• Nenhum resultado encontrado

ESTRUTURA FUNCIONAL E FORMAS DE PARTICIPAÇÃO

No documento PP_2017_OFICIAL_Escola da Serra (páginas 37-41)

Organizacionalmente, a estrutura da Escola da Serra constitui-se, em seu nível estratégico, pela Direção, Supervisores, Chefia do Departamento Administrativo Financeiro e Assessor de Planejamento e Comunicação. No nível intermediário ou tático, encontram-se os Coordenadores de Ciclo, Articuladores de Área, Psicólogos, Bibliotecária, o Departamento Administrativo; no nível operacional, estão as unidades responsáveis pela execução das diversas atividades setoriais, nele encontrando-se a Secretaria Escolar, subordinada diretamente à Diretoria, e os Núcleos e Setores, subordinados às unidades de nível intermediário.

À Direção compete cumprir e fazer cumprir as diretrizes emanadas da legislação em vigor e do Projeto Pedagógico da Escola da Serra, autorizando, acompanhando e avaliando os trabalhos educativos e administrativos desenvolvidos. Cabe ainda à Direção atender alunos, professores, pessoal de apoio e pais

38 como instância final de esclarecimento de dúvidas e de resolução de problemas. Certificados e outros documentos de caráter pedagógico ou administrativo são assinados pelo Diretor, que também representa a Escola perante a sociedade e o poder público. Ao Vice-diretor cabe substituir o Diretor em suas ausências e/ou impedimentos, então assumindo as suas responsabilidades e desempenhando as suas funções dentro do escopo do contrato social.

Respondem à Direção a Chefia do Departamento Administrativo Financeiro, a Supervisão Pedagógica, a Assessoria de Planejamento, Comunicação e TI, a Secretaria Escolar.

À Chefia do Departamento Administrativo Financeiro cabe gerir a instituição em todos os seus aspectos administrativos e financeiros, manter interface com a Contabilidade externa e alimentar o Diretor com informações precisas sobre a vida financeira da instituição de forma a respaldá-lo em suas funções e decisões diárias.

A Supervisão Pedagógica é formada pelos Supervisores Pedagógicos, a quem compete, essencialmente, assegurar que Coordenadores, Articuladores, Tutores e Professores cumpram fiel e integralmente as disposições deste Projeto Pedagógico, garantindo harmonia e coerência em sua execução e a preservação da identidade da Escola da Serra; viabilizam oportunidades de estudo e reflexões sobre a prática escolar; apoiam iniciativas dos educadores visando à formação continuada e ao crescimento profissional; presidem (podendo delegar aos Coordenadores) Conselhos de Classe e reuniões pedagógicas; desempenham o papel de retaguarda no atendimento a alunos, professores e pais; recebem visitantes e representam a Escola quando necessário. É apoiada por Auxiliares de Coordenação que desempenham ações de caráter operacional. À Supervisão Pedagógica vinculam-se o Núcleo de Psicologia e a Biblioteca.

Cabe aos Coordenadores de Ciclo, individualmente, acompanhar a execução do Projeto Pedagógico nos segmentos sob sua responsabilidade assegurando total adesão às suas disposições e velando, em especial, pelo caráter construtivista da aprendizagem; orientar e apoiar o grupo de professores do ciclo na ação pedagógica diária; na relação com os educandos; na elaboração, execução e avaliação de projetos, de forma a garantir profundidade, riqueza e significado para os alunos, além de caráter interdisciplinar sempre que possível; buscar o fortalecimento da identidade e do sentimento de grupo; fomentar a prática de reflexões e tomadas de decisão coletivas; e incentivar o aperfeiçoamento profissional dos educadores do ciclo. Constitui, ainda, sua responsabilidade atender alunos e pais em demandas específicas cuja solução não tenha sido alcançada pela ação do Tutor.

Articuladores de áreas do conhecimento (Artes, Ciências Humanas e Linguagens, Ciências da Natureza e

Matemática, Corpo e Mente) promovem o fortalecimento da identidade das áreas e a coesão do grupo de professores, harmonizando sua atuação; asseguram a coerência vertical do currículo e a organicidade dos projetos; zelam pela coerência das estratégias didáticas com o Projeto Pedagógico; buscam a integração entre áreas e entre ciclos, identificando oportunidades de trabalho interdisciplinar e transdisciplinar.

