• Nenhum resultado encontrado

Grafico 6 Preditos x observados

5. ANÁLISES E RESULTADOS

5.13 ESPECTROSCOPIA NO INFRAVERMELHO COM TRANSFORMADA DE

Os espectros em transmitância no infravermelho obtidos pela técnica de reflectância total atenuada (ATR) referentes à meta-aramida, antes e após tingimento e funcionalização podem ser observados, no Gráfico 15.

Gráfico 15 - Superposição dos espectrogramas na região do infravermelho da meta-aramida

Fonte: Autor,2017

KIM (1985 apud Bittencourt GA, 2011) relacionaram as bandas do espectro FTIR da fibra de poliaramida como pode ser visto no Quadro 26.

Quadro 26 - Bandas do espectro da poliaramida

Fonte: KIM (1985 apud Bittencourt GA, 2011)

A comparação dos espectros obtidos pela análise de FTIR mostra que não ocorreram diferenças significativas no seu posicionamento, mesmo com a incorporação do corante e do polieletrólito. No entanto, nota-se uma diminuição dos picos de duas bandas de baixa intensidades, próximas a 2922-2850 cm-1 nas amostras tingidas, as quais podemos relacionar ao estiramento da hidroxila como também estiramento C-H variável, afetado pela adição do corante ocorrendo um arranjo molecular impedindo o estiramento dos mesmos.

A banda presente em torno do comprimento de onda de 3309 cm-1, encontra- se presente em todas as amostras, correspondendo as vibrações do grupo hidroxila (-OH), estiramento N-H (ligado por interação de hidrogênio quando C=O e NH estão em configuração trans, sugere a presença de umidade. ( Xiaoyan, 2011; Chin, 2009). A banda larga entre 3500cm-1 e 3000 cm-1 sugere acoplamento da banda da amida com a banda da água absorvida e fracamente ligada. Segundo FORSTER, 2011; Zhang,2006; são características de uma poliaramida o estiramento C=O em 1638 - 1645 cm-1 (amida I), interações N-H flexão / C-N estiramento em 1538 cm-1 e 1513 cm-1 (amida II) e C-N estiramento em 1305 cm-1 (amida III) aproximações essas, existentes com a análise efetuada. O pico presente em 1420 cm-1 evidência a hidrólise da cadeia principal de amida para amina e ácido carboxílico (Zhang, 2006).

Dividindo assim o espectro em 3 regiões, pode-se dizer que na região 1 que compreende 4000 à 1300 cm-1 oferece bandas de absorção referentes aos estiramentos dos grupos funcionais -O-H, -N-H e C=O, tendo algum estiramento em anel aromático com intensidade média a forte na região entre 1600 a 1450 cm -1, nessa região também pode-se verificar duas absorções relacionadas a presença dos grupos funcionais do PDDACL. Porém ao compararmos as amostras não se nota diferença nos seus picos que estão 1600 - 1530 cm -1 e 1390- 1300 cm -1 . A região 2 que compreende 1300 à 900 cm-1 a ocorrência de muitas bandas relacionadas de vibrações esqueletais, dentre as absorções mais importantes estam aquelas devidas ao estiramento C-O. Pode-se observar também a Amida lll na banda 1298 cm -1 aproximadamente (BARBOSA, L.C.A, 2007). Quanto ao grupo sufônico presente no corante ácido apresentam-se numa faixa de 1120 - 1230 cm-1 (DE REZENDE, et al. 2005). Já na região 3 de 900-500 apresenta compostos aromáticos, bandas devidas à deformação angular fora do plano, de ligações C-H.

