• Nenhum resultado encontrado

PARTE 1 – Fundamentação teórica

2. Metodologia de Trabalho de Projeto

2.4. Etapas da Metodologia de Trabalho de Projeto

Existem vários autores que apresentam diversas propostas relativamente às etapas da MTP, mas todas contemplam na sua estrutura os seguintes aspetos: o diagnóstico do problema, os objetivos a atingir, o desenvolvimento do trabalho e a comunicação dos resultados obtidos.

55

O projeto está associado a uma sequência de ações, sendo elas a planificação, realização e avaliação das atividades. Antes de dar início ao projeto há um “trabalho anterior que implica um diagnóstico do tema, negociação de objectivos e prioridades e descrição dos meios.” (Abrantes, 2002, p. 30). A planificação é um dos momentos mais importantes, pois será a partir desta que os alunos irão formular os objetivos, com a ajuda do professor e desenvolver o seu trabalho. Após esta fase é necessário calendarizar as atividades, e é onde há um desenvolvimento do trabalho. Por vezes surgem dificuldades e o professor tem de ser capaz de orientar e ajudar os alunos. Na fase final há uma avaliação, feita pelos alunos, onde verificam se conseguiram responder a todos os objetivos e ultrapassar as dificuldades sentidas. Nesta fase também há uma apresentação do produto final deste trabalho, em que os alunos partilham o que aprenderam.

Rengel (2002), refere que a MTP passa por três fases: a primeira é denominada por “fase de arranque e planificação”, a segunda fase denomina-se “fase de desenvolvimento” e a terceira e última fase chama-se “fase de conclusão e avaliação”.

Na “fase de arranque e planificação do projecto”, nesta fase são diagnosticados os problemas/temas de interesse dos alunos, partilhando conhecimentos prévios e experiências. Por fim, é elaborado o plano de atividades, com os alunos, onde são organizadas e criadas questões ou subproblemas.

A fase seguinte é a fase de “desenvolvimento do projecto”, consiste na realização, pelos alunos, das atividades planificadas, efetuando pesquisas em diversas fontes, tais como livros, internet e revistas. À medida que os alunos vão realizando as tarefas vão selecionando as informações e analisando-as. Nesta fase, os alunos poderão explorar novas formas de informação e devem construir materiais. Durante esta fase é necessário fazer o ponto de situação do trabalho de projeto, através de uma avaliação intermédia para verificar se o plano está a ser cumprido e se estão a conseguir responder aos subproblemas, se necessário devemos reformulá-los em função de novas questões que possam surgir.

A última fase designa-se de “conclusão e avaliação final”, os alunos concluem o projeto e preparam a apresentação à turma ou à comunidade escolar. Após a apresentação é feita uma avaliação onde os alunos simultaneamente com o professor verificam se os objetivos foram cumpridos e se conseguiram responder às

56

questões/subproblemas formulados, e verificam o que aprenderam e como aprenderam. Também se pode ser avaliado o desempenho de cada elemento do grupo.

De acordo com Leite, Malpique & Santos (1989, cit. por Mateus, 2011, p. 8) o trabalho de projeto passa por diversas fases, que passamos a referir:

• Fase de identificação e formulação de problemas: nesta fase são escolhidos e descritos os problemas, para posteriormente fazer o seu enquadramento e uma reflexão. Os alunos deverão discutir sobre o tema para daí surgirem questões orientadoras do trabalho. O tema escolhido deve estar em consonância com os conhecimentos dos alunos para proporcionar aquisição de novos conhecimentos.

Os alunos deverão ser divididos em pequenos grupos e criarem uma dinâmica própria e interativa. Elaboram uma planificação onde serão definidos os recursos e as limitações, os métodos e as técnicas, escolhendo os momentos de ação prática e reflexão teórica.

O professor distribui funções e papéis a cada um dos elementos do respetivo grupo e define quando os grupos se reúnem. Cada elemento do grupo assume um papel o que os torna indispensáveis à resolução do problema e tendo o poder de contribuir favoravelmente para a resolução do problema ou de o sabotar com a sua falta de empenho e trabalho.

