• Nenhum resultado encontrado

PARTE 2 – Parte prática

4.2.2. Projeto pedagógico do 2.º CEB: “O texto poético”

Na turma do 2.º CEB de Português decidi realizar um trabalho de projeto com os alunos cujo o tema é “O texto poético”.

Para a construção do plano foi necessário recorrer às metas curriculares propostas pelo Ministério da Educação. Assim sendo, para a elaboração deste primeiro trabalho de projeto utilizámos as etapas estipuladas por Rangel (2002):

1.º - “fase de arranque e planificação”

A primeira fase do Trabalho de Projeto teve início a 9 de maio de 2017 com a formação dos grupos para o trabalho de pesquisa e entrega dos guiões do trabalho de pesquisa (apêndice VIII), apresentado na figura 62.

Guião de pesquisa:

Grupo 1: ____________________________________________________________ Tema: O Texto poético

Subtema: Lenda Objetivos:

• Descrever as características da lenda;

• Pesquisar uma lenda tradicional, com as características do texto poético; • Recolher as informações relevantes acerca dos assuntos, em diferentes fontes; • Organizar um produto final com as informações recolhidas e organizadas; • Partilhar informação com a turma;

• Realizar as tarefas propostas no tempo previamente determinado. Tarefas a realizar:

• Distribuição das tarefas pelos elementos do grupo;

• Recolha de informações sobre os conteúdos em diferentes fontes (livros, Web): o Descrição das características da lenda;

o Recolha de uma lenda tradicional, onde estejam presentes as características do texto poético.

• Organização de um produto final com as informações recolhidas e organizadas;

• Partilha de informação com a turma. Onde vou procurar informação:

Livros:

• Costa, F. & Mendonça, L. (2015). Diálogos: Português 6.º ano. (1.ª edição). Porto: Porto Editora.

Internet:

• http://www.escolavirtual.pt/assets/conteudos/downloads/6por/p01880.pdf?width=965&height=

600

• http://www.citador.pt/poemas/conta-a-lenda-que-dormia-fernando-pessoa Como vamos apresentar (colocar um X):

• Apresentação em PowerPoint _____ • Apresentação em vídeo (youtube)____

129

Para a formação dos grupos de trabalho decidi eleger quatro elementos da turma e cada elemento escolhia outro para fazer parte do seu grupo de trabalho. O que me levou a escolher estes quatro elementos para o trabalho de pesquisa foi o facto de estes serem os alunos com pior comportamento e separá-los era uma estratégia de controlar melhor o comportamento na turma.

2.º - “desenvolvimento do projecto” • 9 de maio:

- Os alunos dirigiram-se à biblioteca para efetuar a pesquisa.

- Recolha de informação através da análise dos materiais fornecidos pela professora estagiária.

- Recolha de informação através da pesquisa na Web, a partir de sites disponibilizados pela professora estagiária.

- Observação e acompanhamento pela Professora Estagiária das respostas dos alunos às questões de pesquisa.

- Seleção e análise de informação recolhida. - Organização da informação recolhida.

- Preparação das apresentações dos trabalhos de grupo.

- Conclusão da preparação das apresentações dos trabalhos de grupo.

3.º - “conclusão e avaliação final” • 11 de maio:

• Apresentação em cartaz _____

• Outra: ________________________________________________________ Tempo disponível:

1 hora e 30 minutos

Figura 62 - Guião de pesquisa do projeto pedagógico “O Texto poético”

130

- Apresentação dos trabalhos de pesquisa à turma.

Seguindo Rangel (2002), fui fazendo uma avaliação ao longo das etapas e verificando se os alunos cumpriam com o plano, assim como na apresentação deste à turma.

Na planificação que se segue podemos verificar quais os conteúdos, os métodos e os objetivos a trabalhar, as atividades a realizar, os recursos e a avaliação utilizada ao longo deste trabalho de projeto.

131

Planificação

9 e 11 de maio de 2017

Nível de ensino: 2.º Ciclo do Ensino Básico Disciplina: Português

Ano de escolaridade: 6.º ano

Sumário:

• Trabalho de pesquisa sobre a lenda, o romance popular, o poema narrativo e o poema lírico.

• Apresentação dos trabalhos de pesquisa sobre a lenda, o romance popular/tradicional, o poema narrativo e o poema lírico.

