• Nenhum resultado encontrado

2.3. Desenho metodológico, métodos e técnicas

2.3.2. Estudo de

Tendo em vista que os debates teóricos e conceituais não possibilitaram posicionamento definitivo acerca das hipóteses anteriormente apresentadas, partiu-se para um estudo empírico no intuito de fazer tal verificação. Existe certa concordância na literatura sobre alguns aspectos: que o mundo está em transformação, que a globalização é um importante fenômeno e que afeta a vida de muitos, que a informação desempenha um papel crucial neste processo e que ao Estado apresentam-se novos desafios; mas não há pacificidade em termos mais específicos. Isto é, no que concerne à globalização, há muitos questionamentos acerca do impacto que o papel da informação tem sob ela. Não há convergência também quanto à existência de uma nova forma de poder, estruturada a partir de seu componente informacional. A existência ou não de um regime global de política de informação está sob um forte debate. Assim, o estudo empírico tem o propósito de auxiliar em tais esclarecimentos. Antes porém de passar às explicações sobre o porquê se escolheu o caso específico do NETmundial, é preciso elucidar porque se optou pela análise de um caso único, e não de poucos (estudo comparado) ou vários casos (estudo quantitativo).

Partiu-se da premissa que, ao considerar-se a incipiência dos construtos teóricos em estudo, uma investigação que se debruçasse sobre eles se beneficiaria de uma análise densa, em profundidade – mais capaz de identificar os mecanismos causais entre os conceitos em análise, benefícios propiciados especialmente pelos estudos de caso. Mas, mais importante que isso, a escolha pelo estudo de caso se deu em razão de que, inicialmente, entendia-se que caso existisse um único regime global de informação, todo e qualquer evento, fórum ou conferência estaria sob sua égide, isto é, qualquer debate sobre informação, e daí incluía-se o NETmundial, se vincularia a determinados princípios, normas, regras ou processos de tomada de decisão. Assim, um caso poderia ser suficiente para evidenciar o regime, suas características, elementos basilares e influência sobre a área.

Um estudo de caso “envolve uma descrição detalhada de configurações ou indivíduos, seguido por análises de dados dos temas ou assuntos7” (Creswell, 2009, p. 184).

Sobre o estudo de caso, Gerring (2007) explica:

Seu método é qualitativo, de população reduzida (Small-N); que a pesquisa é holística, densa (um exame mais ou menos compreensivo de um fenômeno); que utiliza um tipo particular de evidência (por exemplo, etnográfico, clínico, não- experimental, não baseado em survey, observação participante, rastreador de processo, histórico, textual ou pesquisa de campo); que seu método de obtenção de evidência é naturalístico (um contexto real de vida); que a pesquisa investiga as propriedades de uma única observação; ou que a pesquisa investiga as propriedades de um fenômeno, instância ou exemplo único.8(p.94)

Importante entender que um estudo de caso se refere a um fenômeno especialmente delimitado, uma unidade observada a partir de um momento específico no tempo ou ao longo de um determinado período (Gerring, 2007, p.94). Ainda, segundo este mesmo autor, é um estudo intensivo com o propósito de entender uma ampla classe de unidades (idem).

A escolha do caso NETmundial seguiu fundamentalmente os critérios acima expostos. Em primeiro lugar, tratou-se de um estudo intensivo e denso, pois avaliou-se todos os documentos do evento, todos discursos e falas, bem como todos os debates registrados entre os atores. Além disto, todo o processo de discussão e negociação foi rastreado, bem como o histórico do evento, em suas fases de pré-encontro e do encontro propriamente dito. Tratou-se de um exemplo único, até porque foi uma conferência única, com características bem particulares, a saber: adotou-se o modelo

multistakeholder; focou-se nos princípios de governança da internet e na construção

de um roteiro para o ecossistema futuro de governança da internet; foi sediado no Brasil, que não costuma exercer liderança em discussões nesta temática; em meio a debates sobre espionagem e privacidade afetos a todos os países; com a aprovação recente por parte do Brasil de uma legislação avançada sobre o assunto, colocando o país em uma espécie de vanguarda na discussão. Isto tudo caracteriza a peculiaridade do caso escolhido.

O que torna o evento NETmundial relevante como caso estudado no presente trabalho decorre então de a) sua natureza multistakeholder, que revela a tendência em alguns

7Involve a detailed description of setting or individuals, followed by analysis of the data from

themes or issues.

8That is method is qualitative, Small-N; that the research is holistic, thick (a more or less

comprehensive examination of a phenomenon); that it utilizes a particular type of evidence (e.g. ethnographic, clinical, non-experimental, non-survey based, participation observation, process tracing, historical, textual or field research); that its method of evidence gathering is naturalistic (a ‘real life context’); that the research investigates the properties of a single observation; or that the research investigates the properties of a single phenomenon, instance, or example.(p. 94)

setores ou áreas na contemporaneidade de colocar frente a frente em debate atores de naturezas diversas e não somente se restringir ao sistema estatal; até por isto b) ele evidencia as tensões entre dois possíveis modelos de negociação internacional, o estatocêntrico multilateral e o multistakeholder de atores diversificado, podendo inclusive confirmar ou não a existência de uma governança complexa envolvendo múltiplos atores para além dos tradicionais estatais. Assim, o NETmundial pode ajudar a entender se existe ou não uma governança em matéria informacional que envolveria diretamente Estados, uma comunidade epistêmica específica, uma elite transnacional que controla a questão informacional e instituições internacionais que protagonizam os debates sobre informação e mais especificamente a internet; c) o NETmundial trata-se também de um evento que coloca em debate o atual status quo relativo a algumas questões informacionais importantes, especialmente vigilância em massa e privacidade. Também, coloca alguns Estados em posições de antagonismo em termos informacionais podendo até ser considerado um evento de natureza contra hegemônica, visto que poderia criar uma alternativa aos EUA e suas políticas informacionais e a como as questões da internet vem sendo conduzidas por eles. Além de uma significativa participação dos Estados, o evento contou com uma massiva representação dos diversos outros stakeholders relacionados à internet; d) o NETmundial poderia desvelar, como posto e explicado anteriormente, a existência ou não de meta ou meso regimes de informação e de política de informação.

Vale destacar, neste sentido, que estudos de caso são mais úteis do que cross-case

studies quando o objeto é visto pela primeira vez ou é considerado sob uma ótica

nunca antes vista (Gerring, 2007, p. 99) – que é o caso da investigação empírica sobre o conceito de poder informacional e de regime global de política de informação nos termos dessa tese. Estudos de caso “tipicamente combinam métodos de coleta de dados junto a arquivos, entrevistas, questionários e observação” (Eisenhardt, 1989, p. 534)

Importante sublinhar ainda que Eisenhardt (1989) afirma que um dos elementos de construção de validação de uma pesquisa desta natureza é a operacionalização correta de conceitos – tarefa propiciada pelos capítulos de revisão de literatura. Alvarenga e Neto et al. (2006, p. 76) destacam também que é imprescindível que o trabalho possua validação interna, isto é, uma relação causal em que certas condições X levem a questões Y, que no presente trabalho foi conduzida pela discussão acerca da relação entre globalização, informação, Estado, poder e regimes.

Justificados os benefícios da utilização de uma abordagem de estudo de caso para o estabelecimento de um contexto de controle, organização e sistematização das categorias e análise e identificação clara e objetiva dos atores envolvidos, resta

compreender a pertinência da utilização do método de Análise de Discurso para a composição das análises referentes aos documentos oficiais em foco.

2.3.3 Métodos de análise para composição do estudo de caso: análise

Documentos relacionados