• Nenhum resultado encontrado

Estrutura do Complexmedia

No documento Hipermídias - Interfaces Digitais em EaD (páginas 89-97)

COMPLEXMEDIA: PLATAFORMA INTEGRADORA DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA A EDUCAÇÃO – PROJETO CONDIGITAL MEC

3. Estrutura do Complexmedia

Inicialmente se cuidou de conceber uma página inicial que fosse intuitiva para o usuário. Não há a obrigatoriedade de um percurso único para que sejam acessados os

diferentes recursos da plataforma, ainda que em um caso ideal o modelo desenvolvido por meio da pedagogia vivencial oportunize uma metodologia em sintonia com os processos mentais de contextualização, problematização e investigação apoiada em recursos áudio-imagéticos. Apesar desses cuidados, o primeiro botão do conjunto apresenta uma bússola, ícone que objetiva situar o acesso a um bloco de orientações de navegação no software. Cada uma das funções, objetos de aprendizagem e recursos disponíveis podem ser identificados e conhecidos através do botão de “Navegação”.

O ícone “C”, ao ser passado por sobre ele com o mouse, aparece o título “Contexto”. Neste acesso apresenta-se o tema científico do software preferencialmente integrado ao contexto sócio-histórico e tecnológico; com esta providência, em um tempo da ordem de dois a três minutos, convida-se o estudante/professor a situar-se no assunto, dando- se ênfase aos aspectos que trazem a base epistemológica contextualizada ao cotidiano. Mídia utilizada: audiovisual, destacando-se a presença do personagem Professor Galileo Lattes16, na condução do programa televisivo. (Figura 1)17.

16 CARVALHO NETO, C. Z. Família do Brasil. São Paulo: Instituto Galileo Galilei para a Educação, 2007.

17 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Energia elétrica. São Paulo: Instituto Galileo Galilei para a Educação, 2009.

Figura 1: Programa televisivo no acesso “Contexto”: nota-se a acessibilidade para deficientes visuais/auditivos, através dos recursos de áudio e vídeo integrados por texto síncrono às imagens.

O acesso Desafio [?] instiga pela mensagem carregada pelo próprio signo, um ponto de interrogação; ao ser passado o indicador do mouse sobre este acesso, surge a bandeirola “Desafio”. Através de audiovisual é apresentado um ou mais problemas na forma de desafios. Em Desafio, são propostos problemas, inter-relacionados ao tema geral do software Complexmedia, de modo que o usuário defronte-se com uma situação que exija leitura, reflexão, busca e entendimento individualizado, ainda que preferencialmente a solução se desenvolva através da interação de um grupo de estudantes, mediado pelo professor (ou não). Tal processo se apóia principalmente na busca de informação qualificada, isto é, selecionada através de critérios dos próprios estudantes em busca da solução do(s) problema(s) proposto(s). (Figura 2a).

O “Laboratório Virtual” (Figura 2b) é, por si, um objeto de aprendizagem que permite, de um modo geral no Complexmedia, a realização de simulações de situações experimentais virtuais, parametrizadas, de modo que o usuário possa exercitar atitudes investigativas a respeito de um dado fenômeno. Quando um problema é apresentado em Desafios espera-se (e orienta-se) ao estudante tentar sua solução também através do Laboratório Virtual; ou, ainda, buscar construir novas possibilidades de entendimento do assunto geral, experimentando situações permitidas através dos simuladores e/ou animadores especialmente desenvolvidos para esta e outras finalidades, como a de ilustrar situações que normalmente exigiriam um elevado grau de abstração, logo num primeiro momento de abordagem do estudo. Com um animador esta dificuldade pode ser não só superada, como lançar ainda mais elementos pedagógicos desafiadores, dando auto- sustentação ao processo educativo. Por exemplo, no Complexmedia aqui tomado como estudo de caso são apresentadas três modalidades de usinas transformadoras de energia elétrica: termoelétrica (figura 2c), hidroelétrica (figura 2d) e eletronuclear (figura 2e). A obtenção de energia elétrica a partir do ciclo do Urânio não é um assunto trivial, nem frequentemente explorado com detalhes. Neste software, no entanto, a usina nuclear é representada no ambiente do simulador de tal modo que o ângulo de percepção das

possibilidades de obtenção de energia elétrica se amplie.

Figura 2a: acesso a Desafios, onde o “Professor

Galileo Lattes”1 apresenta problemas referentes

ao tema do Complexmedia “Energia Elétrica”.

1 Avatar criado pelo autor do projeto, cujo nome homenageia Galileo Galilei e Cesar Lattes. N. A.

Figura 2b: tela de abertura do Laboratório Virtual, onde poderão ser escolhidas as usinas de transformação para obtenção de energia elétrica.

Figura 2c: : simulador-animador para a usina termoelétrica.

Figura 2d: simulador-animador para a usina termoelétrica.

Em todos os simuladores-animadores, existem parâmetros fundamentais para escolha, dentro de cada processo, de modo que uma determinada escolha implicará em determinados padrões de resposta do sistema.

A “Produção de Conhecimento” (ícone funil) apresenta a resolução do(s) problema(s) proposto(s) em Desafios, comentados pelo “Professor Galileo Lattes” e enriquecidos por uma abordagem experimental da física, ou imagética correlata à(s) questão(ões) proposta(s). A figura 3a ilustra este recurso, produzido em audiovisual com acessibilidade para deficientes visuais ou auditivos. Na figura 3b nota-se, ao fundo, o esquema básico de uma usina termoelétrica, como forma de evidenciar o uso de recursos imagéticos associados à mediação do personagem Professor Galileo Lattes. Deve-se destacar que a duração total dos audiovisuais que compõem os acessos Contexto, Desafios e Produção de Conhecimento variam entre cinco e seis minutos. Este intervalo de tempo foi escolhido em função do potencial de atenção do usuário e também como decorrente de aspectos ligados ao tamanho total de arquivo digital do software Complexmedia, que por especificação contratual, não pode ser maior do que 10 megabytes, facilitando assim o acesso aos conteúdos.

