• Nenhum resultado encontrado

Mídia versus personalidade: o caso de Ronaldinho gaúcho

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Mídia versus personalidade: o caso de Ronaldinho gaúcho"

Copied!
47
0
0

Texto

(1)

UNIJUÍ – UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

DACEC – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS, CONTÁBEIS, ECONÔMICAS E DA COMUNICAÇÃO

MÍDIA VERSUS PERSONALIDADE: O CASO DE RONALDINHO GAÚCHO

JEAN EDUARDO SCHEFFLER CIECHOWICZ

Ijuí, RS 2015

(2)

JEAN EDUARDO SCHEFFLER CIECHOWICZ

MÍDIA VERSUS PERSONALIDADE: O CASO DE RONALDINHO GAÚCHO

Monografia apresentada ao curso de Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda, no Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC), da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), requisito parcial para obtenção do Grau de Bacharel em Comunicação Social.

Professor orientador: MSc. André Gagliardi

Ijuí, RS 2015

(3)

A COMISSÃO EXAMINADORA, ABAIXO ASSINADA, APROVA A MONOGRAFIA

MÍDIA VERSUS PERSONALIDADE: O CASO DE RONALDINHO GAÚCHO

elaborada por:

JEAN EDUARDO SCHEFFLER CIECHOWICZ

como requisito parcial para obtenção do Grau de Bacharel em Comunicação Social

COMISSÃO EXAMINADORA

______________________________________________________________________ Professor MSc. André Gagliardi (Orientador) - Unijuí

______________________________________________________________________ Professora Esp. Sílvia Frantz (Banca Titular) - Unijuí

(4)

RESUMO

Um jogador de futebol, além de ter como obrigação cumprir o seu papel profissional dentro de campo, recebe também a responsabilidade de agir como um “bom exemplo”, já que se torna como figura pública, um ídolo popular. A mídia através de suas diversas publicações, influencia na formação da imagem do jogador. O objetivo desta pesquisa é descrever e analisar, com pesquisa bibliográfica e um estudo de caso, a relação entre os acontecimentos profissionais de Ronaldo de Assis Moreira, conhecido como Ronaldinho Gaúcho, e as publicações que envolvem, além de sua vida profissional, sua vida pessoal. Estas publicações ora definem o jogador como um craque, um profissional responsável, ora o classificam como preguiçoso e irresponsável, dessa forma elevando-o ao nível de ídolo do esporte e também o rebaixando ao conceito e ex-atleta desregrado. Neste trabalho será relatada também a forma como a imprensa repercute os diversos atos do jogador, relacionados a sua vida particular e profissional, e como isso influencia na sua carreira no meio publicitário.

(5)

ABSTRACT

A soccer player, beyond having the obligation to fulfil his professional role inside the game field, receives the responsibility to act like a “good role model”, since he becomes, as a public figure, a popular idol. The media, through its several publications, influences over the player image development. This research has, as goal, to describe and analyse, with a bibliographic research and a case study, the relationship between the professional events of Ronaldo de Assis Moreira, known as Ronaldinho Gaúcho, and the publications involving, beside his professional life, his personal life. These publications define the player sometimes as an ace, a responsible player and, sometimes, as irresponsible and lazy, in this way raising him to the level of a sports idol and also demoting him to the concept of an unruly ex-athlete. In this study it will be also related the way the media echoes the acts of a player, related to his private life, and how that influences in his career on the advertising environment.

(6)

SUMÁRIO

CONSIDERAÇÕES INICIAIS... 07

CAPÍTULO 1 – A COMUNICAÇÃO COMO CIÊNCIA... 09

CAPÍTULO 2 – COMUNICAÇÃO DE MASSA... 10

CAPÍTULO 3 – ANÁLISE DA HISTÓRIA DA CARREIRA FUTEBOLÍSTICA DE RONALDINHO GAÚCHO ATRAVÉS DE PUBLICAÇÕES DA IMPRENSA... 12

3.1 O ÍNICIO... 12

3.2 PERSONALIDADES DE RELEVANTE DESTAQUE POSSUEM SIGNIFICATIVAS RESPONSABILIDADES... . 13

3.3 O QUE A IMPRENSA PUBLICA?... 14

CAPÍTULO 4 – O USO DA IMAGEM NA PUBLICIDADE... 22

4.1 MUITOS CONTRATOS ENQUANTO NO TOPO E A “SUPEREXPOSIÇÃO”... 22

CAPÍTULO 5 – METODOLOGIA: ESTUDO DE CASO... 31

CAPÍTULO 6 – ESTUDO DE CASO... 32

6.1 O FATO E A NOTÍCIA... 32

6.2 JOGADOR DE FUTEBOL COMO PERSONALIDADE... 33

6.3 ESPETACULARIZAÇÃO ATRAVÉS DA COMUNICAÇÃO... 35

CONSIDERAÇÕES FINAIS... 37

(7)

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Esta pesquisa pretende verificar pontos relevantes na carreira do jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho1 e sua relação com a imprensa, sob a justificativa de que é preciso

conhecer o poder que a imprensa detém para colocar um jogador de futebol em um pedestal e ser chamado de “rei”, “mago” e “show man”. O mesmo poder que pode reduzir o mesmo jogador à condição de “ex-jogador”.

Para o desenvolvimento desta pesquisa foi percebida uma necessidade de evidenciar que o futebolista pode tanto ser elevado à condição de “craque” e profissionalmente responsável, como também ser associado à imagem de jogador preguiçoso e irresponsável, ambos através da mídia. Mas o principal com certeza será a relação feita na análise entre dois relevantes expoentes na sociedade brasileira: a imprensa de um lado e do outro os nomes do futebol brasileiro de grande relevância.

A hipótese objetivada é a de que o jogador de futebol precisa que a mídia repercuta seus méritos profissionais para se beneficiar disto, principalmente economicamente, mas quando a imprensa dá mais importância aos “maus” atos do jogador na vida profissional e particular, o jogador só perde e, portanto, condena tais divulgações. Já a imprensa esportiva não sobrevive sem a dimensão ampliada que dá aos fatos da vida particular e profissional do jogador de futebol, porque a mesma necessita gerar lucros através da venda de informações.

O principal problema detectado desta relação entre a imprensa e o jogador também será tratado aqui. O problema considerado importante é o fato da imprensa esportiva dar importância demasiadamente ampliada aos fatos da vida social/particular, e da vida

1 Ronaldo de Assis Moreira, mais conhecido como Ronaldinho Gaúcho ou simplesmente Ronaldinho (Porto

Alegre, 21 de março de 1980), é um futebolista brasileiro que atua como meia. Atualmente, está sem clube. Venceu o prêmio "Melhor jogador do mundo pela FIFA" em 2004 e 2005, época em que viveu o grande auge de sua carreira (Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ronaldinho_Ga%C3%BAcho. Acessado em: 20/10/2015).

(8)

profissional de Ronaldo de Assis Moreira. Dessa forma, sempre foram gerados conflitos de opiniões entre os dois lados, e divergências de opiniões entre a própria imprensa.

Para a realização deste trabalho foi feita uma pesquisa bibliográfica em busca de publicações em torno do jogador. Primeiramente será abordado, de forma breve, uma conceituação da comunicação como ciência e algumas tentativas de definição concreta para tal ciência. De forma complementar será descrito um sucinto histórico de comunicação de massa e sua definição.

Em um segundo momento será descrito como se deu o início dessa relação (jogador e mídia), como o futebolista surgiu para o “mundo da comunicação” e, como se sucedeu sua carreira até os dias de desenvolvimento desta análise. Na sequência veremos como uma carreira de significativo sucesso, como é a de Ronaldinho, precisa de inúmeras responsabilidades para ser levada adiante, e se não se sucede dessa forma a imprensa e em parte a sociedade cobra do jogador tais atos responsáveis.

Relataremos de que forma a imprensa repercutiu os atos da vida particular do futebolista e suas atuações ao desempenhar sua profissão de jogador de futebol, e ainda as relações entre ambas para justificar maus momentos em uma e/ou outra.

Após, observaremos como essa relação com a mídia (e suas variadas repercussões sobre acontecimentos das vidas particular/social e profissional de um jogador) e o desempenho profissional do atleta podem influenciar na carreira publicitária de um ídolo esportivo, desde o surgimento da personalidade para o mundo da publicidade até a perda de contratos e a diminuição do valor comercial de sua imagem.

Em seguida será demonstrada a metodologia e sua conceituação. Finalizando esta investigação será elaborado um estudo de caso em torno do dos conceitos do surgimento de um atleta do futebol para a mídia e por consequência sua transformação em personalidade. Ainda dentro da análise veremos as definições em torno do fato que vira notícia e da espetacularização da mídia. Também revelaremos se a hipótese levantada para o problema anteriormente citado se mostrou eficaz ou não.

