• Nenhum resultado encontrado

IV. INFRAESTRUTURA

1. Espaço Físico Geral

As dependências estão adequadas ao atendimento e desenvolvimento das atividades e programas curriculares do curso. As especificações de serventias obedecem aos padrões arquitetônicos recomendados quanto à ventilação, iluminação, dimensão e destinação específica.

As salas de aula, os laboratórios, a biblioteca e outras dependências são de uso privativo dos docentes, discentes e técnicos-administrativos e egressos, permitido o acesso de pessoas estranhas quando da realização de eventos, encontros culturais, seminários ou em casos de expressa autorização da Direção e identificação de visitantes.

A infraestrutura física está à disposição dos alunos para atividades extraclasses, desde que pertinentes aos cursos ofertados e dentro dos horários devidamente reservados. Além disso, a FPAC prima pelo asseio e limpeza mantendo as áreas em condições adequadas aos fins que se destinam. Os depósitos de lixo, de coleta seletiva, estão colocados em lugares estratégicos, como próximos às salas de aula, na biblioteca, nas salas de estudo e área de convivência. As instalações sanitárias gozam de adequadas condições de higiene e acessibilidade. Para isso a instituição mantém pessoal adequado e material de limpeza disponível.

Dispõe ainda de instalações apropriadas para o processo de ensino-aprendizagem disponibilizando recursos audiovisuais e equipamentos específicos, para cada curso. Os locais de trabalho para os docentes são adequados às necessidades atuais, tanto em termos de espaço, quanto em recursos técnicos, mobiliários e equipamentos.

As instalações possuem nível de informatização adequado, com suas dependências administrativas e acadêmicas servidas com equipamentos apropriados. O corpo docente tem livre acesso às informações de secretaria, biblioteca e Internet.

Com relação ao atendimento às pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, trabalha constantemente para que suas instalações estejam livres de barreiras que impeçam a circulação. Possui acesso através de elevadores em todo o prédio.

No que concerne aos portadores de deficiência visual e auditiva, disponibiliza infraestrutura física, tecnológica e de recursos humanos necessários ao pleno desenvolvimento das atividades didático-pedagógicas até a conclusão do curso.

Com relação ao atendimento às pessoas com deficiência, a FAPC cuidou para que suas instalações estejam livres de barreiras que impeçam a circulação. No que concerne aos portadores de deficiência visual e auditiva, a faculdade disponibiliza infraestrutura física, tecnológica e de recursos humanos necessários ao pleno desenvolvimento das atividades didático-pedagógicas até a conclusão do curso.

A Faculdade Paulista de Comunicação, no sentido de buscar a melhoria e qualificação de toda a sua infraestrutura, estabelece as seguintes diretrizes para as instalações gerais:

Garantir a manutenção permanente das instalações físicas e dos equipamentos;

Garantir as condições de luminosidade e ventilação adequadas às necessidades climáticas locais; Garantir o isolamento de ruídos externos e boa audição interna, com o uso de equipamentos, proporcionando condições acústicas adequadas;

Adquirir e manter mobiliário e aparelhagem específica, para proporcionar condições ergonômicas adequadas e suficientes aos usuários;

Adquirir e manter o parque tecnológico para atendimento das necessidades acadêmicas e administrativas;

Assegurar as condições de infraestrutura física, de equipamentos, biblioteca e serviços informacionais que assegurem e garantam o desenvolvimento sistemático, harmônico e permanente da Instituição;

Manter um processo de modernização da infraestrutura organizacional, com vistas à melhoria da qualidade de vida e do trabalho, no âmbito interno, incluindo o atendimento a portadores de necessidades especiais;

Manter todo o espaço físico limpo e arejado, em todas as unidades, garantindo para isso pessoal habilitado: manter recursos audiovisuais e de multimídia em quantidade adequada às necessidades acadêmicas;

Garantir o descarte adequado de lixo, insumos de laboratórios, equipamentos eletrônicos, lâmpadas fluorescentes e outras, bem como demais itens que tenham regramento específico em relação ao descarte;

Garantir o cumprimento da legislação sanitária do município de São Paulo em relação às instalações da instituição;

Garantir a segurança do corpo social da instituição, sua infraestrutura e equipamentos.

