• Nenhum resultado encontrado

O Estágio Curricular é uma atividade obrigatória, regulamentada pelo Regulamento dos Estágios dos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio e do Ensino Superior da UTFPR, conforme Resolução nº 28/2008 - COEPP, de 14 de março de 2008, e modificado pelas resoluções nº 13/2010 - COEPP, de 11 de março de 2010, nº 80/2010 - COEPP, de 08 de junho de 2010 e nº. 033/14 – do COGEP DE 16 de maio de 2014, visando propiciar ao estudante a complementação do processo ensino-aprendizagem, em termos de experiências práticas.

O estágio é oferecido aos alunos como ato educativo escolar, previsto na Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, desenvolvido no ambiente de trabalho, sob supervisão, visando facilitar a futura inserção do estudante no mundo do trabalho, promover a articulação da UTFPR com o mundo do trabalho e facilitar a adaptação social e psicológica do estudante à futura atividade profissional.

O estágio deverá ser realizado em organizações públicas ou privadas, com condições de proporcionar experiência prática na área de formação do estudante, em ambientes onde são desenvolvidas atividades de trabalho para as quais eles estão sendo preparados, como forma de iniciação à profissionalização. A empresa, além de proporcionar local adequado, deverá especificar em plano de trabalho as atividades a serem desenvolvidas pelo aluno, sendo estas previamente aprovadas pelo professor responsável pelas atividades de estágio do curso.

O Estágio Curricular Obrigatório é uma disciplina obrigatória dos Cursos Superiores de Tecnologia com 400 horas mínimas e tem por finalidade a complementação do ensino e da aprendizagem, adaptando psicológica e socialmente o estudante à sua futura atividade profissional, para que sua futura absorção pelo mercado de trabalho seja facilitada, devendo ser realizado em empresas relacionadas à área de formação do profissional.

O Colegiado do Curso de Tecnologia em Manutenção Industrial (UTFPR – Câmpus Medianeira) aprovou em reunião ordinária realizada no dia 21/08/2014 que o Estágio Curricular Obrigatório poderá ser desenvolvido em até duas UCE, sendo que o tempo de atuação mínima em uma UCE deverá ser de 120 horas.

O Estágio Supervisionado (Estágio Curricular) é realizado concomitantemente ou após o terceiro período, quando o estudante faz seu primeiro contato com a realidade da empresa, saindo do ambiente acadêmico com seus princípios teóricos,

vislumbrando a complexidade daquele novo mundo, suas tecnologias, procedimentos, cultura e ambiente. Nesse contato, a teoria é colocada à prova e a capacidade de relacionamento do estudante é exigida, resultando em enorme retorno, pois o motiva frente ao desafio.

O estágio não poderá exceder a duração de 2 (dois) anos em uma mesma UCE, exceto quando se tratar de estagiário portador de deficiência (RESOLUÇÃO nº. 033/14 – COGEP DE 16 de maio de 14).

A duração do estágio começará a ser contabilizada a partir da data de assinatura do instrumento jurídico firmado entre o Estudante, a UCE e a UTFPR. A jornada diária de estágio será compatível com o horário escolar do estudante, conforme definido na Resolução n. 033/14 – COGEP de 16/05/2014:

- 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais, no caso dos alunos que estejam cursando disciplinas presenciais ou atividades complementares.

- 8 (oito) horas diárias e 40 (quarenta) horas semanais, no caso de alunos que estejam matriculados somente na disciplina de estágio.

Na empresa, o acadêmico consegue medir seu atual estado profissional, até comparando-o com de outros colaboradores da empresa, tornando-se consciente de sua área profissional e absorvendo o conhecimento ali existente, tornando-se, assim, um ser humano mais autônomo em sua formação e, portanto, capaz de absorver mais das condições oferecidas.

O Estágio Supervisionado nos Cursos Superiores de Graduação da UTFPR tem por finalidade:

- Complementação do ensino e da aprendizagem.

- Adaptação psicológica e social do estudante à sua futura atividade profissional.

- Treinamento do estudante para facilitar sua futura absorção pelo mercado de trabalho.

- Orientação do estudante na escolha de sua especialização profissional. O aluno poderá cursar o estágio não obrigatório, de acordo com as normas da UTFPR, quando avaliado pertinente pelo responsável pelas atividades de estágio do curso. Conforme o Regulamento de Estágio (Resolução nº. 033/14 – COGEP DE 16/05/14), o aluno pode cursar o estágio não obrigatório, desde que matriculado, no mínimo, no 2º período do curso. O estágio não obrigatório de mesmo modo deve permitir ao aluno a mesma aquisição de conhecimento proporcionada pelo estágio

curricular, no entanto, este deve ser entendido como uma forma adicional de enriquecimento.

A avaliação das atividades desenvolvidas pelo estudante no Estágio Curricular Obrigatório será realizada durante e após a conclusão deste.

Durante o estágio, deverá ser realizada, ao menos, uma reunião de avaliação entre o Professor Orientador de Estágio e o estudante, após aproximadamente 100 horas de estágio. Recomenda-se a existência de reuniões periódicas, presenciais ou mediadas por computador entre aluno e orientador da UTFPR. Para o estágio obrigatório, o acompanhamento deve ser presencial, salvo quando justificada a não realização da visita in loco. Também deverá ser realizado pelo menos um contato entre o Professor Orientador e o Supervisor de Estágio, após transcorridas as 100 horas de estágio, para verificar o andamento do mesmo.

