• Nenhum resultado encontrado

4. A Organização do Trabalho Pedagógico do Professor em três escolas do Programa

4.1 Estrutura física

A primeira escola recebe o nome de Esperança e está localizada no município de São Cristóvão. No local há duas salas de aula com a metodologia, uma turma de 1ª e 2ª séries e outra de 3ª e 4ª séries. Apesar de haver duas turmas, escolhi fazer a observação na turma da 3ª e 4ª séries por causa da experiência do professor com a metodologia (três anos) enquanto a outra professora era novata, tendo chegado neste ano na escola.

Na entrada há um pequeno pátio, à esquerda três mastros para erguer as bandeiras; no fundo estava a coordenação, três salas de aula e mais à frente havia um pequeno corredor que dava acesso à cozinha, ao pátio do lanche e aos cinco banheiros; no fundo da escola está um banheiro para deficientes, mas que não estava sendo utilizado porque não havia deficientes na escola, que possui energia elétrica e filtro de água. Na cozinha há três fogões, uma geladeira e as paredes são azulejadas. A escola não possui biblioteca, embora observamos que no pátio de entrada havia uma cesta com

alguns livros e em outro corredor mais escondido havia uma estante de ferro com livros. Na secretaria havia um computador, uma televisão, um DVD, um mimeógrafo e duas caixas embaixo da estante da televisão com DVD‟s da TV Escola sobre variados temas. Eles são usados esporadicamente (segundo a coordenadora), quando o professor tira um dia para não trabalhar com os projetos ou quando algum professor falta, ou seja, os DVD‟s não são aproveitados na metodologia do Programa Escola Ativa. O único computador da escola não está conectado à internet e os estudantes se beneficiam dele quando o professor elabora alguma atividade. A comunidade em geral também não se beneficia dos recursos de mídias que a escola possui.

Figura 1: Escola da Esperança - São Cristóvão-SE Fonte: Acervo da pesquisadora - 2010

O mobiliário está em boas condições de uso e todos os estudantes possuem carteiras e cadeiras para assistir às aulas. Os espaços físicos das salas são amplos, mas pouco arejados e mal iluminados.

Coordenadora da escola: Os espaços são arejados, mas são mal iluminados

por deficiência da instalação elétrica

A segunda escola a ser visitada foi na Barra dos Coqueiros e irei chamá-la de Escola do Futuro. A escola tem um aspecto de abandono, sem pintura e sem nome. Possui somente uma sala de aula, uma cozinha, uma despensa e um banheiro. Na despensa fica localizado o fogão, na cozinha há um bebedouro elétrico, mas que não funciona porque não foi instalado, e um pequeno bebedouro com um garrafão de água. A escola não possui pátio nem quadra e as crianças lancham sentadas em bancos

improvisados pela professora. A escola não possui coordenadora, nem diretora, nem pessoal administrativo, somente a professora, que exerce todas as funções de direção, pedagógica e de sala de aula. A escola possui ainda uma merendeira e uma servente. No intervalo, as crianças brincam no espaço aberto que há entorno da escola. Ao lado dela possui uma igreja, no fundo um pequeno salão, onde, nos fins de semana, funciona um bar, segundo a vontade do dono do espaço, que também é o dono do espaço onde funciona a escola e há algumas poucas casas ao redor.

A escola possui energia elétrica e há uma estante com livros. O mais interessante nesta sala de aula é que todos os estudantes possuem computador porque o município da Barra dos Coqueiros está entre as cidades pilotos escolhidas para fazer parte do Projeto Um Computador por Aluno (UCA). Nesta escola as crianças, além do computador, possuem acesso à internet e levam os computadores para casa. Como o acesso à internet é por uma rede livre, eles possuem o acesso em casa também. A professora não tem muito conhecimento de informática e embora a Secretaria Estadual de Educação tenha ofertado cursos para os professores, ela explica que não tem como deixar a turma sem aula para poder participar e a solução encontrada foi pedir a ajuda de uma sobrinha que, uma vez por semana, vai à escola para ajudá-la com o computador. O uso da tecnologia, tão importante nos dias de hoje, esbarra na falta de domínio de alguns profissionais para lidar com ela e aproveitá-la da melhor forma possível, auxiliando os estudantes nas pesquisas, no conhecimento de outras culturas, na construção da aprendizagem.

Na única sala de aula desta escola há uma televisão, um DVD, possui uma caixa guardada no armário com os vídeos da TV ESCOLA. A professora possui também seu computador, mas não há impressora.

Figura 2: Escola do Futuro – Barra dos Coqueiros/SE Fonte: Acervo da pesquisadora – 2010

Figura 3: Sala de aula da Escola do Futuro – Barra dos Coqueiros/SE

Fonte: Acervo da pesquisadora – 2010

A terceira escola a ser visitada estava também localizada no município de São Cristóvão e será chamada de Escola da Amizade. A escola está toda pintada, possui uma quadra, uma horta, um local com mesas e cadeiras para as crianças lancharem (embora não caiba todos), três salas de aulas, três banheiros (dois para as crianças e um para os professores). Há também uma associação dentro da escola, onde ocorrem as reuniões da comunidade. Ela possui energia elétrica, não possui computador, nem para realizar as atividades de secretaria e quando a professora precisa usar o computador e imprimir algo tem que se deslocar para uma escola localizada na cidade. Há bebedouro elétrico, fogão e duas geladeiras, as salas de aulas são amplas, arejadas e bem iluminadas. Segundo a Diretora a iluminação foi feita recentemente pela escola que teve que

desembolsar R$ 2.100,00 (dois mil e cem reais) para trocar toda a instalação elétrica. Possui duas televisões e uma caixa com DVD‟s da TV ESCOLA, sendo utilizados esporadicamente, quando coincidem os assuntos como, por exemplo, o Meio Ambiente e a Água. A comunidade em geral não se beneficia das mídias da escola. A escola possui um pequeno pátio, uma quadra e uma ampla área verde e arejada entorno das suas dependências, com muitas árvores, onde os estudantes brincam e lancham espalhados por esses locais. Há carteiras e cadeiras para todos e alguns móveis, segundo a Diretora, estão velhos e precisam ser trocados, como as estantes e os armários. Esta escola possui apenas uma diretora, uma cozinheira e uma pessoa para limpeza, não havendo pessoal administrativo, nem coordenadora pedagógica para auxiliar o professor, ou seja, a diretora além de cuidar dos serviços administrativos ainda tem a função de auxiliar o professor.

Figura 4: Escola da Amizade – São Cristóvão/SE Fonte: Acervo da pesquisadora - 2010