• Nenhum resultado encontrado

O Estado do Espírito Santo contextualização geológica e localização das jazidas

3 O ESTADO DA ARTE

3.3 Os Jazimentos Brasileiros e suas Contextualizações Geológicas

3.3.1 O Estado do Espírito Santo contextualização geológica e localização das jazidas

De acordo com Caranassios (2001), os granitos ocorrem praticamente em todos os municípios do Espírito Santo, enquanto os mármores estão localizados no sul, exclusivamente nos municípios de Cachoeiro de Itapemirim e Castelo. Aproximadamente 90% dos pedidos de autorização de pesquisa junto ao DNPM, para o Espírito Santo visam à descoberta de jazidas de granito industrial.

Do ponto de vista comercial, além do granito propriamente dito, no Espírito Santo são também incluídas nessa categoria outros tipo de rochas ornamentais afins, como gnaisses, charnockitos, granodioritos, gabros, dioritos, migmatitos, entre outros. Considerando todo esse universo, o panorama global das reservas é da ordem de 630 milhões de m3, distribuídos municipalmente conforme apresentado na TAB. 1.

No caso dos mármores, as reservas medidas em números estimados somam um total de 260 milhões de m3. Desse total, mais de 90% estão concentrados no município de Cachoeiro de Itapemirim, sendo que o restante fica distribuído nos município de Castelo.

TABELA 1

Distribuição municipal das reservas de Rochas Ornamentais no Estado do Espírito Santo

MUNICÍPIO VOLUME (X 1000 m3) 387 1569 569 157 117428 8000 1034 146169 117900 660 6122 1302 160 75 77713 108 1873 46 35 187 42 Afonso Cláudio Alegre Aracruz Atílio Vivacqua Baixo Guandu Barra de São Francisco

Boa Esperança Cachoeiro de Itapemirim Castelo Colatina Conceição do Castelo Ecoporanga Guarapari Ibiraçu Iunas Mimoso do Sul Muqui Nova Venecia Pancas Santa Teresa São Gabriel da Palha São José do Calçado

Viana 89

TOTAL 628 000

3.3.2 O Estado do Ceará - contextualização geológica e localização

das jazidas

Conforme Vidal e Ribeiro (2001), no Ceará o embasamento cristalino ocupa cerca de 75% do território. Formado por rochas datadas do Pré-Cambriano, o mesmo apresenta condicionamento favorável à ocorrência de granitos. Mármores, quartzitos e calcários ocorrem de forma subordinada, podendo apresentar características ornamentais.

No estado destacam-se o Complexo Tamboril Santa Quitéria, que ocorre na região metropolitana de Fortaleza, abrangendo parte dos municípios de Fortaleza, Maranguape, Pacatuba, Guaiuba. Na região norte, abrangendo os municípios de Uruburutema, Itapipoca e Irauçuba, sendo na região centro-oeste, ocupando parte dos municípios de Santa Quitéria, Varjota, Cariré, Hidrolândia, Monsenhor Tabosa e Tamboril. É constituído de migmatitos diversos, onde destacam-se os granitos de nome comercial Vermelho Fuji, Juparaná Real, Brown Paradise e Cinza Nova Russas.

O complexo Granja ocorre no extremo noroeste do Estado, ocupando boa parte do município de Granja, constituído por migmatitos granitóides e granulitos. Nesse contexto, destaca-se o granito Knawa Rosa.

Com base no mesmo autor, destacam-se ainda os dioritos de Tauá, rochas parcialmente transformadas em granodioritos porfiróides e em parte, como paleossomas de migmatitos agmátitos com neossoma de granito grosso, que ocorrem na região de Tauá no sudoeste do Ceará. Os granitóides Mocambo, Meruoca, Serra da Barriga e Taperuaba, que ocorrem na região noroeste do Estado, destacam-se o granito Vermelho Filomena no município de Alcântara, os granitos Vermelho Meruoca, Verde Meruoca, Amarelo Massapé, Meruoca Clássico, Verde Ventura e Verde Ceará no município de Massapé. Os granitos Amêndoa Barroco no município de Meruoca, Rosa Iracema no município de Forquilha e Cinza Prata em Cariré.

Dentre outras rochas com valor ornamental, destaca-se o milonito Tucunduba que ocorre também na região noroeste do Estado, mais precisamente no município de Marco, onde se encontram os granitos Verde Pantanal e Preto Pantanal. Os granitóides Pereiro, São Domingos, Manoel Dias, dentre outros, ocorrem nas regiões de Irauçuba (Serra de São Domingos e Serrote Manoel Dias), Ibaretama (Serra do Azul), Tamboril (Serras do Encanto e das Matas),ão Domingos e Serrote Manoel Dias), Ibaretama (Serra do Azul), Tamboril (Serras

do Encanto e das Matas), Pereiro (Serras do Maia, Vermelha, do Cajá e do Aimoré). Na região de Irauçuba destacam-se os granitos Rosa Missi, Amêndoas Missi, Amarelo Santa Angélica, Clássico Dunas, Icaraí e/ou Coral. Os granitóides Quixadá-Quixeramobim ocorrem na região central do estado, abrangendo os municípios de Quixadá, Banauiu, Quixeramobim e Senador Pompeu, e englobam granodioritos, monzonitos, granitos e dioritos, em parte gnaissificados e coexistindo em tramas migmatíticas ou intimamente associados. Nessa região existe apenas uma pedreira de granito ornamental, granito Branco Astro.

Na região norte do estado nos municípios de Santa Quitéria e Boa Viagem ocorrem granitos leucocráticos. Os granitos do município de Santa Quitéria apresentam coloração bem esbranquiçada, classificados petrograficamente como albita-granito, comercialmente conhecidos por granito Branco Ceará ou Branco Cristal e Branco Cotton, e ocorrem sob a forma de “stock”, comercialmente conhecido como Branco Nevasca.

O complexo Itatira ocorrena região de Itatira, Madalena e Canindé. É constituído por uma seqüência essencialmente metassedimentar composta de migmatitos ricos em granadas, gnaisses anfibolíticos, leptinitos, quartzitos, biotita-gnaisses a biotita-silimanita- gnaisses com porfiroblastos de granada; e, no topo, metacalcário cristalino puro, de textura sacaróide, com variações para tipos mais impuros, ricos em piroxênio, anfibólio e flogopita.

A formação Jandaira ocorre na Chapada do Apodi, no extremo norte do Estado e a formação Santana ocorre na bacia sedimentar do Araripe na região sul do Ceará. Essas bacias sedimentares de idade Cretácea ocorrem em Apodi e no Araripe e constituem uma importante fonte para produção de Travertino (creme, bege) e Pedra Cariri (calcários laminados), respectivamente, extraídos como Rocha Ornamental.

FIGURA 8 - Localização dos principais municípios produtores de Rochas Ornamentais nos Estados do Ceará e do Espírito Santo.

3.3.3 O Estado da Bahia - contextualização geológica & localização