• Nenhum resultado encontrado

ESPETACULARIZAÇÃO ATRAVÉS DA COMUNICAÇÃO

CAPÍTULO 6 – ESTUDO DE CASO

6.3 ESPETACULARIZAÇÃO ATRAVÉS DA COMUNICAÇÃO

Em análise da obra “A sociedade do espetáculo” de Guy Debord (1997), José Aloise Bahia traz que, através da mediação das imagens e mensagens dos meios de comunicação de massa, as pessoas que fazem parte de uma sociedade esquecem e ignoram a difícil realidade dos acontecimentos da vida e passam a habitar um mundo movido por aparências e consumo definitivo de fatos, notícias, produtos e mercadorias. Pela presença dos meios de comunicação de massa, o indivíduo passa a ser e a viver uma vida sonhada e idealizada, onde a ficção mistura-se à realidade e vice-versa, incorporando-se a realidade vivida pelo homem.

Seguindo a linha de espetacularização da mídia, Debord (1997) traz, de acordo com Bahia (2005), conceitos e pensamentos pertinentes sobre a chamada “sociedade do espetáculo”. A sociedade transformou-se numa sociedade do espetáculo, onde a reprodução da cultura é feita através da exibição de imagens e mensagens dos mais variados tipos. O resultado disso é uma vida contemporânea superexposta e inundada pelas imagens, executando um novo tipo de experiência humana, caracterizada pelo modo de percepção, onde é cada vez mais difícil separar a ficção da realidade.

Segundo Bahia (2005), a mídia, principalmente a televisiva, passa a atuar de maneira fundamental na definição das agendas e dos temas que regem todo o processo cultural e social relevantes. O ambiente é de manipulação, onde o homem acaba sendo governado por algo criado por ele próprio. O autor cita Debord (1997) quando fala que quando o real se

transforma em imagens, essas imagens tornam-se seres reais e motivações de um comportamento hipnoticamente planejado.

O autor aborda que Debord (1997) define o espetáculo em dois: o concentrado e o difuso, ambos centrados no sentido de unificação feliz e, em seguida, acompanhado de mal- estar, desolação e pavor. O conceito de espetáculo concentrado é, segundo Debord (1997), em sua essência burocrático e ditatorial, por outro lado, o espetáculo difuso pode ser visto com frequência em regimes democráticos, onde a superprodução de mercadorias dividas em inúmeras marcas diferentes dá ideia de um aparente “poder de escolha” e, dessa forma, os indivíduos são levados a acreditar que vivem em uma falsa realidade de liberdade de escolha.

Uma das consequências, segundo Debord (1997), é a total falta de informação por grande parte da sociedade, não como negação da realidade, mas sim como um novo tipo de informação que contém certa parte de verdade, a qual será usada de forma manipulatória. O mundo da desinformação, de acordo com José Aloise Bahia, é o espaço onde já não existe mais o tempo necessário para qualquer verificação dos fatos.

O que caracteriza esta sociedade do espetáculo e consumo é, segundo Bahia (2005), parte da modernidade e a época atual em si e, ainda de acordo com as ideias de Debord, esta sociedade é a abdicação da humanidade, a qual busca um tipo de felicidade dentre a destruição da possibilidade de livre arbítrio, já totalmente preenchida em seu imaginário pela satisfação garantida, a partir de um real fabricado.

O ponto principal da teoria desenvolvida por Debord (1997 apud. BAHIA 2005), é que a alienação é muito mais do que uma simples descrição de emoções ou uma característica psicológica de cada indivíduo, é o resultado do modo capitalista de organização social que assume novas formas e conteúdos em seu processo. O espetáculo na sociedade diz respeito a um estado concreto de alienação e é uma visão do mundo que se objetivou, é o centro do irreal da sociedade real.

Esse entendimento sobre o espetáculo em que a mídia transforma certos acontecimentos serviu para entendermos melhor porque ocorre a supervalorização de acontecimentos com relação às pessoas e contextos que interessam a grande parte do público.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Foram vistos nesta pesquisa pontos relevantes do início da carreira do jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho e seu impressionante sucesso profissional. Também foi tratado sobre como tanto sucesso requereu muitas obrigações do futebolista, e essas obrigações foram cobradas não só pelos clubes onde passou ou pelas torcidas desses, mas principalmente pela imprensa.

