• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

3.2 Etapas da pesquisa

Este trabalho tem como questão central investigar que concepções e práticas de ambientalização curricular podem ser evidenciadas nas dissertações e teses em EA voltadas para formação de professores e profissionais educadores ambientais23.

Assim, a partir dos dados do Projeto EArte, foi necessário identificar o conjunto de documentos desenvolvidos em contexto educacional escolar em nível superior, ou seja, pesquisas que abordaram cursos, programas ou disciplinas no âmbito da graduação, relacionados à EA e questões curriculares.As etapas de trabalho foram as seguintes:

A. Identificação, seleção, recuperação e organização das dissertações e teses.

Para suprir os objetivos desta pesquisa, utilizamos como fonte principal de identificação do corpus documental o catálogo analítico do Projeto EArte - “A Educação Ambiental no Brasil: análise da produção acadêmica (dissertações e teses)”. A busca dos documentos para constituição do catálogo foi realizada pela equipe de pesquisadores do Projeto no mês de março de 2011, junto ao Banco de Teses da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior – Capes. A expressão educ* ambient*, foi utilizada para a busca no campo “todas as palavras” dessa base de dados. Assim, foram resgatados trabalhos cujo título ou resumo ou palavras-chave ou outros dados constantes da base apresentassem os termos educação, educativo, educacional,

23 Ressaltamos que a busca por trabalhos defendidos entre 2010 e 2012 não foi realizada até o momento de conclusão desta tese, pois o Banco de Teses da Capes esteve indisponível para consultas desde agosto de 2013, passando por reformulação. Até o fechamento deste texto (junho de 2014) o acesso ainda não havia sido plenamente reestabelecido, estando disponíveis somente as referências de 2011 e 2012 e não mais os dados relativos a 2010 e anos anteriores.

65

educador, bem como ambiente, ambiental, ambientalismo, ambientalização, dentre

outros termos derivados dos radicais “educ” e “ambient”.

Em virtude da época em que o levantamento de dados foi realizado junto à Capes, a equipe do Projeto optou por mapear os trabalhos defendidos entre 1987 (primeiro registro de teses e dissertações constante do Banco de Teses da Capes) e 2009. Os dados relativos a 2010 ainda não estavam plenamente inseridos no Banco à época da consulta, e poderiam causar distorções no trabalho de investigação. Foram obtidas, desse modo, 8.437 referências de dissertações e teses.

Na sequência, a equipe do Projeto efetuou o processo de leitura dos títulos, resumos e palavras-chave dos trabalhos, disponíveis nas informações contidas no Banco da Capes, visando a exclusão dos trabalhos que não se tratavam de uma pesquisa no campo da EA. Esta foi uma etapa exaustiva de discussão no âmbito da equipe, quando foram definidos os critérios de exclusão e, sobretudo, debatido o próprio significado de “pesquisa em EA”, tendo em vista as várias compreensões dos pesquisadores envolvidos e a diversidade teórico-metodológica das dissertações e teses identificadas. Restaram 2.151 teses e dissertações consideradas como Pesquisas em EA, as quais passaram a integrar o Banco de Dados do Projeto EArte, criado especialmente para facilitar o processo de buscas por pesquisadores em geral (CARVALHO et al., 2009; 2013)24.

A partir dessas referências, a seleção das pesquisas que trataram de processos de formação inicial de professores/educadores ambientais foi feita, primeiramente, efetuando buscas por palavras-chave a partir dos títulos e resumos disponibilizados no Catálogo do Banco de dados do Projeto EArte, disponibilizado em formato de planilha eletrônica. As palavras-chave utilizadas para a busca dentro da planilha foram: “formação

de professores”, “formação docente”, “formação inicial”, “formação de educadores”, “formação de agentes”, “ambientalização curricular”, e o radical “curric”.