Conteúdos Metas Curriculares Objetivos Atividades Recursos Avaliação Educação Literária (EL5): - Compreensão de texto: • Géneros literários: fábula e lenda Educação Literária (EL6):

20. ler e interpretar textos

literários.

Ser capaz de:

20.9. Distinguir, a partir

de critérios dados, os seguintes géneros: fábula e lenda.

9 de maio

- Diálogo com os alunos sobre o trabalho de grupo. - Distribuição dos guiões de pesquisa para a realização do trabalho de grupo.

- Análise dos guiões.

- Trabalho de pesquisa, na biblioteca, orientado pela professora estagiária. Humanos: - Alunos. - Professor cooperante. - Estagiárias. Espaciais: - Sala de aula. - Biblioteca. Materiais: - Guiões. - Avaliação diagnóstica: Diálogo com os alunos sobre os conhecimentos adquiridos anteriormente. ‐Avaliação formativa dos resultados das aprendizagens:

132 - Compreensão de texto: • Géneros literários: conto e poema (lírico e narrativo). • Relação

entre partes do texto e estrutura global (modos narrativo e lírico).

18. Ler e interpretar textos

literários.

18.9. Distinguir os seguintes géneros: conto,

poema (lírico e

narrativo).

18.3. Relacionar partes

do texto (modos

narrativo e lírico) com a sua estrutura global.

- Internet. - Livros. - Documentos em suporte digital. - Registo de informações pesquisadas no caderno diário ou documento em suporte digital. Educação Literária (EL5): - Compreensão de texto: • Géneros literários: fábula e lenda Educação Literária (EL6): - Compreensão de

20. ler e interpretar textos

literários.

Ser capaz de:

20.9. Distinguir, a partir

de critérios dados, os

seguintes géneros:

fábula e lenda.

11 de maio

- Diálogo com os alunos sobre os trabalhos de grupos.

- Apresentação dos trabalhos de grupo.

- Reflexão com os alunos sobre os trabalhos de grupo. Humanos: - Alunos. - Professor cooperante. - Estagiárias. Espaciais: - Sala de aula. Materiais: - Avaliação diagnóstica: Diálogo com os alunos sobre os conhecimentos adquiridos anteriormente. ‐Avaliação formativa do processo:

133 texto: • Géneros literários: conto e poema (lírico e narrativo). • Relação entre partes do texto e estrutura global (modos narrativo e lírico). - Guiões. - Projetor. - Computador. - Questionamento oral sobre os trabalhos de grupo. Resultados de aprendizagens: - Apresentação dos trabalhos de grupo.

134

Reflexão

A aula decorreu de uma forma diferente, pois os alunos foram para a biblioteca realizar um trabalho de pesquisa. Para que a aula, na biblioteca, ocorresse da melhor forma antes da ida expliquei aos alunos o que se pretendia que fizessem e regras de comportamento a seguir.

Comecei por explicar que iriam para a biblioteca realizar um trabalho de pesquisa, de seguida distribuí os guiões de pesquisa para orientar os alunos na sua pesquisa. Nos guiões, os alunos tinham acesso ao tema geral de trabalho, o subtema que ia variando consoante os grupos, os objetivos, as tarefas a realizar, onde iam pesquisar a informação, como iam apresentar e o tempo disponível para a pesquisa. Todos estes itens foram devidamente explicitados e clarificados aos alunos.

A aula correu muito bem e os alunos, em meu entender, mostraram-se muito motivados nas tarefas a desenvolver. Estava à espera que eles estivessem mais agitados por estarem a realizar um trabalho de pesquisa, apesar dos alunos terem muitas dificuldades e serem uma “Turma Mais”7, conseguiram responder às tarefas a realizar.

Nesta turma não dei tanta relevância à pesquisa na internet, pois devido ao tipo de conteúdos a pesquisar foi mais importante a pesquisa ser centrada nos livros. Apesar de alguns dos grupos não terem de pesquisar na internet houve grupos que pediram e tiveram acesso à internet com a minha supervisão.

Além de trabalharem o Português, estes também trabalharam com recurso às TIC, com a utilização dos computadores e da internet para realizarem a pesquisa. Depois de toda a informação recolhida, os alunos organizaram a informação pesquisada e recorreram à apresentação em PowerPoint. Ao longo das suas apresentações fui dando feedback relativamente a aspetos como o rigor científico, a precisão na linguagem e o aspeto visual das apresentações.

