• Nenhum resultado encontrado

CAPITULO VI RELATORIO DE ATIVIDADES

PROJETOS DE EXTENSÃO (2015 A 2017)

VI. Projeto NUHAB Núcleo de Estudos de Habitação

3.6 ESTÁGIOS

O Estágio Supervisionado, conforme o Capítulo III do Regimento do ISECENSA, é parte integrante do currículo de graduação, atividade obrigatória para a obtenção do grau respectivo.

Art. 85. O estágio supervisionado tem por finalidade proporcionar ao aluno oportunidade de desenvolver sua capacidade profissional, sob direta supervisão crítica e orientadora do professor respectivo.

Art. 86. O estágio supervisionado realiza-se sob a supervisão dos Laboratórios, de acordo com a programação específica aprovada pelo Colegiado.

Art. 87. No estágio supervisionado, os alunos sujeitam-se a comprovação do aproveitamento, como atividade regular de ensino, decidindo o orientador, ao final do processo, pela menção de Suficiente ou Insuficiente, em cada caso.

Parágrafo Único. Considerado Insuficiente, sujeita-se o aluno à repetição do estágio, de acordo com a regulamentação estabelecida pelo Colegiado.

Programa de Estágio Discente - Regulamento

Art. 1º - O ISECENSA – Institutos Superiores de Ensino do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora, conforme previsto estatutária e regimentalmente, estabelece o Programa de Estágios para os alunos dos seus Cursos de Graduação, na forma deste Regulamento.

Art. 2º - Os estágios aqui considerados, entendidos como oportunidades proporcionadas aos estudantes para sua participação em situações de vida e de futuro envolvimento profissional, devem contribuir para:

a) Atender ao Projeto Pedagógico do Curso;

b) Atender ao previsto nos diversos textos reguladores das atividades dos Cursos; c) Integrar teoria-prática das atividades do Curso;

d) Contextualizar os conteúdos curriculares previstos;

e) Integrar os Programas Discentes do ISECENSA, como o de Iniciação Científica, Extensão e Integração Comunitária e Monitoria;

f) Integrar o ISECENSA com os setores produtivos regionais;

g) Contribuir para a mais rápida inserção dos profissionais graduados pelos Cursos do ISECENSA no mercado de trabalho;

171 h) Identificar ou despertar potencialidades dos alunos, oportunizando-lhes situações

que exijam criatividade e espírito empreendedor.

Art. 3º - O Estágio oferecido aos alunos dos Cursos do ISECENSA ocorrerá sob duas formas: a) Como Estágio Curricular;

b) Como Estágio Extracurricular.

§ 1º - Considera-se Estágio Curricular aquele previsto no currículo de cada Curso, como obrigatório;

§ 2º - Considera-se como Estágio Extracurricular aquele, também de natureza exclusivamente discente e sem vínculo empregatício, que, embora não de caráter obrigatório, enriquece a formação integral do aluno nele envolvido.

Art. 4º - Consideram-se Campos de Estágio para os alunos dos Cursos de Graduação do ISECENSA os espaços didático-pedagógicos e de formação profissional correspondentes, acolhidos por sua estrutura organizacional, e os espaços situados fora dela, sob instrumentos formais de parceria, e como tal considerados por manifestação dos Colegiados dos Cursos correspondentes.

Parágrafo Único – Somente poderá ser oferecido Estágio fora da estrutura do ISECENSA em espaços vinculados a pessoa jurídica, de direito público ou privado, e sob instrumento jurídico oficial de parceria, devidamente aprovado por Colegiados de Curso, sob manifestação da Consultoria Jurídica da Instituição.

Art. 5º - Somente poderão ser reconhecidos para fins de integralização curricular os estágios curriculares que atendam às seguintes condições mínimas:

a) Acesso a ele aberto aos alunos regularmente matriculados nos cursos do ISECENSA, em particular na disciplina de Estágio Supervisionado;

b) Designação de um Professor do Curso para o acompanhamento e a supervisão das atividades correspondentes, desenvolvidas pelo aluno;

c) Existência de um Plano de Estágio a ser cumprido pelo estagiário, devidamente aprovado pelo setor onde se realiza;

172 d) Definição dos critérios sob os quais se dará a avaliação das atividades desenvolvidas

pelo estagiário.

§ 1º – Os critérios de avaliação das atividades de um estagiário, a se constituir em processo permanente durante todo o período do estágio, serão estabelecidos pela Coordenação do Curso correspondente, nos termos deste Regulamento.