A fim de se comprovar a efetiva cationização/funcionalização da malha de meta-aramida com PDDACL e tentar identificar alguns grupos funcionais e bandas do mesmo na comparação anterior, realizou-se uma análise FTIR da amostra do PDDACL no seu modo viscoso. O espectro resultante, apresentado no APÊNDICE A não apresentou novas bandas além das presentes no espectro obtido das amostras de malha. Isso é explicado pelo fato de que as bandas características do PDDACL para a identificação do polieletrólito possuem o mesmo comprimento de onda, ou muito próximos, aos comprimentos de onda característicos da Meta-aramida - por

exemplo o pico do PDDACL viscoso em 3356 cm-1 - sais de amônia N-H proveniente de deformações angular de NH4 (PAVIA, D.L. et al.,2010) e o tecido de malha com PDDACL 3309 (+ intenso), sendo identificado picos somente após 500cm-1 os quais não foram estudados devido essa faixa não ter influencia na meta-aramida, porém nessa faixa pode-se identificar vibrações de Cloro.

CONCLUSÃO

A partir dos resultados apresentados neste estudo pode-se concluir que: Os fios fiados produzidos apresentaram excelente reprodutibilidade de título 20 e 30 tex (densidade linear) e torção 833 e 480 torções/m respectivamente. Com relação aos testes de resistência a tração e alongamento, verificou-se que os parâmetros de análise (tamanho da amostra e velocidade) podem influenciar no resultado final desta propriedade. Sendo que o maior resultado de tensão obtido foi para o fio com 100 mm (o menor comprimento) em condições de velocidades de 500 mm/min. Portanto, estes parâmetros devem ser informados para que a reprodução dos resultados seja coerente.

Quanto maior o título mais elevado o resultado de resistência a tração, uma vez que mais fibras são encontradas na seção transversal do fio com maior densidade linear. Com relação a tenacidade (cN/tex), verificou-se valores similares quando comparados os fios com título 20 e 30 tex.

O tecido de malha produzido com fio de 20 Tex sofreu um maior desgaste por atrito, tendo um maior índice de pilling em sua superfície. Já a análise comparativa feita da malha 30 Tex com e sem PDDACL, evidenciou que o tecido funcionalizado apresentou menos formação de pilling, isso ocorre provavelmente devido a uma maior coesão entre as fibras e consequentemente a maior resistência ao deslizamento devido a presença do polieletrólito. Faz-se necessária a realização de pesquisas relacionados ao tema de tribologia a fim de buscar a otimização no uso dos substratos de meta-aramida, uma vez que a formação de pilling é algo indesejável, principalmente na área de proteção anti-chama e roupas para uniformes.

O tecido funcionalizado com PDDACL 5%spm apresentou os melhores resultados de resistência à tração.

Com relação às propriedades colorimétricas e tintoriais a melhor resposta K/S do experimento, é exatamente igual a 80,38 do substrato tingido com corante ácido, considerando uma temperatura de processo de 70ºC,concentração 5% e tempo de 50min.

As diferenças obtidas na força colorística, no ângulo de contato estático e dinâmico e no espalhamento da gota de solução de corante, quando comparadas as amostras tingidas, com e sem PDDACL, permiti-se afirmar que a funcionalização/cationização da superfície da meta-aramida de fato ocorreu. O

polieletrólito, PDDACL, aderiu-se à superfície da fibra provavelmente por meio de adsorção física, auxiliado por uma atração eletrostática entre as cargas opostas dos componentes. O teste colorimétrico das amostras com PDDACL, mostraram que os tecidos previamente funcionalizados apresentam maior força colorística, em média 3 vezes mais intensa do que a força colorística do mesmo tecido sem o pré- tratamento.

Os resultados de solidez à lavagem, não foram considerados bons, ocorrendo uma perda significativa no valor da força colorística da amostra após a lavagem. No entanto, verifica-se ainda que mesmo com essa perda o valor de força colorística é muito superior para a amostra previamente tratada que a amostra sem tratamento com polieletrólito.

Desta forma, o tratamento com PDDACL pode ser usado para modificar superficialmente tecidos de meta-aramida, promovendo modificações químicas na superfície deste tecido, que refletem positivamente na sua capacidade tintorial com os corantes ácidos, onde os grupos protonados oriundos dos polieletrólitos possibilitam uma interação mais efetiva com o corante ácido utilizado.

O teste de solidez à fricção (seco e úmido) realizados de acordo com a norma ISO105 X12 resultou em valores considerados muito bons para as amostras previamente cationizadas, com nível 4/5 na escala cinza.

