• Nenhum resultado encontrado

3.1 Aspectos Ambientais e Sistêmicos

3.1.2 Esfera Sistêmica

Os elementos sistêmicos do design de um SAD são compostos de elementos que representam funções utilizadas pelo sistema, tais como o gerenciador de diálogos entre o usuário do sistema e as bases de modelos e bases de dados, conforme abordado por Sprague e Watson (1991) e Pearson e Shim (1995). Dentre os elementos citados, o mais importante e fundamental é o gerenciamento do diálogo com o usuário, que é responsável por toda comunicação do usuário com o SAD e das apresentações dos resultados do SAD para o usuário.

Capítulo 3 Contextualização dos Perfis de Usuários de SAD

32

A interface com o usuário deve ser um elemento cognitivamente atraente, uma vez que o elemento ambiental mais importante são as pessoas. Para Chuang e Yadav (1998), o gerenciador de diálogo deve executar diversas tarefas, tais como capturar a preferência, experiência e habilidades, salvando como um modelo do perfil de usuário; receber e interpretar os dados inseridos pelo usuário, transmitindo para o sistema de processamento do problema; exibir os resultados para o usuário; e acionar o módulo de introspecção quando necessário.

Os elementos do SAD estão dispostos em forma de arranjos, em que cada componente está intrinsecamente ligado aos recursos ambientais, assim como com o papel que executa. Tais elementos consomem recursos disponibilizados pelo ambiente do sistema. Segundo Ariav e Ginzberg (1985), os recursos disponíveis pelo sistema de apoio a decisão são divididos em quatro categorias: hardware, software, pessoas e dados.

Os hardwares contêm os computadores e todos os periféricos pertencentes a ele, incluindo também as redes de interconexão entre os computadores e todas as configurações de hardwares necessárias para suprir o ambiente e as tarefas do SAD.

Os níveis de tecnologias de softwares, envolvidos na criação do SAD, podem ser divididos em três níveis, SAD específico, gerador do SAD e ferramentas do SAD, segundo a classificação de Sprague e Watson (1991).

O SAD específico é o aplicativo que auxilia o decisor no processo decisório de um problema específico. São sistemas de informação criados através de linguagens de programação ou por pacotes de software de propósito geral, que agregam dados e modelos.

Gerador SAD são softwares que possuem um conjunto de pacotes de procedimentos de funções, que possuem uma série de modelos para serem utilizados nos mais diferenciados problemas de decisão. Por serem geralmente de fácil manipulação, os geradores do SAD facilitam e fornecem uma maior agilidade para a criação do SAD específicos. Como exemplo de geradores do SAD, atualmente utilizados, pode-se citar o Microsoft Office Excel, que faz parte do pacote do Office produzido pela Microsoft, e o BrOffice.org Calc, que faz parte do pacote BrOffice.org produzido e distribuído gratuitamente pela Sun Microsystems.

As ferramentas do SAD são responsáveis pelo desenvolvimento do SAD específicos, bem como dos geradores do SAD. Essas ferramentas são a combinação de software e hardware administrados por linguagens de programação, como é o caso das plataformas utilizadas

Capítulo 3 Contextualização dos Perfis de Usuários de SAD

33

para o desenvolvimento de software para os mais variados periféricos, seja para computadores ou para os diversos tipos de dispositivo móvel. As principais plataformas para desenvolvimento de softwares é a plataforma Java, desenvolvida pela Sun Microsystems e distribuída atualmente pela Oracle, e a plataforma Microsoft.NET, desenvolvida e comercializada pela Microsoft.

As pessoas envolvidas na utilização do SAD são também recursos fundamentais para o desenvolvimento do design do software, assim como para as demais etapas evolutivas do SAD. Os papéis executados pelos usuários do SAD deverão ser reconhecidos, a fim de facilitar a utilização do sistema, aumentando a eficácia e a eficiência das escolhas dos decisores.

Segundo Sprague e Watson (1991), os papéis dos usuários de um SAD podem ser categorizados de acordo com os níveis de tecnologias em cinco tipos: o gerente ou usuário, que são as pessoas responsáveis pelas decisões; o intermediário, pessoas que auxiliam o decisor nas fases mais burocráticas da utilização do sistema; o projetista, pessoa responsável pela utilização do gerador do SAD, desenvolve sistemas específicos de acordo com as necessidades requeridas pelo problema decisório; suporte técnico são desenvolvedores de componentes e geralmente responsáveis pela manutenção dos bancos de dados, para essa função é requerido um bom conhecimento técnico sobre tecnologias de desenvolvimento de software e de armazenamento de dados; o criador, são pessoas que utilizam novas tecnologias de hardware e software com a finalidade de desenvolver ou evoluir sistemas específicos e/ou geradores de sistemas. Não necessariamente cada papel será ocupado por uma pessoa específica. Esses papéis podem ser acumulados por uma única pessoa, como também um determinado papel pode ser acumulado por mais de uma pessoa; dependerá do nível de conhecimento das pessoas interligadas ao problema de decisão.

Os dados utilizados para a execução do SAD são as fontes de onde provêm as recomendações para os decisores, por esse motivo existem uma grande preocupação em correlação à limpeza desses dados a fim de transformá-los em informações úteis. Esses dados são geralmente provenientes de diferentes bases de dados, em que são extraídos, e posteriormente são tratados como quaisquer tipos de erros possíveis, em seguida, são carregados na base de dados que alimenta o SAD.

Capítulo 3 Contextualização dos Perfis de Usuários de SAD

34

Documentos relacionados