• Nenhum resultado encontrado

6. RESULTADOS E DISCUSSÃO

6.7. ESTUDO DE CASO

6.7.4. Programas e Sistemas de Gestão utilizados pela Empresa Focal

Sabe-se sobre a importância de se conhecer os sistemas de gestão da produção disponíveis para as organizações, para que seja possível a implementação de ferramentas que possam auxiliar na execução das estratégias escolhidas.

A escolha dos sistemas de gestão da produção mais adequados para a empresa depende da análise de inúmeros fatores, tais como: os avanços tecnológicos, inovações, automação de processos, estratégias de mercado, expansões comerciais, globalização, mudanças nos padrões competitivos, relação com os clientes e fornecedores, entre outros.

produzir bens de forma eficaz, sem desperdício de recursos e de maneira a agregar valor para a empresa, espera-se que, dentro do contexto de alinhamento estratégico, os métodos aplicados colaborem para o ajuste das operações em prol de resultados alinhados com os critérios estratégicos perseguidos pela empresa.

Neste estudo de caso, foram apresentados alguns sistemas de gestão, comumente encontrados na literatura sobre gestão da produção, com o intuito de se identificar as principais ferramentas estratégicas utilizadas pela empresa.

O Quadro 9 refere-se a essas práticas de produção e mostra os sistemas de gestão apresentados para empresa durante o estudo de caso e suas averiguações.

Quadro 9 - Sistemas de gestão da produção da empresa focal.

continua...

Item Programas e sistemas de gestão Explanação

1 Just in time (JIT) Sim. A empresa mantém agendas de entregas de

matérias primas junto aos seus principais fornecedores e opera com o mínimo de estoque local possível.

2 Manufacturing Resources

Planning(MRP)

Sim. Ver item3.

3 Enterprise Resources Planning

(ERP) Sim. A empresa utiliza uma aplicação que integra os conceitos de MRP/ERP. A plataforma automatizada trata-se de um software de gestão industrial que oferece módulos de gestão comercial, compras/suprimentos, controle de estoque, PCP, gestão financeira, contábil e folha de pagamento.

4 Teoria das restrições (OPT) Não, nunca foi adotado.

5 Total Quality Management (TQM) Sim. Alguns princípios são aplicados, tais como: foco

nas necessidades dos clientes; identificação de problemas críticos e prevenção.

6 Controle Estatístico do Processo

(CEP) Sim. Relatórios de produtividade são monitorados periodicamente a fim de se resolver eventuais problemas de qualidade. A inspeção do processo é aleatória e feita por amostragem, com coleta manual durante os processos produtivos.

7 Total Productive Maintenance

(TPM) Sim. Segundo a empresa os controles gerenciais na produção focam eliminar perdas, reduzir paradas e diminuir custos.

8 Custeio Baseado em Atividades

(ABC) Sim. Segundo a empresa o controle estatístico do processo permite o monitoramento e análise de custos de cada etapa do processo produtivo.

9 Projeto Auxiliado por

Computador (CAD) Sim. A empresa mantém uma seção de designers responsáveis pelos projetos e desenho industrial de cada modelo de calçado a ser produzido.

Fonte: Autoria própria.

É importante salientar que a confirmação da adoção de alguns sistemas de gestão da produção nessa empresa foi feita com o intuito de verificar se alguns desses princípios orientam sua gestão, o que não necessariamente significa que a empresa faça uso de um específico sistema de gestão na integra.

Segundo a empresa, a importância dessas práticas deve-se ao fato de que elas possibilitam maior eficiência em redução de custos e melhoria da qualidade, elementos esses fundamentais para a sustentação da indústria de calçados na atualidade.

Como exemplo de redução de custos pode-se destacar, no Quadro 9, o item 12 - Produção enxuta, onde foi observado que a empresa mantém um setor específico para coleta e seleção de refugos para destinação específica, podendo ser reaproveitado ou vendido para outros fins, adotando uma política de reaproveitamento e combate ao desperdício. Essa prática apóia o critério competitivo custo adotado pela empresa.

Já como exemplo de práticas com foco na qualidade pode-se destacar os

Item Programas e sistemas de gestão Explanação

10 Electronic Data Interchange (EDI) Não, nunca foi adotado. Os pedidos de

ressuprimentos são disparados principalmente por e- mail a partir dos relatórios de estoques da plataforma automatizada.

11 Certificações de qualidade (ISO) Não, nunca foi adotado. 12 Produção enxuta (Lean

Production)

Sim. A empresa mantém uma política de reaproveitamento e combate ao desperdício, mantendo para isso, um setor para gestão de refugos destinados à venda e reciclagem.

13 Modelos de gestão Não, nenhum específico. 14 Método de gerenciamento de

projetos Não, nunca foi adotado. 15 Desenvolvimento de

fornecedores Sim. A empresa promove encontros geralmente semestrais com alguns fornecedores para consolidação das parcerias e compartilhamento de desafios referentes ao processo industrial.

16 Balanced Scored Card (BSC) Não, nunca foi adotado.

17 Ferramentas da qualidade

(Kaizen, 6&, 5s, etc) Sim. O método 5s é utilizado para promover a organização no chão de fábrica.

18 Benchmarking Sim. Algumas empresas são parceiras no polo

industrial e compartilham suas experiências de sucesso e suas boas práticas.

itens 1, 3 e 5 do Quadro 9. JIT, ERP e TQM são práticas que favorecem a gestão da qualidade e que podem auxiliar na melhoria por meio da otimização dos processos organizacionais. Outras práticas do Quadro 9 serão discutidas no capítulo sobre evidências de alinhamento vertical.

Segundo a empresa, há algum tempo percebeu-se que o uso de alguns desses métodos impactavam diretamente nos resultados da produção e proporcionavam melhorias, favorecendo além de um menor custo da produção, o aumento da qualidade dos produtos, tornando-se isso um possível diferencial.

De acordo com a empresa, um bom planejamento permite a empresa alcançar níveis satisfatórios de qualidade, diminuir os custos e aumentar a lucratividade do negócio.