(9)

CAPÍTULO 1 – A COMUNICAÇÃO COMO CIÊNCIA

A comunicação, segundo Marcondes Filho (2002), pode ser dividida em três formas básicas: a comunicação pessoal, a comunicação irradiante e a comunicação espectral.

Marcondes Filho (2002) explica que a comunicação pessoal é aquela na qual há participação física de atores da comunicação, que podem ser duas pessoas ou uma comunidade de fiéis, um grupo de alunos, membros de uma comunidade ou de um partido, etc. Embora seja realizada através de um meio mais técnico, a comunicação telefônica se enquadra no tipo pessoal, por se tratar de diálogo onde a presença humana conserva as características do face-a-face, relacionadas a percepção da sensibilidade do outro, como os sinais extra verbais, as sensações, humores e empatia ou falta de empatia.

A comunicação irradiante, ainda de acordo com a definição de Marcondes Filho (2002), se dá quando um polo emissor explícito ou meio difuso ou anônimo emite para um público ou para uma massa anônima e a comunicação espectral é aquela que acontece por meio eletrônico, em tempo real, interfacial ou virtual.

Entretanto, Marcondes Filho (2002), apresenta que há um problema nas teorias da comunicação, o fato de se empregarem com um objeto demasiadamente amplo: tudo é comunicação. Então os teóricos, segundo o autor, sempre seguiram para definições gerais, que chegavam perto da sociologia, da psicologia e da filosofia.

A comunicação é uma ciência única, a qual contém dentro de si e de forma estruturante a presença expressiva do estranho, do inexplicável. Por exemplo, as vezes não se sabe explicar o porquê de uma campanha ou um programa dar certo ou não. Pode ser por isso que ela é uma ciência moderna, conectada aos recentes e inovadores modos de pensar e agir.

É possível dizer, segundo Marcondes Filho (2002), que ocorreu uma discussão a respeito dos efeitos da comunicação durante e logo em seguida a Primeira Guerra Mundial. Na Segunda Guerra Mundial a discussão intelectual sobre comunicação ficou em suspenso. Na área da informação de massa, houve imposição do “atrelamento da imprensa e da indústria de comunicação” pelas autoridades nazistas ao Ministério da Propaganda e às campanhas oficiais de difamação e perseguição enquanto, do outro lado, os Aliados se comprometeram

(10)

Marcondes Filho (2002), cita que as teorias da comunicação abrangem uma área muito grande e complementa trazendo ideias onde critica as teorias generalizantes, que seriam ambiciosas demais, “vítimas do prestígio social e do sucesso midiático atualmente atribuídos à comunicação”. Para melhor embasamento vale trazer uma parte da escrita do autor:

O difícil, contudo, é isolar a comunicação como fenômeno próprio, questão a que o teórico não responde. Até que ponto é de fato possível estabelecer as fronteiras do que é “apenas” comunicação e o que é efeito de uma sociedade, de um pensamento, de uma ideologia, de uma cultura? Se isolarmos demais os fenômenos de comunicação – a análise da penetração de um jornal, dos efeitos de um programa de televisão, da capacidade persuasiva de uma publicidade – e nos restringirmos àquele fenômeno isoladamente, estaremos possivelmente agindo cartesianamente, separando no vácuo processos e estruturas que, em realidade, são continuamente atravessadas por outros processos. Não está claro até que ponto é possível realmente extrair o fenômeno do meio e operar uma leitura específica (MARCONDES FILHO, 2002, p. 152).

Cconstata-se a importância da comunicação na história e no desenvolvimento tecnológico e social das sociedades. Pela importância do assunto tratado neste trabalho, serão abordados os conceitos e as teorias da comunicação de massa a seguir.

CAPÍTULO 2 – COMUNICAÇÃO DE MASSA

Beltrão & Quirino (1986) nos dizem que a revolução tecnológica do século XX impunha modificações na natureza humana e na vida social e assim criava-se um mercado consumidor favorecido pela ascensão do poder aquisitivo do homem de classe média. A principal trama da vida social é, segundo os autores, a comunicação de massa, dessa forma o comunicador necessita dirigir-se a um receptor massivo, denominado audiência, o qual é anônimo e disperso. Caso o comunicador queira conhecer o feedback2, precisará fazer uso da pesquisa cientifica de audiência, que lhe proporcionará uma avaliação mais precisa.

Os autores nos trazem que a comunicação de massa é essencialmente industrial e vertical, porém, não obstante aquilo que é impresso, difundido ou exibido na indústria

2 Em administração, retorno de informação, retorno ou feedback é o procedimento que consiste no provimento

de informação a uma pessoa sobre o desempenho, conduta, ou ação executada por esta, objetivando reorientar ou

estimular comportamentos futuros mais adequados (Fonte: <

(11)

cinematográfica constitui comunicação massiva, pois as mensagens podem ser geridas artesanal e privadamente com a mesma mecânica e entre pessoas ou grupos determinados e que se conhecem, sendo os seus efeitos fácil e eficientemente verificados.

É importante citar, conforme Beltrão & Quirino (1986), que os meios de comunicação não podem ser confundidos com a comunicação em si, pois eles são instrumentos da própria comunicação. Os autores abordam também que a comunicação de massa é o processo industrializado de construção e distribuição de forma oportuna de informações em meios de acesso e domínio coletivo, através de veículos mecânicos, aos vários públicos que formam a massa da sociedade, buscando lhe informar, educar, entreter ou persuadir, promovendo a integração individual e coletiva na realização do bem-estar da comunidade.

O produtor, segundo Beltrão & Quirino (1986), não pode ser mais considerado como o “homem de conhecimentos e habilidades enciclopédicas e de atividades pessoais múltiplas” como havia sido, na área jornalística. Os produtores intelectuais seriam apenas partes de um todo industrial, profissionais que geram mensagens. As incumbências diversas no tratamento, arte final e distribuição do produto seriam passadas a outros.

O ponto que traz a diferença da comunicação de massa da comunicação interpessoal e entre certos grupos, conforme Beltrão & Quirino (1986), é a organização empresarial, sem qual a atividade estará destinada ao fracasso.

A comunicação de massa tem como principais características, segundo os autores:

[...] a industrialização (organização e adoção de métodos e técnicas de qualquer atividade de produção maciça e econômica de utilidades); a intelectualização (refere-se à essência puramente mental do produto que é a mensagem); a universalização (refere-se à extensão presuntiva a tudo e a todos, pois é destinada à recepção por um público indefinido); e a promoção (refere-se à ação individual e coletiva) [...] (BELTRÃO & QUIRINO, 1986, p. 62).

Fala-se que os canais de comunicação e os meios de transporte definiram o ritmo e a frequência do fluxo das mensagens. Até certo momento do século XIX, não era possível transmitir informações importantes de forma mais rápida do que a velocidade de um cavalo, de um homem, de um pombo ou ainda, de um barco à vela. A mudança mais significativa nas comunicações, segundo Beltrão & Quirino (1986), se deu quando a transmissão de mensagens se tornou independente do transporte. Dessa forma, como o telégrafo poderia enviar mensagens na velocidade da luz, ocorreu grande impacto social, econômico e cultural, consequência talvez somente comparável ao causado pela televisão no século seguinte.

(12)

Dentre tantas mudanças tecnológicas (mudanças na geração de energia, nos métodos agrícolas, nas técnicas industriais, na natureza dos armamentos) vividas entre 1955 e 1965 pelas sociedades tradicionais do mundo subdesenvolvido, pode-se afirmar que as mudanças na área da comunicação foras as que mostraram ser as mais importantes e penetrantes em seus efeitos sobre a sociedade humana.

CAPÍTULO 3 – ANÁLISE DA HISTÓRIA DA CARREIRA FUTEBOLÍSTICA DE RONALDINHO GAÚCHO ATRAVÉS DAS PUBLICAÇÕES DA IMPRENSA

3.1 O início

Quando surgiu para a imprensa mundial na Copa América3 de 1999, Ronaldo de Assis Moreira jamais imaginou o que a repercussão de um gol incomum contra a seleção da Venezuela poderia gerar. Para começo de história basta que seja lembrada a narração do jornalista Galvão Bueno desse jogo – o qual terminou em sete a zero, com vitória para o Brasil –, na qual foi dito: “Olha o que ele fez, olha o que ele fez, Ronaldinho Gaúcho é o nome dele”.

E assim começou a relação de Ronaldinho Gaúcho com a imprensa esportiva mundial, sem tapas, somente beijos. Ou seja, essa relação começou maravilhosamente bem, com muitos elogios de parte da imprensa esportiva ao jogador, com declarações de deslumbramento em artigos esportivos e em programas de TV.

