• Nenhum resultado encontrado

A coleta de dados pode ser realizada por meio de diferentes formas. Hair et al. (2005) destacam dois tipos de coleta: a observação e os métodos surveys. Neste trabalho, foi utilizado um dos tipos de surveys que são formas de levantamento de dados primários em que as informações são fornecidas pelo próprio indivíduo. Com esse método, a pessoa tem conhecimento de sua participação na pesquisa, diferentemente do método de observação.

Os dados a ser investigados podem ser coletados em um único ponto no tempo, caracterizando um estudo transversal, ou podem descrever eventos ao longo do tempo, o que pode ser chamado de estudo longitudinal. Este último é indicado nas situações em que as hipóteses são sensíveis às variações no decorrer do tempo, o que não é o caso das questões levantadas neste trabalho. Desse modo, foi realizado um estudo transversal para inferir características da população mediante uma amostra.

No método survey, os dados podem ser coletados por meio de questionários autoadministrados ou entrevistas (HAIR et al. , 2005). Para a realização desta pesquisa, foram aplicados os autoadministrados em que os próprios respondentes lêem e respondem a todo o questionário, que pode ser enviado pelo correio ou de forma eletrônica. Tendo em vista a abrangência do estudo, decidiu-se enviar o questionário (Apêndice I) por e-mail aos gerentes de compras ou responsáveis pela atividade nas indústrias selecionadas para compor a amostra. Tal forma de coleta facilita o acesso ao público-alvo, o que permite reunir uma grande quantidade de dados de maneira mais conveniente e com menos custos. Entretanto, o baixo retorno desse tipo de abordagem constitui uma dificuldade. Na presente pesquisa, foram enviados 72 questionários eletrônicos, dos quais 23 foram respondidos, obtendo-se uma taxa de retorno de 32%.

3.5.1 Questionário

Decidido o método para a coleta de dados, faz-se necessária a elaboração do questionário. De acordo com Hair et al. (2005), um questionário bem elaborado é imprescindível para garantir a precisão dos dados coletados.

O questionário desenvolvido neste trabalho é constituído principalmente de questões fechadas, oferecendo opções predeterminadas de respostas. Segundo Hair et al. (2005), esse tipo de questão é mais difícil de elaborar; no entanto, a possibilidade de pré-codificação das respostas facilita a entrada, classificação e análise dos dados posteriormente.

As questões abordadas no questionário abrangeram diversos aspectos do processo de seleção de fornecedores, sendo o questionário estruturado em 6 seções, conforme a descrição do Quadro 3.1.

Quadro 3.1– Seções do questionário

SEÇÕES ASSUNTOS ABORDADOS

Informações gerais

Perfil do gerente responsável pela atividade de seleção e avaliação de fornecedores / Porte da empresa

Fornecedores Perfil dos fornecedores

Relacionamentos empresa-fornecedor

Características do relacionamento firmado entre a empresa e seus fornecedores

Processo de seleção Características do processo de seleção

Critérios de seleção Características do conjunto de critérios utilizados no processo de seleção

Avaliação de desempenho Características do processo de avaliação de desempenho

As variáveis foram mensuradas com o uso de escalas. As escalas podem ser distintas, medindo apenas a direção da resposta - sim ou não, concorda ou discorda –, ou podem medir, além da direção, a intensidade com que a pessoa concorda ou discorda de algo, sendo esta última conhecida como escala contínua (HAIR et al. , 2005). A escala de intensidade pode variar entre 3 e 10 pontos, em que, quanto maior o número de pontos da escala, maior a percepção sobre a variação da intensidade.

Esses mesmos autores classificam as escalas de acordo com o nível de mensuração, podendo-se constituir uma escala nominal, ordinal, intervalar ou de razão. Uma escala nominal serve para classificar elementos, sendo, por isso, mais utilizada em estudos qualitativos. Em uma escala ordinal, os elementos são classificados em conjuntos ordenados de acordo com algum critério, o que permite identificar os objetos com mais ou menos atributos do que outros. No entanto, não possibilita mensurar a diferença existente entre os mesmos. Já na escala intervalar é possível medir essa distância entre as categorias e interpretá-las, obtendo-se resultados mais relevantes. Por último, a escala de razão apresenta uma única origem ou ponto zero, o que torna possível calcular as razões de pontos na escala, sendo, portanto, a mais sofisticada.

No questionário, as questões que buscam descrever o perfil do gerente ou responsável pela atividade de seleção e avaliação, as características da empresa, da base de fornecedores e do relacionamento empresa-fornecedor, utilizaram escalas nominais e ordinais, uma vez que

são as mais indicadas para identificar e classificar elementos. A maior parte das questões, entretanto, foi elaborada com uma escala de intensidade de 5 pontos que varia entre discordo totalmente e concordo totalmente. Apesar de essa escala caracterizar uma do tipo ordinal, Hair et al. (2005) relatam a existência de evidências empíricas de que as pessoas percebem a diferença entre os pontos com mesma magnitude, permitindo que a mesma seja tratada pelo pesquisador como uma escala intervalar. Vale destacar que a escolha da escala foi influenciada também pela facilidade de os indivíduos lidarem com esse tipo de estrutura.

3.5.2 Pré-teste

O pré-teste é utilizado para avaliar o entendimento das questões pelos respondentes, a coerência das respostas e, desse modo, identificar os ajustes necessários e as potenciais melhorias.

De acordo com Hair et al. (2005), o tamanho da amostra de um pré-teste deve ser no mínimo quatro indivíduos e no máximo trinta. Para testar o questionário deste trabalho, o mesmo foi aplicado a uma amostra de oito indústrias do setor de alimentos localizadas na região metropolitana do Recife. As empresas foram escolhidas por conveniência para viabilizar a realização do pré-teste. Durante sua aplicação, foi possível analisar a estruturação das questões, verificar a compreensão do texto, avaliar se as opções de respostas eram excludentes e exaustivas, dentre outros aspectos. Foram, então, realizadas algumas melhorias no texto, conteúdo, escalas, estruturação e apresentação a fim de aprimorar o instrumento de coleta de dados.

Documentos relacionados