Foi dado espaço especial para mostrar como a imprensa esportiva tratou e trata atualmente o atleta profissional do futebol, Ronaldinho. São evidenciadas as contradições entre diversas opiniões, e, por vezes, contradições feitas pelo mesmo jornalista. É interessante essa análise, pois as críticas são diretas e negativas ao jogador, e, em seguida, são diretas da mesma forma, mas positivas para com o mesmo.

Ao longo do trabalho foi abordado como as opiniões e os artigos publicados pela imprensa influenciaram a carreira publicitária do futebolista em questão, pois mesmo quando algumas atitudes que diziam respeito apenas à vida privada de Ronaldinho Gaúcho eram publicadas, foi possível analisar como a mídia se alimenta evidenciando os fatores negativos de tal acontecimento, muitas vezes com fins lucrativos, o que entra dentro do conceito de sociedade do espetáculo.

Nesta pesquisa viu-se necessário o entendimento da espetacularização da sociedade como um todo, mas aqui tratada através da mídia principalmente. Também vimos como a comunicação e a sociedade se interligam a todo momento, possibilitando possíveis futuras discussões.

As conclusões possíveis tiradas são de certa forma óbvia, mas não por isso menos importantes. Isso acontece porque a principal conclusão percebida ao final desse trabalho foi de que a imprensa sofre, e produz um tipo de histeria coletiva, que dá ao público mudanças

constantes de comportamento com relação à personalidade esportiva perante as opiniões da própria imprensa.

Sobre a hipótese criada e posta à prova neste trabalho, foi possível comprovar grande parte da mesma, pois, as análises e discussões vistas nos mostram que a imprensa necessita, por vezes, publicar fatos de forma com que chame a atenção do público de massa para poder gerar lucro. Já a personalidade futebolística faz-se valer de tal engrandecimento através da repercussão que a mídia faz de seus bons desempenhos atléticos, porém quando essa passa a criticá-lo por más atuações e/ou suas atitudes condenáveis, ocorre a perda de prestígio público e econômico por parte do jogador de futebol.

Constatou-se que cabe análise mais profunda sobre a influência da imprensa sobre a sociedade. Então se recomenda um estudo específico e profundo nessa área da psicologia social, pois seria de extrema importância e interesse para trabalhos posteriores e/ou até mesmo para a sociedade. Dessa forma, fica também uma recomendação para futuras pesquisas sobre o assunto, para completar as pesquisas e as análises elaborada neste trabalho.

REFERÊNCIAS

ADILSON. O céu e o inferno de Ronaldinho Gaúcho. 2012. Disponível em: < http://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/o-ceu-e-o-inferno-de-ronaldinho-gaucho>. Acessado em: 20/10/2015.

ARAÚJO, Cidália; PINTO, Emília M. F.; LOPES, José; NOGUEIRA, Luís; PINTO, Ricardo. Estudo de caso. Universidade do Minho: Instituto de educação e psicologia, 2008. Disponível em: <http://grupo4te.com.sapo.pt/estudo_caso.pdf>. Acessado em: 10/11/2015.

BAHIA, José Aloise. A sociedade do espetáculo. 2005. Disponível em: < http://observatoriodaimprensa.com.br/speculum/a-sociedade-do-espetaculo/>. Acessado em: 10/11/2015.

BELTRÃO, Luiz; QUIRINO, Newton de Oliveira. Subsídios para uma teoria de comunicação de massa. 3. ed. São Paulo: Summus. 1986.

BIOGRAFIAS – RONALDINHO GAÚCHO. Disponível em:

<http://esporte.uol.com.br/futebol/biografias/63/ronaldinho-gaucho/>. Acessado em: 20/10/2015.

