• Nenhum resultado encontrado

4.4 QUARTA ATIVIDADE: NADIA COMANECI E A TRAVE DE EQUILÍBRIO – 10/04/2019

Com o objetivo de apresentar grandes ícones da Ginástica, optamos por realizar uma aula na qual apresentaríamos às crianças a ginasta romena Nadia Comaneci que tem o mesmo nome da melhor amiga do Guts – o Rei da Ginástica. Algumas crianças já conheciam essa famosa ginasta de semestre anteriores e logo trataram de contar para os amigos que ela tinha tirado nota dez em uma competição. Assim, para que as crianças tivessem um maior contato com a ginasta, dois vídeos e um pôster da Nadia foram mostrados durante a roda de conversa, sendo que no primeiro vídeo a ginasta aparece realizando uma série nas “barras paralelas assimétricas” e no segundo uma série no aparelho “trave de equilíbrio”. Após o vídeo, as crianças foram convidadas a irem ao tablado, onde foram informadas que naquela aula realizaríamos vários movimentos na “trave” do nosso ginásio e também no “tablado”20.

Na trave, as crianças foram convidadas, primeiramente, a explorarem diversas maneiras de se deslocarem até o outro lado do aparelho, onde havia um colchão no chão para que realizassem as aterrissagens. Posteriormente ao momento da exploração, as crianças foram instigadas com pistas e dicas a se deslocarem de frente, de costas, de lado, em seis apoios, assim como a realizarem vários saltos para saírem da trave. Após esses dois momentos, um direcionamento ocorreu, fazendo com que as crianças realizassem novamente alguns deslocamentos com uma maior atenção a técnica. Além disso, foi lembrada a maneira correta de aterrissar com os seus dois pés no chão. Já no solo, as crianças foram conduzidas pelos(as) professores(as) a realizarem movimentos gímnicos, como os rolamentos para frente e para trás, assim como o equilíbrio denominado avião.

Figura 16 - Fotos retiradas a partir dos vídeos das séries da Nadia, que foram utilizados durante a aula para apresentar a ginasta as crianças do Crescendo com a Ginástica

Fonte: Compilação elaborada pela pesquisadora21

Figura 17 - Trave de equilíbrio oficial e barra paralela assimétrica Fonte: Gymnova (2020)

Figura 18 - Imagens de movimentos realizados por crianças na trave e no solo, semelhante aos realizados nas aulas do Crescendo com a Ginástica

Fonte: Compilação de fotos da internet elaborada pela pesquisadora22

4.4.1 Falas e traços do que impactou

A partir das Rodas de Conversa, pudemos perceber que as crianças mais antigas no projeto se lembravam muito bem da ginasta Nadia, pois quando instigadas a falar sobre a atleta respondiam com muita prontidão. A seguir trazemos alguns trechos em que isso ocorre.

Roda de conversa –10/04/2019

(P): Algumas pessoas aqui já conhecem a xará da Nádia, porque a gente já mostrou. Alguém quer falar um pouco da xará da Nádia?

(C): Eu não conheço!

(P): Mas olha, tem algumas meninas aí (olhando para as crianças mais antigas) que conhecem uma tal de Nadia.

(C): Eu conheço...foi a que ganhou a maior nota! (P): E qual a nota?

(C): DEZ!

(P): Eu vou mostrar uma foto dela, pode ser? (C): Pode!

(P): E vocês sabiam que vocês todo dia que vem aqui olham para um quadro da Nádia e nem sabem que é a Nadia?

(C): A gente sabe!! (falam as mais antigas no projeto)

(P): Vocês sabem porque vocês fizeram essa aula! Esse quadro (mostram o quadro) aqui fica lá perto da onde vocês guardam o sapato, e é a Nadia. (C): Uau! É sério?

(P): É sério. Ela é uma ginasta de uma país que chama Romênia! (C): Romênia...

(P): E a Romênia tem muuuuitas ginastas que são muito boas em ginástica, só que a Nadia é uma das mais famosas!

22 Disponível em https://blogs.ubc.ca/ubcpe/2015/12/01/october-21st-movement-journal-5-gymnastics/, https://w ww.eastgymnastics.com.au/kindergym/ e <https://the-journal.com/articles/24390. Acesso em mar. 2020.

Com a roda de conversa também foi possível verificar o conhecimento que os alunos já tinham sobre o nome de determinados aparelhos e os movimentos que normalmente são realizados em cada um deles. Assim, quando questionados qual aparelho era a trave, as crianças apontaram para a barra, porém quando mencionado que na trave nós trabalhamos com o equilíbrio, prontamente apontaram o aparelho correto, como destacamos a seguir.

Roda de conversa – 10/04/2019

(P): Tia Ana, você consegue achar um da trave, porque hoje nós iremos fazer trave. Quem lembra qual que é a trave?

(C): Aquela (apontam para a barra).

(P): Ixi, aquela não, aquela é a barra. A trave é uma que a gente tem que equilibrar!

(C): EU SEI!!!!!! AQUELA!!!!! (agora apontam corretamente para o aparelho trave de equilíbrio).

(P): Essa mesma!!! E hoje, diferente dos outros anos, a gente vai fazer na trave alta.

(C): Qual é a trave alta?

(P): Aquela ali! Igual da Nadia! Pode ser? (C): POOOODE(respondem muito animados)!

A participação da ginasta Nadia também foi lembrada em aulas posteriores. O trecho a seguir demonstra que na roda de conversa ocorrida duas semanas após a apresentação da Nadia às crianças, ela ainda foi lembrada pelos(as) alunos(as).

Roda de conversa – 24/04/2019

(P): Quem vocês conhecerem na semana passada? (C): Eu que não me lembro!

(P): Fechem os olhos e pensem!!!

(C): AHHH! A Nádia grande da Ginástica!!!

Ademais, a partir dos desenhos, podemos verificar que os momentos da atividade que foram realizados na trave marcaram inúmeras crianças. Isso ocorreu, possivelmente, pois nesse dia foi a primeira vez que elas puderam andar na trave alta, visto que em outros dias as atividades de trave eram sempre realizadas em traves mais baixas. Os desenhos a seguir mostram a presença do aparelho trave nas criações das crianças, sendo que os desenhos 8 e 10, anteriormente apresentados, também contêm a representação desse aparelho da Ginástica.

Outro detalhe importante que podemos observar nos desenhos é a altura da trave. As crianças já haviam vivenciado a trave de equilíbrio mais baixa, utilizada para o ensino, mas dessa vez quiseram fazer na altura igual à da Nadia. Em todos os desenhos o aparelho aparece de uma maneira que nos faz entender que ele estava um tanto distante do chão. Já no desenho 18 podemos notar a altura da trave a partir do tamanho que a criança desenhou os seus pés.