O nome “Ronaldinho Gaúcho” foi dado por Galvão Bueno exatamente no gol contra a Venezuela na Copa América de 1999, pois por se tratar de Ronaldo e, já existindo um jogador mundialmente famoso na época com esse mesmo nome, o narrador e jornalista da Rede Globo utilizou-se do fato do Ronaldo de Assis Moreira ter nascido no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e do fato de as pessoas nascidas neste estado serem denominadas de “gaúchas”, Ronaldo estava “rebatizado” de Ronaldinho Gaúcho, mas desta vez para o mundo do futebol.

3 A Copa América é a principal competição entre seleções de futebol das nações da Confederação

Sul-Americana de Futebol (Fonte: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_Am%C3%A9rica>. Acessado em: 20/11/2015).

(13)

3.2 Personalidades de relevante destaque possuem significativas responsabilidades

Nos 10 anos seguintes ao de 1999 o futebolista tornou-se um dos maiores jogadores de todos os tempos e, foram com prêmios como: melhor jogador do mundo pela FIFA4 em 2004 e 2005, jogador da década pela revista britânica World Soccer5 em 2009 e lenda do futebol com o prêmio Golden Foot6 2009, que Ronaldinho conquistou não só o mundo futebolístico,

mas também o mundo dos negócios, com inúmeras campanhas publicitárias de sucesso. Dessa forma ele acabou adquirindo, por assim dizer, grandes poderes como dinheiro e sucesso, e, como consequência, a necessidade de muitas privações na vida particular como, por exemplo, não poder sair nas ruas sem ser constantemente abordado por fãs.

Pensa-se que grandes poderes exigem também grandes responsabilidades para manejá-los. Uma dessas responsabilidades se refere à necessidade de ter consciência de que, na posição a qual chegou o jogador Ronaldinho Gaúcho, ele é visto como exemplo pelas crianças que o admiram. Outra responsabilidade é o dever social a cumprir, com relação aos itens que constam no contrato do jogador com seu respectivo clube, dentre eles: horários de treino, de dormir, de reuniões, ou seja, deveres profissionais.

Infelizmente essas responsabilidades que deveriam ser apenas cobradas pelas partes do contrato assinado pelo jogador quando contratado por um clube, são cobradas, pela imprensa. Através de leitura em diversos artigos e reportagens sobre o tema, é possível constatar-se que quando um jogador faz algo fora do que, segundo a sociedade e imprensa, condiz com a postura de um atleta profissional, esse fato é muito divulgado nos meios de comunicação como algo mais do que errado pelo contrato, é visto com algo imoral e antiético.

Essa extravagância da imprensa esportiva aos atos de um jogador de futebol pode ser comparada em parte ao conceito de histeria no âmbito da psicanálise. O termo histeria na psicanálise significa em resumo quando uma parte precisa expressar seus pensamentos, ações e opiniões, tudo em exagero para se sentir inserido na sociedade, e ainda precisa de um número significativo de público para ser visto e entendido. Isso acontece porque essa parte precisa que a outra parte se sinta extremamente interessada nela.

4 Fédération Internacionale de Football Association (FIFA).

5 Revista do Reino Unido especializada em futebol. Entre muito prêmios que entrega, o de melhor jogador é um

dos mais reconhecidos do mundo (Fonte: <https://pt.wikipedia.org/wiki/World_Soccer>. Acessado em: 20/11/2015).

6 Prêmio da organização internacional de futebol, dado para jogadores que se destacam por suas conquistas

desportivas e pela sua personalidade. O prémio é dado somente aos jogadores ativos com menos de 29 anos de

idade, e pode ser vencida apenas uma vez (Fonte: <

(14)

Com base nesta definição, pode-se ver como um exagero essa “histeria” da imprensa, que deveria apenas noticiar os fatos de modo frio e real. Mas claro que, se fosse assim, não haveria tanto consumo e visualização do público para com os meios de comunicação.

3.3 O que a imprensa publica?

Ao se pensar em Ronaldinho, sua imagem é associada à alegria de jogar futebol, à sua habilidade inacabável com a bola e aos seus, assim ditos pela imprensa, “escândalos” e “decadências”. E assim todo seu talento repetidamente é posto em dúvida pela imprensa esportiva, como apresentou o jornalista Milton Neves em seu blog7 oficial após um jogo da seleção brasileira contra a seleção equatoriana pelas Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA 2010: “O Brasil não tem o direito de jogar essa bolinha. [...]. E o Ronaldinho Gaúcho, vai jogar com o nome até quando? [...] É muita trancinha, muita chuteira colorida, firula em excesso” (Disponível em: <http://blog.miltonneves.ig.com.br/>. Acessado em: 20/10/2015).

Mas, de fato, o mais curioso desse tipo de repercussão é que, quando o jogador volta a jogar bem, o mesmo jornalista dá uma opinião contrariando a si mesmo, assim, novamente o jornalista Milton Neves escreveu em seu blog oficial em 19/02/2010, após uma convocação para um amistoso contra a Irlanda, ocorrido pouco tempo antes da convocação final para a Copa do Mundo FIFA 2010:

Ronaldinho Gaúcho 2010, o Pelé de 1970? [...] estou vendo Ronaldinho Gaúcho em situação parecida, bem parecida, em patamares distintos de

talento, obviamente [...] (Disponível em:

http://blog.miltonneves.ig.com.br/>. Acessado em: 20/10/2015).

Neste mesmo post8 Milton Neves destaca a constante crítica da imprensa, para com Ronaldinho, que dizia que o jogador estava em decadência constante e profunda, que saía demais em festas à noite, que já era ex-jogador por ter já conquistado tudo que um jogador pode conquistar e estava sendo acusado principalmente de fazer “corpo mole” dentro de campo, ou seja, ele estaria jogando de forma displicente e preguiçosa. Apesar de tudo isso, Milton Neves lembra que ele é um gênio que quer mostrar que ainda pode fazer o seu melhor:

7 Site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou posts. 8 Forma substantiva do verbo "postar" refere-se a uma entrada de texto efetuada num weblog/blog.

(15)

Melhor do mundo e de tudo nestes últimos anos, Ronaldinho Gaúcho virou um gênio maldito, criticado, esnobado, desacreditado e baladeiro [...] Ele está jogando muito, mesmo em um time ruim, está ferido e maluco para mostrar que hoje é um guerreiro louco para fazer engolir tudo o que dele falam e falaram (Disponível em: <http://blog.miltonneves.ig.com.br/>. Acessado em: 20/10/2015).

Enquanto isso, do outro lado havia a imprensa europeia apostando na convocação de Ronaldinho para a Copa do Mundo FIFA 2010. Essa aposta houve porque o jogador estava jogando muito bem a época em seu clube, o Milan9 da Itália. E isso também foi reconhecido na imprensa brasileira, mas não da mesma forma que a imprensa europeia. Assim foi noticiado pela imprensa presente na convocação da seleção brasileira:

Se no Brasil a expectativa em relação às convocações de Neymar e Ganso dominam o noticiário, a imprensa europeia está de olho em Ronaldinho Gaúcho. Como explica o francês Eric Frosio, que chegou cedo ao Hotel Windsor para cobrir a convocação, os meninos da Vila ainda são ilustres desconhecidos do público europeu, mais preocupado com Ronaldinho e Adriano [...] Ronaldinho, que atua no Milan, também é o assunto em pauta para o alemão Carsten Bruder, da rede de TV ARD [...] (Disponível em:

<http://veja.abril.com.br/blog/copa-2010/selecao-brasileira/imprensa-europeia-aposta-em-ronaldinho-gaucho/>. Acessado em: 20/10/2015).

Mas antes de toda essa polêmica, Ronaldinho era tido como o sucessor ou senão o jogador a ultrapassar Pelé10 como melhor jogador de todos os tempos e, assim salientou a imprensa esportiva, como no site11 UOL12, na seção de esportes:

Ronaldinho chegou à Copa embalado por sua maior conquista em clubes: a Liga dos Campeões da Europa pelo Barcelona. [...] Tinha como fãs os ex-craques Pelé e Maradona, que quase sempre divergem em suas opiniões. Cogitava-se até que ele superaria esses dois mitos na Copa da Alemanha e se tornaria o maior de todos os tempos (Disponível em: < http://esporte.uol.com.br/copa/2006/selecaobrasileira/jogadores/ronaldinho.j htm >. Acessado em: 20/10/2015).

9 Equipe italiana de futebol, com sede em Milão. 10 Ex-jogador brasileiro de futebol.

11 Conjunto de páginas web, isto é, de hipertextos acessíveis geralmente pelo protocolo HTTP na Internet. 12 Universo Online (UOL) é um provedor de conteúdo e um provedor de acesso à Internet brasileira.