• Na fase de pesquisa e produção o grupo recolhe informação e registam-na. No relatório final deve constar o produto que surge pela conscientização do problema, pelas questões suscitadas, pelas aprendizagens, pela mudança de atitudes, pelas propostas alternativas e pela resposta ao problema. A produção é o resultado de todo um processo e as avaliações, previstas durante e o final do percurso, serão momentos importantes de retroação. • Na etapa de apresentação, o produto pode tomar diversas formas

(dramatizações, cartazes, diaporamas, textos descritivos, gravações). A avaliação é global e desenvolve a conscientização

57

de novas questões, de novos problemas, mostrando que o processo é aberto, crescente, prospetivo.

Já Vasconcelos (2012, pp. 14-17), refere que a MTP tem quatro fases. A primeira fase é denominada por “definição do problema”, a segunda fase denomina-se por “a planificação e desenvolvimento do trabalho”, a terceira fase chama-se “execução” e, por fim, a última fase chama-se “divulgação/avaliação”.

• Fase I: “definição do problema”, formula-se o problema/questões a investigar, definem-se as dificuldades a resolver e o assunto a estudar. Depois dos alunos partilharem os conhecimentos e saberes já adquiridos sobre o assunto conversam em grande e pequeno grupo para desenhar, esquematizar e escrever, com o apoio do adulto. Nesta fase elabora-se uma “teia inicial”, com as crianças e o professor, prevendo a que níveis se pode desenrolar o processo de pesquisa, incorporando as ideias e hipóteses das crianças.

• Fase II: “planificação e desenvolvimento do trabalho”, nesta fase dá-se continuidade à construção de teias, mapas conceptuais, ou redes como linhas orientadoras de pesquisa. Também se define o que se vai fazer, por onde se começa, como se vai fazer, dividem- se tarefas, organizam-se os dias e as semanas, e inventariam-se recursos. O professor nesta fase deve observar os seus alunos, orientá-los e aconselhá-los.

• Fase III: “execução”, as crianças iniciam o processo de pesquisa através de experiências diretas, preparando aquilo que desejam saber. Começam a organizar, selecionar e registar a informação: desenham, tiram fotografias, criam textos, fazem construções. Aprofundam a informação obtida, discutindo, representando e contrastando com as ideias iniciais: “o que sabíamos antes”; “o que sabemos agora”; “o que não era verdade”. Se necessário colocam novas questões e voltam a planificar novas atividades. Os pontos de situação diários e avaliações de processo são feitos para relançar e planificar o que vem a seguir.

58

• Fase IV: “divulgação/avaliação”, esta é a fase da socialização do saber, tornando-o útil aos restantes alunos. Essa apresentação pode ser feita de diversas formas, como por exemplo numa maqueta, em livros e desdobráveis. Os alunos deverão fazer uma avaliação relativa ao seu desempenho ao longo do projeto, deverão analisar o contributo de cada elemento do grupo, verificar o nível de entreajuda, avaliar o trabalho, a qualidade da pesquisa e das tarefas realizadas, a informação recolhida e as competências adquiridas.

O Trabalho de Projeto é fundamental no processo de ensino e de aprendizagem dos alunos porque desenvolve a sua autonomia, o espírito de entreajuda e a capacidade de lidar com novas experiencias e de trabalhar em grupo. (quadro 6 e 7).

No quadro 6 podemos verificar que Rangel e Gonçalves referem as etapas gerais do projeto, das crianças e o papel do professor e os objetivos a que responde.

59

Fonte: Rangel & Gonçalves, 2010, p. 25 ETAPAS DO TRABALHO DE PROJETO

Papel do Educador/Professor Objetivos a que responde

Geral Com as crianças

Definição do problema Origem do projeto. Definição do problema

- Observação/atenção-envolvimento - Estímulo

- Mediação/Seleção

Manter a curiosidade.

Estimular desejo de conhecer. Fomentar abertura ao mundo.

