• Nenhum resultado encontrado

Como previsto, tanto no texto constitucional quanto na Política Nacional do Meio Ambiente, a criação de espaços ambientais especialmente protegidos é tarefa a ser desempenhada pelo Poder Público. Submetidos a um regime especial de restrições de uso, esses espaços são tratados pelo ordenamento jurídico como instrumentos para execução da Política Nacional do Meio Ambiente, representando uma das formas mais eficientes de proteção ambiental.

A legislação infraconstitucional detalha em diplomas específicos muitos desses espaços (unidades de conservação, áreas de preservação permanente, reserva legal, áreas de proteção especial, servidão florestal, reserva indígena, etc.). Considerando que o escopo temático dessa pesquisa está limitado as Áreas de Preservação Permanente – APP’s, será dada ênfase ao seu detalhamento, apresentando os objetivos que justificam a sua proteção especial.

Instrumento legal que define as Áreas de Preservação Permanente – APP’s, o Código Florestal (até 2012 sob a vigência da Lei Federal nº 4.771/65 e, desde então, sob a vigência da Lei Federal nº 12.651/12) é uma das normas ambientais brasileiras mais importantes. Além das Áreas de Preservação Permanente – APP’s a lei vigente (Lei Federal nº 12.651/12) estabelece as áreas de Reserva Legal e as normas gerais para exploração florestal, suprimento de matéria-prima florestal, controle da origem dos produtos florestais e controle e prevenção dos incêndios florestais. Prevê também instrumentos econômicos e financeiros para o alcance de seus objetivos. Assim define:

II - Área de Preservação Permanente - APP: área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas. (ART. 3º DA LEI FEDERAL Nº 12.651/12).

Cabe ressaltar que o princípio constitucional regente no Novo Código Florestal não é a proteção do meio ambiente, como muitos imaginam, mas a compatibilização da exploração econômica da terra com a proteção do meio ambiente. Também o Antigo Código Florestal não estava voltado para defesa do meio ambiente ecologicamente equilibrado, mas o fazia, de forma reflexa, especialmente com as alterações que lhe foram impostas. Ao delimitar as Áreas

25 de Preservação Permanente – APP’s o legislador estabelece um limite mínimo de área a ser preservada, necessária para garantir sua função ambiental.

Art. 4o Considera-se Área de Preservação Permanente, em zonas rurais ou

urbanas, para os efeitos desta Lei:

I - as faixas marginais de qualquer curso d’água natural perene e intermitente, excluídos os efêmeros, desde a borda da calha do leito regular, em largura mínima de:

a) 30 (trinta) metros, para os cursos d’água de menos de 10 (dez) metros de largura;

b) 50 (cinquenta) metros, para os cursos d’água que tenham de 10 (dez) a 50 (cinquenta) metros de largura;

c) 100 (cem) metros, para os cursos d’água que tenham de 50 (cinquenta) a 200 (duzentos) metros de largura;

d) 200 (duzentos) metros, para os cursos d’água que tenham de 200 (duzentos) a 600 (seiscentos) metros de largura;

e) 500 (quinhentos) metros, para os cursos d’água que tenham largura superior a 600 (seiscentos) metros;

II - as áreas no entorno dos lagos e lagoas naturais, em faixa com largura mínima de:

a) 100 (cem) metros, em zonas rurais, exceto para o corpo d’água com até 20 (vinte) hectares de superfície, cuja faixa marginal será de 50 (cinquenta) metros;

b) 30 (trinta) metros, em zonas urbanas;

III - as áreas no entorno dos reservatórios d’água artificiais, decorrentes de barramento ou represamento de cursos d’água naturais, na faixa definida na licença ambiental do empreendimento;

IV - as áreas no entorno das nascentes e dos olhos d’água perenes, qualquer que seja sua situação topográfica, no raio mínimo de 50 (cinquenta) metros; V - as encostas ou partes destas com declividade superior a 45°, equivalente a 100% (cem por cento) na linha de maior declive;

VI - as restingas, como fixadoras de dunas ou estabilizadoras de mangues; VII - os manguezais, em toda a sua extensão;

VIII - as bordas dos tabuleiros ou chapadas, até a linha de ruptura do relevo, em faixa nunca inferior a 100 (cem) metros em projeções horizontais; IX - no topo de morros, montes, montanhas e serras, com altura mínima de 100 (cem) metros e inclinação média maior que 25°, as áreas delimitadas a partir da curva de nível correspondente a 2/3 (dois terços) da altura mínima da elevação sempre em relação à base, sendo esta definida pelo plano horizontal determinado por planície ou espelho d’água adjacente ou, nos relevos ondulados, pela cota do ponto de sela mais próximo da elevação; X - as áreas em altitude superior a 1.800 (mil e oitocentos) metros, qualquer que seja a vegetação;

XI - em veredas, a faixa marginal, em projeção horizontal, com largura mínima de 50 (cinquenta) metros, a partir do espaço permanentemente brejoso e encharcado. (ART. 4O DA LEI FEDERAL Nº 12.651/12).