Os resultados obtidos pelo TG/DSC mostraram que a fibra de meta aramida possui uma excelente resistência térmica degradando a temperaturas superiores a 500°C.

Com base nas análises de FTIR não foi possível identificar a presença de novas bandas além das presentes no espectro obtido da amostra in natura. Isso é explicado pelo fato de que as bandas características para a identificação do polieletrólito possuem o mesmo comprimento de onda, ou muito próximos, aos comprimentos de onda característicos da meta-aramida.

SUGESTÕES PARA TRABALHOS FUTUROS

 Avaliar outras análises físicas e estruturais como Espectroscopia Fotoeletrônica de Raios-X (XPS) e Microscopia de Força Atômica (AFM).

 Estudar novas possibilidades de funcionalização com PDDACL.  Teste anti-chamas

 Caracterizar o efluente gerado no processo de tingimento  Testar outros tipos de corantes

 Estudar a cinética de tingimento

 Estudar possibilidades para melhorar a solidez à lavagem dos tecidos de meta-aramida (Por exemplo: estudo da modificaçao superficial via descarga plasmática).

REFERÊNCIAS

AHN J. S., HAMMOND P. T., RUBNER M. F., LEE I.; Self-assembled particle monolayers on polyelectrolyte multilayers particle size effects on formation, structure, and optical properties; Colloids and Surfaces A: Physicochem. Eng. Aspects, v. 259, p. 45–53, (2005).

ANDREAUS, Jürgen et al.Aplicação de ciclodextrinas em Processos Têxteis.Química Nova, v. 33, n.4, p.929-937, 2010

ARAÚJO, Rubens Capistrano de. Competitividade de diferentes atmosferas de

plasma sobre as propriedades hidrofílicas em tecidos de polilático. 2013.

Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

AQUINO, M. S. Apostila de métodos e processo de manufatura de malha I. Departamento de Engenharia Têxtil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2008.

BARNES, GEOFFREY. T.; GENTLE, IAN R. Interfacial science an introduction. New York. Oxford University Press, 2005.

BARBOSA, L. C.A. Espectroscopia no Infravermelho: Na caracterização de compostos orgânicos. Viçosa: Ed.UFV, 2007. 189 p: il.

BEZERRA, F. M. et al. Controlled release of microencapsulated citronella essential oil on cotton and polyester matrices. Cellulose, v. 23, n. 2, p. 1459–1470, 2016. BITTENCOURT GA (2011) Efeito da radiação gama em blindagens balísticas

compósitas de poliaramida (Master’s thesis). Rio de Janeiro: Instituto Militar de

Engenharia.

BOURBIGOT, S.; FLAMBARD, X. e DUQUESNE, S. Thermal degradation of

poly(p- phenylenebenzobisoxazole) and poly(p-phenylenediamine terephthalamide) fibres. Polymer International, v. 50, p. 157-164, 2001

BLASCT V., Fiber textile cu destinatii special si inalt performante. Vol.1, Editar. Tehnopress, lasi, 85 (2000)

CAMARGOS, José Arlete Alves; GONÇALEZ, Joaquim Carlos. A colorimetria aplicada como instrumento na elaboração de uma tabela de cores de madeira. 2001

CANAL, C., FREDDY, G., MOLINA, R., ERRA, P., RICARD, A. 2007, Role of the active Species of Plasmas Involved in the modification of textile materials, Plasma Processes and Polymers, vol. 4, 445-454.

CASANOVA, M. C. R. Síntese, caracterização e estudo da estabilidade de nanopartículas metálicas estabilizadas com polieletrólitos e tióis. [s.l: s.n.].

CASIMIRO, M. H., LEAL, J. P., GIL, H., CASTRO, C. A. N. 2000, Análise Calorimétrica aplicada a Polímeros Biológicos, Parte I: Fundamentos Teóricos pag (29 – 34).

CASTRO, Anelise Passerine de; YAMASHITA, Fábio; SILVA, SMCP. Adição de polieletrólito ao processo de floculação no pós-tratamento de lixiviado por coagulação-floculação-sedimentação. Revista Engenharia Sanitária e Ambiental, v. 17, n. 1, p. 25-32, 2012.