§ 2º - Dos planos de estágio deverão constar os elementos necessários para caracterizar o tipo de estágio, seus objetivos, sua sistemática de ação e suas exigências regulamentares, observada a carga horária prevista na proposta pedagógica de cada Curso.

Art. 6º - Da estrutura do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora, já em funcionamento há 92 anos, serão considerados Campos de Estágio privilegiados para os alunos dos seus Cursos:

a) Todas as instalações e as atividades hoje envolvidas com a Educação Básica;

b) Todas as instalações e as atividades que hoje permitem que o CENSA seja um dos provedores de internet para a região do Norte Fluminense;

c) Todas as instalações voltadas para a educação física dos seus alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio;

d) A Empresa Júnior, vinculada ao Curso de Administração; e) Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo;

f) Clínica-Escola de Fisioterapia; g) Clínica de Psicologia (SPA);

h) Centro de Atendimento Psicopedagógico;

i) Os Laboratórios Acadêmicos dos diversos Cursos de Graduação do ISECENSA, com suas Oficinas.

Art. 7º – Os Estágios Extracurriculares, igualmente internos ou acolhidos em convênios com entidades públicas ou particulares, poderão ter disciplinamento próprio, sob aprovação dos Colegiados dos Cursos e dos Institutos correspondentes.

§ 1º - Um estágio extracurricular poderá, sob proposta devidamente justificada do Coordenador do Curso ao seu Colegiado, passar a considerar-se como curricular.

173 § 2º - Somente poderá fazer estágio extracurricular o aluno que esteja efetivamente frequentando as disciplinas em que esteja inscrito e que tenha concluído, no mínimo, três períodos letivos do seu Curso.

§ 3º - O estagiário deverá, obrigatoriamente, compatibilizar o seu horário escolar com o do estágio a que se submeter.

Art. 8º – Em qualquer caso, os estágios oferecidos em Instituições conveniadas com o ISECENSA poderão ser remunerados ou não.

Parágrafo Único – O estagiário de um Curso do ISECENSA, em nenhuma hipótese, ainda que sob estágio remunerado, poderá ser confundido com um profissional, a suprir falta de mão-de- obra.

Art. 9º – Os Cursos de Graduação do ISECENSA poderão ter seus específicos Programas de Estágio, em consonância com as propostas pedagógicas correspondentes, proposto por um de seus Laboratórios e aprovado pelo Colegiado do Curso.

O ISECENSA possui um órgão de integração acadêmico empresarial, o Centro de Talentos, que tem por objetivo disponibilizar alunos qualificados para as diversas atividades empresariais, com oportunidades de estágios como complementação educacional.

É responsável por estabelecer com Empresas, Instituições públicas e privadas de Campos dos Goytacazes e região, convênios para estágio curricular e extracurricular dos alunos do ISECENSA. Possui como atribuições:

• Estabelecimento de convênios e parcerias com empresas, visando à captação de oportunidades de estágio e emprego para os alunos;

• Recrutamento, seleção e encaminhamento de alunos qualificados para o mercado de trabalho;

• Gestão de toda documentação referente aos Convênios e Termos de Compromisso de Estágio, conforme legislação vigente;

• Oferecimento e acompanhamento do Programa de Estágio Interno;

• Promoção de palestras e eventos voltados para o universo profissional visando à qualificação dos alunos;

• Orientação Profissional;

174 Atualmente temos 80% dos alunos inseridos no mercado de trabalho, seja através da oferta de estágio ou da ocupação de vagas de trabalho, nas diversas empresas do Município e região.

Convênios para Estágios até 2016 738 Número de alunos estagiando em 2016 1416

Parcerias e Convênios para Estágios (Dez. 2016): * Hospitais Conveniados

- C. S. Cruz Braga Clínica Odontológica - CardioCampos Pronto Socorro

Cardiológico Ltda

- Centro de Reabilitação de Anomalias Congênitas da Face

- Centro de Reabilitação Física Vereadora Ilda Marins Lopes

- Centro de Treinamento e Reabilitação - Bem Estar

- Centro Terapêutico de Campos

- Clínica Creuza Renan de Intervenção ao Acompanhamento Médico e dos Sistemas de Aprendizagem

- Clínica de Fisioterapia Fisiolife Ltda - Clínica Digital X

- Clínica Integrada Multiprofissional S.S Ltda

- Clínica Terapêutica Txai Espaço de Ser - Consultório de Osteopatia

- Fisioterapia Paes Dias Ltda

- Fundação Benedito Pereira Nunes - Álvaro Alvim

- Fundo Municipal de Saúde

- G.A.T. Barbosa Junior Fisioterapia

- Hospital Abrigo João Viana - Hospital Ferreira Machado - Hospital Geral de Guarús - Hospital Plantadores de Cana - Instituto de Medicina Nuclear e Endocrinologia Ltda (Dr. Beda)