A busca retornou pouco mais de 500 referências, dentre as 2.151 disponíveis. Uma primeira aproximação com o material nos possibilitou verificar que, em muitos dos casos, as produções versavam sobre a formação de professores em exercício, ou seja,

66

eram trabalhos que tratavam da inserção da temática ambientalno âmbito da formação continuada. Assim, as referências encontradas foram submetidas a novo processo de leitura e análise dos títulos e resumos, no intuito de selecionar as pesquisas que traziam, nos títulos, resumos e/ou palavras-chave disponibilizados, o envolvimento de problemas, objetivos, objetos de estudo ou indícios de que o trabalho teceu discussões (de forma parcial ou plena) referentes à inserção da temática ambiental na formação inicial de professores ou outros profissionais que atuarão, de forma direta ou indireta, como educadores ambientais.

Finalizada essa etapa, foram identificadas 50 dissertações e teses, conjunto este utilizado como base para o texto submetido ao Exame de Qualificação em novembro de 2013.

Em março de 2014, dado o progresso das equipes de classificação e da estrutura do banco de dados do Projeto EArte, optamos por efetuar uma segunda busca por trabalhos, utilizando o sistema interno de buscas do Projeto. Primeiramente, geramos um relatório contendo todos os documentos classificados dentro do descritor “Ensino Superior”, que resultou em 202 referências. Todos os resumos foram lidos e, excluindo- se os trabalhos sobre formação continuada e cursos em nível de pós-graduação, obtivemos 67 novas referências.

Dada a significativa diferença no número de trabalhos, uma análise crítica do processo realizado na primeira busca dentro do Catálogo (disponibilizado em planilha eletrônica) foi efetuada. Basicamente, pudemos perceber que a escolha e procura pelas palavras-chave não previu algumas situações peculiares. Citamos como exemplo alguns resumos que traziam o termo “formação dos professores” e que, portanto, não foram selecionados pela busca com a palavra-chave “formação de professores”. Outra circunstância foi a diferenciação dos acentos ortográficos nas buscas dentro da planilha eletrônica, o que em geral não ocorre em outros sistemas de busca. Nesse caso, alguns trabalhos cujo radical “curric” encontrava-se no título, resumo ou palavras-chave acentuado (“curríc”) não foram identificados e portanto, ficaram fora das referências analisadas que compuseram o primeiro corpus documental determinado para a tese. Também nesse período foram incorporados ao Banco do EArte alguns novos

67

documentos, oriundos do catálogo anterior coordenado por Hilário Fracalanza (FRACALANZA, 2005), e procedemos à busca por palavras-chave nesses novos documentos.

Consequentemente, a leitura e análise das 67 referências foi feita com base nos critérios já elencados anteriormente neste capítulo. Foram excluídos dois trabalhos que não trouxeram evidências de que a graduação abordada foi compreendida pela pesquisa como tratando-se de formação de futuros profissionais educadores ambientais.Dos 65 documentos restantes, pudemos identificar 35 novas referências que traziam elementos claros ou indícios explícitos de discussões sobre a ambientalização curricular (de forma parcial ou plena) na situação de formação inicial investigada.

Em suma, a partir de um conjunto de 2.151 dissertações e teses consideradas como Pesquisas em Educação Ambiental pela equipe do Projeto EArte, selecionamos 85 trabalhos para compor o corpus documental desta pesquisa. A relação das obras, identificadas por códigos sequenciais e organizadas por ordem alfabética de sobrenome do autor, suas referências institucionais e de autoria, bem como os resumos das mesmas encontram-se no Apêndice 125.

De posse das referências de dissertações e teses de interesse para a pesquisa, iniciamos a etapa de obtenção do texto integral dos documentos. Boa parte dos trabalhos foi obtida a partir do acervo constituído pelo Projeto EArte, os quais foram obtidos em bibliotecas digitais, por doação de autores, por Empréstimo Entre Bibliotecas (EEB) ou pelo sistema de Comutação Bibliográfica (COMUT) (CARVALHO et al., 2013). Nesse ponto, retomamos o comentário referente à dificuldade enfrentada por pesquisas do estado da arte quanto à recuperação de documentos primários de pesquisa. Conforme

