• Nenhum resultado encontrado

Estratégia de Internacionalização em França – EvoBus France, S.A.S

CAPÍTULO 4 – O CASO EVOBUS

4.5. Estratégias de internacionalização

4.5.4. Estratégia de Internacionalização em França – EvoBus France, S.A.S

Em França, a subsidiária da EvoBus GmbH foi criada em 1996, um ano após a criação da empresa-mãe na Alemanha, sendo intitulada como EvoBus France S.A.S., pertencendo 100% à empresa-mãe. Esta subsidiária francesa está sediada em Sarcelles, um subúrbio de Paris, possuindo também uma unidade fabril em Ligny- en-Barrois no nordeste de França, a cerca de 100 KM da fronteira alemã.

Actualmente, a EvoBus France S.A.S. tem sensivelmente 650 colaboradores, encontrando-se estes divididos entre a instalação fabril em Ligny-en-Barrois e a sua sede nos arredores de Paris.

A unidade fabril francesa já existia antes da constituição da EvoBus GmbH. Tratava-se de uma fábrica da Kässbohrer Setra que por várias razões foi aproveitada pela EvoBus, facilitando assim a sua entrada no mercado francês. Ao longo dos anos, a empresa foi alterando os produtos manufacturados na unidade fabril. Inicialmente eram apenas produzidos autocarros da marca Setra, sendo mais tarde agregada a produção da marca Mercedes-Benz. No ano de 2001, com a abertura de um centro de montagem minibus e minicars na fábrica, a maior parte da produção foi reservada para miniautocarros Mercedes-Benz. No ano de 2006, festejando os 25 anos da fábrica, conseguiu-se numerar 10.000 veículos produzidos nas mesmas instalações.

A localização da unidade comercial é privilegiada pois situa-se na zona central do país, com bastante indústria ao seu redor e com boas condições de acessibilidade rodoviária (auto-estradas). O centro de serviço associado à unidade comercial representa outro aspecto vantajoso para a empresa.

Com a criação da EvoBus GmbH e a consequente criação da subsidiária francesa, conseguiu-se aglomerar duas empresas que inicialmente eram concorrentes no mercado: Mercedes-Benz e Setra.

A nível global, a empresa procura a sua vantagem competitiva na qualidade do produto, não competindo, portanto, com base no preço.

O seu portfólio de produtos destina-se a vários mercados. Os principais países são França, para os produtos de toda a gama Mercedes-Benz e Setra, e o resto da Europa para os produtos fabricados na instalação fabril francesa.

Os motivos relacionados com a internacionalização para o mercado francês são vários. O desejo da empresa em estar presente nos diversos mercados europeus é uma das razões da constituição da EvoBus France. O facto do mercado francês ser um dos maiores mercados da Europa e onde as marcas da empresa têm um grande prestígio constitui também outro dos motivos associados.

A dimensão do mercado é outro factor que está na esfera desta internacionalização, já que o mercado francês é um grandioso mercado para a comercialização de autocarros urbanos e autocarros interurbanos. Está-se perante um grande mercado de transporte de turistas via rodoviário e transportes escolares através de autocarros.

A presença directa no estrangeiro é um motivo fulcral para a empresa se internacionalizar, pois esta defende que, para se usufruir de vantagens competitivas e adaptar os produtos às necessidades dos clientes, é importante estabelecer-se directamente nesse mercado.

O aproveitamento das instalações da antiga Setra, localizada em Ligny-en-Barrois, é considerado outro motivo para a internacionalização na França, já que permite uma natural e rápida expansão.

Contudo, ao internacionalizar-se, a empresa está sujeita a vantagens e limitações. O contacto directo com os clientes, associado a um acompanhamento das suas necessidades constitui um factor favorável para a empresa. De facto, uma presença directa no estrangeiro permite uma melhor adaptação do produto ao mercado local. Outra vantagem consiste na implementação do serviço pós-venda. Assim, ao longo dos

últimos anos, a empresa conseguiu inaugurar cerca de 70 postos de serviços para os clientes de autocarros das marcas Mercedes-Benz e Setra.

Ao longo dos últimos anos, a produção da EvoBus France S.A.S. tem-se mantido a um nível constante, não evidenciando até ao momento efeitos negativos da presente crise económica. De facto, o volume de vendas actuais até demonstram um incremento previsto do volume de negócios planeado para o ano de 2009. O mesmo se sucede na previsão de unidades produzidas. Apesar de a previsão não atingir os elevados valores do ano anterior, 2008, a empresa profetiza aproximar-se dos mesmos, como se pode verificar na tabela 14.

Tabela 14 - Vendas e Produção da EvoBus France

Fonte: EvoBus France, S.A.S

De acordo com a tabela 14, a EvoBus France deteve um volume de negócios de 406 milhões de Euros em 2007 e 407 milhões de Euros em 2008. Até Setembro do ano corrente, a empresa possuía um volume de 333 milhões de Euros, tencionando aproximar-se dos valores dos últimos anos. Deste modo, pode-se verificar que o volume de vendas da EvoBus France tem vindo a aumentar ligeiramente ao longo dos anos, apesar de não se averiguar discrepâncias colossais dos valores nos diversos períodos.

Com o ligeiro incremento das vendas e da produção, o número de colaboradores tem aumentado igualmente, ascendendo a 650 colaboradores no final de 2009.

Os produtos da gama da EvoBus mais vendidos no mercado francês são: Mercedes-Benz Citaro para os transportes urbanos, Mercedes-Benz Integro e Intouro, tal como o Setra 416 UL. No ramo dos transportes turísticos de longa distância, os produtos Mercedes-Benz Travego e Tourino, tal como os Setras 431 DT e 417 GTHD estão no topo das vendas, nos Minibuses, o Mercedes-Benz Sprinter é o mais vendido.

A EvoBus France S.A.S. é a segunda maior empresa no ramo de autocarros, seguida da Irisbus/Renault Buses, no mercado francês. A empresa detém uma percentagem de mercado que ronda os 25 % (números que se referem ao ano de 2008). No mercado francês é bastante apreciado o facto de a EvoBus possuir produtos de elevada classe e qualidade, como também produtos considerados “low-cost”. Estes últimos são produzidos na Turquia, a preços competitivos e mesmo assim com uma qualidade considerada distinta.