• Nenhum resultado encontrado

II. ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA

7. Atividades Articuladas ao Ensino

7.2. Trabalho de Curso

A Faculdade entende o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC como um instrumento teórico-metodológico que contribui para o aprimoramento do espírito-analítico do estudante e favorece o caminho para a pesquisa científica e para organização da produção acadêmica.

O desenvolvimento desse componente curricular requer orientações específicas para a gestão do tempo discente e representa um processo consolidador da aprendizagem vivenciada ao longo do curso, oportunidade em que faz a materialização de parte significativa de competências e habilidades adquiridas.

As bases para desenvolvimento do TCC são contempladas na disciplina de Metodologia Científica e, em outras oportunidades, como por exemplo, nas ementas de outros componentes curriculares, em relatórios finais de estágio conforme a natureza de cada curso.

• O desenvolvimento de TCC nos cursos em que as diretrizes curriculares exigem como componente curricular obrigatório;

• O planejamento e o desenvolvimento do TCC seguirão o Manual Orientador da FPAC;

• A oferta do TCC considerará as temáticas, as linhas, os eixos ou ênfases, por área/curso, observando as premissas do fortalecimento da produção acadêmica, da otimização de tempo e da otimização dos custos envolvidos;

• A operacionalização do TCC deverá ampliar as possibilidades de elaboração em grupos de alunos, conforme a pertinência e proposta pedagógica de cada curso, desde que a legislação (DCN) não estabeleça impedimento para esta prática;

• A Faculdade Paulista de Comunicação valorizará e estimulará os diversos formatos de TCC - monografia, estudos de caso, pesquisas papers, artigos científicos, planos de negócios, projetos experimentais, planos de intervenção, portfólios dentre outros – sempre no sentido de dinamizar o processo de produção acadêmica e estimular a criatividade discente;

• A carga horária destinada ao TCC é computada como ‘hora relógio’, nos termos da matriz curricular de cada curso;

• A Faculdade Paulista de Comunicação garantirá visibilidade à produção acadêmica dos discentes, publicando os trabalhos mais bem avaliados, segundo critérios acadêmicos, por meio de publicação eletrônica.

7.2.1. Acompanhamento do trabalho de curso

O TCC consiste em uma pesquisa ou atividade investigativa orientada que aborda uma temática específica da formação do estudante ou que tenha interface com a área de inserção do curso. Deve ser expressamente elaborado na sua estrutura formal, considerando as disposições estabelecidas pela Instituição em documento próprio, e no estrito cumprimento das normas da ABNT.

O curso considera como modalidade de TCC, apresentada na forma escrita padrão de monografia, desenvolvida de forma individual ou grupo. Essa modalidade consiste em trabalho acadêmico de autoria própria e que trata especificamente de um assunto ligado a área do curso, podendo abordar um estudo de caso de interesse da área, incluindo-se nele dados relativos a um levantamento de campo ou pesquisa experimental.

O TCC no curso, como componente curricular, dar-se-á em dois semestres, sendo que o acompanhamento no TCC I e no TCC II deverá, preferivelmente, ser realizado pelo mesmo professor orientador. As atividades nestes períodos se resumem em:

I. TCC I: Elaboração e aprovação de um projeto de trabalho técnico-científico (60 h). II. TCC II: Execução do trabalho e apresentação para avaliação. (60 h).

Obrigatoriamente, a orientação será realizada por um professor pertencente ao quadro de docentes da Instituição, preferencialmente que esteja em Regime de Tempo Parcial ou Integral.

O estudante só poderá ser considerado orientando de TCC quando estiver regularmente matriculado no respectivo componente curricular, e cabe a ele, de acordo com o calendário acadêmico, inscrever-se junto à Coordenação do Curso para definição da temática e de seu professor orientador.

O estudante que não entregar o TCC até a data, horário e local especificados pela Instituição, estará reprovado nesse componente curricular, devendo se matricular e cursá-lo novamente na íntegra.

A avaliação do TCC também se dará por meio de banca examinadora, que utilizará formulário próprio, conforme anexo do manual de trabalho de conclusão de curso.