(16)

Segundo a imprensa, talvez toda essa expectativa criada em torno de um só jogador tenha sobrecarregado Ronaldinho para jogar bem na Copa do Mundo FIFA 2006, da qual o Brasil foi desclassificado ao perder nas quartas-de-final para a França. E então a imprensa repercutiu essa análise de sobrecarga sobre o futebolista antes e, principalmente, durante a Copa do Mundo, toda essa expectativa deveu-se ao ótimo retrospecto de atuações de Ronaldinho Gaúcho, o site de esportes da UOL analisou de forma precisa:

O mundo esperava de Ronaldinho Gaúcho uma Copa do Mundo brilhante, irretocável. A realidade foi uma decepção globalizada. O Melhor Jogador do Ano da FIFA em 2004 e 2005 [...] foi apático, burocrático e apagado naquela que deveria ser "sua" Copa [...] (Disponível em: < http://esporte.uol.com.br/copa/2006/selecaobrasileira/jogadores/ronaldinho.j htm >. Acessado em: 20/10/2015).

Em 2005, apenas um ano antes da Copa do Mundo FIFA 2006, realizada na Alemanha, a imprensa já “endeusava” o futebolista por suas jogadas decisivas em partidas pelas competições disputadas por seu clube, na época, o Barcelona13. Como exemplo, um site da imprensa portuguesa com um texto que tem como título “Imprensa mundial aos pés de Ronaldinho Gaúcho: 'O Rei nunca falha'” registra:

O mundo se rendeu ao talento de Ronaldinho Gaúcho após a bela atuação do craque na vitória do Barcelona por 1 a 0 Milan em pleno estádio San Siro, em Milão, em partida de ida das semifinais da Liga dos Campeões da Europa. [...] Para o 'Sport', de Barcelona, a equipe foi gigante e Ronaldinho apagou Kaká. Na opinião do diário esportivo 'A Bola', de Portugal, Ronaldinho teve exibição notável. O El Mundo Deportivo, de Barcelona, destaca a magistral assistência de Ronaldinho para o gol de Giuly e acrescenta. O Barça, definitivamente, tem o melhor jogador do mundo. O diário português 'O Jogo', bobo coma a atuação do craque, chega a filosofar. Ter ou não ter Ronaldinho, eis a questão [...] (Disponível em:

<http://pt.shvoong.com/internet-and-technologies/websitesV/194317-imprensa-mundial-aos-p%C3%A9s-ronaldinho/>. Acessado em:

20/10/2015).

Pouco depois da Copa do Mundo FIFA 2010, realizada na África do Sul, em entrevista ao jornal francês L’Equipe, Ronaldinho, segundo o site de esportes da Rede Globo: “[...] resolveu abrir o verbo e deixar a modéstia de lado”. Nesta entrevista o jogador disse:

(17)

“Nenhum outro brasileiro foi melhor do que eu na Europa. Eu merecia ser chamado”. O jogador disse ainda que não assistiu a nenhum jogo do Mundial da África do Sul, o que também causou grande espanto, como mostra essa mesma reportagem: “Para quem vive do futebol, é surpreendente que um jogador de alto nível tenha deixado completamente de lado o Mundial deste ano. Mas foi o que fez Ronaldinho [...]” (Disponível em: <http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2010/09/ronaldinho-nenhum-outro-brasileiro-foi-melhor-que-eu-na-europa.html>. Acessado em: 20/10/2015).

Após essa polêmica entrevista, o jogador Ronaldinho Gaúcho, concedeu entrevista ao programa esportivo Esporte Espetacular, da Rede Globo, e disse que ficou muito chateado por não ter ido a Copa do Mundo FIFA 2010, e disse também que com o intuito de não criar polêmica não reclamou de forma exacerbada sobre tal frustração:

Foram 30 minutos de descontração. E desabafos. Ronaldinho ainda sente por não ter ido à Copa do Mundo da África do Sul. O meia-atacante do Milan vinha de uma temporada muito boa pelo clube. Quando perguntado sobre o que sentiu quando não ouviu o nome na lista dos convocados para a competição, foi enfático: "Chateado é pouco pelo que eu tinha feito. Acho que eu tinha condições de fazer parte daquele grupo. Mas ao mesmo tempo tem que ter uma certa conduta e não sair criando polêmica", afirmou (Disponível em: <http://www.ronaldinhogaucho.com/index2.html>. Acessado em: 20/10/2015).

Ao final de 2010, quando estava jogando pelo Milan, Ronaldinho estava insatisfeito com a constante presença no banco de reservas, então o clube e o empresário e irmão do craque, Roberto de Assis Moreira começaram as negociações para a volta do jogador ao Brasil. Essas negociações acabaram sendo nomeadas pela imprensa como “novela” pelo tempo que se arrastaram e as diversas reviravoltas que tiveram e se deram com os clubes brasileiros Palmeiras14, Grêmio15 e Flamengo16. Um breve resumo dessa assim chamada “novela” encontramos no blog Futebola RJ em janeiro de 2011:

Na tarde desta quinta-feira, no Hotel Copacabana Palace, o futebol brasileiro acompanhou mais um capítulo da interminável novela “Ronaldinho Gaúcho”. Para ficarmos só nos capítulos ocorridos no recém chegado ano de 2011, a novela RG já contou com mais reviravoltas do que aquelas antigas novelas mexicanas que passavam no SBT. Em menos de uma semana,

14 Clube de futebol brasileiro com sede em São Paulo.

15 Clube de futebol brasileiro com sede em Porto Alegre. Vale citar que é o clube formador do jogador em

questão.

(18)

Ronaldinho já esteve muito próximo e muito distante do Flamengo, do Grêmio e do Palmeiras, os três maiores pretendentes ao futebol do craque. Se um dia o coração tricolor colocava RG no Grêmio, no outro a proposta financeira gaúcha parecia não agradar. Se uma hora o Palmeiras realiza uma “proposta maravilhosa” – termo que circulou na imprensa – horas depois a cidade de São Paulo é o grande empecilho para RG atuar no Verdão. Se por um momento a torcida do Flamengo e a cidade do Rio de Janeiro parecem ser o maior sonho de Ronaldinho, antes de o sol se pôr o “Dentuço” parece mais longe da Gávea. Não restam dúvidas que a grande mídia está se deliciando com esta novela. Os jornais estão vendendo como água de coco na praia de Ipanema e os programas esportivos estão com índices de audiência lá no topo. Querem um exemplo? Nesta mesma tarde de quinta-feira, um grande amigo meu me ligou e disse que, do trabalho, estava acompanhando a coletiva do Ronaldinho pela internet. Amigos, não é qualquer jogador que causa este turbilhão no futebol brasileiro [...] (Disponível em: < http://futebolarj.blogspot.com.br/2011/01/papo-cabeca-novela-ronaldinho-gaucho.html>. Acessado em: 20/10/2015).

O clube que ganhou o “leilão” por Ronaldinho Gaúcho foi o Flamengo. Esse tempo em que esteve no clube carioca acarretou em pequenas conquistas para o jogador, como um jogo histórico contra o Santos17, no qual o camisa 10 jogou muito bem, o que lhe rendeu

ótimas críticas por parte da imprensa:

Ronaldinho marca três vezes, comanda vitória do ainda invicto Rubro-Negro. Neymar faz dois, mas Elano perde pênalti [...] No jogo mais emocionante do Campeonato Brasileiro e talvez um dos mais eletrizantes da História da competição, o Flamengo venceu o Santos, de virada, por 5 a 4, na noite desta quarta-feira, na Vila Belmiro (Disponível em: < http://www.lancenet.com.br/minuto/virada-historica-Flamengo-Santos-Vila_0_524947662.html>. Acessado em: 20/10/2015).

No ano seguinte já havia uma parte da torcida e da mídia que não estavam gostando das atuações do meia-atacante e as associavam com a vida desregrada e de festas do jogador. Isso, somado a problemas internos com a diretoria e de atraso de salários, acabou acarretando em uma saída prematura na metade de 2012 em uma negociação rápida e eficiente com o Atlético Mineiro18, na qual, segundo opinião de parte da imprensa, Ronaldinho reencontrou parte de seu bom futebol, ganhando muitos prêmios em eleições feitas por profissionais da mídia esportiva brasileira.

