• Nenhum resultado encontrado

O trabalho é desenvolvido em cinco etapas: i) pesquisa bibliográfica; ii) coleta e análise de dados; iii) proposta do modelo de matriz de rateio do recurso orçamentário de custeio; iv) desenvolvimento do plano de ação e da metodologia de aplicação da matriz; e v) considerações finais.

Primeiramente, na pesquisa bibliográfica, foram examinados e analisados livros, artigos, teses, dissertações, legislações e publicações dos principais órgãos relacionados a educação pública e sua gestão, buscando conceituar os temas que compõem a pesquisa, como administração pública, governança pública, orçamento, orçamento público, etapas da despesa pública, classificação das despesas orçamentárias e envolvendo as universidades públicas em relevância aos tópicos anteriores, como autonomia universitária e orçamento público nas universidades públicas.

Utilizou-se para esta pesquisa as bases de dados eletrônicas SciELO, o Portal de Periódicos CAPES, o Portal de Periódicos Científicos da UTFPR (PERI), o Repositório Institucional da UTFPR (RIUT) e o Repositório de Outras Coleções Abertas (ROCA) da UTFPR, com a pesquisa por intermédio dos termos “distribuição orçamentária”, “matriz de rateio”, “rateio orçamentário”, “matriz orçamentária” ou “distribuição de recursos”, associados ao termo “orçamento público”, quando possível. Sendo desconsiderados os resultados cujo tema relaciona-se à análise de políticas públicas, distribuição de recurso envolvendo as instituições privadas, as alocações de recursos envolvendo projetos específicos (público ou privado) e com a tipologia “recurso” apresentada em sentido diverso de recurso público, orçamentária ou financeiro. Também foram descartados após a leitura analítica, as publicações relacionadas ao sistema de custeio e ao orçamento participativo.

A pesquisa resultou em 113 publicações, onde, após a leitura exploratória, realizada para verificação da convergência dos artigos ao tema, a amostra final foi de 7 publicações envolvendo a distribuição orçamentária interna em instituições públicas. Compõem também o referencial teórico, por meio de pesquisa em sites do Governo Federal, incluindo o TCU, UTFPR, MEC, Ministério da Economia, dentre

outros, as legislações, manuais, instruções normativas, relatórios, pareceres, dentre outros. Também foi pesquisada a forma de distribuição do recurso orçamentário anterior a distribuição interna no Câmpus LD, a saber, o recurso orçamentário do MEC para a UTFPR e da UTFPR para os câmpus da universidade, apresentando também a sugestão de distribuição interna para os câmpus da instituição.

A segunda etapa se refere a coleta e análise dos dados. Foram utilizados dados oriundos de documentação e registro de arquivo (YIN, 2010). No que se refere aos dados provenientes da análise documental, incluem os ofícios, atas, registros de reuniões, documentos administrativos, PDI, regulamentos, resoluções, instruções normativas, relatórios de gestão e outros documentos internos, bem como estudos e avaliações do local sob estudo. Já referente aos dados derivados do registro de arquivo, em sua maior parte são referentes aos registros organizacionais, registros de serviços e dados oriundos de levantamentos (YIN, 2010), obtidos por meio dos sistemas corporativos da instituição, SigaBR, portal da transparência, SIAFI e demais sistemas do Governo Federal, buscando corroborar com os dados oriundos da análise dos documentos.

Para a elaboração da proposta de matriz de rateio do orçamento de custeio para o Câmpus LD, primeiramente, por meio de observação participante e dados bibliográficos, foi definido as condicionantes da proposta de matriz de rateio, sendo então, por meio de pesquisa documental, coletado os dados destas condicionantes, sendo, a estrutura organizacional, suas competências e peculiaridades, as UGR, os laboratórios, a força de trabalho e sua divisão, as classificações dos servidores docentes e servidores técnico-administrativos e as formas de organização didático acadêmico.

Posteriormente foi analisado a sugestão de distribuição interna do orçamento de custeio para os câmpus da instituição feita pelo COPLAD da UTFPR. Esta análise buscou apresentar as diferenças de conteúdo entre a proposta e o câmpus, com base no obtido na etapa anterior. Buscou verificar a força legal e a obrigação em utilizar da ferramenta e, se, nos moldes propostos e buscou também a verificação de diretrizes que balizaram a elaboração da proposta do trabalho.

A próxima etapa tratou da elaboração de um modelo de matriz de rateio do recurso orçamentário de custeio para o Câmpus LD, cuja construção do modelo se baseou nos conceitos, aplicações e experiências contidas nos livros, artigos,

dissertações, teses e demais documentos e bibliografias pesquisados sobre o tema, onde, com base nas análises dos dados obtidos e na análise da proposta de matriz de rateio do COPLAD, foi possível a elaboração do modelo proposto no trabalho. Ainda, juntamente com análises realizadas na legislação, normas, Regimento Geral e Regimento dos Câmpus da UTFPR e em resoluções e relatórios dos conselhos da UTFPR, também foi possível verificar as possibilidades, os limites e os requisitos para a elaboração de um modelo adequado e aplicável à realidade da UTFPR, Câmpus LD.

Como forma auxiliar na implantação e aplicação da matriz de rateio proposta, é apresentado, baseado em observação participante e nos dados obtidos e analisados da pesquisa documental e bibliográfica, as fases do processo de aplicação da matriz na UTFPR, Câmpus LD, compreendendo todo o processo necessário para a sua aplicação, e a forma de aplicação das variáveis, contendo as características de cada variável e compreendendo os dados necessários e a forma de obtenção destes dados, informações e etapas dentro do processo, bem como sua relação com a matriz matemática.

Por fim, aprestamos as conclusões e os resultados, além de recomendações para a UTFPR, Câmpus LD, e sugestões de estudos futuros.