BOMBA! APÓS NOVELA, RONALDINHO GAÚCHO ACERTA COM O FLUMINENSE. 2015. Disponível em: <http://www.futebolinterior.com.br/futebol/Fluminense- RJ/noticias/2015-07/Apos-novela-Ronaldinho-Gaucho-acerta-com-o-Fluminense>. Acessado em: 20/10/2015.

CARREIRA DE RONALDINHO GAÚCHO. Disponível em: < http://esporte.uol.com.br/album/ronaldinho_carreira_album.htm#fotoNav=1>. Acessado em: 29/10/2015.

COCA-COLA TERMINA CONTRATO COM CRAQUE POR BEBER PEPSI. Disponível em: <http://www.dn.pt/desporto/futebol-internacional/interior/cocacola-termina-contrato- com-craque-por-beber-pepsi-2658108.html>. Acessado em: 29/10/2015.

COELHO, Paulo Vinícius; MATTOSO, Camila; RIZZO, Marcel; RIBAS, Tiago. Cansaço, desinteresse e baladas explicam declínio de Ronaldinho. 2015. Disponível em: < http://m.folha.uol.com.br/esporte/2015/10/1690034-cansaco-desinteresse-e-baladas-explicam- declinio-de-ronaldinho.shtml?mobile>. Acessado em: 29/10/2015.

COM A JOKER COMUNICAÇÃO, FAN PAGE DE RONALDINHO É A QUE MAIS CRESCE NO BRASIL. 2014. Disponível em: <http://www.mktesportivo.com/2014/05/com- a-joker-comunicacao-fan-page-de-ronaldinho-e-a-que-mais-cresce-no-brasil/>. Acessado em: 29/10/2015.

COMPANHEIRO DE QUERÉTARO DEFENDE RONALDINHO E CRITICA IMPRENSA MEXICANA. 2015. Disponível em: <http://espn.uol.com.br/noticia/493138_companheiro-de- queretaro-defende-ronaldinho-e-critica-imprensa-mexicana>. Acessado em: 20/10/2015.

COPA 2006 - NINGUÉM SEGURA RONALDINHO GAÚCHO. 2006. Disponível em: <http://tribunadonorte.com.br/noticia/copa-2006-ninguem-segura-ronaldinho-gaucho/12332>. Acessado em: 20/10/2015.

COPA AMÉRICA. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_Am%C3%A9rica>. Acessado em: 20/11/2015.

COPA DAS CONFEDERAÇÕES FIFA. Disponível em:

<https://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_das_Confedera%C3%A7%C3%B5es_FIFA>. Acessado em: 20/11/2015.

COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_Libertadores_da_Am%C3%A9rica>. Acessado em: 20/11/2015.

DAMO, Arlei Sander. Dom, amor e dinheiro no futebol de espetáculo. Revista Brasileira de Ciências Sociais. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v23n66/09.pdf>. Acessado em: 10/11/2015.

DONO DE PRINCIPAL PATROCINADORA DO FLU COMEMORA SAÍDA DE R10:

"BEBE MUITO". 2015. Disponível em:

<http://zh.clicrbs.com.br/rs/esportes/noticia/2015/10/dono-de-principal-patrocinadora-do-flu- comemora-saida-de-r10-bebe-muito-4860560.html>. Acessado em: 20/10/2015.

DPZ. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/DPZ>. Acessado em: 20/11/2015.

EM VIRADA HISTÓRICA, FLA BATE SANTOS EM JOGO DE NOVE GOLS. Disponível em: <http://www.lance.com.br/minuto/virada-historica-Flamengo-Santos- Vila_0_524947662.html>. Acessado em: 20/10/2015.

ESPECTRO HISTÉRICO (OU HISTRIÔNICO). Disponível em:

<http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=71>. Acessado em: 29/10/2015.

FEITAL, Bernardo; CASTRO, Vinicius. Novela tem final rubro-negra, e fla confirma

Ronaldinho até o fim de 2014. 2011. Disponível em:

<http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2011/01/10/novela-tem-final-rubro-negro- e-fla-confirma-ronaldinho-ate-o-fim-de-2014.jhtm>. Acessado em: 29/10/2015.