CAI, G.M. e YU, W.D. Study on the thermal degradation of high performance fibers by TG/FTIR and Py-GC/MS. Journal of Thermal Analysis and Calorimetry, v. 104, n. 2, p. 757-763, 2011

Chin, J.; Petit, S.; Forster, A.; Riley, M.; Rice. K.; Effect of Artificial Perspiration

and Cleaning Chemicals on the Mechanical and Chemical Properties of Ballistic Materials. J. Appl. Polym. 2009, 113, 567. -

COLCHESTER, C 2007, Textiles today : a global survey of trends and traditions, Thames & Hudson, New York, pp. 7-67.

DAUTZENBERG, H.; GÖRNITZ, E.; JAEGER, W. Synthesis and Characterization of Poly(diallyldimethylammonium chloride) in a Broad Range of Molecular Weight. Macromol. Chem. Phys., v.199, n.8, p.1561-1571, 1998. Disponível em: http://doi.wiley.com/10.1002/macp.1998.021990814\nhttp://doi.wiley.com/10.1002/(SI CI)1521-3935(19980801)199:8<1561::AID-MACP1561>3.0.CO;2-9. Acesso em:agosto 2015.

DASTJERDI, R.; MONTAZER, M.; SHAHSAVAN, S. A new method to stabilize nanoparticles on textile surfaces. Colloids and Surfaces A: Physicochemical and Engineering Aspects, v. 345, n. 1–3, p. 202–210, ago. 2009.

DE REZENDE, Simone M. et al. Aplicação de resinas sulfônicas como catalisadores em reações de transesterificação de óleos vegetais. Polímeros: Ciência e Tecnologia, v. 15, n. 3, 2005.

DEDAVID, Berenice Anina; GOMES, Carmem Isse; MACHADO, Giovanna.

Microscopia eletrônica de varredura: aplicações e preparação de amostras: materiais poliméricos, metálicos e semicondutores. EdiPUCRS, 2007.

FARIA, Ana Claudia Rangel. Fotossensibilizadores Nanoestruturados por Sistema Camada por Camada. Caxias do Sul, 2011.

FERREIRA, A., FERREIRA, F. & PAIVA, M. C. 2012. Textile Sensor Applications with Composite Monofilaments of Polymer / Carbon Nanotubes. Advances in Science and Technology, 80, 65-70.

FORSTER, A.L; PINTUS, P.; MESSIN, G.H.R.; RILEY, M.A.; PETIT, S.; ROSSITER, GENT, A.N;KAUFFMAN, G.B. et al Principais polímeros industriais:Encyclopædia Britannica, inc.,2016. Acesso <https://www.britannica.com/topic/industrial-polymers- 468698/Polyamides> setembro 04, 2017

FREITAS, Duciane Oliveira de. Nanorevestimento de tecido de algodão através de impregnação de TiO2 e filme DLC depositado por plasma. 2015.

GOMES, J.N.R. Química Qualidade Materiais Têxteis - Tingimento e Ultimação II.

Universidade do Minho, s.d. Disponível em <

http://www.geocities.ws/jnrgomes/ApontamentosTingimento2.pdf> Acesso em outubro 2017

GUARATINI, C. C. I. & ZANONI, V. B. Corantes Têxteis. Química Nova, v.23, n.1, p.71-78, 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/qn/v23n1/2146.pdf. Acesso em: setembro 2015. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-40422000000100013

HASHEM, M., Smith, B. & Hauser, P. Textile Research Journal, vol. 73, no. 11. 2003.

HOLMES, G.A.; RICE, K.; SNYDER, C.R. Ballistic fibers: A review of the thermal,

ultraviolet and hydrolytic stability of the benzoxazole ring structure. Journal of

Materials Science, v. 41, p. 4105-4116, 2006.

IRO GROUP INC. Disponível em: <http://www.irochemical.com/product/Water- Treatment/PolyDADMAC.htm> Acesso em 27/07/2017.