25 Julgamos necessário esclarecer que o conjunto de estudos analisado é resultado do processo de busca e critérios de seleção elencados nesta pesquisa. Ressaltamos que o Banco de Dados do Projeto EArte foi utilizado como fonte principal de identificação dos trabalhos e, portanto, admitimos que nosso corpus documental constitui um recorte e certamente não representa a totalidade de pesquisas que podem discutir, de forma plena ou significativa, processos de ambientalização curricular na formação inicial de professores e profissionais educadores ambientais. Outra possibilidade é que o radical de busca no Banco de Teses da Capes, utilizado pela equipe do Projeto EArte (“educ* ambient*”), possa eventualmente não ter recuperado todas as pesquisas em Educação Ambiental disponíveis nesse Banco. Ou, de modo particular para a presente pesquisa, esse radical possa não ter recuperado todas as pesquisas sobre ambientalização curricular em cursos de graduação. Um novo levantamento por meio de outros radicais está previsto pela equipe do Projeto EArte, porém enquanto a Capes não retornar os dados anteriores relativos ao período 1987 e 2009 isso é impraticável. Em uma continuidade da presente pesquisa isto poderá ser realizado.

68

Megid Neto (2014) seja por conta da baixa difusão da produção ou ainda pela não disponibilidade dos trabalhos em versões eletrônicas, muitas das pesquisas são encontradas somente nas bibliotecas depositárias em sua versão impressa. Daí a necessidade de utilizarmos sistemas de recuperação como o COMUT. Todavia, boa parte das bibliotecas depositárias não fazem parte desse sistema. Além disso, os pedidos via COMUT costumam ser atendidos num prazo de 3 meses a até 18 meses, o que muitas vezes inviabiliza a recuperação plena dos documentos, por razões de prazos junto às agências de fomento à pesquisa ou junto aos programas de pós-graduação. Até o fechamento do texto final desta tese de doutorado, obtivemos 65 textos integrais das 85 dissertações e teses do nosso corpus documental.

Por fim, uma ficha de análise e classificação foi criada para cada obra, numerada sequencialmente por sobrenome do autor, contendo título, resumo, palavras-chave, os dados institucionais, a classificação dos trabalhos pelo conjunto de descritores configurado, além de observações gerais sobre os trabalhos. A ficha foi utilizada para análise de alguns trabalhos de modo exploratório e, após, consolidada como apresentado no Apêndice 2.

Os descritores definidos para esta pesquisa serão apresentados na seção a seguir.

B. Definição dos descritores

Conforme Megid Neto (1999), o termo descritor (ou indicador) é utilizado para indicar aspectos que serão analisados na descrição, classificação e análise dos documentos que constituem o foco do estudo. Considerando prováveis mudanças ao longo do período de classificação, preliminarmente utilizamos o mesmo conjunto de descritores utilizados no Projeto EArte (Apêndice 5). Com base nesse conjunto e também ponderando as especificidades do corpus documental constituído para esta pesquisa, foram definidos dois grupos de descritores para análise e classificação das dissertações e teses selecionadas:

69 Descritores da base institucional

Esse grupo de descritores foi utilizado para indicar aspectos da base institucional 26 (TEIXEIRA, 2008) do conjunto de trabalhos analisados. São eles:

 Título: título da pesquisa segundo Banco de Teses da Capes.  Autor: nome e sobrenome do autor da dissertação ou tese.  Orientador: nome do orientador da pesquisa.

 Ano da Defesa: ano de defesa do trabalho conforme Banco de Teses da Capes.  Programa de Pós-Graduação: nome do programa de pós-graduação em que o

trabalho foi defendido, segundo nomenclatura da Capes.

 IES: sigla da Instituição de Ensino Superior em que a obra foi defendida.

 Unidade/Setor: unidade ou setor acadêmico responsável pelo programa de pós- graduação.

 Estado: sigla do estado da federação em que está localizado o programa de pós- graduação.

 Cidade: cidade sede do programa de pós-graduação.

 Grau de Titulação Acadêmica: Mestrado - M; Mestrado Profissional - MP; Doutorado – D.

