• Nenhum resultado encontrado

O método estudo de caso consiste em uma investigação empírica, sendo que podemos compreender melhor este conceito nas seguintes palavras de Yin (2010, p.39):

1. O estudo de caso é uma investigação empírica que

x investiga um fenômeno contemporâneo em profundidade e em seu contexto de vida real, especialmente quando

x os limites entre o fenômeno e o contexto não são claramente evidentes.

Nesse caso, é uma investigação que faz aporte entre a teoria e a prática, de modo que o pesquisador pode analisar com embasamento e propriedade os aspectos relacionados à sua pesquisa, buscando interação, domínio, clareza e objetividade, eliminando dúvidas e apresentando esclarecimentos.

De acordo com Nachmias e Nachmias (1992 apud YIN, 2010, p. 48), o estudo de caso guia o pesquisador desde a fase de coleta, análise até as interpretações, direcionando de maneira lógica a investigação, podendo abranger toda a população pesquisada ou abordar diferentes situações; assim o pesquisador deduz de maneira racional as causas e variáveis obtidas deste contexto e infere conclusões por meio de suas observações.

O estudo de caso é de natureza qualitativa e, de acordo com Michel (2005, p.33), fundamenta-se “[...] na discussão da ligação e correlação de dados interpessoais, na co-participação das situações dos informantes, analisados a partir da significação que estes dão aos seus atos”.

A mesma autora continua sua explanação ao afirmar que a pesquisa qualitativa vai além de dados numéricos e estatísticos, é uma analise lógica e racional aplicada de forma empírica ao contexto real.

Também utilizamos a pesquisa exploratória-descritiva, pois de acordo com Marconi e Lakatos (2013, p. 71):

[...] estudos exploratório-descritivos combinados são estudos exploratórios que têm por objetivo descrever completamente determinado fenômeno, como por exemplo, o estudo de um caso para o qual são realizadas análises empíricas e teóricas.

As pesquisas exploratórias têm por principal objetivo o desenvolvimento, esclarecimento e mudança de conceitos e ideias, que resulte em formular problemas ou hipóteses com maior precisão (MARCONI; LAKATOS, 2013; GIL, 2002, 2009).

Pode-se compreender melhor essa aplicabilidade pelas seguintes palavras:

Estas pesquisas têm como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a constituir hipóteses. Pode-se dizer que estas pesquisas têm como objetivo principal o aprimoramento de ideias ou a descoberta de intuições. Seu planejamento é, portanto, bastante flexível, de modo que possibilite a consideração dos mais variados aspectos relativos ao fato estudado (GIL, 2002, p. 41).

Após a interação do estudo, aprofundado nas pesquisas e no problema de pesquisa, a busca por respostas que iluminem o pesquisador a determinar um caminho coerente, esclarecedor e que traga a satisfação de sua curiosidade e esclarecimentos de dúvidas pertinentes proporciona não só o conhecimento, mas a aplicabilidade desse conhecimento.

Com base nesses princípios, foram definidos e desenvolvidos os procedimentos metodológicos a seguir:

5.3.1 Definição do universo

Para o desenvolvimento do estudo de caso, foi selecionada a empresa Duratex S. A., especificamente a unidade de Agudos/SP, que está em operação desde 1988. Esta escolha recaiu pela representatividade dessa organização em mercado nacional e internacional e, também, pela proximidade e facilidades de acesso, além da receptividade demonstrada pelos seus gestoresna colaboração com a pesquisa.

Como forma de coletar informações sobre esse universo foi desenvolvida uma pesquisa documental descrita a seguir.

5.3.1.1 Caracterização do universo

A Duratex S.A., uma empresa brasileira com sede na cidade de São Paulo, possui mais de doze mil colaboradores distribuídos entre as quinze unidades estrategicamente alocadas em todo o país. Para a realização da pesquisa, optou-se pela unidade de Agudos/SP.

A empresa é brasileira, privada e possui capital aberto, com ações devidamente reconhecidas pela Ibovespa (principal índice de referência da BM&FBovespa), Dow Jones Sustainability Emerging Markets Index (Índice Dow Jones de sustentabilidade para mercados emergentes). No Índice de Sustentabilidade Empresarial da BM&FBovespa (ISE), é líder no mercado brasileiro, atuando com as marcas Durafloor, Duratex, Deca e Hydra. Produzindo painéis de madeira, pisos, louças e metais sanitários, é detentora da maior produtividade do Hemisfério Sul nesses segmentos; além disso, é uma empresa controlada pela ItaúS/A – Investimentos Itaú S.A e Companhia Ligna de Investimento.

As unidades industriais da Duratex S.A. estão localizadas nos estados de Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo; além disso, também possui três fábricas de painéis na Colômbia.

Nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo a empresa ocupa 260 mil hectares, entre florestas plantadas e áreas de conservação. As unidades de negócios buscam a diversificação de seus produtos, conforme podemos perceber nas seguintes palavras:

Com atuação em duas áreas de negócios, Divisão Deca e Divisão Madeira (Área Florestal), a Duratex comercializa linhas diversificadas de produtos voltados principalmente aos segmentos de acabamento para a construção civil (metais e louças sanitárias com as marcas Deca e Hydra, e piso laminado Durafloor) e para fabricantes de móveis (painéis de MDF – Medium Density Fiber Board, MDP – Medium Density Particle Board e Chapa de Fibra, além dos componentes Multiform) (DURATEX, 2014b, p. 1).

A empresa possui profissionais com características e habilidades próprias. Esses colaboradores fazem parte da organização e são responsáveis pela construção da cultura e da própria identidade organizacional, resultando na missão, visão e valores organizacionais.

Apresentam-se a missão, visão e valores que norteiam a Duratex:

Nossa Missão: Atender com excelência às demandas dos clientes,

pelo desenvolvimento e oferta de produtos e serviços que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, gerando riqueza de forma sustentável.

Nossa Visão: Ser empresa de referência, reconhecida como a

melhor opção por clientes, colaboradores, comunidade, fornecedores e investidores, pela qualidade de nossos produtos, serviços e relacionamento.

Nossos Valores: Integridade, comprometimento, valorização

humana, superação dos resultados, melhoria contínua, Inovação e Sustentabilidade (DURATEX, 2014c, p.1).

Desse modo, com a realização da pesquisa documental, agregaram-se informações e conhecimento acerca da empresa, que é bem estruturada e com planejamento ativo, conforme observado no decorrer de sua história; essas informações foram essenciais para o próximo recorte que se segue.

5.3.1.2 População alvo/ Sujeitos da pesquisa

A partir de uma população censitária de 34 sujeitos (gestores e colaboradores), foram selecionados como população alvo os sete (7) gestores das áreas: Coordenação de MDF (4), Coordenação de Revestidos (3). Além disso, a Coordenação da área de Recursos Humanos da Duratex- Unidade de Agudos/SP, também participou da pesquisa, por serem os responsáveis pelo gerenciamento dos demais e dos processos decisórios dessa organização.

Documentos relacionados