• Nenhum resultado encontrado

Escala 1 – Proficiência SAERS

2.1 TRILHANDO OS CAMINHOS DA PESQUISA

2.1.8 Escolas Pesquisadas

Umas das escolas pesquisadas foi o Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã, localizada no bairro Cristo Rei, em Estrela. A história desse educandário começou com a Escola Normal Rural Estrela da Manhã, fundada e mantida pela Arquidiocese de Porto Alegre, em 14 de outubro de 1956. Funcionava em regime de internato exclusivamente masculino, para formação de professores rurais. Além do curso ginasial, a instituição oferecia prática pedagógica, com noções básicas de Técnica Agropecuária, até a promulgação da LDB 5692/71, que exigia formação de 2º grau, não sendo mais reconhecido o título de professor rural com o ensino de 1º grau. Com as mudanças na legislação a escola passou a oferecer o Ensino Superior, instituindo a Fundação Estrela da Manhã para o Ensino Superior - FEMES em convênio com a Universidade de Passo Fundo, promovendo Cursos em Regime Especial de Férias para professores leigos em Licenciatura Curta, encerrando-se em julho de 1976. De 1978 a 1986, a Secretaria Estadual de Educação implantou o Curso de Formação de Professores Leigos de 2º grau. A Associação dos Secretários Municipais de Educação do Vale do Taquari - ASMEVAT solicitou a implantação de um Curso de Magistério para a 3ª Delegacia de Educação, 3ª DE na época, hoje 3ª CRE, com a justificativa da escassez de professores e a necessidade de novos profissionais para atuarem nas comunidades rurais. A então Delegada de Educação, professora Ledi Schneider, empenhou-se e foi autorizado o funcionamento pelo Conselho Estadual de Educação, em 14 de janeiro de 1986. A Secretaria Estadual de Educação em exercício criou o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Professores - CFAP em 30 de maio 1986, com a finalidade de operacionalização de Curso Supletivo em nível de 2º Grau - Habilitação Magistério. Ao longo dos anos, a instituição passou por outras transformações. Em 19 de abril de 2000, foi alterado seu nome para Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã, resgatando o nome original “Estrela da Manhã” dos anos 50. A escolha deu-se por meio de consulta com a comunidade escolar. Atualmente conta com 230 alunos, 23 professores e 16 funcionários.

Trata-se de uma das quatro escolas estaduais da 3ª CRE que oferece a modalidade de Curso Normal. Os alunos são provenientes de aproximadamente 23 municípios do Vale do Taquari, entre outros. A distância inviabiliza o deslocamento

diário, justificando a necessidade da oferta do regime de internato, sendo uma escola de templo integral, oferecendo somente ensino médio na modalidade Normal. O prédio construído na década de 50 passou por reformas, modificações, adequações do espaço físico para atender a clientela. É um prédio amplo com toda a infraestrutura necessária, laboratório de informática, biblioteca, aparelhos de multimídia. Cada sala de aula dispõe de um computador com acesso à internet para o uso de alunos e professores, entre outros.

Conforme o Projeto Político Pedagógico – PPP, a escola tem como filosofia (2000, p. 6): “Educar, Transformar e Humanizar”. Conforme o PPP (2000, p. 6), “[...] é necessário entender o aluno como um ser integral e não somente alguém para ser instruído”. Destaca-se também a necessidade de “resgatar a magia da condição humana, respeitar as diferenças, criar novas maneiras de saber conhecer, saber fazer, saber conviver e saber ser” (PPP, 2000, p. 7). As reuniões pedagógicas são semanais para os professores e a escola desenvolve vários projetos com seus alunos, busca a participação e o envolvimento dos pais, bem como de todos os segmentos da comunidade escolar. O Instituto Estrela da Manhã é considerado referência na oferta de Curso Normal no Vale do Taquari.

Seguem os resultados, a colocação e o padrão de desempenho da escola em relação às cem melhores escolas do RS no SAERS de 2007 e 2008. Por os resultados do SAERS 2009, terem sido divulgados quando da elaboração deste relatório, acrescentei-os vindo a confirmar o terceiro ano consecutivo dessas escolas entre as cem melhores do RS.

Tabela 1 – SAERS - Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã

DISCIPLINA

SAERS 2007

Colocação Padrão de Desempenho

SAERS 2008

Colocação Padrão de Desempenho

SAERS 2009

Colocação Padrão de Desempenho língua portuguesa 5º - 278,5 22º - 275,1 36º - 276,6 matemática 33º - 294,6 73º - 287,2 67º - 290,6 Fonte: Elaborada pela autora com base em dados da SEDUCRS 2008/2009/2010.

A segunda escola pesquisada é a Escola Estadual de Educação Básica José Plácido de Castro, localizada no Centro de Relvado. Sua história começou em 1941, com a criação do Grupo Escolar de Relvado. Em 1965 houve a fusão de duas escolas: a Escola Nossa Senhora de Fátima e o Grupo Escolar de Relvado. O nome Grupo Escolar de Relvado foi mantido até 1969. Após foi alterado para José Plácido de Castro, permanecendo até hoje. Porém, ao longo dos anos, a escola passou por várias denominações para adequação à legislação educacional vigente. Atualmente conta com 255 alunos, 20 professores e 7 funcionários.

O atual prédio da escola foi construído na década de 90. É uma edificação ampla com toda a infraestrutura necessária, inclusive com laboratórios de ciências e informática, biblioteca, com aparelhos de multimídia, entre outros.

Segundo a Proposta Político Pedagógica da escola (2006, p. 4), o educandário tem como filosofia: “O ideal por meta. A realidade por estratégia. A educação por compromisso”, De acordo com o PPP (2006, p. 9): “A educação possui caráter permanente. Todos, continuamente, nos educamos. A escola que se preocupa com o futuro e com a formação de seus educandos, precisa alicerçar-se em 4 eixos: trabalho em equipe, busca compartilhada de soluções, relativismo e criatividade”. Os professores têm reuniões pedagógicas quinzenais e a escola desenvolve diferentes projetos com seus alunos, busca a participação e o envolvimento dos pais, bem como de todos os segmentos da escola, seja por meio do Conselho Escolar, Círculo de Pais e Mestres e Grêmio Estudantil.

A Tabela 2 apresenta os resultados, a colocação, o padrão de desempenho da escola em relação às cem melhores escolas no SAERS de 2007 a 2009 do RS.

Tabela 2 – SAERS - E E E B José Plácido de Castro

DISCIPLINA

SAERS 2007

Colocação Padrão de Desempenho

SAERS 2008

Colocação Padrão de Desempenho

SAERS 2009

Colocação Padrão de Desempenho língua portuguesa 7º - 277,6 17º - 276,6 12º - 285,7 matemática 1º - 341,6 6º - 310,3 20º - 305,5

Documentos relacionados