• Nenhum resultado encontrado

A descrição da estrutura organizacional da Universidade Federal Rural da Amazônia é fundamental para entender a forma como está organizada a instituição, o fluxo de processos entre as unidades administrativas, a dimensão e complexidade da Universidade. Desta forma é realizado um breve relato acerca da estrutura organizacional da Universidade, atendo-se mais especificamente as unidades hierarquicamente relacionadas ao processo de compras na instituição.

A Universidade Federal Rural da Amazônia para desenvolver as atividades de ensino, pesquisa e extensão, está estruturada em Conselhos Superiores, Reitoria, Institutos e Pró-reitorias, com suas respectivas subdivisões, as quais estão descritas no Estatuto e no Regimento Geral da UFRA (UFRA, 2003; UFRA, 2004). Em relação aos Conselhos Superiores a Universidade possui cinco instâncias diferenciadas:

• Conselho Universitário (CONSUN) - órgão máximo deliberativo;

• Conselho Consultivo - órgão consultivo, de discussão de políticas e diretrizes globais;

• Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) - órgão deliberativo e consultivo em assuntos didático-científicos;

• Conselho de Administração (CONSAD) - órgão deliberativo em matéria de planejamento e gestão administrativa;

• Conselho curador (CONCUR) - órgão de fiscalização econômico financeiro da Universidade.

A Reitoria da Universidade Federal Rural da Amazônia é composta pelas seguintes unidades administrativas: a) Gabinete da Reitoria; b) Assessoria Jurídica; c) Assessoria de Assuntos Estratégicos; d) Assessoria de Cooperação Interinstitucional e Internacional; e) Assessoria de Comunicação; f) Secretaria Geral e dos Conselhos superiores; g) Comissão permanente do pessoal docente – CPPD;

h) Comissão permanente do pessoal técnico administrativo – CPPTA; i) Auditoria Interna; j) Unidades descentralizadas (UFRA, 2004). Este último corresponde aos campi interiorizados que atualmente são situados nos municípios de: Paragominas, Parauapebas, Capitão Poço, Capanema e Tomé-Açu, todos localizados no Estado do Pará.

A Universidade Federal Rural da Amazônia é constituída de quatro Institutos Temáticos, que são as unidades responsáveis pela execução do ensino, da pesquisa e da extensão, possuindo caráter inter, multi e transdisciplinar em áreas do conhecimento, a saber: Instituto Sócio Ambiental e Recursos Hídricos (ISARH); Instituto Ciberespacial (ICIBE); Instituto de Ciências Agrárias (ICA); e Instituto de Saúde e Produção Animal (ISPA). Como parte de apoio e vinculados a estes institutos, a UFRA possui três Fazendas Escolas, as quais funcionam como um local de prática e experimentação científica, localizadas nos municípios paraenses de Igarapé Açu, Castanhal e Benfica.

Com relação as Pró-reitorias, tanto o Estatuto da Universidade que é do ano de 2003, quanto o Regimento Geral, trazem o detalhamento de quatro Pró-reitorias as quais são descritas as seguintes atribuições:

I- PLANEJAMENTO E GESTÃO (PROPLAGE) – Responsável pela formulação e implementação das políticas de pessoas, patrimonial e de controle orçamentário, que compõem a estrutura organizacional da Instituição.

II- ENSINO (PROEN) – Responsável pela formulação e implementação das políticas de ensino de graduação e pós- graduação.

III- PESQUISA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO (PROPED) – Responsável pela formulação e implementação das políticas e dos programas de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, conduzidos no âmbito dos Institutos.

IV- EXTENSÃO (PROEX) – Responsável pela formulação e implementação das políticas e dos programas de extensão universitária a serem executados pelos Institutos, visando à interação da Universidade com a sociedade (UFRA, 2004).

Contudo, diante da expansão da Universidade houve a necessidade de departamentalizar ainda mais sua estrutura, desta forma por meio da Resolução n°. 60, de 28 de junho de 2013, do Conselho Universitário (Consun), foi aprovada a criação de novas pró-reitorias no âmbito da UFRA, ficando assim a relação das mesmas (UFRA, 2013a):

• PROPLADI – Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional

• PROAES – Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis • PROGEP – Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas • PROAF – Pró-Reitoria de Administração e Finanças • PROEN – Pró-Reitoria de Ensino

• PROEX – Pró-Reitoria de Extensão

• PROPED – Pró-Reitoria de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico Esta reestruturação organizacional permitiu o desmembramento da antiga PROEN que era responsável pelo ensino e pelos assuntos estudantis em PROEN e PROAES; e a PROPLAGE, responsável pelo planejamento e gestão, inclusive a de Pessoas, desmembrou-se em PROAF, PROPLADI e PROGEP.

Desta forma, a antiga PROPLAGE tem suas atribuições reduzidas ao se tornar PROAF e nesta pró-reitoria que são concentrados os setores que operacionalizam as compras da instituição, objeto de pesquisa da presente dissertação, destarte faz-se necessário detalhar as subdivisões desta pró-reitoria.

A PROAF é responsável pela formulação e implementação das políticas patrimoniais e de controle orçamentário da Instituição, tendo como apoio para estas funções quatro Superintendências, a Prefeitura do campus, e a Comissão Permanente de Licitação (CPL). No processo aquisitivo da Universidade as unidades administrativas da PROAF que possuem maior grau de inserção no processo são: a Superintendência de Patrimônio e Material; a Prefeitura do campus, e a Comissão Permanente de Licitação (CPL).

A Superintendência de Patrimônio e Material (SPM) é responsável pelo planejamento e coordenação das atividades vinculadas ao patrimônio e material da instituição. Esta é a que possui maior grau de interação na atividade de aquisição de bens da Universidade, possuindo três divisões: Compras, Patrimônio e Almoxarifado. A Divisão de Compras é a unidade administrativa que operacionaliza o processo de compra da instituição. A Divisão de Patrimônio é responsável por gerenciar os bens permanentes da instituição. E a Divisão de Almoxarifado é responsável por gerenciar os bens de consumo da instituição.

relacionado com os procedimentos licitatórios para execução das obras estruturais da instituição e com as licitações de serviços prestados a Universidade.

A Comissão Permanente de Licitação (CPL) tem como principal atribuição realizar os procedimentos licitatórios para aquisição de bens e serviços para a Universidade Federal Rural da Amazônia em consonância com a legislação vigente.

Estas unidades administrativas possuem uma ligação direta no processo de aquisição da Universidade. As compras seguem um fluxo processual, onde cada unidade que se relaciona tem uma incumbência especifica, de maior ou menor grau de relevância no processo, este rito será descrito na seção seguinte.

Figura 04 – Organograma da PROAF – UFRA - 2014

Fonte: elaborado pelo autor.