FRANCE FOOTBALL. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/France_Football>. Acessado em: 20/11/2015.

FRANCESC PETIT. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Francesc_Petit>. Acessado em: 20/11/2015.

GARRINCHA. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Garrincha#Vida_pessoal>. Acessado em: 10/11/2015.

GODOI, Marcos Roberto. A mídia e a construção do herói esportivo: análise de publicidades com Ronaldo “fenômeno”. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbce/v33n3/a08v33n3.pdf>. Acessado em 10/11/2015.

GURGEL, Anderson. Ronaldinho Gaúcho e os riscos da superexposição. 2006. Disponível em: <http://udof.cloudapp.net/Noticia/1826/Ronaldinho-Gaucho-e-os-riscos-da- superexposicao>. Acessado em: 29/10/2015.

ISTO É RONALDINHO GAÚCHO. 2015. Disponível em: <

http://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/1764-isto-e-ronaldinho-gaucho#foto-545495>. Acessado em: 29/10/2015.

LACERDA, Bernardo. Ronaldinho Gaúcho comemora feito inédito no futebol mundial. 2013. Disponível em: <http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/libertadores/ultimas- noticias/2013/07/25/ronaldinho-gaucho-comemora-feito-inedito-no-futebol-

mundial.htm#fotoNav=89>. Acessado em: 20/10/2015.

LIMA, João Paulo Cavalcante; ANTUNES, Maria Thereza Pompa; NETO, Octavio Ribeiro de Mendonça; PELEIAS, Ivam Ricardo. Estudos de caso e sua aplicação: proposta de um esquema teórico para pesquisas no campo da contabilidade. Revista de Contabilidade e Organizações, 2012.

MAIOR REFORÇO DO FLUMINENSE NO ANO, RONALDINHO “DÁ PREJUÍZO” NO

CAMPO E NO BOLSO DO CLUBE. 2015. Disponível em:<

http://esportes.r7.com/futebol/fotos/maior-reforco-do-fluminense-no-ano-ronaldinho-gaucho- da-prejuizo-no-campo-e-no-bolso-do-clube-08092015#!/foto/1>. Acessado em: 29/10/2015.

MANO COBRA MELHORA DE RONALDINHO E DIZ: SUPEREXPOSIÇÃO É PREÇO QUE NEYMAR PAGA POR FICAR NO BRASIL. 2012. Disponível em: < http://espn.uol.com.br/noticia/245327_mano-cobra-melhora-de-ronaldinho-e-diz-

superexposicao-e-preco-que-neymar-paga-por-ficar-no-brasil>. Acessado em: 20/10/2015.

MANSUR, Carlos Eduardo. Fluminense contrata agência de publicidade premiada para

aproveitar a 'marca' Ronaldinho. 2015. Disponível em: <

http://oglobo.globo.com/esportes/fluminense-contrata-agencia-de-publicidade-premiada-para- aproveitar-marca-ronaldinho-16759850>. Acessado em: 29/10/2015.

MANSUR, Carlos Eduardo. Ronaldinho: uma marca para o fluminense explorar. 2015. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/esportes/ronaldinho-uma-marca-para-fluminense- explorar-16753899>. Acessado em: 29/10/2015.

MARCONDES FILHO, Ciro. O espelho e a máscara: o enigma da comunicação no caminho do meio. São Paulo: Discurso Editorial; Ijuí: Editora Unijuí, 2002.

MASSARANI, Diano Albernaz. Papo cabeça, a novela Ronaldinho Gaúcho. 2011. Disponível em: <http://futebolarj.blogspot.com.br/2011/01/papo-cabeca-novela-ronaldinho- gaucho.html>. Acessado em: 20/10/2015.

MAURICIO DE SOUSA. Disponível em:

<https://pt.wikipedia.org/wiki/Mauricio_de_Sousa>. Acessado em: 20/11/2015.

MILONI, Diogo. Ronaldinho Gaúcho. Disponível em:

<http://terceirotempo.bol.uol.com.br/que-fim-levou/ronaldinho-gaucho-5674>. Acessado em: 20/10/2015.