No final das apresentações, foi introduzida a App para dispositivos móveis, o

Kahoot. Esta App tem quatro possibilidades de tarefas, mas neste contexto optámos pelo Quiz, que consiste em colocar uma determinada pergunta e os alunos tem quatro

hipóteses resposta estando apenas uma correta. As perguntas do jogo estavam relacionadas com as tarefas realizadas pelos vários grupos (figura 63). Os alunos

7 A «TurmaMais» é um projeto que se caracteriza por utilizar pedagogias diferenciadas e formas

diversificadas de organização do grupo turma, permitindo um trabalho colaborativo através de parcerias pedagógicas. Esta tipologia consiste em criar uma turma sem alunos fixos que agrega temporariamente alunos provenientes das várias turmas do mesmo ano de escolaridade, com dificuldades idênticas numa determinada disciplina.

135

durante a aplicação do jogo, estavam motivados, empenhados e competitivos apesar de já estarem habituados a utilizarem esta App. Esta turma teve uma particularidade, pois responderam às questões colocadas em grupo (apêndice IX).

Uma das características deste jogo é que dá a possibilidade de o professor fazer uma avaliação formativa, verificando assim quais as dificuldades que ainda existem depois das apresentações do tema para a turma, para posteriormente, se necessário, voltar a abordar novamente estes temas.

Para a utilização da App Kahoot, os alunos trouxeram os seu smartphones e utilizaram-no. Para poderem jogar os alunos acederam à internet da escola, acessível a toda a comunidade escolar, e colocaram o pin para poderem realizar o jogo.

Mais uma vez constatei a enorme satisfação dos alunos na integração deste dispositivo na aula. Respeitaram as regras de utilização e foi sem dúvida uma aula muito participada e ativa.

Em síntese, ao trabalhar com os alunos, de várias faixas etárias, a MTP os alunos estão a interligar várias áreas curriculares, tais como Português, História e Geografia de Portugal e as TIC. Algumas das competências que estão a desenvolver são a capacidades de pesquisa, análise, seleção e tratamento de informação, comunicação oral, trabalhar em grupo, divisão de tarefas, gestão de conflitos e autonomia. Para além

Figura 63 - Jogo Kahoot: "O texto poético" Fonte: Elaboração própria

136

destas competências também permite despertar, ao aluno, o interesse pelo que está a aprender e motiva-lo a querer aprender sempre mais.

Quando utilizamos a App Kahoot como consolidação dos conteúdos, os alunos através do seu smartphone estão a aplicar os seus conhecimentos e permite ao aluno ter um papel de maior destaque na sala de aula.

137

Conclusão

Fazendo uma sistematização sobre a Prática de Ensino Supervisionada no 1.º e no 2.º Ciclos do Ensino Básico, releva-se a mesma como uma etapa fundamental no meu processo de aprendizagem, de desenvolvimento profissional e pessoal. Através da PES pude observar o comportamento dos alunos, orientá-los no seu processo de aprendizagem procurando aplicar novas estratégias e desenvolver situações de aprendizagem em que os alunos fossem o centro da mesma, criando situações para eles poderem aprender a aprender, fomentando a sua autonomia, o seu pensamento crítico e o permanente envolvimento nas aprendizagens e na dinâmica escolar.

Esta experiência permitiu-me constatar que não há uma estratégia única de ensino eficaz para todos os alunos, ou seja, cada docente deve utilizar estratégias de ensino diferenciadas e adequadas aos seus alunos e às suas dificuldades.

Com a aplicação da Metodologia de Trabalho de Projeto pude perceber que o professor pode proporcionar aos alunos atividades diversificadas, utilizando diferentes estratégias, conferindo ao mesmo o papel de protagonista no processo de ensino e de aprendizagem. Uma das fases cruciais do desenvolvimento do projeto é quando os alunos pesquisam a informação em diferentes fontes (livros, sites e museus digitais), selecionam a informação, a organizam e preparam as apresentações para comunicarem os resultados do seu trabalho. É nesta fase que as TIC têm um papel central, ao servirem de suporte às pesquisas.

As TIC desempenham um papel fundamental pois através destas é possível a lecionação das aulas utilizando diversas estratégias de ensino, com o acesso a diferentes recursos despertando assim o interesse e a motivação dos alunos para as tarefas a realizar. As TIC no desenvolvimento da MTP também desempenham um papel fundamental, pois permitem aos alunos utilizarem recursos diversificados.

