• Nenhum resultado encontrado

Queda Intoxicação Exógena

3.5. ESTUDO DO CONCEITO

Diante dessas pesquisas e dinâmicas realizadas fechou-se melhor a função e sistema do produto conforme o perfil do público-alvo, confirmando a solução do conceito, sobre o problema de estimular a alimentação saudável de crianças de 5 a 10 anos. Deste modo seguiu-se com gerações de alternativas estético-formais do produto.

3.5.1. Primeira Geração De Alternativas Formais

Nesta etapa foi desenvolvida uma sequência extensa de alternativas. Posteriormente dividiu-se as pré-selecionadas em 3 partidos com conceitos semelhantes ou provenientes de uma mesma ideia: O partido Atomium (FIGURA 45), o partido Mutante ( FIGURA 46) e o partido Medusa (FIGURA 47).

3.5.2. Partido Atomium

Este partido compreende do conceito de que a confecção de alimentos é feita externamente à sua forma e inicialmente foi inspirada na estrutura de quatro pilares de sustentação que conteriam os ingredientes moleculares, e uma cabeça central e principal que desenvolveria e “imprimiria” o alimento.

FIGURA 45- Partido Atomium Fonte: Arquivo pessoal

3.5.3. Partido Mutante

O partido Mutante utiliza da ideia de mudar sua forma quando ligado. Quando desligado o conceito é fechado e discreto e quando ligado abre uma parte de sua estrutura como asa onde apresentam as seringas extrusoras de alimento. Ele desenvolve as refeições fora de seu corpo, no caso do conceito mais similar a um pássaro, e de maneira externa, mas contida no corpo, no caso do outro conceito mostrado. No centro do corpo central de ambas alternativas que conteriam o reservatório de ingredientes moleculares.

FIGURA 46- Partido Mutante Fonte: Arquivo pessoal

3.5.4. Partido Medusa

Este partido utiliza de conceitos inspirados nas medusas, como o próprio nome diz, e suas partes móveis e luminescentes. Foi a partir dessa estrutura que se desenvolveu as alternativas que utilizaram dessa natureza para criar extrusoras múltiplas móveis que permitiriam criar de maneira flexível o alimento. A refeição seria preparada de maneira externa, mas contida ou protegida ao corpo.

FIGURA 47- Partido Medusa Fonte: Arquivo pessoal

Na primeira etapa de geração de alternativas foi definido junto dos orientadores da empresa Electrolux, Partido Atomium como o meio como deveria seguir a geração de conceitos, em se tratando de alguns problemas identificados nas outras propostas que interfeririam na percepção com a criança. O maior interesse por este Partindo justifica-se por se um conceito que apresenta uma maneira lúdica de movimento do produto e desvinculo a qualquer similaridade do que existe hoje no mercado de eletrodoméstico e infantil. Os demais conceitos mostrados também foram vistos com interesse, mas tinha pouca relação com crianças e o movimento com que foi proposto no ato funcional do produto poderia até assustar as crianças (abrir asas no Partido Mutante ou similaridade com águas vivas no Partido Medusa).

Nesta fase foram mostradas mais alternativas formais seguindo do conceito proposto pelo Partido Atomium. Os conceitos foram numerados de 1 a 5 e sugerem diferentes formas de iluminação, textura, mas partindo-se de um mesmo sistema de funcionamento.

FIGURA 48- Alternativa Atomium 1 Fonte: Arquivo Pessoal

FIGURA 49- Alternativa Atomium 2 Fonte: Arquivo Pessoal

FIGURA 50- Alternativa Atomium 3 Fonte: Arquivo Pessoal

FIGURA 51- Alternativa Atomium 4 Fonte: Arquivo Pessoal

FIGURA 52- Alternativa Atomium 5 Fonte: Arquivo Pessoal

A partir da apresentação das propostas desta segunda etapa gerou-se uma dúvida do conceito final escolhido na reunião feita com os orientadores da Electrolux, entre as Alternativas de Atomium 1, 2 e 5.

Para entender melhor os volumes formais das alternativas, bem como facilitar a definição da estética do produto, realizou-se modelos em argila em escala reduzida.

3.7. Modelo Estético Volumétrico

A partir da definição de três alternativas formais preliminares feitos nos sketches bidimensionais, percebeu-se a necessidade de gerar-se modelos em argila para definir a estética volumétrica do produto devido a falta desta visualização em relação aos desenhos em 2D.

Diante desses modelos feitos em escala reduzida definiu-se o volume estético que posteriormente seria utilizado para a modelagem tridimensional em software digital. Alguns modelos foram gerados até que se definisse o final.

FIGURA 53- Alternativa Atomium 1 Fonte: Arquivo Pessoal

FIGURA 54- Alternativa Atomium 2 Fonte: Arquivo Pessoal

Fonte: Arquivo Pessoal

A partir desse processo foi definido como o conceito formal do produto, a Alternativa Atomium 2 que se encontra num nível superior na FIGURA 56 por ter uma estética sutil, agradável para o público infantil e por não apresentar similaridade com outros produtos do mercado atual. Ainda assim propõe uma abordagem lúdica no ato de preparo do alimento.

FIGURA 56- Alternativas Atomium Fonte: Arquivo Pessoal

3.8. Modelo Volumétrico

Após a definição da estética do produto, percebeu-se a necessidade de construir o volume dimensional que tornasse fácil a interação do produto com a criança e tivesse uma proporção interessante nos ambientes de casa. Para isso construiu-se

mock-ups para validar esse estudo. Necessitou-se a construção de dois mock-ups em

virtude do tamanho excessivo do primeiro modelo.

O primeiro modelo realizado (FIGURA 57), tem tamanho que permite interagí- lo com uma criança de 5 anos, simulando alguns processos de seu uso (que serão

melhor descrito no tópico 3.9 pág. 123), como a maneira possível de utilizá-lo, acionamento para ligar o produto e mostrando à máquina que formato com que gostaria de fazer sua comida (FIGURA 58).

FIGURA 57- Primeiro Mock-up Fonte: Arquivo Pessoal

FIGURA 58- Validação do primeiro mock-up Fonte: Arquivo Pessoal

Com o desenvolvimento do segundo mock-up (FIGURA 59) percebeu-se uma proporção mais adequada em relação à criança e ao ambiente da casa. Esse novo dimensionamento não permite o encaixe imediato de um prato grande nas bases do produto, o que criam a necessidade que as pernas se movam para adaptarem-se ao prato de comida. Apesar disso encaixa-se tranquilamente um prato pequeno de comida entre as bases do Atomium.

FIGURA 59- Segundo Mock-up Fonte: Arquivo Pessoal

Nas seguintes imagens faz-se um comparativo do dimensionamento dos dois mock-ups realizados.

FIGURA 60- Comparação dimensional entre mock-ups Fonte: Arquivo Pessoal