- Intercor e Interlab Serviços Médicos Ltda - Pronto Socorro Psiquiátrico – SMS - Secretaria Municipal de Saúde

- Sociedade Portuguesa Beneficência de Campos

- Unicampos - Unidade de Imagem de Campos Ltda

- Ultra-med

* Academias e Clubes

- A E Gonçalves Alves Academia - Arena Academia

- Academia Ação do Corpo - Academia Corpo Belo - Academia Didimo Alcantara - Academia Fitness e Cia - Academia Nova Estação - Academia Performance - Academia Slim Fit - Academia Top Fitness

175 - Borges e Silveira Fitness Ltda

- Equilibrium Qualidade de Vida - Campestre Clube Gilda Barbosa - Campos Atlético Associação

- Centro Esportivo e Social Semaf Ltda - Cia Fitness

- Clube Náutico do Farol - Family Fitness

- Forma Fit Ltda - Fórmula Academia - HP Fitness

- J. A. Fitness Center (Academia Peixoto) - J. M. G. C. Ferraz Academia

- Locadora e Academia Goytacaz - MR Centro de Atividade Física - Play Gym Academia Infantil - Posturativa

- Prime Fit Studio Personal - Primer Pilates

- Tênis Club de Campos - TKO Artes Marciais Ltda

* ONG’S

- Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais - São Francisco

- Associação Fluminense de Assistência à Mulher, à Criança e ao Idoso

- Associação Matenedora do Asilo Nossa Senhora do Carmo

- CAPS AD Dr. Ari Viana

- Centro de Convivência do Idoso (PMM) - Secretaria de Esportes de Itapemirim - Secretaria Municipal de Educação - Cardoso Moreira

- Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esportes

- Secretaria Municipal de Esportes (SEMEL) - São Fidélis

* Empresas

- Maincrane Comércio Importação e Exportação Ltda

- Projet'Arte Arquitetura Construções e Serviços Ltda

- A Flamu Arte Ltda - André Amorim Projetos - Araújo e Associados Ltda

- Araújo Empreendimentos e Locações Ltda

- ArqTec Arquitetura e Construção - Bazar do Fundão Acabamentos

- C. A. Gomes e Pereira Ind e Comércio – Argimix

- Construsan Serviços Industriais Ltda - Construtora Franco Carvalho Ltda - Continental do Brasil Produtos Automotivos Ltda

- D. Abreu de Souza Marvilha - Delfiss Engenharia

- E. P. da Silva Construções - FM e DM Soluções em Recursos Humanos LTDA (Antiga Motivus RH) - Fox Serviços de Manutenção Consultoria Construções e Engenharia Ltda

- FP Construção Civil Ltda

- FV Almeida Prestação de Serviços Contábeis Ltda

176 - Inpel de Pádua Indústria de Papéis Ltda

- JHV Implementos Rodoviarios Ltda - Junta de Missões Nacionais

- L. R. Óticas Ltda

- Locadora e Academia Goytacaz - Macterra Realty Empreendimentos Imobiliários Ltda

- Melo Teixeira Arquitetura e Planejamento Ltda

- Mota Júnior Engenharia Ltda - Pleno Sistemas Ltda

- Profine de Aditivos Minerais Ltda - Roca Arquitetura e Construções - S. C. Hissa Construções

- SWA Construções Eireli

- Tribolab Com. Apar. Científicos Ltda -Shimmer Inspections Repair and Mantenence Off Equipaments Ltda - UTC Engenharia

- Queiróz Galvão Óleo e Gás S.A. - Ramada Hotel Campos Pelinca - IMBEG IMBÉ Engenharia Ltda

- Indra Brasil Soluções e Serviços Tecnológicos AS

- Man Diesel e Turbo Brasil - Anglo American

- Thread Pipe Machine Comércio e Serviços Ltda

- Transeletron Serviços Técnicos Especializados Ltda

- Aker Solutions do Brasil Ltda - Baker Hughes do Brasil Ltda - Petrobrás

- Furnas Centrais Elétricas -Instituto Federal Fluminense - Mrv Empreendimentos - Nov Flexibiles

- IMBEG Engenharia Ltda * Supermercados do Município * Escritórios de Arquitetura

* CIEE – Centro de Integração Empresa- Escola (Santander, Banco do Brasil, Itaú)

177