MONTEIRO, Rafael. Os dez melhores comerciais de futebol. 2013. Disponível em: < https://fuertebomba.wordpress.com/2013/02/25/os-dez-melhores-comerciais-de-futebol/>. Acessado em: 29/10/2015.

NIKE INC. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Nike_Inc.>. Acessado em: 20/11/2015.

NIKE TIEMPO - APÓS 10 ANOS, NIKE TRAZ RELEITURA DE ICÔNICA CHUTEIRA

DE RONALDINHO GAÚCHO. 2015. Disponível em:

<http://www.mktesportivo.com/2015/08/nike-tiempo-apos-10-anos-nike-traz-releitura-de- iconica-chuteira-de-ronaldinho-gaucho/>. Acessado em: 29/10/2015.

NOTÍCIAS SOBRE RONALDINHO GAÚCHO. Disponível em: <

http://espn.uol.com.br/tag/ronaldinhogaucho>. Acessado em 20/10/2015.

NUNES, Lucas Amaral. Manoel Francisco, “Mané Garrincha”. 2013. Disponível em: <http://doentesporfutebol.com.br/2013/05/manoel-francisco-mane-garrincha/>. Acessado em: 10/11/2015.

O QUE É ESTUDO DE CASO? Disponível em: <

http://www.unisc.br/portal/images/stories/a_unisc/estrutura_administrativa/nupes/estudo_caso .pdf>. Acessado em: 10/11/2015.

OS 5 PRINCIPAIS PONTOS COMERCIAIS DA RELAÇÃO RONALDINHO GAÚCHO- ATLÉTICO/MG. 2014. Disponível em: <http://www.mktesportivo.com/2014/07/os-5- principais-pontos-comerciais-da-relacao-ronaldinho-gaucho-atleticomg/>. Acessado em: 29/10/2015.

PELÉ. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Pel%C3%A9>. Acessado em: 10/11/2015.

PEREIRA, Mauro Cezar. Ronaldinho mal conseguia treinar, gera arrependimento, pede

pra sair e leva alívio ao Flu. 2015. Disponível em:

<http://espn.uol.com.br/post/546607_ronaldinho-mal-conseguia-treinar-gera-arrependimento- pede-pra-sair-e-leva-alivio-ao-flu>. Acessado em: 20/10/2015.

PRÉMIO GOLDEN FOOT. Disponível em:

RETORNO DE INFORMAÇÃO. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Retorno_de_informa%C3%A7%C3%A3o>. Acessado em: 20/11/2015.

RÍMOLI, Cosme. Ronaldinho Gaúcho convocado para valorizar o amistoso contra a Argentina. Ele não é o meia de Mano. 2010. Disponível em: <http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli/8859-29102010/>. Acessado em: 29/10/2015.

RONALDINHO DIZ QUE NÃO PENSA EM TERMINAR CARREIRA: 'CONTINUO

GOSTANDO DE JOGAR FUTEBOL'. Disponível em:

<http://espn.uol.com.br/noticia/551467_ronaldinho-diz-que-nao-pensa-em-terminar-carreira- continuo-gostando-de-jogar-futebol>. Acessado em: 29/10/2015.

RONALDINHO DIZ QUE NÃO VAI ASSISTIR JOGOS DA SELEÇÃO E NEGA MÁGOA

COM FELIPÃO. 2013. Disponível em:

<http://www1.folha.uol.com.br/esporte/folhanacopa/2013/06/1297566-ronaldinho-diz-que- nao-vai-assistir-jogos-da-selecao-e-nega-magoa-com-felipao.shtml>. Acessado em: 20/10/2015.

RONALDINHO GAÚCHO DEIXA FLAMENGO E COBRA R$ 40 MILHÕES. 2012. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/noticia/esporte/ronaldinho-entra-na-justica-por-r-40- milhoes-e-deixa-o-flamengo/>. Acessado em: 20/10/2015.