Entretanto, houve, e ainda há, opiniões de que o jogador não foi e nunca será “craque de verdade” e que o ápice de sua carreira, nos idos de 2004 e 2005, se deram muito por conta

17 Clube de futebol brasileiro com sede em Santos.

(19)

do seu grande preparo físico naquele momento e que, assim que o seu condicionamento começou a decair, junto se foi seu brilhantismo e sua capacidade de decisão. Isso fica bem claro em texto de Adilson, divulgado pelo blog Luis Nassif Online do portal GGN em junho de 2012:

Ronaldinho Gaúcho não é craque. Nunca foi. Nem no seu tempo de glória. Trata-se de um jogador singular, jamais visto no futebol e, de fato, dificílimo de analisar. RG é um jogador com uma habilidade extra-série, mágica, quase sobrenatural, uma habilidade, rara, do tipo “coelhos na cartola” que nem Garrincha, nem Maradona e nem Pelé chegaram a ter…Em contrapartida, tecnicamente, é um jogador mediano. Por incrível que pareça, RG não tem um bom passe vertical por baixo, não tem chute de chapa com bola rolando, qualidades técnicas de grandes craques como Pelé, Zidane, Platini, Zico etc. A dificuldade de entender seu futebol deriva justamente daí. RG é uma cobra sem asas. Por que então assombrou o mundo em 2004 e 2005? Por que durante esse curto período, jogou com uma intensidade absurda, num estado de euforia que o fazia driblar, dar toques geniais, e arrancadas pra cima dos adversários, fazia gols batia no peito e gritava “”Eu sou f..” Seu futebol depende desse estado de euforia, dessa correria louca pra que possa aparecer a gigantesca habilidade que que tem. Mas quem aguenta jogar quase que “encantado” por tanto tempo? Logo, a coisa foi esvaziando, a poeira baixando e aí o quer se viu foi ele recuando, indo dar seus dribles cada vez mais improdutivos na lateral do campo, e vivendo de chuveiros na área pra compensar a dificuldade que tem no passe reto e no chute de fora (chapa). Sei que é duríssimo de acreditar, e por isso seu futebol é ilusionista mesmo, mas é só observar, inclusive em seu auge e jamais veremos esses fundamentos sendo sequer praticados, como cansamos de ver em Zidane, Riquelme, Juninho Pernambucano, Deco, Kaká e outros… RG foi um jogador “feito” pra jogar a 1000 por hora, num “estado eletrizante de loucura” pra que sua habilidade única, possa aparecer. Se parar, ele mingua, pois depende de uma técnica que, simplesmente, não possui. Por isso ou ele é nota 100, ou nota 3..Por isso muitos analistas erram quando dizem que se ele jogar 50 ou 60 % do que jogou no Barça já estará muito bom…Ledo engano, com RG não existe meio termo: Ou é céu ou é inferno (Disponível em: < http://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/o-ceu-e-o-inferno-de-ronaldinho-gaucho>. Acessado em: 20/10/2015).

No ano seguinte Ronaldinho ganhou o título da Taça Libertadores da América19 pelo clube mineiro e, com suas boas atuações, acabou se tornando mais uma vez, porém de forma mais momentânea, o “queridinho” da imprensa mundial, como quando recebeu o prêmio do jornal uruguaio El País:

19 Principal competição de futebol entre clubes profissionais da América do Sul, organizada pela Confederação

Sul-Americana de Futebol. (Fonte: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_Libertadores_da_Am%C3%A9rica>. Acessado em: 20/11/2015).

(20)

Ronaldinho Gaúcho é o novo "Rei da América". E fez história na tradicional eleição do jornal uruguaio "El País". [...] Na reportagem sobre a vitória de Ronaldinho, o "El País" destaca a conquista da Libertadores como fator principal para a eleição do craque do Galo. "A figura de Ronaldinho segue sendo altamente reconhecida a nível mundial e, com 33 anos, ainda tem

muito para dar" (Disponível em: <

http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol- internacional/noticia/2013/12/ronaldinho-vence-rei-da-america-e-faz-historia-em-eleicao-uruguaia.html>. Acessado em: 20/10/2015).

Ainda em 2013 foi realizada a Copa das Confederações20 da FIFA no Brasil e, como vivia bom momento, Ronaldinho foi indagado se teria ficado chateado ao não ter sido convocado para a competição, e assim ele respondeu: “[...] Não, não vou ver. Não costumo assistir aos jogos. Gosto de ver os melhores momentos, os gols, mas não gosto de assistir a um jogo inteiro. Nunca assisto mesmo. Nem do meu clube nem da seleção. Gosto de jogar.

Assistir não é muito comigo” (Disponível em:

<http://www1.folha.uol.com.br/esporte/folhanacopa/2013/06/1297566-ronaldinho-diz-que-nao-vai-assistir-jogos-da-selecao-e-nega-magoa-com-felipao.shtml>. Acessado em: 20/10/2015).

Tal declaração gerou discussões entre jornalistas e fãs do craque gaúcho, pois se pensava que, como um profissional do futebol, o jogador assistisse um ou outro jogo, mas não. Esse fato só não foi mais marcante para a mídia talvez porque Ronaldinho já não se encontrava entre os melhores do mundo ou ainda porque não foi a primeira vez que um desportista do futebol se pronunciava de tal forma. Houve uma vez em que o ex-jogador Romário também admitiu não gostar de assistir futebol.

A assinatura da rescisão do seu contrato com o Atlético Mineiro se deu em julho de 2014 e, pouco mais de um mês depois, Ronaldinho já havia assinado com o clube mexicano Querétaro21, onde sua importância para a imprensa brasileira diminuiu drasticamente por conta do baixo valor que os campeonatos disputados pelos clubes do México têm a nível mundial segundo a imprensa.

Porém, para a mídia mexicana, seu baixo rendimento dentro de campo combinado com a “curtição” fora dele culminou para que o clube entrasse em uma “crise” em março de 2015:

20 Torneio de futebol organizado pela FIFA entre seleções nacionais a cada quatro anos. Os participantes são os

seis campeões continentais mais o país-sede e o campeão mundial. (Fonte: <

https://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_das_Confedera%C3%A7%C3%B5es_FIFA>. Acessado em: 20/11/2015).

(21)

Atual vice-lanterna do Campeonato Mexicano, o Querétaro vive uma crise que já culminou com a troca de técnico e "roupa suja" lavada em público. Parte da imprensa do país coloca a estrela do elenco, Ronaldinho Gaúcho, como culpada pela situação. O pentacampeão mundial, zerado em gols neste ano, foi barrado do jogo do último domingo pelo técnico Víctor Manuel Vucetich por um ato de indisciplina - faltou ao treino da quinta-feira anterior sem dar explicações. Além disso, a mídia mexicana diz que a camisa 49 está mais interessada nas festas do que no campo (Disponível em: < http://espn.uol.com.br/noticia/493138_companheiro-de-queretaro-defende-ronaldinho-e-critica-imprensa-mexicana>. Acessado em: 20/10/2015). Dessa forma se seguiu até o final de junho de 2015, quando Ronaldinho se desligou do Querétaro, e, no mês seguinte, após mais uma pequena “novela” entre Vasco da Gama e Fluminense22, foi assinado o contrato com o Fluminense. Novamente entre atuações muito abaixo do esperado e as “noitadas” do jogador, vieram as cobranças da torcida e da imprensa, o que no fim das contas resultou em mais uma rescisão de contrato por parte do futebolista. O jornalista Mauro Cezar Pereira, da rede esportiva ESPN Brasil23, resume a passagem e a saída de Ronaldinho pelo clube carioca:

O camisa 10 vinha mal fisicamente e mal conseguia treinar de forma satisfatória. Já há algum tempo mais e mais pessoas nas Laranjeiras engrossavam a lista dos arrependidos com a ousada contratação. Os efeitos marqueteiros esperados não foram tão grandes e no campo o retorno técnico quase inexistente. O ex-melhor do mundo tinha contrato até 2016 e custavam aproximadamente R$ 400 mil mensais ao time carioca, além de uma participação em marketing/publicidade que mal avançou. A repentina decisão do jogador gerou alívio no Fluminense. Ronaldinho não conseguiu jogar bem e teve fraca atuação na sua despedida [...] Se pudessem voltar no tempo, provavelmente os tricolores não correriam o risco de contratá-lo, apesar da nota oficial que tenta destacar aspectos positivos da passagem do gaúcho. A saída voluntária de "R10" dois dias antes da partida decisiva contra o Grêmio, pela Copa do Brasil, foi a melhor notícia que o Fluminense

poderia receber no momento [...] (Disponível em: <

http://espn.uol.com.br/post/546607_ronaldinho-mal-conseguia-treinar-gera-arrependimento-pede-pra-sair-e-leva-alivio-ao-flu>. Acessado em: 20/10/2015).

Após essa análise de publicações da imprensa sobre o jogador ao longo de sua carreira, é importante ver o quanto essas informações influenciaram, ou não, no meio publicitário em que Ronaldinho se vê inserido.