Durante o meu estágio também dei relevância à App kahoot, esta está acessível a alunos e professores e permite proporcionar aulas diferentes, em que os alunos podem aprender utilizando o m-learning.

Podemos também referir que todo este trabalho permitiu a aquisição de novas aprendizagens e conhecimentos como futura professora, nomeadamente sobre a MTP e a aplicação das TIC utilizando vários recursos como o computador, a internet como

138

sites dos museus digitais, as ferramentas do office nomeadamente o PowerPoint e o

word, assim como o m-learning utilizando os smartphones para a aplicação do jogo Kahoot. Este tipo de metodologia permite ao aluno ter um papel mais ativo e

importante. Além disto também permite que o aluno tenha novas experiências e aprendam descobrindo.

Esta minha prática letiva no âmbito da PES, limitada pelo pouco tempo que temos de responsabilização, despertou a vontade de poder aplicar com maior consistência os dispositivos móveis, aproveitando as potencialidades dos mesmos. A

App Kahoot, especificamente a sua ferramenta de Quiz, foi sem dúvida uma mais valia

no processo de ensino e aprendizagem, permitindo um grande envolvimento e participação entusiástica dos alunos e uma regulação da aprendizagem, essencial para orientar o professor na sua prática.

139

Referências bibliográficas

Abrantes, P. (2002). Trabalho de projecto na escola e no currículo. In P. Abrantes, C. C. Figueiredo & A. M. V. Simão (Orgs.) Reorganização Curricular do Ensino Básico:

Novas Áreas Curriculares (pp. 19-38). Lisboa: Ministério da Educação - Departamento

da Educação Básica.

Almenara, J. C. & Osuna, J. B. (2013). La escuela en la sociedad de la información. La escuela 2.0. In J. B Osuna & J. C. Almenara (coords.). Nuevos escenarios digitales: Las

tecnologías de la información y la comunicación aplicadas a la formación y desarrollo curricular (pp. 21-36). Madrid: Pirámide.

Alves, L. (2012). Videojogos e aprendizagem: mapeando percursos. In A. A. A. Carvalho (org.). Aprender na Era Digital: jogos e Mobile-Learning (pp. 11-28). Santo Tirso: De facto editores.

Barbazal, L. T. (2013). El rol del professorado en los nuevos escenarios tecnológicos: competências digitales. In J. B. Osuna, & J. C. Almenara (coords.). Nuevos escenarios

digitales: las tecnologías de la información y la comunicación aplicadas a la formación y desarrollo curricular (pp. 383-398). Madrid: Pirámide.

Bastos, A. M. (2011). A utilização da Tecnologia Educativa pelos professores do

1ºciclo do concelho de Vila Real: Os desafios para uma escola informada. Tese de

Doutoramento em Ciências da Educação. Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Bidarra, J., Figueiredo, M., Valadas, S. & Vilhena, C. (2012). O gamebook como modelo pedagógico: investigação e desenvolvimento de um protótipo para iPad. In A. A. A. Carvalho, (org.). Aprender na Era Digital: jogos e Mobile-Learning (pp. 83- 109). Santo Tirso: De facto editores.

Botelho, A. (2010). Museus e Centros de Ciência Virtuais Perspectivas e Explorações

de Alunos e Professores. Tese de doutoramento em Educação. Lisboa: Universidade de

Lisboa.

Baranita, I. M. C. (2012). A importância do jogo no desenvolvimento da criança. Relatório de Pesquisa Bibliográfica apresentada para a obtenção do grau de Mestre em

140

Ciências da Educação na especialidade da Educação Especial e domínio Cognitivo e Motor. Lisboa: Escola Superior de Educação Almeida Garrett.

Brigola, J. (2011). Perspectiva histórica da evolução do conceito de museu em Portugal. In M. M. Lopes & A. Heizer (orgs). Colecionismos, práticas de campo e representações (pp. 43-48). Campina Grande. Consultado a 31/10/2017 às 15:13 em https://static.scielo.org/scielobooks/rk6rq/pdf/lopes-9788578791179.pdf

Camacho, M. (2012). Mobile learning en la educacion superior: primeiros pasos para el diseño y creación de cursos com tecnologías móviles. In A. A. A. Carvalho (org.).

Aprender na Era Digital: jogos e Mobile-Learning (pp. 111-125). Santo Tirso: De facto

editores.

