• Nenhum resultado encontrado

UMA REVISÃO INTEGRATIVA” I RECURSOS HUMANOS

VIII. ESTRATÉGIAS DE BUSCA (Pesquisa avançada)

a) DESCRITORES (BVS, 2014):

1. Aleitamento materno / Breast Feeding / Lactancia materna. 2. Trabalho Feminino / Women, Working / Trabajo de mujeres. b) BASES ELETRÔNICAS DE DADOS:

PubMed/MEDLINE

A MEDLINE (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online) é o Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica que consiste em uma base de dados da literatura internacional da área médica e biomédica, produzida pela National Library of Medicine (NLM). É uma base de dados online que oferece acesso gratuito a referências e resumos de revistas científicas da área Biomédica. Cobrem as áreas de: medicina, biomedicina, enfermagem, odontologia, veterinaria e ciencias afins. São indexados nesta base aproximadamente 5.400 periódicos dos Estados Unidos e de mais 80 países. O MEDLINE é o principal componente do PubMed. Além de estar disponível no portal PubMed, o MEDLINE pode ser acessado em outras interfaces como na Biblioteca Virtual em Saúde. A atualização da bases de dados é mensal. A PubMed é desenvolvida pelo National Center for Biotechnology Information (NCBI - Centro Nacional para a Informação Biotecnológica) e mantido pela National Library of Medicine (NLM - Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos da América), é a versão gratuita do banco de dados MEDLINE, usando o tesauro (palavras-chave ou descritores que descrevem artigos no Index Medicus e MEDLINE) de Medical Subject Headings. Indexa a literatura especializada nas áreas de ciências biológicas, enfermagem, odontologia, medicina, medicina veterinéria e saúde pública.

CINAHL: Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature

CINAHL fornece indexação de 2.928 periódicos científicos nos campos da

enfermagem e relacionados à saúde. A base de dados contém mais de 1.000.000 de registros datados desde o ano de 1981 e oferece cobertura completa de periódicos de enfermagem em inglês e publicações da National League for Nursing e da American Nurses’ Association, abrangendo enfermagem, biomedicina, biblioteconomia de ciências da saúde, medicina alternativa/complementar, saúde do consumidor e 17 disciplinas ligadas à saúde. Além disso, essa base de dados oferece acesso a livros de saúde, dissertações de enfermagem, atas de conferências selecionadas, padrões de prática, software educacional, materiais audiovisuais e capítulos de livros. O material em texto completo inclui 72 periódicos científicos, além de casos legais, inovações clínicas, registros de medicamentos, instrumentos de pesquisa e testes clínicos. É o recurso mais abrangente para a enfermagem e aliados literatura saúde, sendo uma das plataformas de pesquisa mais usadas

disponíveis. Pertence e é operado pela EBSCO Publishing. BDENF: Base de Dados de Enfermagem

Fonte de informação composta por referências bibliográficas da literatura técnico-científica brasileira em Enfermagem. Sua operação, manutenção e atualização é coordenada pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais e Centros Cooperantes da Rede BVS Enfermagem. Contém artigos das revistas mais conceituadas da área de Enfermagem, e outros documentos tais como: teses, livros, capítulos de livros, anais de congressos ou conferências, relatórios técnico-científicos e publicações governamentais.

LILACS: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde

É uma base de dados Latino-Americana de informação bibliográfica em ciências da saúde. Em termos gerais, abrange toda a literatura relativa às ciências da saúde, produzida por autores latino-americanos e publicado nos países da região a partir de 1982. São analisados e processados documentos, tais como: teses, capítulos de teses, livros, capítulos de livros, anais de congressos ou conferências, relatórios técnico-científicos, publicações governamentais e artigos extraídos da análise corrente de aproximadamente 400 títulos de periódicos na área.

SciELO: Scientific Electronic Library Online

É um modelo de publicação eletrônica de periódicos científicos na internet de acesso livre, desenvolvido em cooperação pela FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, BIREME – Centro Latino- Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde e diversas instituições nacionais relacionadas com a comunicação científica e editores científicos. Os países que participam deste projeto são: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Espanha, Portugal, Venezuela, Costa Rica, México, Paraguai, Peru e Uruguai. Publicações em Português e Espanhol.

Scopus

É um banco de dados de resumos e citações de artigos para jornais/revistas acadêmicos. Abrange cerca de 19,5 mil títulos de mais de 5.000 editoras internacionais, incluindo a cobertura de 16.500 revistas peer-reviewed nos campos científico, técnico, e de ciências médicas e sociais (incluindo as artes e humanidades). É propriedade da Elsevier e é disponibilizado na Web para assinantes. Buscas na SciVerse Scopus incorporam pesquisas científicas de páginas da web através de Scirus, outro produto Elsevier, bem como bancos de dados de patentes. Como o proprietário da SciVerse Scopus, a Elsevier, é também uma das principais editoras de revistas científicas internacionais isto implica um evidente conflito de interesses na escolha dos periódicos a serem incluídos na base de dados. SciVerse Scopus também oferece perfis de autores, que abrangem filiações, o número de publicações e de seus

dados bibliográficos, referências e detalhes sobre o número de citações de cada documento publicado que ele tenha recebido. Ele tem recursos de aviso que permitem que qualquer pessoa inscrita possa controlar alterações em um perfil. Ao utilizar o SciVerse Scopus Author Details qualquer um é capaz de procurar um autor, com o nome de filiação como um limitador, verificar a identificação do autor e configurar um RSS automático ou enviar avisos ao e-mail da página do autor.- Listar as referências dos materiais encontrados: para buscar referências que possam ser de interesse para a Revisão Integrativa de Literatura.

- Utilizar o programa ENDNOTE: para organizar as referências. - Período de busca: janeiro de 2010 a junho de 2014.

X. SELEÇÃO DOS ESTUDOS: Iniciará com a realização da captura dos