22 Clubes brasileiros com sede no Rio de Janeiro.

23 ESPN Brasil é uma rede de televisão por assinatura brasileira de caráter esportivo. É a franquia local da rede

(22)

CAPÍTULO 4 – O USO DA IMAGEM NA PUBLICIDADE

Geralmente grandes craques do mundo dos esportes são lembrados por suas façanhas desportivas, e trabalham para desempenhar um papel cada vez melhor em sua área esportiva. Porém, com a evolução das indústrias, do mercado e principalmente da necessidade de venda e de valorização dos produtos e serviços através da publicidade e da propaganda surgiram os chamados “astros” ou “estrelas” dos esportes, que nada mais são do que atletas bem sucedidos que vendem sua imagem para o uso da publicidade e da propaganda a fim de valorizar o produto ou serviço de forma conjunta à sua imagem.

Dessa forma, os atletas acabam recebendo o título de “herói” pelo público e mídia e seus feitos passam de resultado de treinos para atos inexplicáveis ou ainda admiráveis. As empresas que fazem o investimento e o atleta contratado são beneficiadas, mas o principal e mais comum fator que faz com que essa “parceria” não seja bem sucedida é o rendimento do atleta em seu esporte cair drasticamente. Essa queda se dá por inúmeras e diferentes razões conforme o cada caso. No caso do desportista estudado neste artigo, essa queda aconteceu devido ao, assim chamado pela imprensa, desinteresse pelo esporte. Essa afirmação da imprensa foi negada, pelo jogador, em todas as vezes em que lhe foi perguntado.

4.1 Muitos contratos enquanto no topo e a “Superexposição”

Quando Ronaldinho Gaúcho estava no ápice da sua forma nos anos de 2004 e 2005 (anos em que foi eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA), os patrocinadores sorriam com a chance de contar com o craque como seu “garoto propaganda”. Principalmente no período pré-Copa do Mundo da FIFA de 2006, como vemos no texto publicado no site UOL, de título “Superexposto, Ronaldinho vira ícone comercial do pré-Copa”, escrito pelo jornalista Denis Eduardo Serio da agência de notícias Reuters24:

Como grande ídolo do futebol mundial na atualidade, Ronaldinho Gaúcho tornou-se também uma das personalidades em maior evidência no Brasil, com comerciais nos quais ele é a estrela chegando a aparecer quase consecutivamente na televisão.

Propagandas com o meia-atacante do Barcelona jogando bola quando crianças ou correndo atrás de um desodorante tornaram-se corriqueiras nos veículos de comunicação brasileiros. Recentemente, uma pesquisa mostrou que sua imagem vale mais do que a do inglês David Beckham, até então

(23)

absoluto como estrela do marketing internacional (Disponível em: < http://esporte.uol.com.br/copa/2006/ultnot/geral/2006/05/16/ult3580u281.jht m>. Acessado em: 29/10/2015).

Porém, tantos contratos geram muitos compromissos, o que para um atleta profissional de alto nível pode acarretar em menos tempo dedicado a treinos e demais obrigações da profissão. Essa superexposição por vezes pode gerar uma pressão exagerada, principalmente em períodos próximos a grandes competições, e foi esse o caso no pré-Copa do Mundo da FIFA de 2006, como vemos no texto de Anderson Gurgel publicado em 30 de janeiro do ano da copa:

Ronaldinho realmente está com tudo. Ídolo mundial, sua imagem já é tão conhecida quanto à do seu companheiro de seleção, Ronaldo. Assim, como o xará do Real Madrid, o atleta do Barcelona é o novo queridinho das mídias. No entanto, um perigo pode estar se aproximando do craque: a superexposição de imagem e até um excesso de pressão às portas do mundial (Disponível em: <http://udof.cloudapp.net/Noticia/1826/Ronaldinho-Gaucho-e-os-riscos-da-superexposica>. Acessado em: 29/10/2015).

Por conta dessa imagem “supervalorizada” na época, o futebolista teve muitas empresas lhe procurando para ter sua imagem associada com os produtos e/ou serviços oferecidos por tais empresas, como ainda escreve Anderson Gurgel ao citar diversos contratos assinados por Ronaldinho que foram adquiridos pelo que o futebolista vinha desempenhando em campo:

[...] Neste último final de semana, por exemplo, o astro ganhou mais duas campanhas para estrelar: a do Grupo Santander Banespa e a da Texaco. Além dessas duas ações de propaganda, Ronaldinho é uma das estrelas das campanhas multimilionárias da Pepsi e Nike. Em outubro de 2005, ele fechou, ainda, um acordo com a operadora Telemar, com um contrato que vai até a Copa do Mundo de 2010. Por essa última parceria, no último Natal, Gaúcho foi garoto-propaganda da marca de celulares do grupo, a OI. [...] (Disponível em: <http://udof.cloudapp.net/Noticia/1826/Ronaldinho-Gaucho-e-os-riscos-da-superexposica >. Acessado em: 29/10/2015).

Entretanto, houve discussão no mercado publicitário sobre um possível desgaste na imagem do craque no período em questão. Segundo jornalista Denis Eduardo Serio, alguns questionamentos eram procedentes, como por exemplo: “[...] Mas essa superexposição é benéfica para o craque? Ele não estaria deixando sua imagem ser banalizada com tantos

(24)

comerciais? Essas questões levantam polêmica até entre profissionais da publicidade [...]”

(Disponível em:

<http://esporte.uol.com.br/copa/2006/ultnot/geral/2006/05/16/ult3580u281.jhtm>. Acessado em: 29/10/2015).

Dessa forma havia duas opiniões. Houve aqueles que pensavam que sim, a imagem estaria sendo desgastada com tantos comercias, tanta publicidade com a imagem de Ronaldinho, assim como também existiu a ideia de que a imagem do desportista não seria prejudicada com essa superexposição publicitária. Seguindo a ideia do desgaste devido à superexposição, pode-se analisar a opinião do diretor de criação da agência de publicidade Fallon25 naquele período, Eugênio Mohallem em entrevista à Reuters:

[...] "Eu acho que ele está fazendo comerciais demais. Não sei até que ponto ele está gastando com comerciais o tempo em que poderia estar treinando, mas essa superexposição está virando recorrente na publicidade e é ineficaz. Se você começa a fazer as mesmas coisas dos outros, não tem o mesmo impacto". [...] "(A imagem dele vai) ficar 'carne de vaca'. Para o anunciante vai ser sempre caro e para o consumidor vai ser cada vez menos impactante. Perde a eficiência da imagem dele" [...] (Disponível em: < http://esporte.uol.com.br/copa/2006/ultnot/geral/2006/05/16/ult3580u281.jht m>. Acessado em: 29/10/2015).

Ainda sobre essa discussão, mas com opinião contrária, tem-se como exemplo a opinião do presidente da época da Associação Brasileira de Agências de Publicidade também em entrevista à Reuters afirmando que acredita que a grande quantidade de contratos publicitários e a consequente superexposição não foram prejudiciais à imagem do jogador:

[...] Acho que essa perda não ocorre. Ele é o maior jogador de futebol do mundo. Estamos falando da exceção da exceção da exceção. A FIFA tem mais países-membros do que a ONU [...]"Acho que a grande pressão que ocorre em cima dele é o fato de ser o melhor jogador do mundo, e não porque a empresa A ou B fez uma campanha ou duas com ele. Ele tem um

compromisso com a humanidade” [...] (Disponível em: <

http://esporte.uol.com.br/copa/2006/ultnot/geral/2006/05/16/ult3580u281.jht m>. Acessado em: 29/10/2015).

25 Agência de Publicidade com sede nos Estados Unidos, na cidade de Minneapolis. Atualmente não possui mais

(25)

Neste período, em que se tornou um super astro do futebol, Ronaldinho Gaúcho teve seu sucesso no mercado publicitário comparado ao da modelo Gisele Bündchen26 pelo publicitário espanhol Francesc Petit Reig27 em matéria publicada no portal de notícias Tribuna do Norte: “[...] “Ronaldinho é a Gisele Bündchen do futebol”, resume o catalão Francesc Petit, o P da DPZ28 [...]” (Disponível em: <http://tribunadonorte.com.br/noticia/copa-2006-ninguem-segura-ronaldinho-gaucho/12332>. Acessado em: 29/10/2015). Portanto, pode-se dizer foi à habilidade que o jogador tem e seu papel desempenhado dentro de campo que fez com que ele tenha conseguido tantos contratos milionários naquela época.

Todavia, apesar de um primeiro olhar positivo com a valorização do futebolista em 2006, chegando a compará-lo com outras personalidades de imagem com reconhecimento mundial no mesmo momento, Francesc teve uma visão crítica sobre os muitos contratos de Ronaldinho: “[...] “Ele devia selecionar mais. Está no auge, mas é dono de apenas duas pernas e uma cabeça. Aparecendo assim, de forma excessiva, corre o risco de virar camelô, dispersar o valor da sua marca” [...]” (Disponível em: <http://tribunadonorte.com.br/noticia/copa-2006-ninguem-segura-ronaldinho-gaucho/12332>. Acessado em: 29/10/2015).