IMMICH, Ana Paula Serafini et al. Remoção de corantes de efluentes têxteis utilizando folhas de Azadirachta indica como adsorvente. 2006.

KESTLER, Izabela Maria Furtado. Johann Wolfgang von Goethe: art and nature, poetry and science. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 13, p. 39-54, 2006.

KIM, P.K.; HSU, S.L.; ISHIDA H. Normal vibrational analysis of benzanilide. A

model for poly(p-phenylene terephthalamide). Macromolecules, v. 18, p.1905-

1914, 1985.

JOHN, W., BUCKLEY, C., JACOBS, E.; SANDERSON, R. Synthesis and use of

polyDADMAC for water purification. … Conference of the Water …, 2002

LADCHUMANANANDASIVAM, Rasiah; CTEXT, F. T. I. Processos químicos

têxteis. Volume II-Ciência da cor. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do

Norte, 2004.Disponível http://clovisbezerra.tripod.com/materiais-didaticos/proqui- ii/ciencia-da-cor.pdf

LADCHUMANANANDASIVAM, Rasiah; CTEXT, F. T. I. Processos químicos

têxteis. Volumem III-Tingimento. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do

Norte, 2008 (2aEdição – revisada).

LEFEBVRE, J. & GRAY, D. G. AFM of adsorbed polyelectrolytes on cellulose I

LEÃO, Alcides L.; ROWELL, Roger; TAVARES, Nilton. Applications of natural fibers in automotive industry in Brazil – Thermoforming process. Science and Technology of Polymers and Advanced Materials, NY, p. 755-761, 1998.

LIAN, Y.; ZHAO, K.; YANG, L. Dielectric analysis of

poly(diallyldimethylammonium chloride) aqueous solution coupled with scaling approach. Physical Chemistry Chemical Physics, v.12, n.25, p.6732-6741,

nov./mar. 2010. Disponível em: <http://xlink.rsc.org/?DOI=b924572c.> Acesso em junho 2016.

LIU, K.; ZHANG, J.; YANG, G.; WANG, C.; ZHU, J.-J. Direct electrochemistry and electrocatalysis of hemoglobin based on poly(diallyldimethylammonium chloride) functionalized graphene sheets/room temperature ionic liquid composite film.

Electrochemistry Communications, v.12, n.3, p.402-405, dez./jan. 2010. Disponível em< http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S1388248110000068.> Acesso em julho 2015.

LOPES SELVATI DE OLIVEIRA MORI, Cláudia et al. Caracterização da cor da madeira de clones de híbridos de Eucalyptus spp. Cerne, v. 11, n. 2, 2005.

MACEDO, A. M. K. S. Análise de malhas. Curso técnico têxtil: Malharia e Confecção. Araranguá: IFSC. 1.ed. 2009.

MENDELSOHN J. D., Barrett C. J., Chan V. V., PAL A. J., MAYER A. M., RUBNER M. F.; Fabrication of Microporous Thin Films from Polyelectrolyte Multilayers; Langmuir, v. 16, p. 5017–5023, (2000).

MURATA, T. & TANIOKA, A. Interfacial State Change of Cellulose Triacetate Membrane by Adsorption of Polyelectrolyte. Journal of Colloid and Interface

Science, v.192, n.1, p26-36, out./mai. 1997. Disponível em: <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/9268541>. Acesso em: outubro 2015

NASCIMENTO, J. Aplicação e caracterização de nanorevestimentos PVD e de outros materiais com comportamento termocromático e hidrofóbico em substratos têxteis. [s.l.] Universidade do Minho, 2012.

OGEDA, THAIS LUCY. Ângulo de contanto. http://www2.iq.usp.br/pos- graduacao/images/documentos_pae/1sem2010/fisico_quimica/thais.pdf. p. 6. <Acesso em: 06 de maio de 2014

OLIVEIRA, Fernando Ribeiro. Tingimento da poliamida 6.6 com corantes ácidos,

reactivos e directos após modificação superficial com descarga plasmática de dupla barreira dieléctrica (DBD). 2009. Tese de Doutorado.