Figura 2e: simulador-animador para a usina nuclear.

Outro acesso de fundamental importância na Plataforma Complexmedia é Teoria (cujo ícone correspondente é o de um livro). O conteúdo de Teoria se apresenta de modo geralmente contextualizado à História da Física e suas Tecnologias, mas também pode ser apresentado como um glossário contextualizado com o tema geral que está sendo tratado. Gráficos são geralmente substituídos por infográficos desenvolvidos com recursos de animação, assim como outros objetos de imagem, explorando uma linguagem afeita aos recursos disponibilizados digitalmente. As figuras 4a/b apresentam parte do acesso de Teoria do Complexmedia Energia Elétrica.

Figura 3a: em produção de conhecimento, observa-se a resolução do “problema 1”, proposto em Desafios.

Figura 4a: em Teoria nota-se um texto elaborado, contando com multimídia, e hipermídia; aqui se pode conhecer o funcionamento fundamental de uma usina eletronuclear, com destaque, abaixo, para a fissão do Urânio – 238.

A experiência prática no desenvolvimento permitiu identificar e desenvolver um recurso complementar da Plataforma Complexmedia, o Mapa Interativo. Dentre as grandes lacunas observadas tanto em livros-texto quanto em situações corriqueiras de ensino-aprendizagem, notam-se aquelas nas quais os assuntos são teoricamente tratados sem que aos mesmos se estabeleçam aspectos tecnológicos, técnicos e suas aplicações de várias ordens. O Mapa Interativo reúne um conjunto de acessos, interarticulados com o tema central de cada software, propiciando ao usuário acessos a outras áreas afins ou correlatas do conhecimento. A figura 5 apresenta a tela de abertura do Mapa Interativo e os caminhos interligados que podem ser acessados, separadamente, abrindo novas janelas interativas, através de um conceito de objeto aberto de aprendizagem.

Os conteúdos de História e Tecnologia da Ciência e, em particular da Física, são abordadas no acesso História, o qual é representado por um ícone semelhante a um relógio. A ausência de lastros sócio-históricos relativos ao desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia representa outro aspecto frequentemente apontado por autores e pesquisadores em ensino de Física. Um dos fatores de relevância para a introdução deste campo de conhecimento é fazê-lo de modo síncrono aos temas tratados no software Complexmedia, apresentando através de um “Túnel do Tempo” os eventos que por sua importância demarcaram transições importantes em cada processo de autoria e desenvolvimento da ciência e tecnologia. A figura 6a apresenta a tela de acesso a História e Tecnologia.

Figura 5: na barra superior encontra-se o bloco Eletricidade; a partir dele são interconectados: Elet- rostática (à esquerda); à direita, Eletrodinâmica, abaixo desta área Eletrônica e à esquerda, abaixo, Tecnologia de Geração de Eletricidade e Tecnologias de uso da Eletricidade.

O acesso “Avaliação” se configura em outra área de importância na Plataforma Complexmedia. Contando com um sistema automático de gestão de erros, selecionaram-se problemas, questões dos principais sistemas de avaliação: ENEM, PISA vestibulares nacionais e também abordagens que são especificamente dedicadas à exploração do Laboratório Virtual. Entende-se o momento da avaliação como um intensivo processo de aprendizagem, uma vez que determinados problemas vão exigir mais que uma simples demonstração de conhecimento do que foi apresentado e desenvolvido em um Complexmedia. Um determinado desafio, por exemplo, precisará contar, de fato, com novos conhecimentos que tenham sido produzidos e organizados pelos usuários. A figura 6b apresenta a tela de acesso a Avaliação e destaca a gestão de erros, para uma dada situação problematizadora proposta.

Figura 6a: destaque para o “Túnel do Tempo”, apre- sentando acessos interativos para textos escritos por autores com notória especialidade na área.

Figura 6b:acesso “Avaliação” onde se pode observar um pop up, abaixo a esquerda, contendo comentários a respeito da resolução de um dado problema, naquilo que se constitui em uma tec- nologia de gestão de erros. Todas as questões apresentadas no software Complexmedia contam com gestão de erros.

Finalizando a estrutura do software Complexmedia, buscou-se instrumentalizar as ações didáticas com guias - destacam-se os “Guia do Professor” e “Referências”, figuras 7a e 7b, respectivamente. O Guia do Professor traz um conteúdo considerado de alta relevância uma vez que se dirige diretamente ao educador e à educadora, abordando tanto aspectos pedagógicos gerais, quanto específicos. Retrata e revisitam-se os conceitos norteadores de autoria da Plataforma Complexmedia, apresentam-se sugestões para utilização dos diversos objetos de aprendizagem integrados ao software, indicações para ampliação do tema, bibliografia complementar, formas de avaliação, dentre outros. Já em Referências podem ser contemplados os colaboradores na autoria do software, autores-especialistas, mídia e conhecimento, história e tecnologia da ciência e da Plataforma Complexmedia, além das equipes técnicas de coordenação, revisão editorial, de Língua Portuguesa e Metodologia, artistas digitais, produtora de vídeo e áudio e instituição responsável pelos equipamentos com os quais se constroem e realizam experimentos educacionais de física, dentre outros.

No documento Hipermídias - Interfaces Digitais em EaD (páginas 89-97)