, na localidade de São Felipe e dentro do Assentamento Guajuvira. Constitui-se de uma estrutura predial, de idade mais nova que em relação às demais Escolas Polos e encontra-se assim estabelecida: oito salas de aula (uma sala encontra-se de forma improvisada, agregada à biblioteca), sala de recursos, sala do Projeto Mais Educação, sala de informática/biblioteca, refeitório, cozinha, banheiro para os alunos (masculino e feminino), banheiros para os professores e funcionários, secretaria, sala dos professores, sala da direção, sala de depósito (almoxarifado e de materiais didáticos/pedagógicos), saguão (local de realização das festividades escolares), quadra de esportes, praça para os alunos e um amplo espaço na parte externa da escola.

Figura 38 – E.M.E.F. Maria Manoela Cunha Teixeira Fonte: Trabalho de Campo (2015)

Org.: Eduardo Pastorio (2015)

- Total de Alunos: 73 alunos (2014) e 80 alunos (2015).

- Total de Professores e Funcionários: 12 professores e 4 funcionários (2015). - Distância da sede (área urbana do município de São Gabriel/RS): 68 Km.

- Organização dos Dias Letivos: integrais (segunda-feira, quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira = área e currículo).

- Horário de Funcionamento: Manhã (08:00 – 12:00) e Tarde (12:45 – 16:30). - Turmas de Ensino Fundamental atendidas: 1° Ano ao 8° Ano.

- Características do entorno da escola:

A escola encontra-se distante em torno de 15 km da sede do Distrito Municipal. Mesmo assim, devido encontrar-se dentro de um assentamento, existem diversos elementos de infraestruturas presentes no seu entorno. Dentre esses, podemos destacar: Centro Comunitário, que constitui também como uma estrutura física municipal para depósitos de materiais e de logística, e uma quantidade de aproximadamente 42 residências fixas (através de diálogos com moradores, essas residências possuem entre 15 a 50 anos de sua construção).

Figura 39 – Estruturas físicas nas proximidades da E.M.E.F. Maria Manoela Cunha Teixeira Fonte: Trabalho de Campo (2015)

Org.: Eduardo Pastorio (2015)

- Outras Características:

Constitui uma escola que se encontra diante de uma realidade diversificada das demais Escolas Polos. Sua estrutura encontra-se inserida dentro de uma comunidade de reforma agrária (assentamento), absorvendo uma parcela significativa de sujeitos que advém de outras regiões do estado e que possuem uma formação social, agregada de outros elementos humanos.

- Transporte Escolar: para realizar o deslocamento dos alunos e professores da escola, três veículos (Figura 40) são utilizados para a logística, sendo que se deslocam da sede municipal e são de administração do poder público municipal (prefeitura). Dois veículos trafegam conduzindo apenas alunos, e um terceiro transporta alunos e professores. Em média, percorre em torno de 875 km de

estradas diárias (Figura 41), somando os três veículos, como pode ser percebido abaixo.

Transporte 1 (ônibus/prefeitura municipal) – 330 km. Transporte 2 (ônibus/ prefeitura municipal) – 260 km. Transporte 3 (ônibus/ prefeitura municipal) – 285 km.

Figura 40 – Veículos de uso da E.M.E.F. Maria Manoela Cunha Teixeira Fonte: Trabalho de Campo (2015)

Org.: Eduardo Pastorio (2015)

Figura 41 – Estradas de acesso à E.M.E.F. Maria Manoela Cunha Teixeira Fonte: Trabalho de Campo (2015)

- Histórico:

Essa instituição de ensino iniciou suas atividades pedagógicas no dia 20 de março do ano de 1999, com a inauguração de sua infraestrutura (Figura 42) na antiga Estância Areal de propriedade do Senhor Amarílio da Cunha Teixeira, neto da homenageada com o nome da escola. Sua regularidade encontra-se registrada pelo Decreto Executivo (Municipal) N°019/99.

Figura 42 – Marco/Placa de Inauguração da E.M.E.F. Maria Manoela Cunha Teixeira Fonte: Trabalho de Campo (2015)

Org.: Eduardo Pastorio (2015)

Como a proposta de nucleação encontrava-se em desenvolvimento no município desde 1992, a escola em análise foi criada dentro desse planejamento educacional, das cinco Escolas Polos existentes na unidade territorial de São Gabriel/RS sendo constituída como a última. O decreto municipal citado acima definiu a instituição com a nomenclatura atual, chamando-se de Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Manoela Cunha Teixeira, disponibilizando turmas de 1° a 8° série.

Para o desenvolvimento desse projeto de nucleação, apenas três escolas multisseriadas foram desativadas, encaminhando seus alunos regularmente matriculados para a nova escola, consolidando a iniciativa (Tabela 11).

ESCOLAS DESATIVADAS DISTÂNCIA A POLO (KM)

ÁREAS

RURAIS/LOCALIDADES Escola Municipal Plácido de

Castro

21 BR 290: Km 454, (depois Cabanha Saudade), Inhatinhum, Guará Remates, Vila Jorge, BR 158, BR 158 – Km 422, Fazenda Descanso,

Granja Inhatium, Brigada, Fazenda da Acácia, Assentamento Guajuviras, Jarar Escola Municipal Olavo Bilac 7,5

Escola Estadual Camará Fagundes

11

Tabela 11 - Escolas multisseriadas desativadas para Escola Polo - E.M.E.F. Maria Manoela Cunha Teixeira

Fonte: Trabalho de Campo (2015) Org.: Eduardo Pastorio (2015) - Atividade de diagnóstico com alunos da Escola Polo:

Alunos da Turma de 8° Ano (2015) da E.M.E.F. Maria Manoela da Cunha Teixeira – São Gabriel/RS Total de Alunos da Turma Localidade de Origem dos Alunos Duração Casa – Parada de Ônibus Duração Parada de Ônibus – Escola Percurso Total Casa – Escola ALUNO 1 Assentamento

Guajuvira 2 minutos 15 minutos 17 minutos

ALUNO 2 Assentamento

Guajuvira 2 minutos 5 minutos 7 minutos

ALUNO 3 Azevedo Sodré 15 minutos 40 minutos 55 minutos

ALUNO 4 Pau Fincado 10 minutos 1 hora 1 hora e 10 minutos

Fonte: Trabalho de Campo na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Manoela da Cunha Teixeira – São Gabriel/RS (2015)

Organização: Eduardo Pastorio (2015)

Tabela 12 – Alunos da Turma de 8° Ano (2015) da E.M.E.F. Maria Manoela da Cunha Teixeira Fonte: Trabalho de Campo (2015)

Dentro do deslocamento realizado com o uso do transporte escolar do percurso total CASA – ESCOLA, os alunos do 8° Ano da E.M.E.F. Maria Manoela da Cunha Teixeira totalizaram 2 horas e 9 minutos, com média de 37 minutos de duração para cada um. Destaca-se que esse valor refere-se somente à condução de ida até a instituição de ensino, ou seja, o aluno percorre diariamente uma média de 1 hora e 14 minutos no percurso total CASA – ESCOLA – CASA. Devido haver uma adaptação do calendário escolar, os estudantes direcionam-se a essa escola apenas quatro dias letivos na semana (segunda-feira, quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira), o que contribui para diminuir o tempo gasto dos educandos no deslocamento. Mesmo assim, eles possuem uma média semanal por aluno de 4 horas e 56 minutos no percurso total CASA – ESCOLA – CASA, tempo esse permanecendo fora de sua residência e do contato/controle de seus familiares.