Após uma participação frustrante na Copa do Mundo da FIFA em 2006, disputada na Alemanha, poderia pensar-se que seu valor publicitário decaísse significativamente. Mas segundo estudo desenvolvido na Universidade de Navarra (Espanha), publicado no portal de notícias UOL através da EFE29, Ronaldinho se tornou, em setembro de 2006, o jogador mais valorizado pela publicidade mundial. Explicando mais sobre o estudo:

[...] Este estudo analisa pela primeira vez a estreita relação entre o impacto social de um jogador, com a receita econômica que o futebol gera como negócio. A análise conclui que existe uma "altíssima relação" entre o valor midiático do jogador e a renda publicitária que gera, assim como entre o valor midiático dos clubes e a receita total que obtêm em bilheterias, direitos de televisão e venda de produtos com a marca do time [...] (Disponível em: < http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas/2006/09/11/ult1777u52503.jhtm>. Acessado em: 29/10/2015).

Para se ter uma ideia da quantidade de empresas que tinham sua imagem associada com a de Ronaldinho no início do ano de 2006 podemos citar que ele foi naquele ano: “[...] a

26 Modelo, atriz e filantropa e empresária brasileira reconhecida mundialmente (Fonte: <

https://pt.wikipedia.org/wiki/Gisele_B%C3%BCndchen>. Acessado em: 20/11/2015).

27 Foi um pintor e publicitário espanhol naturalizado brasileiro (Fonte: <

https://pt.wikipedia.org/wiki/Francesc_Petit>. Acessado em: 20/11/2015).

28 Agência Publicitária brasileira. (Fonte: <https://pt.wikipedia.org/wiki/DPZ>. Acessado em: 20/11/2015) 29 Agência internacional de notícias com sede na Espanha.

(26)

estrela de comerciais como do banco Santander, Rexona, Kibon, Pepsi, Gatorade, Nike e Oi. Ele terá inclusive produtos feitos exclusivamente com base na sua imagem, como um picolé que leva o seu nome e tem as cores verdes e amarelas [...]” (Disponível em: <http://esporte.uol.com.br/copa/2006/ultnot/geral/2006/05/16/ult3580u281.jhtm>. Acessado em: 29/10/2015).

O sucesso era tanto, que um personagem de revistas em quadrinhos em sua alusão foi lançado em conjunto com Maurício de Sousa30. Também foi feito um documentário sobre sua vida e carreira e ainda criada a marca própria intitulada “R10”.

Após a Copa de 2006 o jogador teve menos oportunidades na seleção brasileira, muito devido a sua queda técnica, o que acarreta em menor visibilidade e diminuição de contratos e até da procura do mundo publicitário. Para exemplificar melhor esse cenário, podemos ver um trecho de matéria divulgado no portal de notícias TNOnline em março de 2010:

[...] Hoje a história é diferente. Após anos em baixa, Ronaldinho corre para brilhar no Milan e convencer Dunga a levá-lo ao Mundial da África do Sul. Como garoto-propaganda, outro baque. Das 10 marcas que usavam sua imagem em 2006, apenas uma, a Nike, ainda o mantém sob contrato [...] (Disponível em: <http://tnonline.com.br/noticias/esportes/1,301,01,03,sem-

copa-ronaldinho-ve-contratos-publicitarios-despencarem.shtml?refresh=true>. Acessado em: 29/10/2015).

Porém, seu irmão e empresário negou que a constante ausência de convocações para a seleção e a queda de rendimento possam ter provocado a diminuição de contratos de publicidade nesse período. Segundo estudo feito pela revista francesa France Football31 em 2009, Ronaldinho foi o terceiro jogador mais bem pago do mundo considerando salários e contratos publicitários:

[...] Mesmo com boas atuações no Milan, Ronaldinho não é chamado por Dunga desde abril de 2009. Situações como essa ainda estão longe de abalar os vencimentos do brasileiro. Segundo a revista “France Football”, que realiza anualmente um respeitado levantamento sobre os ganhos de jogadores de futebol, Ronaldinho foi o terceiro mais bem pago do mundo em 2009. Entre salários e publicidade, faturou 19 milhões de euros, atrás apenas do argentino Lionel Messi e do inglês David Beckham. A maior parte desse valor veio justamente do uso de sua imagem para a venda de produtos. De

30 Cartunista e empresário brasileiro, criador da “turma da mônica”. (Fonte:

<https://pt.wikipedia.org/wiki/Mauricio_de_Sousa>. Acessado em: 20/11/2015).

31 Revista francesa sobre futebol mundial, com cobertura especial sobre os principais campeonatos europeus. Foi

fundada em 1946, e tem a cidade de Paris como sede. (Fonte: <https://pt.wikipedia.org/wiki/France_Football>. Acessado em: 20/11/2015).

(27)

cada três euros que entram na conta do meia-atacante, dois vêm de contratos

publicitários [...] (Disponível em:

<http://tnonline.com.br/noticias/esportes/1,301,01,03,sem-copa-ronaldinho-ve-contratos-publicitarios-despencarem.shtml?refresh=true>. Acessado em: 29/10/2015).

Curiosamente, nos anos seguintes, o futebolista teve seu destino constantemente ligado à sua imagem e seu potencial de gerar receitas de marketing, como sua transferência do Milan ao Flamengo, que o teria contratado muito mais pelo que o craque poderia render em vendas do que pelo que ele poderia render dentro de campo ao desempenhar seu real papel, que era o de jogador de futebol. Em outubro de 2012 ele teve sua primeira convocação em quase quatro anos de ausência da seleção, porém, dessa vez, não foi apenas pelo bom momento que vivia pelo Atlético Mineiro, mas também pela sua imagem, pois o Brasil não contava com nenhum desportista do futebol de mesmo peso midiático que o jogador argentino Lionel Messi, como pode-se averiguar no texto “Ronaldinho Gaúcho convocado para valorizar o amistoso contra a Argentina. Ele não é o meia de Mano…” de Cosme Rímoli em seu blog do portal de notícias R7:

[...] Ronaldinho Gaúcho já é manchete no mundo inteiro por seu retorno [...] O seu retorno à seleção foi necessário. Com Ganso machucado, Mano não tinha um meia efetivo para a seleção [...] A convocação de Ronaldinho Gaúcho chega em ótima hora por um motivo comercial também. Neste processo de renovação, o Brasil não tem uma grande estrela internacional. Para os organizadores dos jogos do Catar, o Brasil não tinha quem rivalizar com Messi. Agora sim os cartazes terão um contra o outro e a certeza de que o estádio estará cheio. Ninguém por lá ainda sabe quem é Neymar [...] A sua convocação foi conveniente para Mano e melhor ainda para a organização do jogo [...] Quando der o primeiro toque na bola, os caros ingressos já terão sido vendidos. E a cota de US$ 2 milhões livres (R$ 3,4 milhões) já estará nos cofres da CBF. O principal, os organizadores do amistoso estarão sorrindo satisfeitos. Messi contra Ronaldinho Gaúcho ainda é atração no mundo todo [...] (Disponível em: <http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli/8859-29102010/>. Acessado em: 29/10/2015).

Com as conquistas do Campeonato Estadual e da Libertadores e uma sequência de boas atuações do jogador pelo Atlético Mineiro, quem saiu ganhando foi o clube, que resolveu investir em um programa de sócios intitulado “Galo na Veia”, aproveitando a imagem do seu camisa 10, o que no fim das contas rendeu cerca de 31 mil sócios até julho de

(28)

2014. Também houve aumento de 3% das cotas de televisão oferecidas aos clubes pela Rede Globo e o clube mineiro teve o maior aumento entre os clubes brasileiros entre 2012 e 201432. No ano de 2014, quando ainda atuava pelo Atlético-MG, Ronaldinho obteve um aumento considerável de seguidores e de público pelas suas redes sociais, graças ao seu bom desempenho pelo clube e pela agência Joker33, responsável pelo trabalho e gerenciamento dos perfis do jogador. A página do desportista foi a que mais cresceu no Brasil nos primeiros meses do ano de 2014, segundo análise desenvolvida pelo site MKT Esportivo em maio do mesmo ano:

[...] Desta vez, voltamos com um dado que ratifica não somente a força do futebol na web, mas também o excelente trabalho da agência com o jogador. A fan page do craque do Atlético/MG foi a que mais cresceu no Brasil nos últimos seis meses, saltando de 8.5 milhões para 17 milhões de fãs. No período, Ronaldinho Gaúcho desbancou os perfis de outras feras do futebol brasileiro, como Neymar e Kaká, e personalidades como Paulo Coelho e Luciano Huck [...] Ao assumir a conta do jogador, uma das principais mudanças propostas pela Joker foi à maior aproximação de Ronaldinho com seu público, o que pode ser notado claramente nos seus canais no Facebook e Twitter [...] (Disponível em: <http://www.mktesportivo.com/2014/05/com- a-joker-comunicacao-fan-page-de-ronaldinho-e-a-que-mais-cresce-no-brasil/>. Acessado em: 29/10/2015).

