• Nenhum resultado encontrado

5. MÉTODO

5.3 ESCOLHA DA ORGANIZAÇÃO PESQUISADA E

DIVULGAÇÃO DA CARTA CONVITE PARA OS

TRABALHADORES PARTICIPAREM DA PESQUISA

O lócus da presente pesquisa era que fosse em uma organização com indícios de ser saudável e para sua identificação, baseou-se nos principais elementos inseridos no modelo heurístico de organização saudável apresentado por Salanova (2008), Salanova (2009) e Salanova et al. (2012), o qual contempla os requisitos para poder considerá-la como um local saudável para se trabalhar. Assim, teve-se como enfoque para a escolha da organização, aquela que possuísse práticas saudáveis de gestão, de modo a construir trabalhadores saudáveis, aliado a produtividade, qualidade e rentabilidade.

O foco para a preferência da organização a ser pesquisada, se deu principalmente, pela constatação preliminar da existência de práticas saudáveis na mesma, como por exemplo, a existência de políticas e de práticas orientadas para o bem-estar, qualidade de vida, felicidade, relações interpessoais harmoniosas entre outros aspectos relacionados. Também foram utilizados como elementos para auxiliar na identificação de uma organização com indícios de ser saudável, as três dimensões de organização positiva apresentadas por Chiuzi, Siqueira e Martins (2012), as quais são a percepção de suporte organizacional, justiça organizacional e confiança. Também serviram de referência, as ações da empresa humanizada, conforme descritas por Vergara e Branco (2001), uma vez que, as mesmas se caracterizam por desenvolverem relações justas e democráticas no ambiente interno e no âmbito externo, priorizam ações orientadas à responsabilidade social e ambiental, aspectos estes que também são identificados nos elementos de Salanova (2008) e Salanova (2009).

Com base nisto, procurou-se na presente pesquisa elencar alguns aspectos, os quais foram verificados como critérios para a escolha da organização pesquisada. Assim, foi averiguado se na organização a ser pesquisada havia:

 Programas voltados para a saúde do trabalhador (médico, odontológico, psicológicos, etc.).

 Programas de responsabilidade social e ambiental (por exemplo: sustentabilidade).

 Programas de formação e desenvolvimento de carreira dos trabalhadores (por exemplo: universidade corporativa).

 Programa de participação nos lucros.

 Programa de qualidade de vida no trabalho e de bem-estar no trabalho.

 Programa de socialização de novos trabalhadores.

 Definição de cultura, valores, missão e visão organizacional voltados para práticas saudáveis.

 Código de ética e conduta.

 Políticas de prevenção e combate a acidentes no trabalho (prevenção e promoção de segurança).

 Políticas de prevenção e combate ao assédio moral no trabalho.

 Produtos e serviços saudáveis.

 Programas de monitoramento do clima organizacional.  Programas voltados para o desenvolvimento dos gestores,

gerencial por meio de coaching e outras estratégias.

 Uma organização que tenha ganhado prêmios (por exemplo: Guia Você S/A – As Melhores Empresas Para Você Trabalhar com a metodologia e coordenação da pesquisa pelos professores da FEA-USP, professores Joel Dutra e André Fischer ou Great Place to Work, empresa global de pesquisa, consultoria e treinamento que auxilia as empresas a identificar, criar e manter excelentes ambientes de trabalho por meio do desenvolvimento da cultura de confiança no ambiente de trabalho).

 Uma organização que possua uma Ouvidoria, espaço disponibilizado aos trabalhadores para que eles possam relatar problemas ou denunciar aspectos que os estão incomodando no ambiente de trabalho.

Cabe ressaltar que não se exigiu que a organização a ser pesquisada tivesse todos os critérios elencados acima, ou seja, os mesmos serviram como norteadores para a escolha da organização. A partir dos requisitos elencados anteriormente, foi-se a busca de uma organização para realizar a pesquisa. A indicação da organização pesquisada partiu de uma doutora na área da psicologia das organizações e do trabalho, que entendeu que a mesma tinha as características que iriam ao encontro dos propósitos da presente pesquisa.

Na sequência da sugestão recebida, a pesquisadora verificou o site da organização como um primeiro contato para analisar se a mesma apresentava alguns dos aspectos que se enquadrassem nas características de uma organização saudável, conforme os critérios acima elencados. Dentre os principais critérios identificados foi a organização pesquisada ter ganho o prêmio como a melhor empresa para se trabalhar pelo Great Place to Work (GPTW), ganhou também um prêmio de arquitetura coorporativa e em seu site é bastante enfatizado que se trabalha com amor, consciência, dedicação e comprometimento, como também, a preocupação de que, as pessoas sejam tratadas de forma única e encontrem tudo o que gostam. Outro aspecto destacado no site da organização pesquisada é que, os benefícios oferecidos aos trabalhadores, como vale refeição e lanche todos o dia, plano odontológico e de saúde, vale atividade física, horário flexível, investimento em capacitação e remuneração fixa e variada. Conforme descrito no site, estes benefícios são oferecidos, pois para há o cuidado com o trabalhador. Por este motivo são disponibilizados benefícios que auxiliam na qualidade de vida, bem-estar, conforto, saúde e capacitação de todos que entram para trabalhar na organização pesquisada. Assim, pode-se identificar coerência com o que é destacado no site da organização pesquisada e alguns dos requisitos da escolha da organização para se realizar a presente pesquisa.

Após esta primeira etapa, fez-se contato com o gestor de pessoas da organização pesquisada no intuito de verificar a possibilidade de se realizar uma visita exploratória na organização, para conhecer as principais características da organização e identificar, a continuidade da coerência com os requisitos para a realização da presente pesquisa e por fim, fazer a solicitação para a execução da investigação. Assim, foram realizas duas reuniões com o gestor de pessoas até que houve a confirmação para a realização da pesquisa. Na primeira reunião, foram conversados, os aspectos mais gerais da organização, para se ter uma primeira contextualização da mesma. Nessa oportunidade houve a apresentação do espaço físico, onde os trabalhadores trabalham por parte do gestor, como também, a explanação das características da presente pesquisa, da parte da pesquisadora. Na segunda reunião, com a presença do orientador da pesquisadora, foram detalhados aspectos, como por exemplo, missão, visão, valores organizacionais, como também, foi explanada melhor, a proposta da coleta das informações da presente pesquisa. Por fim, após a segunda reunião, houve a confirmação da realização da presente pesquisa.

Com a confirmação da realização da pesquisa, iniciaram-se os trabalhos de conhecimento sobre a organização que seria pesquisada. A pesquisadora se reuniu mais vezes com o gestor de pessoas, o qual disponibilizou mais informações sobre a organização pesquisada, como também, disponibilizou documentos a fim de auxiliar no processo de investigação. Essas conversas foram fundamentais para que a pesquisadora pudesse conhecer o contexto da organização e usar essas informações para a construção dos roteiros de entrevistas dos gestores e dos demais trabalhadores. É importante destacar a receptividade e a disponibilidade que a pesquisadora teve por parte do gestor de pessoas para a realização da pesquisa, o qual auxiliou e facilitou sobremaneira a realização da pesquisa.

Depois de conhecer um pouco mais a organização, iniciou-se a preparação de como seria realizado o convite aos trabalhadores para participarem da pesquisa. Assim, conjuntamente com o gestor de pessoas foi feita uma carta convite para a participação na pesquisa. A carta convite está no Apêndice A.