RONALDINHO GAÚCHO E ADRIANO TÊM O DIREITO DE DAR AS COSTAS AO FUTEBOL? Disponível em: <http://esportes.r7.com/futebol/fotos/ronaldinho-gaucho-e- adriano-tem-o-direito-de-dar-as-costas-ao-futebol-23102015#!/foto/19>. Acessado em: 29/10/2015.

RONALDINHO GAÚCHO É O JOGADOR MAIS VALORIZADO PELA PUBLICIDADE.

2006. Disponível em:

<http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas/2006/09/11/ult1777u52503.jhtm>. Acessado em: 29/10/2015.

RONALDINHO GAÚCHO FAZ DESAFIO DA BOLA NA TRAVE EM NOVO FILME DA NIKE. 2015. Disponível em: < http://esportes.terra.com.br/lance/ronaldinho-gaucho-faz- desafio-da-bola-na-trave-em-novo-filme-da-

nike,21cd321085b4b5f76297272c2f7f5991idmzRCRD.html>. Acessado em: 29/10/2015.

RONALDINHO GAÚCHO. Disponível em: <

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ronaldinho_Ga%C3%BAcho>. Acessado em: 20/10/2015.

RONALDINHO GAÚCHO. Disponível em:

<http://esporte.uol.com.br/copa/2006/selecaobrasileira/jogadores/ronaldinho.jhtm>. Acessado em: 20/10/2015.

RONALDINHO GAÚCHO: O JOGADOR MAIS AMADO. Disponível em: < https://ronaldinho10.net/pt/ronaldinho-10-loved-player/>. Acessado em 20/10/2015.

RONALDINHO VENCE “REI DA AMÉRICA” E FAZ HISTÓRIA EM ELEIÇÃO URUGUAIA. 2013. Disponível em: <http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol- internacional/noticia/2013/12/ronaldinho-vence-rei-da-america-e-faz-historia-em-eleicao- uruguaia.html>. Acessado em: 20/10/2015.

SEM COPA, RONALDINHO VÊ CONTRATOS PUBLICITÁRIOS DESPENCAREM. Disponível em: <http://tnonline.com.br/noticias/esportes/1,301,01,03,sem-copa-ronaldinho- ve-contratos-publicitarios-despencarem.shtml>. Acessado em: 29/10/2015.

SERIO, Denis Eduardo. Superexposto, Ronaldinho vira ícone comercial no pré-copa.

2006. Disponível em: <

http://esporte.uol.com.br/copa/2006/ultnot/geral/2006/05/16/ult3580u281.jhtm>. Acessado em: 29/10/2015.

SERIO, Eduardo. Empresas investem e jogadores faturam com publicidade para Copa.

2006. Disponível em: <

http://esporte.uol.com.br/copa/2006/ultnot/geral/2006/04/04/ult3580u40.jhtm>. Acessado em: 29/10/2015.

SERRA, Ordep José Trindade. Pelé e Garrincha: a comparação dos incomparáveis. 2013. Disponível em: <http://doentesporfutebol.com.br/2013/06/pele-e-garrincha-a-comparacao- dos-incomparaveis/>. Acessado em: 10/11/2015.

SIGNIFICADO DE HISTERIA. Disponível em: <http://www.significados.com.br/histeria/>. Acessado em: 29/10/2015.

SODRÉ, Muniz. A narração do fato: notas para uma teoria do acontecimento. Petrópolis: Vozes, 2009.

VEJA QUANTO RONALDINHO GAÚCHO GANHOU POR MINUTO EM SUA VEXATÓRIA PASSAGEM PELO FLUMINENSE. 2015. Disponível em: < http://esportes.r7.com/futebol/fotos/veja-quanto-ronaldinho-gaucho-ganhou-por-minuto-em- sua-vexatoria-passagem-pelo-fluminense-30092015#!/foto/1>. Acessado em: 29/10/2015.

VITTON 44 INDÚSTRIA, COMÉRCIO E EXPORTAÇÃO LTDA. Disponível em: <http://b2brazil.com.br/hotsite/vitonindustriac>. Acessado em: 20/11/2015.

WORLD SOCCER. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/World_Soccer>. Acessado em: 20/11/2015.

Documentos relacionados