O Núcleo de Psicologia responsabiliza-se pela manutenção de um espaço de escuta em que os alunos se sintam livres e respeitados para expressar suas inseguranças, dúvidas, curiosidades, interesses, sonhos e projetos e, também, os inevitáveis conflitos de grupo. Cabe, ainda, a esse setor coordenar a elaboração e implementação dos Planos de Desenvolvimento Individual – PDI para alunos com necessidades educacionais especiais e das Orientações sobre o Processo de Aprendizagem do Aluno – OPA, para alunos com dificuldades acentuadas, mas

39 que não caracterizam deficiência. É também esse Núcleo que presta orientação a alunos novatos – inclusive estudantes estrangeiros em intercâmbio –, acompanha educandos que estejam passando por situações conflituosas ou demonstrando inadaptação à Escola e atende suas famílias. No âmbito institucional, o Núcleo de Psicologia assume funções inerentes à área de RH, apoiando outras instâncias da instituição em trabalhos de recrutamento, seleção, avaliação e capacitação.

Todos os atendimentos a famílias, sejam eles feitos pelos Tutores, pelo Núcleo de Psicologia, Coordenadores ou Supervisores, são formalmente registrados.

À Assessoria de Planejamento e Comunicação cabe zelar pela imagem da Escola em todo e qualquer nível. É responsável pelo adequado fluxo de informações internas e entre os diversos segmentos da comunidade escolar e pelos processos de divulgação da Escola para o público em geral, visando alcançar um posicionamento de mercado condizente com a realidade e com as aspirações da instituição. Centraliza o planejamento de eventos escolares e incumbe-se, ainda, de assegurar a adequação dos equipamentos e recursos de tecnologia da informação – TI à execução do Projeto Pedagógico.

Especificamente, atua em quatro níveis:

comunicação interna: orientando tecnicamente as atividades de recepção e atendimento ao público,

identificando conteúdos, fotografando, filmando, redigindo e enviando circulares e boletins à comunidade escolar e envolvendo alunos, pais e funcionários em ações de interesse da Escola;

divulgação externa: mantendo e atualizando conteúdos do site e das redes sociais, concebendo e zelando

por aplicações da logomarca e conduzindo ações visando à permanente e eficaz divulgação da Escola; • eventos: centralizando o planejamento, apoiando e acompanhando os diversos setores da Escola em sua

organização e execução, responsabilizando-se pelo seu cerimonial.

interface com prestadores de serviços de comunicação externa

:

garantindo que a atuação desses agentes esteja em sintonia com as necessidades e anseios da Escola;

A Secretaria Escolar responsabiliza-se pela guarda e emissão de documentos escolares, aderindo fielmente às diretrizes do Projeto Pedagógico e à legislação educacional em vigor, prestando informações e atendendo a orientações dos representantes dos órgãos de fiscalização dos sistemas federal, estadual e municipal de Ensino. Ao Departamento Administrativo Financeiro compete assegurar eficiência e eficácia no atendimento às demandas da área pedagógica e desincumbir-se das rotinas e demandas administrativas e financeiras. Compreende quatro amplas áreas: Registro e Controle Financeiro, que responde por contas a pagar e a receber, bancos, controles financeiros, Tesouraria, Tributos; Registro e Controle de Pessoal, a quem competem os procedimentos de admissão e dispensa de pessoal, execução da folha de pagamento e controle de férias; Gestão

de Materiais e Controle Patrimonial, responsável pelas funções de compras, almoxarifado, controle patrimonial

(conservação e movimentação) e Reprografia; Manutenção e Apoio Geral a quem compete zelar por garantir nível ótimo a qualquer tempo da manutenção, conservação e limpeza de todo o ambiente e instalações da Escola, sendo também responsável pelos serviços de portaria; Tecnologia da Informação (TI), responsável pela estrutura e recursos eletrônicos utilizados pela Escola, inclusive os de segurança.

Na estrutura da Escola, existem quatro instâncias colegiadas: o Grupo Diretor, o Conselho Pedagógico, o Conselho de Classe e o Conselho Escolar.

40 O Grupo Diretor é constituído dos Supervisores, da Chefe do Departamento Administrativo e do Diretor. Reúne-se semanalmente para deliberar de questões de nível estratégico e de assuntos de maior criticidade pertinentes ao dia a dia da instituição. Busca-se sempre a tomada de decisões por consenso, mas não sendo esse possível, a palavra final cabe ao Diretor.