OLIVEIRA, Fernando Ribeiro et al. Functionalization of wool fabric with phasechangematerials microcapsules after plasma surface modification. Journal of Applied Polymer Science, v. 128, n. 5, p. 2638-2647, 2013.

OLIVERIA, Fernando Ribeiro et al. Dyeing of cotton and polyester blended fabric previously cationized with synthetic and natural polyelectrolytes. Procedia

Engineering, v. 200, p. 309-316, 2017.

PAVIA, D.L.; et al. (2010). Introdução à Espectroscopia. Trad. Sob a direção de Pedro Barros. São Paulo, Cengage Learning, 2013. (4ºEdição norte- americana)

PEREIRA, Cláudio Luiz Nóbrega. Módulo de Ensino A História da Ciência e a

Experimentação no Ensino de Química Orgânica. 2008. Tese de Doutorado.

Universidade de Brasília. Brasília.

POPIOLSKI, T. Avaliação da incorporação de nanopartículas de ouro em filmes

automontados de polieletrólitos fracos. [s.l.] Universidade de Caxias do Sul,

2014.

QUADROS, Alzete Martins et al. Papel Nomex utilizado em transformadores: avaliação das características e degradação térmica. 2006.

RİNG, AVEGÜÇ. Burning Behaviour And Mechanical Properties Of Fabrics Woven With Ring Spun Aramid And Flame Retardant Polyester Yarns.Meta, v. 1, n. 2, p. 3. 2014

ROCHA, Brismark Góes da. Desenvolvimento de bionanocompósitos: nano e microcristais de celulose com poli (álcool vinílico) e poli (ácido lático). 2014.

ROMERO, Luiz Lauro et al. Fibras artificiais e sintéticas.BNDES Setorial, Rio de

Janeiro, n. 1, 1995.

SÁ, Christiane Siqueira de Azevedo. Desenvolvimento de um material têxtil

termosenssível com micro/nanocápsulas imobilizadas em fibras regeneradas.

2015. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SATO H., TAKANO Y., SATO K., ANZAI J.; Electrochemically controlled release of α,β,γ,δ-tetrakis(4-N-methylpyridyl)porphine from layer-by-layer thin films; Journal of Colloid and Interface Science, v. 333, p. 141–144, (2009).

SAHU, Narayan Prasad et al. Study on Aramid Fibre and Comparison with Other Composite Materials. International Journal, v. 1, p. 303-306. IJIRST –International Journal for Innovative Research in Science & Technology| Volume 1 | Issue 7 | December 2014 ISSN (online): 2349-6010

SANTOS, Igor Luís et al. ESTUDO DO PROCESSO DE FUNCIONALIZACÃO DE DIFERENTES MATERIAIS TÊXTEIS COM BIOPOLIELETRÓLITO NATURAL. 4º

CONTEXMOD, v. 4, n. 1, 2016.

SÁNCHEZ, J.C. As aplicações do plasma nos processos têxteis de tingimento e acabamento - 1ª parte - Fibras naturais, Revista Química Têxtil, Vol. 77, p. 10-28, 2004.

SILVA, Iris Oliveira da. Nanoestrutura plasmônica de ouro e sua aplicação em nanobiotecnologia têxtil: avaliação antimicrobiana e de citotoxicidade. 2017. 159f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.

SILVA, R. K. ; AZEVEDO, C. S. ; LADCHUMANANANDASIVAM, R. ; NASCIMENTO J.H.O.. Adsorção De Nanocápsulas Termosenssíveis Em Tecido De Soja Modificado Com Biopolieletrólito. 3º CONTEXMOD, v. 1, n. 3, 2015.

SOUZA, G. Materiais e processo têxtil. Curso técnico têxtil: Malharia e Confecção. 2ª ed. Jaraguá do Sul: CEFET, SC, 2003.

SCHABBACH, Luciana Maccarini; BERNARDIN, Adriano Michael; FREDEL, Márcio Celso. Utilização da espectrofotometria no estudo da influência do percentual de zirconita na opacificação de um esmalte transparente. Cerâm Ind, p. 35-7, 2002.