Face aos equívocos que, não raramente, ocorrem, oportuno se faz esclarecer que tanto o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Lei Federal nº 9.985/00) quanto o Código Florestal (Lei Federal nº 12.651/12) instituem espaços territoriais e recursos ambientais especialmente protegidos. Enquanto o primeiro trata das unidades de conservação,

26 o segundo estabelece, entre outras, as Áreas de Preservação Permanente – APP’s, objeto desta tese. Não obstante as semelhanças encontradas nas propostas desses dois diplomas legais, importante se faz ressaltar as diferenças, visto que ambos tratam da aplicação de regimes mais rigorosos de uso, com restrições específicas que variam de acordo com os objetivos da proteção.

A lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza – SNUC (Lei Federal nº 9.985/00) trouxe como uma das suas principais vantagens, a segurança na criação de espaços ambientais especialmente protegidos baseada em critérios científicos. Esse sistema estabelece uma regra geral com conceitos, tipologias, agrupamentos, categorias e finalidades, cujo objetivo é evitar a pulverização e favorecer a padronização, em nível nacional, das unidades de conservação, assim definidas:

I - unidade de conservação: espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituído pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção. (ART. 2º DA LEI FEDERAL Nº 9.985/00).

O sistema divide as unidades de conservação em dois grupos, utilizando como critério para o agrupamento o objetivo à que se propõe sua criação. Assim, têm-se as unidades de proteção integral (subdivididas em categorias como: Estação Ecológica; Reserva Biológica; Parque Nacional; Monumento Natural e Refúgio de Vida Silvestre) e as unidades de uso sustentável (subdivididas em categorias como: Área de Proteção Ambiental; Área de Relevante Interesse Ecológico; Floresta Nacional; Reserva Extrativista; Reserva de Fauna; Reserva de Desenvolvimento Sustentável e Reserva Particular do Patrimônio Natural).

Diferentemente das Áreas de Preservação Permanente – APP’s, as unidades de conservação são espaços cuja delimitação consta em norma legal específica (lei ou decreto), podendo ser criada por qualquer um dos entes federados, para qual se estabelece um plano de manejo compatível com seus objetivos. Por esse motivo é que se fala em Parque Estadual Botânico do Ceará ou Área de Proteção Ambiental das Dunas do Paracuru, por exemplo.

Nas Áreas de Preservação Permanente – APP’s as hipóteses de uso são mais restritivas, admitidas apenas nos casos de utilidade pública, interesse social ou baixo impacto ambiental, desde que previstos em lei. Esses espaços são delimitados a partir de uma norma geral (lei) que se aplica a todos os ambientes inseridos numa mesma jurisdição, desde que

27 observados os critérios para sua delimitação postos nesta mesma lei. Por esse motivo é que se fala em Áreas de Preservação Permanente – APP’s de curso d’água ou Áreas de Preservação Permanente – APP’s de bordas de tabuleiro, por exemplo.

Como dito anteriormente (tópico delimitação da pesquisa), esta tese propõe uma abordagem sobre as Áreas de Preservação Permanente – APP’s de sistemas ambientais costeiros típicos do Ceará (mapeados na escala de 1:10.000), tema contemplado no tópico anterior. Assim, no âmbito deste trabalho serão utilizados os incisos I, II, VI, VII, VIII para delimitação espacial das Áreas de Preservação Permanente – APP’s, com complementação das normas estaduais sobre a matéria (Política Estadual de Gerenciamento Costeiro instituída pela Lei Estadual nº 13.796/06).

Embora o Novo Código Florestal (Lei Federal nº 12.651/12) as tratem como áreas sujeitas ao uso ecologicamente sustentável, apicuns e salgados foram contemplados no mapeamento produzido no âmbito dessa tese. Esse procedimento subsidiou uma discussão profícua sobre a gestão dessas áreas, com ênfase nas interações com o ecossistema manguezal. Entretanto, embora tenham sido analisadas as diferenças conceituais, o método de mapeamento utilizado não possibilitou diferenciá-las, motivo pelo qual foram mapeadas como uma só unidade (apicum/salgado).

Art. 3º (...)

XIV - salgado ou marismas tropicais hipersalinos: áreas situadas em regiões com frequências de inundações intermediárias entre marés de sizígias e de quadratura, com solos cuja salinidade varia entre 100 (cem) e 150 (cento e cinquenta) partes por 1.000 (mil), onde pode ocorrer a presença de vegetação herbácea específica;

XV - apicum: áreas de solos hipersalinos situadas nas regiões entremarés superiores, inundadas apenas pelas marés de sizígias, que apresentam salinidade superior a 150 (cento e cinquenta) partes por 1.000 (mil), desprovidas de vegetação vascular. (ART. 3º DA LEI FEDERAL Nº 12.651/12).

Documentos relacionados