Formulação de subproblemas (problemas parcelares)

“O que já sabemos” “O que queremos saber”

- Investigação pessoal (hipóteses de trabalho)

Envolver as crianças/alunos na escolha, organização e planificação do seu trabalho

Planificação do trabalho Como, quem, quando, onde procurar informação. O

quê e como vamos fazer. - Planificação com as crianças (criação de “redes”)

Pesquisa-produção (trabalho de campo e de sala)

Recolha de informação e objetos de pesquisa.

Visitas vindas de convidados. - Investigação

- Organização do trabalho

- Gestão, dinamização e coordenação das atividades de projeto - Reflexão - Fomentar: A aprendizagem em interação A aprendizagem em colaboração/cooperação - Promover:

A aprendizagem integrada (aquisições em contexto) A aprendizagem integral (integração v. domínios) - Avaliação

Avaliação formativa Avaliação intermédia. Revisão da

planificação.

Apresentação dos resultados Experiencias/vivências

Registos. Produções.

Crítica/globalização

Apresentação/atividade final (“apresentações”;

“aulas”; festas; painéis; etc.) Promover:

A aprendizagem partilhada (partilhar conhecimentos, pensamentos e sentimentos sobre o mundo)

Avaliação final. Síntese.

Novos problemas/projetos Avaliação do processo - Reflexão

60

No quadro 7 podemos verificar as etapas do Trabalho de Projeto, segundo Santos, Fonseca e Matos. Para além de nos dar a conhecer as etapas também nos mostra as questões a colocar e as competências a desenvolver.

PRINCIPAIS ETAPAS DO TRABALHO DE PROJETO

AS QUESTÕES A COLOCAR E COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER ETAPAS DO

TRABALHO DE PROJETO

QUESTÕES A COLOCAR COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER **

Identificação e formulação do problema *

Em dado contexto, que problemas há para resolver? A qual se atribui prioridade?

Quais as manifestações desse problema? O que está na origem dessas manifestações? Como resolver o problema?

Quais os objetivos a atingir?

O que se deseja como resultado do projeto?

Pensamento crítico

Identificação e análise de problemas Fazer escolhas e negociá-las

Recolha, seleção e tratamento de informação Tomada de decisão

Planificação

Que atividades desenvolver e como? Quais as etapas do projeto?

De quanto tempo se dispõe para desenvolver o projeto? Qual o tempo destinado a cada uma das etapas? Como se distribuem as atividades?

De que recursos se precisa? Como obter esses recursos?

Como reformular o plano se não se obtiverem os recursos?

Projeção Organização Avaliação

Desenvolvimento

O projeto está a ser desenvolvido de acordo com a planificação?

Quais os desvios detetados? Porquê?

Como reorientar o trabalho, se necessário?

… Autonomia Cooperação Trabalho em equipa

Resolução de conflitos interpessoais Gestão de tempo

Realização

Recolha, seleção e tratamento de informação Avaliação

Flexibilidade

Apresentação do projeto

O que se pretende divulgar? Qual o público-alvo? Como apresentar o projeto?

Em que suporte? Criatividade Síntese Planeamento e organização Comunicação Quadro 7 - Etapas da MTP

61 * o problema identificado não deve ser demasiado abrangente, nem demasiado restrito. Deve ainda permitir a sua decomposição em sub-problemas (enunciados em forma de questões)

**apresentam-se alguma das competências mais relevantes em cada etapa.

Fonte: Santos, Fonseca & Matos (2009, p. 29)

Através da análise dos quadros podemos verificar as diferentes fases propostas por diversos autores, percebendo-se que a estrutura das mesmas é similar: na identificação de problemas, nas questões ou temas de interesse dos alunos; nos objetivos a atingir; na elaboração de um plano; e no desenvolvimento do projeto, que termina com a comunicação dos resultados conseguidos; e, por fim, na apresentação e avaliação. Assim, a metodologia de trabalho de projeto é uma excelente possibilidade pedagógica que poderá ser utilizada no processo de ensino e de aprendizagem em todos os níveis de ensino, proporcionando aos alunos diferentes experiências e aprendizagens.