A banca examinadora será composta por, pelo menos, um professor da Faculdade Paulista de Comunicação, com reconhecida qualificação, além do professor orientador. O orientando e o orientador poderão sugerir o(s) membro(s) para constituir a banca examinadora, com aceite do professor supervisor e do coordenador. A banca examinadora será, preferencialmente, presidida pelo professor orientador. Todos da banca serão certificados pela Faculdade Paulista de Comunicação.

Os componentes que participarão da banca examinadora deverão receber, com prazo mínimo de 15 dias de antecedência, um exemplar do TCC, para a devida leitura e apreciação.

A avaliação da banca examinadora para o TCC deverá ser lavrada em ata de defesa de TCC, com os registros de dia, horário, local, aprovação ou reprovação do estudante, além de observações pertinentes ao ato da defesa. A ata, com o registro da defesa do TCC, assinaturas dos membros e eventual indicação para publicação, deve ser encaminhada à Secretaria Acadêmica para o devido registro e arquivamento.

O professor orientador poderá pleitear a dispensa de apresentação à banca examinadora, caso o TCC seja aceito para publicação em periódico de reconhecida relevância acadêmica ou selecionado para apresentação em evento científico relevante e externo à Faculdade Paulista de Comunicação. Neste caso, não serão aceitos eventos científicos voltados para a Graduação, tais como Semanas Acadêmicas e Feiras Universitárias. Caberá ao NDE do Curso validar a dispensa da apresentação.

A apresentação em defesa oral do TCC deverá constituir-se em uma sessão aberta ao público, em que o acadêmico terá de 20 a 30 minutos para exposição do TCC I e de 30 a 40 minutos para o TCC II. Em seguida, a banca examinadora fará questionamentos e considerações ao aluno.

A banca examinadora poderá sugerir ao estudante alterações no TCC, que deverão ser realizadas no prazo máximo de 7 (quinze) dias. A aprovação estará condicionada ao cumprimento do prazo e ao atendimento às sugestões da banca, sem necessidade de nova apresentação.

Caberá ao professor orientador a atribuição da nota final deste trabalho. Esta nota será aferida por média de duas notas, uma do orientador, que considerará todo o processo de orientação, elaboração, projeto entregue e apresentação do TCC, e outra que é a nota atribuída pela Banca, apenas pelos membros convidados (sem a nota do orientador).

Após o acadêmico ter seu TCC II aprovado, com validação das correções solicitadas pelo orientador, o mesmo deve entregar ao professor orientador um CD com seu TCC II gravado em arquivo PDF, juntamente com o Anexo G devidamente preenchido e assinado.

O TCC aprovado e recomendado para publicação deverá ser encaminhado pelo Coordenador do curso para Biblioteca, em arquivo eletrônico.

7.2.2. Relevância do trabalho de curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um componente curricular realizado pelo estudante, sob orientação de um docente centrado em determinada área teórico-prática ou de formação profissional, como atividade de integração e síntese de conhecimentos construídos ao longo do curso, bem como em apropriação de metodologias e técnicas de pesquisa.

O desenvolvimento do TCC possibilita o aprofundamento dos conhecimentos inerentes à área de formação, o exercício das competências adquiridas ao longo do curso e ainda, contribui para:

• Despertar a vocação científica.

• Desenvolver aptidões e gosto para a pesquisa.

• Estimular a produção científica em coautoria docente/discente.

• Desenvolver a capacidade de correlação entre conhecimento científico e social. • Reforçar a integração entre a graduação e a pós-graduação.

• Contribuir para a formação pessoal, profissional e cidadã. São objetivos do trabalho de conclusão de curso:

I. Incentivar o processo de investigação científica.

II. Desenvolver nos estudantes a capacidade de síntese e integração de conhecimentos construídos. III. Dominar técnicas e metodologias de pesquisa.

IV. Aprimorar a capacidade de interpretação e crítica. V. Articular conhecimentos teórico-práticos.

VI. Fomentar a produção científica.