Após uma rápida e não muito marcante passagem do jogador pelo clube mexicano Querétaro, a sua chegada ao Fluminense foi, mais uma vez, marcada por intenções de ganhos através do marketing que poderia ser feito aproveitando a venda da imagem de Ronaldinho Gaúcho. O clube chegou a contratar a agência de publicidade África34 especialmente para criar e gerenciar ações de marketing em torno do jogador em benefício para o próprio clube.

Durante as passagens por Flamengo, Atlético Mineiro e Querétaro, o baixo aproveitamento na área do marketing em torno da imagem de Ronaldinho se deu muito devido à falta de um departamento de marketing bem estruturado e eficiente para tal atividade. Tanto no Flamengo quanto no Atlético Mineiro os clubes afirmam terem obtido ganhos mais intangíveis do que financeiros, como: estádios lotados, boas atuações, maior visibilidade do clube e aumento de número de torcedores.

Ainda que, no Atlético-MG, o jogador tenha obtido conquistas consideráveis e, no Flamengo, ter conseguido ótimas atuações no começo de sua passagem, faltam números mais

32 Fonte:

<http://www.mktesportivo.com/2014/07/os-5-principais-pontos-comerciais-da-relacao-ronaldinho-gaucho-atleticomg/>. Acessado em: 29/10/2015.

33 Agência de Comunicação brasileira com sede em Porto Alegre. 34 Agência de Publicidade brasileira.

(29)

precisos para medir seu impacto publicitário. Um dos dados divulgados sobre sua passagem pelo clube mineiro afirma que a arrecadação do mesmo teve um aumento de 350% e o número de sócios do clube aumentou de 5 mil para 31 mil35. No entanto, é claro que, parte dessas mudanças positivas, dizem respeito às conquistas do clube nos últimos anos.

Assim que começaram os rumores e as negociações para a volta do jogador ao futebol brasileiro através de Vasco da Gama ou Fluminense, a sua principal patrocinadora constante ao logo da carreira, a Nike36, promoveu o relançamento de um produto feito especialmente para Ronaldinho quando no ápice da sua carreira. Dessa forma, o futebolista ainda estava colhendo os frutos do seu passado glorioso e objetivando o marketing muito em cima da sua fama e de habilidades que já não demonstra há tempos. Para melhor ilustrar esse fato será utilizado o texto “Após 10 anos, NIKE traz releitura de icônica chuteira de Ronaldinho Gaúcho, publicado no site MKT Esportivo em 25 de agosto de 2015:

[...] “Touch of Gold” traz a versão clássica da chuteira do meia utilizada nos seus tempos áureos de Barcelona [...] Há dez anos, a Nike instaurou uma nova era de comerciais com jogadores de futebol. Com o uso de efeitos, que deixavam a dúvida no ar sobre o que era real, Ronaldinho Gaúcho, ainda no Barcelona, promovia sua nova Nike Tiempo. Em apenas um dia, o vídeo ultrapassou a marca de 1 milhão de visualizações e gerou uma nova onda de publicidade destacando a magia dos boleiros. Hoje, o que parece ser simples a tarefa de atingir este número de impressões, basta lembrar que era 2005 e o YouTube havia sido lançado naquele ano. Para comemorar a década de aniversário do modelo, a Nike relançou a chuteira. Com o slogan “Touch of Gold”, a releitura terá apenas 3 mil unidades vendidas (66 no Brasil), todas numeradas. E em campo, claro, apenas nos pés de Ronaldinho Gaúcho, com uma possível estréia marcada para a partida diante do Corinthians (Disponível em: <http://www.mktesportivo.com/2015/08/nike-tiempo-apos-10-anos-nike-traz-releitura-de-iconica-chuteira-de-ronaldinho-gaucho/>. Acessado em: 29/10/2015).

Infelizmente, houve alguns problemas que abalaram sua imagem com o mercado publicitário, como as atitudes fora de campo consideradas não profissionais e as constantes más atuações em campo. Houve ainda a perda de contrato com a Coca-Cola em 2012 em função de uma apresentação pelo clube Atlético Mineiro onde o jogador concedeu entrevista coletiva à imprensa ao lado de latas de Pepsi (refrigerante rival da Coca-Cola). Porém isso

35 Fonte: < http://oglobo.globo.com/esportes/ronaldinho-uma-marca-para-fluminense-explorar-16753899>.

Acessado em: 29/10/2015.

36 Empresa norte-americana de calçados, equipamentos esportivos, roupas e acessórios (Fonte:

(30)

teria sido apenas a gota da água segundo matéria de Sarah Saint-Maxent, editada por Bruno Pires e divulgada no site Diário de Notícias em 11 de julho de 2012:

Ronaldinho Gaúcho cometeu o maior erro do mundo publicitário: tendo contrato com a famosa marca de refrigerantes Coca-Cola, o craque apareceu numa entrevista com duas latas da grande rival da marca, a Pepsi. O episódio ocorreu na conferência de imprensa de apresentação no Atlético Mineiro, no dia 4 de julho, e a companhia americana decidiu cessar o contrato publicitário com Ronaldinho, no valor de 602 823 euros por ano. "Ter aparecido com uma lata de Pepsi foi a gota de água para a Coca-Cola. Mas, como é óbvio, não foi o único motivo para a rescisão", disse o chefe do departamento de marketing da empresa, Marcelo Pontes. Pontes acrescentou ainda que Ronaldinho "não evoluiu enquanto craque e o seu nome aparece mais vezes associado a notícias negativas", o que torna o acordo de patrocínio "bastante embaraçoso" para a empresa (Disponível em: <http://www.dn.pt/desporto/futebol-internacional/interior/cocacola-termina-contrato-com-craque-por-beber-pepsi-2658108.html>. Acessado em: 29/10/2015).

Ainda abordando sobre alguns acontecimentos negativos na relação do Ronaldinho com o mundo da publicidade, houve declaração de Neville Proa, empresário dono da Vitton 4437 (naquele momento a principal patrocinadora do clube Fluminense), que dizia estar feliz com a saída do jogador do clube carioca:

[...] Saída? Eu não vi nem entrar. O cara está com 35 anos. Bebe muito. É um farrista. A contratação do Ronaldinho Gaúcho foi péssima. É um jogador de nome, mas acabou o nome dele — afirmou o executivo, descartando também uma proposta feita por Assis, irmão de Ronaldinho, para o jogador

ser garoto-propaganda da Viton 44 [...] (Disponível em:

<http://zh.clicrbs.com.br/rs/esportes/noticia/2015/10/dono-de-principal-patrocinadora-do-flu-comemora-saida-de-r10-bebe-muito-4860560.html>. Acessado em: 29/10/2015).

Embora fama, sucesso, dinheiro e realização profissional geralmente serem conceitos associados com sensações boas e de trabalho bem feito, por vezes, mesmo ao atingir estes objetivos, a trajetória de um jogador de futebol, que, usualmente, é feita de altos e baixos em termos de desempenho dentro de campo, ainda é necessário lidar com o status de celebridade e, com isso, saber administrar aprovações e/ou reprovações pelos atos de sua vida particular, por parte da mídia e dos torcedores.

37 Empresa dedicada a produção, comércio por grosso e exportação de qualidade bebidas não carbonatadas à

base de frutas brasileiras e ervas extratos naturais (Fonte: <http://b2brazil.com.br/hotsite/vitonindustriac>. Acessado em: 20/11/2015).

Referências

Documentos relacionados

QUANDO TIVER BANHEIRA LIGADA À CAIXA SIFONADA É CONVENIENTE ADOTAR A SAÍDA DA CAIXA SIFONADA COM DIÂMTRO DE 75 mm, PARA EVITAR O TRANSBORDAMENTO DA ESPUMA FORMADA DENTRO DA

A solução, inicialmente vermelha tornou-se gradativamente marrom, e o sólido marrom escuro obtido foi filtrado, lavado várias vezes com etanol, éter etílico anidro e

No mesmo período em que o escopo da con- testação se ampliou, pela presença de espaços de construção alternativa de discursos e pela afirmação das redes sociais como ambiente

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

Como irá trabalhar com JavaServer Faces voltado para um container compatível com a tecnologia Java EE 5, você deverá baixar a versão JSF 1.2, a utilizada nesse tutorial.. Ao baixar

Tinha que haver um ensino básico falando da importância disso” (referindo-se ao bom convívio entre as gerações e a preparação para o envelhecimento). É destacada, no decorrer das