• Nenhum resultado encontrado

REDE ESCOLAS VITTRA NA SUÉCIA

7.1. ESCOLHA DO TERRENO

A fim de encontrar embasamento na escolha do terreno para este projeto, primeiramente fez-se um levantamento das principais escolas de dança da cidade de Florianópolis, juntamente com os teatros e espaços de apresentação e com associações de atendimento às pessoas com deficiência. Com isso, percebeu-se uma concentração de escolas na porção central da cidade, muito provavelmente pela alta demanda dessa área - já que a mesma possui grande densidade populacional - e pela facilidade de acesso por meio de transporte público e particular. Os poucos teatros existentes também estão concentrados nessa região.

Surgiu então o interesse por trabalhar na porção continental da cidade devido a sua proximidade com o centro, onde já existe um grande público interessado em dança e também devido à inexistência de espaços de apresentação. Ademais, a região é urbanizada, mas ainda não tão densa e verticalizada, com diversos terrenos livres propícios, além de possuir um número de escolas de dança bem menor do que no centro.

O terreno escolhido encontra-se na porção nordeste do continente, no bairro Estreito, conforme demarcado no mapa. Suas principais potencialidades são:

1. Terreno sem uso, amplo e praticamente plano, o que facilita as questões de acessibilidade de pessoas com deficiências físico-motoras;

2. Facilidade de acesso por diversas ruas, incluindo uma via arterial do bairro e a Beira Mar Continental;

3. Localização em área de destaque e desenvolvimento urbano na cidade;

4. Conectado às diversas associações de atendimento às pessoas com deficiência por meio de vias de transporte rápido;

5. Proximidade com pontos de ônibus;

6. Possibilidade de vista para a paisagem da Ponte Hercílio Luz; 7. Proximidade com a praça Nossa Senhora de Fátima;

8. Inserção em uma área de usos diversos, sendo servida por equipamentos de saúde, comércio e serviços nos arredores;

9. Área de menor gabarito, permitindo uma edificação bem iluminada e ventilada; 10. Terreno servido por infraestrutura básica, como água, coleta de lixo, tratamento de esgoto e rede elétrica.

Figura 25. Mapa da codade de Florianópolis com pontos levantados. Sem escala

Figura 26. Mapa centro e estreito com pontos levantados. Sem escala

Figura 23. Localização geral do terreno escolhido na cidade. sem escala

Figura 24. Localizaçõ do terreno no bairro. sem escala

Escolas de dança Teatros

Associações

Figura 28. Localização do terreno no bairro. Sem escala

35

ponto de ônibus - linhas vindas do continente e outras cidades

ponto de ônibus - linhas vindas da ilha

TERRENO Beira Mar Continental

Praça Nossa Senhora de Fátima

Vias Arteriais Vias Coletoras Vias Locais

O mapa ao lado mostra as principais ruas nos arredores do terreno. Ele possui vias arteriais adjacentes, além de ser circundado por vias de menor porte de mão dupla.

O local possui proximidade com pontos de ônibus, tanto de linhas vindas da ilha de Florianópolis, quanto de outras localidades do continente e cidades vizinhas. Quado foi realizado o estudo do terreno, a fachada voltada para a via arterial Fúlvio Aduci e também para a Praça Nossa Senhora de Fátima possuía dois acessos, por ambas as laterais do Laboratório da Unimed. Apenas uma pequena porção do terreno era visível a partir dessa rua. Ao longo do desenvolvimento do trabalho, o Laboratório foi desativado, dando lugar a uma farmácia.

Já na esquina voltada para as ruas locais, há um visual amplo de quase toda a extensão do terreno. A partir dessa esquina,nos edifícios acima de dois andares, é possível ter uma vista plena da Beira Mar e das pontes de acesso à ilha. Contudo, deve- se destacar que essa região da cidade está em constante expansão e verticalização, o que sugere que o eficício da proposta não seja tão reduzido em altura afim de garantir a continuidade de sua vista para a paisagem ao longo do tempo.

Figura 29. Mapa da hierarquia de vias principais, mostrando as delimitações do terreno. Sem escala

Laboratório Unimed

O terreno situa-se em uma área bem diversa e em intensa transformação. Nos arredores da rua Fúlvio Aduci há a predominância de usos comerciais e mistos (principalmente comércio no térreo e serviços nos pavimentos superiores), além da presença de alguns restaurantes. Já nas vias locais, a predominância é de residências, essencialmente casas de um ou dois pavimentos. Com isso, a fachada leste do terreno ainda tem possibilidade de vista, boa insolação e ventilação. Entrentanto, atenta-se para a futura verticalização citada anteriormente. Um exemplo da transformação atual da paisagem do entorno do terreno é a esquina norte da quadra, onde no mapa é apontado um aglomerado de pequenas residências. No início da pesquisa, essa era a configuração dessa área, entrentanto, agora essas casas dão espaço a uma construção de um edifício de mais de dez pavimentos.

A fachada oeste já é protegida por edificações de maior porte. Em relação à conexão com a importante via da Beira Mar Continental, existe um terreno vazio, o qual permite acesso a um dos bolsões de estacionamento.

