• Nenhum resultado encontrado

A Rota deve estabelecer novas interconectividades entre a China e os países banhados pelo Índico, cujos recursos naturais são estratégicos para manter o crescimento econômico chinês

One Belt, One Road – A Nova Rota da Seda

III. A Rota deve estabelecer novas interconectividades entre a China e os países banhados pelo Índico, cujos recursos naturais são estratégicos para manter o crescimento econômico chinês

Está correto o que se afirma em a) I, II e III.

b) I e II, apenas. c) I, apenas. d) II e III, apenas

3.

(Uerj 2020)

Adaptado de vox.com, acesso em 26/08/2014. O centro de gravidade econômica do mundo é calculado ponderando-se as localizações do Produto Interno Bruto de cada país. Esse cálculo é projetado por meio de um ponto na superfície da Terra. Na prática, isso significa que esse centro está sempre mais próximo das principais potências econômicas do mundo.

Nomeie o país mais relevante para o deslocamento do centro de gravidade econômica mundial entre 1913 e 1950. Nomeie, também, o país em cuja direção está se movendo esse centro, a partir de 1990. Em seguida, apresente uma justificativa econômica para esse movimento mais recente.

4.

(Uerj 2019)

Mudança no comércio de bens dos Estados Unidos: importações por países

Adaptado de piie.com. O processo de globalização das últimas décadas vem redefinindo os fluxos de bens entre os países. A partir do gráfico, a mudança dos locais de origem dos bens pode ser explicada pela seguinte característica do processo de globalização:

a) difusão espacial das fontes de matéria-prima b) integração nacional dos centros de tecnologia c) redistribuição territorial das atividades industriais d) concentração regional dos mercados consumidores

5.

(Unicamp 2013) Graças ao tamanho continental e à imensa população do país, as políticas implementadas pelo governo permitiram à China combinar as vantagens da industrialização voltada para a exportação, induzida em grande parte pelo investimento estrangeiro, com as vantagens de uma economia nacional centrada em si mesma e protegida informalmente pelo idioma, pelos costumes, pelas instituições e pelas redes, aos quais os estrangeiros só tinham acesso por intermediários locais. Uma boa ilustração dessa combinação são as imensas ZPEs que o governo da China ergueu do nada e que hoje abrigam dois terços do total mundial de trabalhadores em zonas desse tipo.

(Adaptado de Giovanni Arrighi, Adam Smith em Pequim: origens e fundamentos do século XXI. São Paulo: Boitempo, 2008, p.362.)

a) Indique duas ações políticas do governo chinês que produziram as condições internas para a ascensão econômica do país.

b) Aponte as estratégias geopolíticas utilizadas pela China para a obtenção de recursos naturais em distintas partes do mundo, que possibilitam a manutenção do atual modelo de produção industrial

Gabarito

1. Soma = 02 + 04 + 08 + 16 = 30.

Apenas o item 01 está incorreto, uma vez que o território chinês, dada a sua extensão, apresenta uma grande riqueza mineral.

2. A

A Nova Rota da Seda é um gigantesco investimento proposto pela China, com o objetivo de aumentar o comércio e a dependência econômica dos países da Eurásia e da África em relação a tal país. O financiamento será feito pelo Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura, controlado pela China. A iniciativa irá proporcionar o aumento da influência geopolítica chinesa pela via da cooperação econômica e comercial. Esse tipo de poder é denominado soft power, enquanto o poder militar é denominado hard power.

3. Gabarito oficial

Pelo menos desde as Grandes Navegações, a riqueza mundial está muito mais concentrada no Hemisfério Norte do que no Sul, o que explica a localização do centro de gravidade da economia mundial nessa porção do planeta. Na primeira metade do século XX, o centro de gravidade da economia mundial deslocou-se em direção aos Estados Unidos da América. A principal razão para esse fenômeno foi o crescimento muito mais acentuado do PIB desse país diante dos PIBs dos países da Europa, continente que, até então, era o grande polo econômico do planeta.

No período de 1950 a 1980, a acelerada recuperação europeia do pós-Guerra reverteu levemente essa tendência da primeira metade do século XX e realocou o ponto médio da economia mundial novamente para o norte da Europa.

A partir de 1990, contudo, é nítido e acelerado o deslocamento do eixo econômico do mundo em direção à China. Entre as justificativas mais relevantes para essa tendência recente, estão: o acelerado processo de industrialização do país, a partir da década de 1980; a ampliação expressiva do mercado consumidor interno; o crescimento das exportações de bens; o ritmo de crescimento do PIB superior ao dos demais países do mundo; os investimentos chineses diretos no exterior (empresas, compra de terra), revertidos em remessas econômicas para o país investidor; e os volumosos investimentos em infraestruturas (transportes, comunicações, moradia, saneamento, etc.) gerando milhões de empregos.

4. C

Conforme é possível observar no gráfico, houve um aumento dos produtos importados de países emergentes, como México e China, e uma diminuição das importações de países desenvolvidos, como Japão, Canadá e membros da União Europeia. Nesse sentido, a redistribuição territorial das atividades industriais para esses países emergentes, possibilitada pela evolução dos transportes e comunicações, é a característica do processo de globalização que melhor explica tais mudanças.

5.

a) A China vem apresentando, nas últimas décadas, um acelerado crescimento econômico, motivado frequentemente pelo expressivo aumento da produção industrial. Esse fenômeno resulta, fundamentalmente, do protecionismo do mercado interno; dos elevados investimentos realizados pelo Estado nacional chinês, destacando-se o desenvolvimento de políticas governamentais em

e moderna produção industrial e relativa abertura econômica, voltadas para a exportação e espalhadas pelo território nacional, fazendo uso intensivo de mão de obra e tecnologia de ponta. b) Entre as estratégias geopolíticas chinesas para a obtenção de recursos naturais que garantem a

expansão industrial do país, destacam-se a compra de terras e a instalação de empresas nacionais de exploração mineral e de combustíveis fósseis em vários países do mundo, especialmente em países do continente africano. Além disso, a China busca estabelecer uma ampla política exterior de empréstimos ou cooperação econômica, visando uma aproximação estratégica com países detentores de grandes reservas de recursos naturais.

Documentos relacionados