• Nenhum resultado encontrado

6. RESULTADOS E DISCUSSÃO

6.7. ESTUDO DE CASO

6.7.7. Validação das Evidências de Alinhamento Vertical e Horizontal

6.7.7.2. Evidências de Alinhamento Horizontal

Ficou evidente na pesquisa que os critérios custo e qualidade também compõem os critérios competitivos dos três fornecedores da empresa focal.

Todavia, no caso desses fornecedores, o foco em custo ou em qualidade pode ser uma característica típica do setor calçadista ou ainda ter alguma relação direta com uma adequação operacional relacionada à empresa focal.

O Quadro 11 mostrou os principais pontos investigados junto aos fornecedores. Os dados mostraram que algumas ações podem favorecer a redução de custos, enquanto outras apontam para a promoção da qualidade.

A Figura 21 mostra, em síntese, as práticas identificadas junto aos fornecedores que podem ser associadas à redução de custos e melhoria da qualidade.

Figura 21 - Práticas dos fornecedores associadas a custo e qualidade.

Fonte: Autoria própria.

É possível afirmar também, que algumas práticas, podem contribuir ao mesmo tempo para a redução de custos e melhoria da qualidade, como é o caso do Item 4 - Métodos para venda de matéria prima, e do Item 10 - Tecnologias de apoio utilizadas nas vendas, ambos mostrados no Quadro 11.

A tecnologia de informação associada aos processos industriais pode favorecer a redução de custos e melhorar o desempenho das atividades em diversos sentidos.

Ainda conforme o Quadro 11, os itens 1 e 2 - Tempo e Tipo de relacionamento com a empresa - revelam certa estabilidade nas relações organizacionais entre as empresas. Entende-se que o tempo de relacionamento de médio e longo prazo e um relacionamento contínuo e consolidado possa favorecer o

ajuste operacional entre as empresas.

O item 3 - Percentual de produção destinado à empresa focal - mostra valores significativos de produção que chegam até a 25% destinados à empresa focal. Esses são índices significativos de produção, os quais podem favorecer o atendimento a demandas específicas por meio dos altos volumes.

O item 10 - Tecnologias de apoio utilizadas nas vendas - mostra um elemento de integração importante que é o uso da tecnologia de informação no suporte ao abastecimento. A automação de processos favorece a redução de custos e a melhoria da qualidade.

Embora os fornecedores não compartilhem o gerenciamento dos estoques da empresa focal, nem tenham acesso ao seu banco de dados conforme mostram os itens 5 e 8, percebe-se que o tempo médio de abastecimento de 2 semanas a partir da previsão de demanda (itens 12 e 13), estimula o fluxo de abastecimento dos estoques da empresa focal, o que acaba sendo favorecido pela dinâmica logística do modal rodoviário utilizado no arranjo produtivo local do polo industrial da região (itens 4 e 6).

Por fim, na análise do Quadro 11, ficam evidentes no item 14 - Problemas mais comuns - e item 15 - Principais exigências da empresa cliente - que os critérios custo e qualidade, evidenciados pela empresa focal, são transmitidos para seus fornecedores como prioridades operacionais.

A preocupação da empresa focal com os prazos de abastecimento remete ao desejo de se manter a qualidade de produção, condicionada também ao cumprimento de prazos de entrega acordados com seus clientes.

Já as exigências pertinentes a preços e boas ofertas de matéria prima representam desdobramentos da prioridade competitiva, liderança em custos, da empresa focal.

Além destes indicadores, três outros foram observados com o intuito de se identificar práticas de integração estratégicas entre a empresa focal e seus fornecedores, buscando confirmar os indícios de alinhamento estratégico horizontal.

O Quadro 13 mostra uma síntese dos resultados encontrados a cerca dessas práticas de integração junto à empresa focal e seus fornecedores.

Quadro 13 - Práticas de integração estratégica dos fornecedores. Práticas de Integração Estratégica - Grupo Custo

Fornecedor 1 Fornecedor 2 Fornecedor 3 Comunicação

Estratégica? (entre as empresas)

Sim. Encontros formais

de planejamento. Sim. Encontros formais de planejamento. Sim. Encontros formais de planejamento.

Ação Conjunta? (entre as empresas)

Sim. Projetos para melhoria e desenvolvimento de

produtos.

Sim. Projetos para melhoria e desenvolvimento de produtos. Não. Mecanismos de Alinhamento? (entre as empresas) Sim. Automação do processo de abastecimento de estoques. Sim. Automação do processo de abastecimento de estoques.

Sim. TI. Automação do processo de abastecimento de

estoques. Fonte: Autoria própria.

A partir dessas práticas foi possível observar que os fornecedores 1 e 2, os quais haviam apresentado indícios de alinhamento estratégico horizontal considerando a adoção das mesmas prioridades competitivas que a empresa focal, confirmaram essas evidências, uma vez que as práticas de comunicação estratégica, ação conjunta e mecanismos de integração mostraram-se presentes na relação entre essas empresas e a empresa focal.

Não é possível afirmar que o alinhamento estratégico horizontal existente entre essas empresas se dê em função das práticas de integração aqui observadas, pois isso demandaria outro estudo. Porém, a existência dessas práticas, voltadas para a integração de processos organizacionais entre essas empresas, ajudam a validar a ideia de que o alinhamento estratégico dos critérios competitivos existente entre elas seja algo proposital, consciente e estratégico, uma vez que essas empresas claramente interagem e partilham dos mesmos critérios.

Embora, o fornecedor de número 3 também mantenha práticas que favoreçam o alinhamento estratégico com a empresa focal, tais como a comunicação estratégica, além do uso de tecnologias de integração, optou por manter um critério competitivo diferente da empresa focal.

Todavia, entende-se, nesse caso, que essa divergência entre critérios competitivos não necessariamente seja um indício de inexistência de alinhamento

estratégico horizontal entre essas empresas.

O fato da empresa focal não realizar ações conjuntas com o fornecedor 3 pode constituir um indício de que esta não busca alinhamento estratégico com esse fornecedor ou que essas ações não sejam necessárias para o alinhamento horizontal entre elas.