SKOOG, Douglas A.; HOLLER, F. James; NIEMAN, Timothy A. (2002). Princípios de Análise Instrumental Bookman [S.l.] ISBN 85-7307-976-2

STAR COLOR. CIE Lab Color System Disponível em

<http://www.starcolor.co.th/1qc.html > Acesso em: 20 novembro.2017

STEIN, V. Índice de proporcionalidade de cobertura: um fator para

previsibilidade das características da qualidade nos tecidos de malha. 2013.

138 p. Dissertação (Mestrado) Departamento de Pesquisa e Pós-graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013

SOLEIMANI, A.G., TAYLOR, J.A. 2006, Dyeing of nylon with reactive dyes: The effect of changes in dye structure on the dyeing of nylon with reactive dyes, Dyes and Pigments,Vol. 68, Issues 2-3, Pag. 109 - 117.

TAKEDA, H.H.; JANEGITZ, B.C et al. Differential pulse voltammetric

determination of ciprofibrate in pharmaceutical formulations using a glassy carbon electrode modified with functionalized carbon nanot ubes within a poly(allylamine hydrochloride) film. Sensors and Actuators B: Chemical. 2012.

TROMBETTA, Fabiane. Uso de fibras aramidas para melhoria de propriedades de compostos de borrachas nitrílicas. 2012

VERÍSSIMO, Silvagner Adolpho. Extração, caracterização e aplicação do corante

de urucum (Bixa orellana L.) no tingimento de fibras naturais. 2003. Dissertação

de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

VITORINO, Luísa Sá. Modificação da Interface de Compósitos de Polipropileno

VU, Nguyen Khanh et al. Effect of particle size on silver nanoparticle deposition onto dielectric barrier discharge (DBD) plasma functionalized polyamide fabric. Plasma Processes and Polymers, v. 10, n. 3, p. 285-296, 2013.

WANG, Yufei. et. al. Layer-By-Layer Self-assembly of PDDA/PSS-Speek

composite mebrane with low vanadium permeability for vanadium redox flow battery. 2013.

WANG, L, Kohr E, Wee A, Lim LY. Biomed Mater Res 63: 610-618. 2002

WIEBECK, H. e HARADA, J. Plásticos de engenharia. São Paulo, Editora Artliber, 2005.

W.; CHIN, J. e RICE, K.D. Hydrolytic stability of polybenzobisoxazole and

polyterephthalamide body armor. Polymer Degradation and Stability. v. 96, p.

247-254, 2011.

Xiaoyan, L.; Weidong, Y.; Ning. P. Evaluation of High Performance Fabric Under

Light Irradiation; J. Appl. Polym. Sci. 2011, 120, 552

Yip, J., Chan, K., Sin, K., Lau, K. 2004, Comprehensive study of polymer fiber surface modifications Part 2: low temperatura oxygen-plasma treatment, Polymer International vol. 53: 634-639.

Zanoni, M.V.B., Carneiro, P., 2001, Corantes têxteis e meio-ambiente, Ciência Hoje, v.29, n.174, pp. 61-64.

ZHAO, Huifang; ZHU, Yinbang; SHA, Lizheng. Study of the relationship between

characteristics of aramid fibrids and mechanical property of aramid paper using DSC. e-Polymers, v. 14, n. 2, p. 139-144, 2014.

Zhang, H.; Zhang, J.; Chen, J.; Hao, X.;Wang, S.; Feng, X.; Guo, Y.; Effects of solar

UV irradiation on the tensile properties and structure of PPTA fiber. Polym. Deg.

Stab 2006, 91, 2761.

GLOSSÁRIO

Fator de cobertura: Determina o grau de aperto do tecido, ou seja, determina a

relação existente entre o título do fio e o comprimento de ponto. Assim, à medida que o diâmetro do fio aumenta e o comprimento do ponto diminui, a densidade da malha aumenta e, portanto, aumenta a cobertura de pontos (carreiras e colunas) O FC é expresso pelo resultado da divisão da raiz quadrada do título Tex do fio pelo

Documentos relacionados