Certal, F. M. & Carvalho, A. A. A. (2011). Estudo sobre recetividade ao m-Learning no ensino básico. VII Conferência Internacional de TIC na Educação, 1427-1438. Braga:

UM. https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/15940/1/207-

Certal%20%26%20Carvalho-%20Challenges%202011.pdf, consultado a 21/08/2017 às

21:40h.

Cevera, M. G., Almenara, J. C. & Cejudo, M. C. L. (2010). El papel del profesor y el estudiante en los entornos tecnológicos de formación. In J. C. Almenara (coord.).

Tecnología educativa (pp. 263-280). Madrid: Mc Graw Hill.

Costa, M. (2009). A educação na cultura da mídia e do consumo. Rio de Janeiro: Lamparina.

Costa, G. S., Xavier, A. C. & Carvalho, A. A. (2014). Mobile learning: explorando affordances do celular no ensino de língua inglesa. In A. A. A. Carvalho, S. Cruz, C. G. Marques, A. Moura & I. Santos (orgs.). Atas do 2.º Encontro sobre Jogos e Mobile

Learning (pp. 199-207). Braga: Instituto de Educação, Universidade do Minho, CIEd.

Cruz, S. (2008). Blogue, YouTube, Flickr e Delicious: Software Social. In A.A.A. Carvalho (org). Manual de Ferramentas da web 2.0 para professores (pp. 15-40). Lisboa: Ministério da Educação/ DGIDC.

Cruz, D. & Ferreira, C. A. (2010). Aprendizagens de alunos na metodologia de trabalho de projecto com a utilização da Internet. In F. A. Costa, G. L. Miranda, J. F. Matos, I. Chagas & E. Cruz (orgs.). I Encontro Internacional TIC e Educação: o: Inovação

141

Curricular com TIC, 203-209. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de

Lisboa. http://ticeduca2010.ie.ulisboa.pt/wp-

content/uploads/2017/02/LivroACTASticEDUCA2010.pdf, consultado a 20/11/2017 às

15:12h.

Díaz, V. M. (2013). La competencia digital de los estudiantes: elemento clave para el desenvolvimiento en la sociedad de la información. In J. B. Osuna & J. C. Almenara (coords.). Nuevos escenarios digitales: las tecnologías de la información y la

comunicación aplicadas a la formación y desarrollo curricular (pp. 37-55). Madrid:

Pirámide.

Ferreira, C. A. (2009). A avaliação na metodologia de trabalho de projeto: uma

experiência na formação. Revista Portuguesa de Pedagogia, n.º 43 (1). 146-148.

Ferreira, C. A. (2010). Vivências de integração curricular na Metodologia de Trabalho

de Projeto. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educacíon, n.º14. 91-103.

Ferreira, C. A. (2013). Os olhares de futuros professores sobre a metodologia de

trabalho de projeto. Educar em Revista, n.º 48. Editora UFPR. Brasil: Curitiba. 309-

328.

Ferreira, C. A & Bastos, A. M. (2016). O Feedback na Formação Inicial de Professores: Uma Prática Promotora da Aprendizagem nos Futuros Professores. In C. A. Gomes, M. Figueiredo, H. Ramalho & J. Rocha (coords). Atas do XIII Congresso SPCE.

Fronteiras, diálogos e transições na educação, 1230-1239. Viseu: Escola Superior de

Educação de Viseu.

Fonseca C. A. (2016). Jovens Institucionalizados e o Património Cultural:

Dinamização do Projeto “A Arte, o Tempo e o Homem” do Museu Nacional de Machado de Castro. Relatório de estágio para obtenção de grau de Mestre. Coimbra:

FPCEUC.

Gamito, P. & Morais, D. G. (2013). Do ábaco aos átomos. In M. G. Matos & M. Ferreira (coords.). Nascidos Digitais: Novas Linguagens, Lazer e Dependências (pp. 23-40). Lisboa: Coisas de Ler.

Garrido, C. A. (2013). Aprendizaje en movilidad. In J. B. Osuna & J. C. Almenara (coords.). Nuevos escenarios digitales: las tecnologías de la información y la

142

comunicación aplicadas a la formación y desarrollo curricular (pp. 193-306). Madrid:

Pirámide.

Garrido, C. C. & Andonegui, A. R. (2013). Aplicaciones móviles: más alla de las herramientas web 2.0. In J. B. Osuna & J. C. Almenara (coords.). Nuevos escenarios

digitales: las tecnologías de la información y la comunicación aplicadas a la formación y desarrollo curricular (pp. 277-292). Madrid: Pirámide.

