• Nenhum resultado encontrado

4.1 Resultados da pesquisa de campo

4.1.7 Estado de conservação dos equipamentos fornecidos por parte dos empregadores

Os trabalhadores que recebiam os EPI’s foram questionados sobre o estado de conservação dos equipamentos a qual era fornecido aos mesmos, todos os colaboradores afirmaram que os EPI’s estavam em ótimas condições e com certificado de aprovação.

Além disso, esses funcionários também foram questionados se o empregador fornecia local para guardar os EPI’s, todos afirmaram que sim, demonstrando que estes empregadores estão cumprindo alguns aspectos da lei, como visto em outros tópicos também.

Outro questionamento feito foi sobre a troca dos EPI’s quando os mesmos apresentavam alguma irregularidade ou não estavam mais em estado de uso, os funcionários das obras de grande porte afirmaram que era feita a troca, já os trabalhadores das obras de pequeno porte afirmaram não ser feito a troca. Comprovando mais uma vez que os empregadores das obras de pequeno porte não estão cumprindo com a lei, comprometendo a saúde e integridade física dos trabalhadores, pois os EPI’s que não tiverem em ótimo estado para uso acaba ajudando para que possíveis acidentes de trabalho venha a ocorrer.

36

5 CONCLUSÃO

O presente trabalho foi desenvolvido com o fim de verificar o cumprimento da NR – 6 por parte dos empregadores e trabalhadores da construção civil de dois bairros de Caicó-RN. De acordo com a NR – 6, tais acidentes podem ser amenizados com o uso correto dos EPI’s.

Conforme as respostas dos trabalhadores das obras visitadas da construção civil de Caicó-RN pode-se observar que a maioria dos funcionários destas construções recebem os equipamentos de proteção individual porém não recebem o treinamento para utilização e conscientização do uso correto dos EPI’s comprometendo a segurança e saúde dos trabalhadores, apesar do baixo índice de treinamento e fiscalização o número de acidentes de trabalho ocorridos nas obras visitadas não foram muitas.

Ainda de acordo com os dados obtidos constata-se que todos os trabalhadores usam os EPI’s quando são fornecidos e todos os entrevistados usam alguns tipos de EPI’s mesmo que seja por contra própria e que tem consciência sobra a importância da utilização correta dos EPI’s.

Ainda conforme os dados obtidos das obras visitadas, vale destacar que a tipologia das obras sejam de pequeno ou grande porte e até pública ou privada influencia na fiscalização e no cumprimento da NR – 6, além de poder afirmar que as obras de grande porte apresentam uma preocupação maior para seguir as normas de segurança do trabalho, pois a fiscalização ocorre com mais frequencia.

A realização deste trabalho mostra que a expansão da construção civil nos dois bairros de Caicó-RN nas obras de pequeno porte não vem acompanhada do investimento para segurança e saúde dos trabalhadores, pois de acordo com as informações obtidas mostra-se que falta investimento para treinamento e fiscalização podendo acarretar em graves acidentes de trabalho e não basta só fornecer os equipamentos tem que fiscalizar, treinar e implantar programas de prevenção a saúde dos colaboradores.

37

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANAMT, Associação Nacional de Medicina do Trabalho. CONSTRUÇÃO CIVIL ESTÁ ENTRE OS SETORES COM MAIOR RISCO DE ACIDENTES DE TRABALHO. 2019. Disponível em: <https://www.anamt.org.br/portal/2019/04/30/construcao-civil-esta-entre-os-setores-com-maior-risco-de-acidentes-de-trabalho/>. Acesso em: 24 out. 2019.

BARBOSA FILHO, Antônio Nunes. SEGURANÇA DO TRABALHO E GESTÃO AMBIENTAL. 4. ed. São Paulo: Atlas S.a., 2011.

BAÚ, Geraldo. IMPORTÂNCIA, CONSCIENTIZAÇÃO E FATORES

INTERVENIENTES AO USO DE EPIs NA CONSTRUÇÃO CIVIL: ESTUDO DE CASO. 2013. 136 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenheira de Segurança do Trabalho, Departamento de Ciências Exatas e Engenharias, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí/RS, 2013. Disponível em: <http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/handle/123456789/1584/MONOGR AFIA_APROVADA_CORRIGIDA_ENVIO_CRISTINA.pdf?sequence=1>. Acesso em: 18 nov. 2019.

BRASIL, Previdência Social. ANUÁRIO ESTATÍSTICO DE ACIDENTES DE TRABALHO, 2017.

BRASIL. LEI Nº 8.213, DE 24 DE JULHO DE 1991. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8213compilado.htm>. Acesso em: 24 out. 2019.

BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. NR 06 - EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL - EPI. Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 1978. Disponível em: < https://enit.trabalho.gov.br/portal/images/Arquivos_SST/SST_NR/NR-06.pdf>. Acesso em: 01 out. 2019.

CARDOSO, J.; RODRIGUES, M. V. B. A IMPORTÂNCIA DO USO DO EPI NA CONSTRUÇÃO CIVIL. Faculdade de Pindamonhangaba. Pindamonhangaba-SP, 2012.

Disponível em:

http://www.bibliotecadigital.funvicpinda.org.br:8080/jspui/bitstream/123456789/105/1/ CardosoRodrigues.pdf. Acesso em: 17 Nov. 2019.

FALKOSKI, Camila. USO DE EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INIDIVIDUAL - EPI NA CONSTRUÇÃO CIVIL. 2017. 41 f. Monografia (Especialização) - Curso de Engenharia de Segurança do Trabalho, Universidade do Contestado, Concórdia, 2017. Disponível em: <http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/wp-content/uploads/2017/09/TCC-Camila-Falkoski.pdf>. Acesso em: 12 nov. 2019.