Após a conclusão do estágio, o discente tem até 60 dias para entregar o Relatório de Estágio Curricular Obrigatório, corrigido e aprovado pelo professor orientador, a pasta de acompanhamento de estágio, devidamente preenchida e assinada, e apresentar o relatório no Evento de Avaliação de Estágio, coordenado pelo Professor responsável pelas Atividades de Estágio (PRAE), em data e horário publicados em edital na página do curso. O evento consistirá em uma banca, presidida pelo Professor Orientador e dois convidados, com duração máxima de 20 minutos para exposição oral e 10 minutos de arguição.

A inscrição para a defesa do Estágio Curricular Obrigatório deverá ser realizada na Secretaria de Coordenação de Cursos. No momento da inscrição, o discente deverá entregar três cópias impressas, que serão encaminhadas para os membros da banca, juntamente com a pasta de acompanhamento de estágio e o comprovante de entrega, ambos devidamente preenchidos e assinado.

O aluno que não for avaliado em uma das etapas citadas anteriormente e/ou que não se inscrever no Evento de Avaliação de Estágio será reprovado na disciplina/unidade curricular de Estágio Obrigatório e isto implicará a obrigatoriedade de realização de novo estágio.

O aluno que não desempenhar as atividades em conformidade com o plano de Estágio, ou mesmo não apresentar o zelo e dedicação necessários, poderá ter seu estágio cancelado.

O Relatório Final de Estágio, após a avaliação pela Banca de Defesa do Estágio Curricular Obrigatório e as correções, se necessárias, deverá ser entregue no

prazo máximo de 15 dias após a defesa no formato digital, em arquivo único e em extensão Pdf, juntamente com o termo de aprovação impresso devidamente datado e assinado. Caberá ao PRAE providenciar as fichas de avaliação e entrega-las ao professor orientador, o qual deverá, após a defesa devolve-las ao PRAE, devidamente preenchidas e assinadas, para que a nota seja lançada.

A nota proveniente da apresentação do estágio (A) é um componente da nota final do acadêmico, composta ainda pela nota do orientador (O). A média simples entre as 2 avaliações (A, O) será lançada no sistema acadêmico como nota pelas atividades realizadas junto ao estágio.

A coordenação de curso disponibiliza formulário próprio para a atribuição das notas, visto que estes não estão especificados junto ao Regulamento de Estágio.

A distribuição dos orientados será feita de forma homogênea entre os professores do Departamento Acadêmico de Mecânica e Elétrica. A definição do orientador será feita por uma ordem estabelecida em planilha organizada pelo PRAE, de forma que as orientações fiquem distribuídas entre os docentes de forma homogênea. Essa sequência pode ser alternada nas seguintes situações:

- quando o professor candidato a orientação considerar-se não competente para a orientação na área especifica.

- quando um aluno solicitar um orientador específico, o qual deverá ser previamente aprovado pelo PRAE e com parecer positivo do orientador.

O estudante que exerce atividade profissional correlata ao curso na condição de empregado, empresário ou autônomo poderá solicitar, a partir do quinto período, a validação do estágio.

O processo de validação de estágio é previsto em Regulamento da UTFPR, RESOLUÇÃO nº. 033/14 – COGEP DE 16/05/14 e acolhido no curso Superior de Tecnologia em Manutenção Industrial.

Para validação dessas atividades como Estágio Curricular Obrigatório, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos:

1. Na condição de empregado, cópia do contrato de trabalho, declaração da organização onde atua ou atuou, em papel timbrado e dirigida à UTFPR, devidamente assinada e carimbada pelo representante legal da organização, indicando o cargo ocupado na empresa e as atividades profissionais desempenhadas pelo estudante, durante no mínimo 12 (doze) meses nos 2 (dois) últimos anos.

2. Na condição de empresário, cópia do Contrato Social, cartão do CNPJ da empresa, comprovando que o estudante participa ou participou do quadro societário da organização durante um período mínimo de 12 (doze) meses nos 2 (dois) últimos anos.

3. Na condição de autônomo, comprovante de seu registro na Prefeitura Municipal, comprovante de recolhimento do Imposto Sobre Serviços (ISS) e carnê de contribuição ao INSS correspondente a um período mínimo de 12 (doze) meses nos 2 (dois) últimos anos.

Para avaliação das atividades e lançamento de nota final do acadêmico junto ao sistema acadêmico, o PRAE indicará um professor da área para avaliação, que atribuirá uma nota ao relatório entregue (como pedido de validação). Não cabe ao professor julgar o pedido, mas avaliar a qualidade técnica deste, podendo solicitar uma nova entrega ou simplesmente efetuar a atribuição de uma nova nota.

Para validação em mais de uma empresa, só poderá ser feita no máximo em duas empresas, e se as atividades forem desenvolvidas nos dois últimos anos. No relatório, deverá constar as atividades desenvolvidas nas duas empresas. No pedido de validação em mais de uma UCE, as atividades devem ser realizadas por um período maior que três meses.

3.13 APROXIMAÇÃO COM EMPRESAS E ENTIDADES VINCULADAS AO MUNDO

Documentos relacionados