 Dependência Administrativa: indicação da natureza administrativa da IES: federal, estadual, municipal ou particular, conforme art. 19 Lei nº 9.394 (BRASIL, 1996)27.

Descritores da base curricular-ambiental

Esses descritores foram utilizados para indicar aspectos relacionados aos elementos curriculares e concepções de EA e Ambiente presentes nos processos de ambientalização curricular investigados nas pesquisas. Estes descritores e respectivos

26 A planilha de classificação geral da base institucional dos trabalhos encontra-se no Apêndice 3.

27 Com relação à constituição jurídica de sua mantenedora, as IES “particulares” podem ser consideradas fundações, associações civis ou sociedades civis de direito privado. Em relação à sua finalidade, podem ser lucrativas ou não. Quanto à composição dos membros mantenedores, podem ser particulares em sentido estrito, comunitárias, confessionais ou filantrópicas, sendo consideradas laicas quando não possuem orientação confessional (BRASIL, 1996, art. 20). Ressaltamos que todas estas denominações específicas são indicadas para uma mesma categoria de IES: as de natureza “particular” ou “privada”. Neste trabalho optaremos pelo termo “particular”.

70

subdescritores estão em sintonia com o referencial teórico que utilizamos neste estudo, apresentado nos Capítulos 1 e 228. São eles:

 Tipo de Estudo: situa o tipo de estudo realizado pela pesquisa: diagnóstico de processos de ambientalização curricular (por exemplo um “estudo de caso); ou proposição, aplicação, avaliação de processos de ambientalização curricular; ou ensaio visando estabelecer fundamentos teórico-metodológicos para processos de ambientalização curricular.

 Modalidade do curso: indicação do tipo de graduação (Bacharelado, Licenciatura, Tecnólogo).

 Área Curricular: situa a área ou disciplina do currículo ou curso de graduação ao qual se vincula a pesquisa realizada.

 Concepções de Educação Ambiental – Conservacionista; Pragmática; Crítica (LAYRARGUES; LIMA, 2011),

 Concepções de Currículo – Tradicional; Crítica; Pós-crítica (SILVA, 2004).

Um esquema contendo a representação dos macrodescritores utilizados para a análise da produção investigada pode ser visualizado a seguir:

71

Quadro 2: Representação dos macrodescritores definidos para a análise dos dados.

Fonte: Rink e Megid Neto, 2012.

C. Análise e Classificação dos trabalhos de acordo com o conjunto de descritores.

A análise e classificação das pesquisas foi realizada a partir da leitura dos respectivos títulos, resumos e dos textos integrais dos trabalhos. Durante a leitura, procuramos identificar indicativos trazidos pelo autor que nos permitissem realizar a análise e classificação em conformidade com os descritores estabelecidos. Desse modo, foram extraídos dos documentos elementos que permitiram a análise e categorização das dissertações e teses, em consonância com o referencial teórico adotado pela tese. É importante comentar que esta etapa contou com a elaboração de fichas de análise e classificação para cada um dos trabalhos, que além da classificação em si contém excertos das obras, observações sobre a análise interpretativa global dos trabalhos e demais considerações que julgamos pertinentes. Apresentamos algumas fichas de

Descritores Base

Institucional Base institucional

Descritores Base Curricular- Ambiental Tipo de Estudo Modalidade do Curso Área Curricular Concepção de EA Concepção de Ambiente Concepção de Currículo

72

classificação preenchidas para exemplificar o processo de construção dos dados desta investigação no Apêndice 6.

D. Organização, sistematização e análise dos dados.

Os dados oriundos das classificações foram sistematizados com auxílio das fichas de análise e classificação das dissertações e teses. Com o uso de aplicativos específicos para edição de textos e planilhas eletrônicas, foram confeccionadas tabelas, planilhas e gráficos para sintetizar os resultados. Desse modo, foi possível analisar o conjunto de informações e obter um mapeamento indicativo das características e tendências presentes no conjunto de trabalhos investigados.