• Nenhum resultado encontrado

4. ESTRUTURA DA PESQUISA

4.2. Etapas da análise

Com fundamento nos pressupostos mencionados no capítulo 3, a AJPE adota um conjunto de procedimentos no tratamento das questões jurídicas relacionadas às políticas públicas e às politicas econômicas de modo a verificar se essas políticas atendem aos requisitos de “concretização” ou de promoção da “efetividade” de direitos fundamentais. Insta ressaltar que, para a AJPE, uma política econômica pode ser “eficiente” quando considerados apenas os interesses materiais subjacentes, resultando até mesmo em algum crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), mas ao mesmo tempo ser considerada “injusta” por contrariar interesses morais, culturais, religiosos de determinado grupos reduzindo a “disposição para a cooperação livremente consentida.” (CASTRO, 2009, p.37)

A AJPE indica as seguintes etapas de análise:

118

De acordo com o Caderno das Cidades, “Atualmente, a região de Vicente Pires é de responsabilidade federal e qualquer ocupação nesse território é irregular, o que dificulta a instalação de equipamentos públicos. Em 22 de março deste ano, contudo, foi dado mais um passo rumo à solução do problema. O Projeto de Urbanismo de Vicente Pires foi aprovado pelo Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan/DF)” (GDF, 2013, p.133). Disponível em <

http://www.transparencia.df.gov.br/Planejamento%20Oramento%20%20Relatrios%20Gerenciais/caderno_cidad es%202013.pdf > acesso em 10 de dez. de 2014.

O primeiro passo consiste na identificação de uma política pública, um componente de uma política ou uma proposta de reforma que suscitem controvérsia entre os interessados e a opinião pública nas democracias.

O segundo passo consiste em identificar qual(is) o(s) direito(s) fundamental(is) previsto(s) na Constituição, leis, tratados internacionais atingido(s) pela controvérsia.

Identificado o direito, o terceiro passo diz respeito à “decomposição analítica” do mesmo, ou seja, a identificação das prestações necessárias para que se possa caracterizar o efetivo gozo do direito.

Após a identificação dos elementos, passa-se a “quantificação”, etapa que consiste em mensurar e atribuir peso aos elementos prestacionais. Nesta etapa, podem ser utilizados dados ou informações produzidos por autoridades, especialistas ou o pesquisador pode produzir dados novos.

O quinto passo consiste na reunião de todas as informações correspondentes aos componentes prestacionais quantificados com vistas à elaboração do “índice de fruição empírica” (IFE).

Na sexta etapa, com fundamento no índice supramencionado, o pesquisador realiza a análise jurídica da politica pública ou econômica visando à construção de um “padrão” utilizado para caracterizar, em termos quantitativos, a “efetividade empírica juridicamente validada do direito considerado”. Trata-se do “Padrão de Validação Jurídica” (PVJ)119 A pesquisa pode, ainda, ter como finalidade demonstrar de modo objetivo as diferenças na implementação de determinada política pública em relação a populações de diferentes raças, classes sociais, cidades, estados, países, etc., o que pode revelar desigualdades entre experiências de fruição empírica de direitos subjetivos.

O uso de indicadores tem adquirido grande importância como meio de planejamento de politicas de governança global não apenas pelas agências internacionais, notadamente a Organização das Nações Unidas e pelo Banco Mundial, como também por grupos interessados em negócios e investimentos. Mas o que se entende por indicadores? De acordo com Davis et al(2011, p.3), indicadores são conjuntos de dados ordenados hierarquicamente com o propósito de representar determinado fenômeno social. 120

119 Conforme esclarece Castro (2009, p.45), o pesquisador pode estar interessado em verificar a efetividade de

um direito após a implementação de uma determinada política; neste caso, o PVJ estabelecerá a comparação entre a realidade anterior e posterior à implementação de determinada politica.

120 Davis define os indicadores nos seguintes termos: “An indicator is a named collection of rank-ordered data

Embora o uso de indicadores não seja o único meio possível para representar os fenômenos sociais que podem também ser representados por textos, fotos, vídeos, etc, os indicadores suscitam a possibilidade de simplificação dos fenômenos sociais geralmente mais complexos do que a forma como são representados, o que possibilita aos formuladores de políticas públicas justificar a adoção de determinadas medidas em detrimento de outras, tomando como fundamento determinados indicadores. (DAVIS et al, 2011, p.11-12). Não obstante a produção e o uso de indicadores tenha o potencial de alterar as formas de exercício do poder, pouco se tem questionado como as condições nas quais foram produzidos os indicadores influenciam os processos de decisões baseados nos mesmos e como tais índices afetam a distribuição de poder e o planejamento das políticas públicas. (DAVIS et al, 2011,p.3-4)

Considerando a importância hodierna dos indicadores para a formulação das políticas públicas, a AJPE não se limita a apresentar os indicadores isoladamente, mas busca, de posse de tais informações, formular propostas de reforma das políticas públicas. Destarte, a etapa final da pesquisa, desenvolvida sob a perspectiva da AJPE, corresponde à recomendação de reforma da política pública subjacente ao exercício de um direito fundamental cuja efetividade tenha sido considerada insuficiente.

Dito isto, cumpre registrar os dados da pesquisa realizada, conforme a metodologia supramencionada. A pesquisa, realizada no âmbito desta dissertação para fins demonstrativos do emprego dos instrumentos analíticos e ideias da AJPE, consistiu na coleta de dados das regiões administrativas de Águas Claras e Vicente Pires, ambas no Distrito Federal, objetivando o estabelecimento de comparação entre as referidas regiões, por meio de critérios objetivos. Conforme já ressaltado acima, o exercício tem por finalidade, não produzir diagnósticos ou recomendações definitivas de reformas, mas exemplificar como o trabalho jurídico pode ser desenvolvido de maneira útil, com foco sobre fatos relevantes da experiência social, com vistas a dar efetividade à fruição de direitos fundamentais, sem marginalizar a importância da dimensão econômica das políticas públicas.

process that simplifies raw data about a complex social phenomenon. The data, in this simplified and processed form, are capable of being used to compare particular units of analysis (such as countries or institutions or corporations), synchronically or over time, and to evaluate their performance by reference to one or more standards.”(DAVIS, 2011, p.7) Um indicador consiste em uma coleção de dados, ordenados de forma hierarquizada, referentes a eventos passados ou projetados para o futuro. Os dados são generalizações através de um processo que simplifica um fenômeno social complexo. Esta simplificação permite que sejam usados para comparar dados unitários de países, corporações ou organizações em um mesmo período ou ao longo do tempo com base em padrões estabelecidos.)