• Nenhum resultado encontrado

3  METODOLOGIA 31 

3.2  ESTUDO DE CASO ÚNICO 32 

A decisão de centrar a pesquisa em uma única instituição decorre da necessidade de estudar o tema em profundidade, assumindo, em contrapartida, a redução da amplitude das conclusões (MARCONI; LAKATOS, 2005, p. 274). Dessa forma, este estudo estará amparado em um estudo de caso, modalidade de pesquisa que investiga fenômenos contemporâneos em profundidade e em seu ambiente real, especialmente em situações onde a fronteira entre o fenômeno e seu contexto não é claramente divisada, conforme a definição de Yin (1981). Esse mesmo autor (YIN, 2009, p. 1) afirma que esse tipo de pesquisa é recomendado quando: a) há pouco controle sobre os eventos; b) é tratado um assunto

contemporâneo em um contexto real; e c) as perguntas geradoras da pesquisa buscam as razões (por que) ou alternativas de tratamento de situações (como).

3.2.1 Local do Estudo

O local selecionado para o estudo é uma instituição da APF – doravante identificada por Instituição – atuante no setor financeiro, com mais de 4.000 servidores, distribuídos em algumas capitais brasileiras. Ela apresenta um nível de maturidade no uso de métodos ágeis reconhecidamente alto e realiza desenvolvimento de software para as suas unidades de negócio, com base em servidores do quadro e em equipes terceirizadas, que operam com um método de desenvolvimento de software resultado de uma hibridização do Scrum com o XP.

3.2.2 Métodos de gerenciamento de projetos na Instituição

Há aproximadamente dez anos, a Instituição desenvolveu uma customização do Rational Unified Process (RUP), que era usado concomitantemente com uma versão do processo de gerenciamento de projetos do PMI. O baixo nível de entrega evidenciado nessa época ensejou a busca de processos alternativos de desenvolvimento, sendo constituído um grupo de trabalho, que propôs a realização de um projeto piloto, com o uso dos métodos ágeis. Tal projeto foi implementado com bons resultados há aproximadamente cinco anos e, a partir dessa data, a maior parte dos projetos da Instituição seguiu o novo método.

Por algum tempo, a Instituição manteve formalmente os dois métodos: o híbrido Scrum e XP, responsável pela maior parte dos novos projetos; e o baseado no RUP, contemplando projetos já iniciados e em franco processo de descontinuidade. Recentemente, a Instituição retirou o método baseado no RUP do seu conjunto de metodologias oficiais, sendo que atualmente toda a carteira de projetos de desenvolvimento de software está formalmente amparada no XP/Scrum.

A Instituição, no entanto, mantém o método baseado no PMI como base para os processos de gerenciamento de projetos, ainda que o gerenciamento das tarefas do dia a dia esteja primordialmente amparado no Scrum. Dessa forma, é possível representar os métodos de trabalhos utilizados por meio do modelo de múltiplas camadas proposto por Highsmith (2009), conforme Quadro 3.

Quadro 3 – Disposição dos métodos na Instituição

Camada Método

Gerenciamento do portfolio PMI Gerenciamento de projetos PMI Gerenciamento da iteração Scrum

Práticas técnicas XP Fonte: Highsmith (2009), adaptado pelo Autor.

O desenvolvimento de software na Instituição é realizado por equipes pequenas, em geral com até oito desenvolvedores, que operam em contato direto com um PO designado pela área de negócios demandante. Todos os projetos são gerenciados por servidores próprios, que acumulam também as responsabilidades do SM. Nos casos onde as equipes são total ou parcialmente terceirizadas, é designado obrigatoriamente um gerente responsável na empresa contratada, que divide as suas responsabilidades no projeto com o GP da Instituição.

3.2.3 Estrutura de monitoramento e controle de projetos na Instituição

Os GP da Instituição normalmente se reportam a um gerente de nível tático, enquanto grupamentos de gerentes de nível tático reportam-se a um gerente de nível estratégico. Esses gestores acompanham o andamento dos projetos com um nível de atenção que varia de acordo com o grau de importância do empreendimento. A Instituição conta ainda com equipes de suporte às metodologias de desenvolvimento de software – Scrum e XP – e com um Escritório de Projetos, responsável pela elaboração de indicadores de desempenho dos projetos e pelo suporte metodológico ao método do PMI.