Figura 30. Mapa de usos. Sem escalaA

B C E D F G H Residencial Comercial Serviços Misto Terreno Vazio

Figura 31. Foto A. Acesso Lado direito Unimed. Passagem estreita ao fundo

Figura 32. Foto B. Vista de um dos acesso a partir da rua Fulvio Aduci. Apenas uma parte do terreno é visível.

Figura 33. Foto C. Vista de um dos acesso a partir da rua Cel. Pedro Demoro. Proximidade com edifícios de maior porte.

Figura 34. Foto D. Vista interna do terreno. Residências ao fundo. Ângulo de possível vista das pontes e da paisagem da ilha.

36

Figura 35. Foto E Vista a partir do lado esquerdo da Unimed, mostrando os fundos desse laboratório e os edifícios vizinhos.

Figura 36. Foto F. Vista interna do terreno voltada para norte/ noroeste, onde há um processo de verticalicação de edifícios comerciais

Figura 37. Foto G. Foto da esquina que permite maior visão da

amplitude do terreno Figura 38. Foto H. Terreno vazio que permite a conexão com a Beira Mar Continental

Segundo o Plano Diretor da cidade (FLORIANÓPOLIS, 2014), o terreno encontra-se em uma Área Mista Central. Esse tipo de zona se caracteriza por ser de alta complexidade, densidade e diversidade. É destinada à usos residenciais, comerciais e de serviços. No entorno das vias principais, o gabarito é mais alto, entre 10 e 12 pavimentos. Destaque para a área residencial ao norte do terreno, no bairro Balneário, sendo importante público em potencial. Cabe ressaltar também a Área Turística de Lazer (ATL) na Beira Mar Continental, muito próxima ao terreno. Essa área ainda não foi desenvolvida para esse uso, mas também apresenta uma possível conexão do projeto com uma futura área de lazer pública da cidade.

Assim como seus arredores imediatos, o número máximo de pavimentos do terreno é de quatro e a taxa máxima de ocupação geral é de 50%. De acordo com o Artigo 71 dessa Lei Complementar, o subsolo pode ocupar até 80% nos terrenos de AMC. Os primeiro e segundo pavimentos também poderão ter uma taxa de ocupação ampliada para 80% caso no mínimo 50% de sua área e de sua testada seja destinada à comércio e/ou serviços de acesso público.

Vale destacar que por mais que o uso proposto nesse projeto se enquadre nessa situação, não se considera adequada uma ocupação tão densa, visto que busca-se uma integração com o entorno e uma permeabilidade na área, estruturando-a a partir de um térreo aberto e público. Segundo a tabela de adequação de usos da prefeitura, os terrenos de AMC são adequados para os usos específicos propostos no programa do projeto, tais como: atividades de ensino de uma maneira geral; atividades de atenção à saúde humana; atividades artísticas, criativas e de espetáculo e atividades de recreação e lazer.

Figura 39. Mapa de Zoenamento do Plano Diretor para a área do Distrito Sede Continental

37

TERRENO

Praça Nossa Senhora de Fátima Uso misto

predominante

Rua Fulvio Aduci

Rua dos Navegantes

Vento Sul Vento nordeste conexão com a Beira Mar eixo visual R. Mal Hermes R. Souza Dutra

Figura 40 . Mapa Síntese de análise do entorno do terreno

O terreno apresenta diversas características positivas as quais foram levadas em conta na escolha do local, tais como: possibilidade de boa ventilação e iluminação natural (vento nordeste e insolação da manhã); proteção parcial contra insolação oeste e vento sul devido aos edifícios pré existentes; posição privilegiada no bairro; possibilidade de conexão com áreas verdes de lazer públicas adjacentes; facilidade de acesso devido às diversas linhas de ônibis que servem o local e também às importantes ruas que o circundam; proximidade com grandes áreas de uso residencial onde se encontra um forte potencial de público; fácil conexão com cidades vizinhas; topografia plana; diversidade de entradas no terreno e consequentes largas fachadas abertas para a rua.

A partir da análise desse terrreno, percebeu-se também que ele é essencialmente um meio de quadra que tem o potencial de ser um eixo de conexão entre o bairro, a praça Nossa Senhora de Fátima e a Beira Mar Continental, estando em um ponto de extrema importância para o Estreito e para a cidade como um todo. A praça Nossa Senhora de Fátima é o ponto central do bairro, sendo o espaço de congregação e lazer mais importante da área. Nela acontecem diversos eventos, festas, além de possuir constante vitalidade trazida pelas quadras de esporte, espaços sombreados de descanso e food trucks. Percebendo a relevância desse local, sentiu-se a necessidade de abrir a fachada do terreno voltada para ela, a fim de criar um espaço público de lazer contínuo e forte na cidade. Além disso, sendo a rua Fulvio Aduci entre o terreno e a praça, a via arterial de maior fluxo e importância, era de interesse que o projeto fosse bem visível a partir dela. Inicialmente, tinha-se decidido manter o edifício da Unimed, o qual bloqueava consideravelmente essa vista e conexão, pois esse era considerado um equipamento relevante e representativo no bairro. Entretanto, a substituição do mesmo por uma farmácia reforçou a necessidade de remover aquela edificação e transformar a área em espaço público. E, já que o bairro e a cidade carecem de espaços de lazer desse tipo e os arredores são extremamente bem servidos de farmácias, seria um grande ganho funcional.

Uso residencial predominante

Documentos relacionados