O Conselho Pedagógico, constituído pelos Articuladores e Coordenadores, reúne-se, em caráter ordinário, na primeira segunda-feira de cada mês. Cabe-lhe refletir sobre a execução do Projeto Pedagógico, propondo ações corretivas; assegurar o desenvolvimento integrado da ação educativa em todos os segmentos escolares; compartilhar boas práticas, construindo a unidade de propostas; dar ressonância a questões colocadas pelos educadores, assessorando os Supervisores e a Direção. O Diretor, os Supervisores e o Núcleo de Psicologia participarão dos encontros do Conselho Pedagógico quando considerarem pertinente ou quando convidados. O Conselho de Classe é constituído pelo conjunto de professores de cada ciclo e o Supervisor correspondente, sendo convocado e presidido por esse último. Quando pertinente e aprovado pelo Supervisor, outros membros da comunidade escolar poderão ser convidados a participar das reuniões. Cabe ao Conselho de Classe deliberar sobre assuntos relativos ao desenvolvimento pedagógico e à vida escolar dos alunos. Reúne-se semanalmente para definir propostas de atuação conjunta dos professores no ciclo e deliberar sobre alunos que mereçam abordagem específica ou sobre casos de inadaptação escolar. Ao final do ciclo, é o Conselho de Classe que decide sobre aprovação, progressão condicionada, retenção ou terminalidade específica de alunos, conforme explicitado na seção 28 – Aprovação, Progressão Condicionada e Retenção. As deliberações do Conselho de Classe são precedidas da leitura do trecho do Projeto Pedagógico correspondente ao tema tratado, e suas decisões são tomadas por maioria qualificada (2/3 dos votos válidos). Decisões específicas do Conselho de Classe poderão ser vetadas pela Direção se consideradas contrárias aos interesses maiores da instituição. Pretendendo um aluno e sua família requerer revisão de decisão do Conselho de Classe, deverão protocolar, na Secretaria Escolar, recurso fundamentado no prazo máximo de 72 horas após o recebimento da comunicação, pagando taxa administrativa no valor de R$100,00 (cem reais).

O Conselho Escolar é uma instância de caráter consultivo de apoio à Direção da Escola em questões de nível estratégico, constituído pela totalidade dos professores e/ou pessoal de apoio, conforme o tema a ser tratado. Reúne-se apenas quando se julgue procedente, mediante convocação do Diretor ou por proposição de 1/3 de seus membros. As deliberações desse Conselho – inclusive sobre eventuais propostas de alteração ao Projeto Pedagógico para o ano em curso – são tomadas por maioria qualificada, ou seja, 2/3 dos presentes, e serão levadas em alta conta pela Direção que, entretanto, a elas não se obriga.

Os Funcionários de Apoio participam na vida da Escola através de reuniões periódicas convocadas pela Chefia

do Departamento Administrativo Financeiro, das quais participará, quando pertinente, o Núcleo de Psicologia. Independentemente dessas reuniões ordinárias, têm plena liberdade, individualmente ou em grupo, de apresentar proposições, reivindicações ou questionamentos ao superior imediato sobre qualquer aspecto do funcionamento da Escola.

A participação dos alunos na vida da Escola é assegurada pela realização de Assembleias de Alunos, organizadas por ciclo e conduzidas pelos professores, ou de Assembleias Gerais, convocadas pela Supervisão ou pela Direção.

41 O Grêmio Estudantil é instância autônoma de legítima representação dos alunos, regulamentado pela Lei Federal 7398/85 e com atuação definida por estatuto. Existindo, merecerá apoio de todas as instâncias da Escola, podendo realizar assembleias, reuniões ou eventos em suas dependências desde que com a prévia ciência e anuência da Supervisão.

Qualquer aluno ou grupo de alunos pode tomar a iniciativa de recorrer à Coordenação, Supervisão ou à Direção da Escola para tratar de interesses individuais ou coletivos.

O acompanhamento da execução do projeto pedagógico pelos Pais ocorre através de uma série de encontros ao longo do ano: reunião geral de pais, no início do ano letivo; reuniões por ciclo (no mínimo duas por ano); plantões pedagógicos com os professores (no mínimo dois por ano); reuniões individuais (por iniciativa dos Tutores ou da Supervisão Pedagógica sempre que necessário, ou por demanda dos pais por motivo de

comprovada pertinência). Questões rotineiras devem ser tratadas através de bilhetes na agenda, e-mail ou telefone,

assim evitando sobrecarga desnecessária aos trabalhos dos educadores.

A Associação de Pais da Escola da Serra – APES é instância autônoma de representação das famílias dos alunos, regulada por estatuto próprio. Uma vez que os interesses da Escola e dos pais são convergentes, como explicitados neste Projeto Pedagógico, a relação entre ambos deverá ser fundada na confiança mútua e concretizada em atitudes de construtiva parceria.

Toda demanda apresentada por alunos, famílias ou funcionários merecerá detida atenção das instâncias implicadas, e os retornos serão dados de forma ágil, clara e completa.

No documento PP_2017_OFICIAL_Escola da Serra (páginas 37-41)