É de responsabilidade da diretoria Acadêmica da instituição a observação e manutenção das diretrizes acima listadas. É de responsabilidade de todo o corpo social da IES o zelo pela infraestrutura física disponibilizada pela instituição. É vedada a saída, movimentação, empréstimo/cessão e/ou venda de equipamentos da instituição sem a autorização expressa da Direção da instituição. É de responsabilidade da Comissão Própria de Avaliação criar ferramentas de pesquisa de satisfação da infraestrutura geral e específica da IES. É de responsabilidade das Coordenações de Curso o apontamento das necessidades gerais de aquisição, modernização, expansão de espaços, equipamentos, acervo e insumos para os cursos oferecidos e a oferecer pela instituição.

É de competência de a Coordenação Administrativa realizar cotações de produtos e serviços para atendimento das necessidades da instituição. É de competência da Direção proceder a defesa orçamentária das necessidades institucionais. É de competência da Mantenedora o deferimento dos investimentos da faculdade.

Infraestrutura Situação Atual

Quantidade Área (M²) Área de lazer 2 80 Auditório 1 95 Banheiros 16 45 Biblioteca 1 78 Instalações. Administrativas 2 270 Laboratórios 5 150 Ilhas de Edição 2 8 Laboratório de Criação 1 8 Salas de aula 12 550 Salas de Coordenação 1 8 Salas de Docentes 1 62

Sala de Reunião docente 2 45

Núcleo de Apoio Psicopedagógico 1 8

Coworking space 1 10

Sala do Capelão 1 8

Sala CPA 1 8

Sala de Colegiados 1 12

Sala de Apoio EaD 1 12

Sala de trabalho docente 1 12

1.1. Infraestrutura de segurança

Os equipamentos e instalações são protegidos fisicamente por câmeras de segurança, vigilância e porteiros 24 horas por dia. Os ambientes são controlados e equipados de forma que garanta a segurança do usuário. Todo acesso ao prédio é registrado.

No tocante aos laboratórios, o acesso é permitido após agendamento e os usuários serão sempre acompanhados por técnicos ou professores de cada área.

A parte lógica do sistema é protegida por firewall e antivírus, atualizados periodicamente.

A CIPA acompanha com frequência a utilização de equipamentos de segurança, uniformes e estruturas físicas de segurança. As falhas constatadas são notificadas pelos membros, solicitando providências, correções e reparos.

O Edifício Central Park, onde o curso acontece, foi projetado e construído atendendo todas as normas de segurança estabelecidas pela legislação, os projetos de prevenção e combate a incêndio e de acidentes foram devidamente aprovados e frequentemente vistoriados pelo Corpo de Bombeiros. No caso dos laboratórios experimentais, existe toda a estrutura de suporte necessária a resolução de emergências. O prédio conta com detectores de fumaça, sistema hidráulico de combate a incêndio, extintores de incêndio, chuveiro lava-olhos e lâmpadas de emergência.

1.2. Manutenção e conservação das instalações físicas

A manutenção, conservação e limpeza das instalações físicas são realizadas por técnicos e auxiliares pertencentes ao quadro de funcionários da Zeladoria do Prédio, especialista em instalações elétricas, hidráulica, estruturais e lógicas.

1.3. Manutenção e conservação e expansão dos equipamentos

A manutenção e conservação dos equipamentos são realizadas por pessoal técnico nos casos de equipamentos de TI. No caso de manutenção de equipamentos de laboratórios específicos de cada curso, a manutenção é realizada por empresas especializadas. O Planejamento de manutenção depende do tamanho, quantidade e estado do equipamento, conforme for o caso, a manutenção é realizada na sede da Faculdade, com deslocamento de técnicos especializados ou então o equipamento é enviado para manutenção externa, na sede da empresa prestadora de serviços.

Os laboratórios da FPAC são estruturados com equipamentos e espaço físico de forma a atender o número de vagas ofertadas para cada curso. Conforme os avanços tecnológicos, necessidades e demandas dos Cursos, os laboratórios são modernizados com aquisição de novos equipamentos e instalações.

1.4. Recursos audiovisuais e multimídia

A FPAC conta com infraestrutura de apoio pedagógico, para dar suporte ao desenvolvimento das atividades acadêmicas como aulas, reuniões e eventos na Instituição. A aquisição e expansão dos recursos audiovisuais e multimídia visa aprimorar a qualidade dos trabalhos realizados em sala de aula, e os aparelhos mais utilizados são TV, vídeo e retroprojetor, que facilitam a aplicação didático-pedagógica dos docentes e apoiam as metodologias de ensino adotadas, propiciando à sua comunidade acadêmica o uso de tecnologia educacional contemporânea.