38

FILGUEIRA, Vitor Araújo et al (Org.). SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL BRASILEIRA. Aracaju: J. Andrade, 2015. 192 p.

FRANZ, Lilian. ESTUDO COMPARATIVO DOS CUSTOS DE PREVENÇÃO E OS CUSTOS DOS ACIDENTES DE TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL. 2006. 60 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Contábeis, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.

PEIXOTO, Neverton Hofstadler. SEGURANÇA DO TRABALHO. 3. ed. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria: Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, 2010. 128p.

PINTO, Isabelly Christiny Monteiro de Souza. UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL PELOSTRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICÍPIO DE ANGICOS-RN. 2012. 43 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharel em Ciência e Tecnologia, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Angicos, 2012. Disponível em: <www2.ufersa.edu.br/portal/view/uploads/setores/232/TCC Isabelly Christiny.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2019.

RAMOS, Paulo. PAULO RAMOS ANÁLISE DO PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES – QUASE ACIDENTE – E A VIABILIDADE DA APLICAÇÃO DIRET A NA CONSTRUÇÃO CIVIL – ESTUDO DE CASO. 2009. 83 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Universidade do Extremo Sul Catarinense - Unesc, Criciúma, 2009. Disponível em: <https://docplayer.com.br/436580-Analise-do-programa-de-prevencao- de-acidentes-quase-acidente-e-a-viabilidade-da-aplicacao-direta-na-construcao-civil-estudo-de-caso.html>. Acesso em: 15 nov. 2019.

ROCHA, Osvaldo F. N. EPI, POR QUE? 2006. Disponível em: <http://www4.pucsp.br/cipa/artigos/epi.html>. Acesso em: 15 nov. 2019.

SEVERO, Rogério. PREVENÇÃO DE ACIDENTES NA CONSTRUÇÃO CIVIL. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Anhanguera Educacional, Leme, 2017. Disponível em:<http://repositorio.pgsskroton.com.br/bitstream/123456789/15948/1/ROG%C3%89RIO %20EVERO.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2019.

SILVA, Marcos Pinheiro Barroso da. AMBIENTES SEVEROS NA CONSTRUÇÃO DE OBRAS CIVIS INDUSTRIAIS. 2009. 66 f. Monografia (bacharel em engenharia civil) – Universidade Federal de Sergipe – UFS, São Cristóvão, 2009. Disponível em: Acesso em: 14 Nov. 2019.

SOUSA, Amanda Aryda Silva Rodrigues de et al. EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL – EPI E A RELAÇÃO COM A GESTÃO DE SEGURANÇA DO TRABALHADOR NA CONSTRUÇÃO CIVIL. Contecc, Maceió-al, 21 ago. 2018.

39

<http://www.confea.org.br/sites/default/files/antigos/contecc2018/civil/108_edpi%E2%80% 93eearcagdsdtncc.pdf>. Acesso em: 21 nov. 2019

TOSMANN, João Marcio. IMPORTÂNCIA DA FISCALIZAÇÃO DO USO DE EPIS E EPCS. CIPA, São Paulo, 14 jan. 2019. Disponível em: <http://revistacipa.com.br/artigo-importa%cc%82ncia-da-fiscalizac%cc%a7a%cc%83o-do-uso-de-epis-e-epcs/>. Acesso em: 18 nov. 2019.

40

APÊNDICE A – FORMULÁRIO APLICADO PARA VERIFICAR O CUMPRIMENTO DA NR – 6.

Formulário

Este formulário tem como objetivo realizar uma pesquisa para verificar o cumprimento da NR 6 e a conscientização da entrega e uso dos EPI’s na Construção Civil em dois bairros localizados no Município de Caicó-RN.

1- O empregador fornece os Equipamentos de Proteção Individual? ( ) Não ( ) Sim

2- Caso a resposta anterior for sim, você faz uso desses equipamentos? ( ) Não ( ) Sim

3- Caso a resposta acima for não, por que você não utiliza os equipamentos?

4- Quais os EPI’s que são fornecidos pelo empregador? ( ) Capacete ( ) Protetor auditivo ( ) Bota ( ) Óculos

( ) Cinto de segurança ( ) Máscaras ( ) Luvas ( ) Vestimentas Outros:

5- Os equipamentos fornecidos estão em bom estado? ( ) Não ( ) Sim

6- Quando os EPI’s não estão em boas condições de uso são trocados? ( ) Não ( ) Sim

7- O empregador exige o uso do EPI’s? ( ) Não ( ) Sim

8- A empresa fornece locais para guardar os EPI’s? ( ) Não ( ) Sim

41

9- Você tem conhecimento que o empregador deve fornece esses equipamentos? ( ) Não ( ) Sim

10- Já sofreu algum acidente no seu local de trabalho? ( ) Não ( ) Sim

11- Caso a resposta anterior for sim, estava fazendo uso dos EPI’s no momento do acidente?

( ) Não ( ) Sim

12- Caso a resposta acima for não, o acidente deixou sequelas? ( ) Não ( ) Sim

13- Você tem consciência que se estivesse usando os EPI’s na hora do acidente as sequelas poderiam ser minimizadas ou não terem ocorridos?

( ) Não ( ) Sim

14- Existe algum técnico de segurança do trabalho na obra? ( ) Não ( ) Sim

15- Você já foi chamado atenção por não fazer o uso do EPI? ( ) Não ( ) Sim

Em caso da resposta ser sim, qual:

16- È feito um treinamento para vocês usarem o EPI? ( ) Não ( ) Sim

17- Você tem conhecimento da importância da utilização dos EPI’s? ( ) Não ( ) Sim

42

18- Quando o empregador não fornece os EPI’s você adquire por conta própria? Quais são?

Documentos relacionados