Por sua vez, a plataforma de desenvolvimento da Instituição está apoiada em uma arquitetura de referência; em um conjunto de padrões arquiteturais e de implementação, que incluem o emprego massivo do desenvolvimento orientado a testes; e num serviço de integração contínua com geração de indicadores de qualidade interna do código, que são usados pelos gerentes para monitoramento da qualidade dos produtos desenvolvidos.

Do ponto de vista da sua estrutura formal, os projetos de desenvolvimento de software são normalmente entendidos como um desdobramento de um projeto de negócio, que é gerenciado pela área demandante, na qual existirá também uma estrutura de monitoramento e controle. Nos projetos de importância estratégica, usualmente é constituído um comitê

executivo com gestores estratégicos das áreas de negócio e de TI, representantes de áreas envolvidas de maior relevância e os GP de TI e de negócio. Esse comitê acompanha o andamento dos trabalhos e atua como decisor de última instância para os assuntos de projeto.

3.2.4 Unidade de análise, Fontes de evidência e Protocolo de Pesquisa

Yin (2009, p. 29) salienta que a unidade de análise de um estudo de caso está ligada intimamente à questão de pesquisa, que deve ser estudada de forma a indicar as informações relevantes que devem ser coletadas. Assim, a unidade de análise desta pesquisa é o processo de desenvolvimento de software da Instituição, visto que a problematização e os objetivos descritos anteriormente exploram fenômenos que ocorrem no dia a dia dos projetos. Além disso, a Instituição é reconhecida na APF pela utilização de métodos ágeis, situação que corrobora a adequabilidade de um estudo de caso único (YIN, 2009, p. 48).

Por sua vez, o desenvolvimento de estudos de caso exige o uso de múltiplas fontes de evidência, que devem ser combinadas de forma a triangular na análise de dados (YIN, 2009, p. 19). Assim, nesta pesquisa, foram utilizadas como fontes de evidência a análise documental e as entrevistas, nas modalidades aberta e semiestruturada. Nesse sentido, a pesquisa foi estruturada de forma a permitir a obtenção de três visões diferenciadas sobre o fenômeno do monitoramento e controle. A primeira reflete a metodologia de desenvolvimento de software da Instituição e foi obtida por meio da análise documental e de uma entrevista aberta; a segunda investiga a perspectiva dos GP a partir de entrevistas semiestruturadas; enquanto a terceira colhe a percepção dos gerentes de linha, que foram entrevistados de forma semiestruturada com base em um instrumento diferente do utilizado na fase anterior.

No presente estudo, as entrevistas semiestruturadas foram usadas como instrumento para a coleta das concepções dos envolvidos na maior parte das situações. As entrevistas qualitativas permitem a obtenção de informações sobre as concepções e opiniões de indivíduos relevantes em um determinado contexto de problema (CRESWELL, 2010, p. 214) e, ao mesmo tempo, propiciam ao pesquisador um bom nível de controle sobre a linha dos questionamentos (p. 213). Essa modalidade de entrevista caracteriza-se pela existência de um roteiro básico de assuntos e perguntas, mas permitindo ao entrevistador a liberdade de fazer outros questionamentos pertinentes para o entendimento dos conceitos estudados (SAMPIERI; COLLADO; LÚCIO, 2013, p. 426).

Com relação à qualidade da pesquisa, afirma-se que uma das principais formas de incrementar a confiabilidade de um estudo de caso é a utilização de um protocolo de pesquisa (YIN, 2009, p. 79), documento que centraliza as informações sobre a pesquisa, garantindo a transparência dos procedimentos adotados. Assim, todos os aspectos desta pesquisa, incluindo fontes de dados utilizadas, métodos de análise de dados e decisões relevantes, estão explicitado no protocolo de pesquisa do Apêndice B, que segue o padrão proposto por Yin (2009, p. 80).

Documentos relacionados