Graván, P. R. & Tena, R. R. (2010). La formación del professorado en las tecnologías de la información y de la comunicación. Las tecnologías en la formación del profesorado. In J. C. Almenara (coord.). Tecnología educativa (pp. 141-158). Madrid: Mc Graw Hill.

Leite, L. & Santos, M. R. (2004). Nos trilhos da área de projecto. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.

López, B. C. (2010). Las nuevas tecnologías como instrumentos didácticos. In J. C. Almenara (coord.). Tecnología educativa (pp. 159-172). Madrid: Mc Graw Hill.

Marques, L. (2016). William Kilpatrick e o Método de Projeto. Cadernos de Educação de Infância, n.º 107. Lisboa: Direção Geral de Educação. 4-5.

Mateus, M. N. E. (2011). Metodologia de trabalho de projecto: Nova relação entre os

saberes escolares e os saberes sociais. Revista EDUSER, Vol. 3 (2). Bragança:

Instituto Politécnico de Bragança. 3-16.

Meirinhos, M. (2015). Inovar com TIC na Escola: um grande desafio. I Encontro com Professores Inovadores com TIC. Bragança. 5-9.

Ministério da Educação (1986). Organização Curricular e Programas. Lisboa: DGE, ME.

https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Basico/Metas/Estudo_Meio/eb_em_programa _1c.pdf

Monteiro, R. & Barbosa, H. (2014). Challenges Game: um jogo dinamizador do processo de ensino. In A. A. A. Carvalho, S. Cruz, C. G. Marques, A. Moura & I. Santos (orgs.). Atas do 2.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, 74-84. Braga: Instituto de Educação, Universidade do Minho, CIEd.

143

Morales, P. T. (2013). Las tecnologías de la información, la comunicación y la inclusión educativa. In J. B. Osuna & J. C. Almenara (coords.). Nuevos escenarios digitales: las

tecnologías de la información y la comunicación aplicadas a la formación y desarrollo curricular (pp. 411-426). Madrid: Pirámide.

Moura, A. (2008). A Web 2.0 e as Tecnologias Móveis. In A.A.A. Carvalho (org).

Manual de Ferramentas da web 2.0 para professores (pp. 121-146). Lisboa: Ministério

da Educação/ DGIDC.

Moura, A. (2012). Mobile Learning: tendências tecnológicas emergentes. In A. A. A. Carvalho (org.). Aprender na Era Digital: jogos e Mobile-Learning (pp. 127-147). Santo Tirso: De facto editores.

Oliveira, I. P., Roberto, M. T. G. & Costa, C. M. M. (2014). Dispositivos móveis e redes sociais: novos rumos para a sedução no ensino e aprendizagem do Turismo na região do Douro. In A. A. A. Carvalho, S. Cruz, C. G. Marques, A. Moura & I. Santos (orgs.). Atas do 2.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, 362-366. Braga: Instituto de Educação, Universidade do Minho, CIEd.

Osuna, J. B. (2013). Nuevos escenarios para la formación. La integración curricular de las TIC. In J. B. Osuna & J. C. Almenara (coords.). Nuevos escenarios digitales: las

tecnologías de la información y la comunicación aplicadas a la formación y desarrollo curricular (pp. 57-67). Madrid: Pirámide.

Pérez, I. S. M. & Suñé, F. X. S. (2011). Manual imprescindible de La Escuela 2.0 en tus

manos: Panorama, instrumentos y propuestas. Madrid: Anaya Multimedia.

Prensky, M. (2001). Digital Natives, Digital Immigrants. EUA: MCB University Press. Ramos, J. L., Teodoro, V. D. & Ferreira, F. M. (2011). Recursos educativos digitais.

Reflexões sobre a prática. Cadernos SACAUSEF VII. Lisboa: Ministério da Educação e

Ciência/ DGIDC. 11-34.

http://dspace.uevora.pt/rdpc/bitstream/10174/5051/1/1330429397_Sacausef7_11_35_R

ED_reflexoes_pratica.pdf, consultado a 22/08/2017 às 22:21h.

Rangel, P. & Gonçalves, C. (2010). A Metodologia de Trabalho de Projeto na nossa prática pedagógica. In P. Rangel (coord.). Da investigação à prática, V. I, N.º 3, (pp. 21-43). Porto.

144

Sanmamed, M, G. (2010). Las TIC como factor de innovación y mejora de la calidad de