• Nenhum resultado encontrado

2. REVISÃO DA LITERATURA

2.5. ANGOLA

4.1.3. Etapa III Elaboração do Zoneamento para o ZAA-Milho

Aqui chega a etapa final que vai culminar com a elaboração do zoneamento propriamente dito e terminando toda a parte metodologica proposta no ZAA-Milho, seguindo os processos observados na Figura 26.

FIGURA 26 - DESENVOLVIMENTO DA ETAPA III FONTE: Elaborado pelo Autor (2017)

No cruzamento das camadas, todos os mapas (camadas) das estimativas (I – III) já elaboradas foram usados como entradas para intersecção/sobreposição e que definiram as épocas mais adequadas para se começar o plantio do milho. Uma ilustração deste processo é apresentada na Figura 27.

FIGURA 27 - ILUSTRAÇÃO DAS CAMADAS PARA A SOBREPOSIÇÃO. FONTE: Elaborado pelo Autor (2017)

A sobreposição das camadas foi feita utilizando os arquivos em formatos raster (matricial). Foi usada a ferramenta de extensão do ArcGIS - Weighted Sum que é análoga à soma ponderada de matrizes. Esta ferramenta reclassifica os valores

raster de cada camada, somando as matrizes da escala de adequação expressas em

valores de 1 á 3, sendo "1" representando a classe Inapta, "2" Restrita e "3" Apta respectivamente. A Figura 28 representa a configuração das camadas reclassificadas para sobreposição em uma escala de 1 a 3.

FIGURA 28 – CONFIGURAÇÃO DAS CAMADAS PARA SOBREPOSIÇÃO NO WEIGHTED – SUM. FONTE: Elaborado pelo Autor (2017)

Este processo de sobreposição resultou em 36 camadas que representaram os mapas de zoneamento ou adequação para o cultivo do milho para cada um dos 36 periodos decendias.

Para identificação das regiões de adequação climática, fez-se um estudo da distribuição da precipitação pluviométrica, do balanço hídrico das culturas e da variação térmica diurna e noturna para o comprimento do período de crescimento (CPC) da cultura do milho correspondente a 120 dias. Este CPC representa os dias em que os atributos de cada região estão no limiar dos requisitos da cultura do milho nas várias fases de desenvolvimento (FISCHER et al., 2012).

Os dias totais de

CPC

podem apresentar-se sob um período contínuo ou podem ocorrer como dois ou mais períodos de desenvolvimento descontínuos, quando os requisitos de umidade e temperatura em períodos de soma acumulados se tornam suficientes e/ou insuficientes para as culturas. No caso de limitações, o

CPC

é interrompido por uma quebra de dormência com base nos limites dos fatores para a sobrevivência das culturas e causar diminuição de rendimento.

Assim, para determinar os

CPC

contínuos individuais vários estágios de fornecimento de temperatura e umidade são registrados e vários indicadores são calculados da seguinte forma:

I. Número total de dias de cultivo da região;

II. Número de períodos de desenvolvimento individuais da cultura;

III. Número de dias de cultivo (soma), durante os quais as condições estão dentro ou fora do limiar;

IV. Data de início dos períodos de crescimento individuais; V. Data de fim dos períodos de crescimento individuais;

As exigências edafoclimáticas da planta cultivada são definidas com base em informações disponíveis na literatura, considerando as condições mais adequadas para maior produtividade. Essas exigências são comparadas com parâmetros que caracterizam o funcionamento do clima e solos dentro dos processos de cálculos das variáveis resposta de interesse, para com os valores dessas variáveis de interesses delinearem o melhor zoneamento agroecológico para a cultura do milho nas regiões estudadas.

Para a espacialização de cada variável climática estudada e cumpirmento do CPC foram adotados os procedimentos abaixo:

(i) Atributos das regiões: verificar se a cultura é considerada adequada para crescer nos atributos predominantes na região, capturando a compatibilidade dos requisitos de cultura e sua sazonalidade. O rastreio de culturas em relação ao clima predominante resulta num filtro "sim/não" para cálculos adicionais a serem realizados em regiões individuais.

(ii) Número de dias: o número de dias em que os atributos das regiões estão dentro de um limiar da duração do período de crescimento da cultura. Os requisitos individuais da cultura são combinados com as somas dos atributos para a duração do ciclo de crescimento da cultura (CPC), sendo apto quando os requisitos estão dentro da gama óptima, restrito quando caem em condições de gama sub-otima, e inaptos quando requisitos predominantes são demasiados elevados ou demasiados baixos.

Portando, para definir as épocas de plantio foram feitas varias simulações de cenários para todos os possiveis inicios de plantio, começados no primeiro decendio de cada mês e obedecendo os mesmos processos de sobreposição de camadas da figura 28 para a soma dos periodos de CPC correspondentes a 120 dias, e assim identificar as melhores épocas para plantio do milho. No entanto, para a seleção das zonas de adequação seguiu os criterios esquematizados na figura 29.

FIGURA 29 - DEFINIÇÃO DOS CRITÉRIOS DE ADEQUAÇÃO CONSIDERANDO O CPC. FONTE: Elaborado pelo Autor (2017)

Considerou-se que para os três níveis de aptidão regional no estudo: APTA, RESTRITA e INAPTA. As caraterísticas das diferentes classes de aptidão utilizadas para o ZAA-Milho são apresentadas na Tabela 2.

TABELA 2 - CLASSES DE APTIDÃO PARA O ZAA-MILHO CLASSES DE

APTIDÃO CARATERISTICAS

APTA

Aquelas que ofereceram a melhor combinação das Três estimativas, ou seja, que apresentaram a menor ou quase que nenhuma limitação para o desenvolvimento da cultura.

RESTRITA Aquelas que veem num nível baixo logo a seguir a primeira, isto é, apresentaram alguma limitação em relação à primeira.

INAPTA

Aquelas que apresentaram total limitação para o desenvolvimento da cultura, ou seja, apresentarem a maior minimização das entradas e consequente minimização das saídas.

FONTE: Elaborado pelo Autor (2017)

Os produtos gerados somam um conjunto de mapas, definindo áreas e época de plantio conforme a aptidão agricola da região (FISCHER et al., 2012; ASSAD et al., 2004; ANDRADE JÚNIOR et al., 2001; CEBALLOS-SILVA & LOPEZ-BLANCO, 2003; FALASCA et al., 2012).

Então estes mapas estão apresentados e debatidos nos resultados e discussão deste trabalho.